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DENIS CARAVALHO (85 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como dar um efeito alpha gradativamente, como se fosse um motion?

Como checar se o usuário escreveu um email válido certo no formulário?

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Colisão

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Gravidade no Flash.

Flash e as mudanças do IE

Controlando alpha via actionscript

Utilizando o ScrollPane no Flash MX.

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Alterando Artistic Media no Corel Draw

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Envio de email via formulário utilizando Flash + ASP.
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Atenuação (easing).
por Alexandre Porto

Atenuação (easing) é uma interessante recurso para animações de código (code animation). Ele proporciona uma sensação realista de aceleração e desaceleração, dependendo de sua posição inicial e destino final. Esse tutorial ensinará o básico da atenuação criando, inicialmente, um mouse trail. Esse é provavelmente o mais simples forma de atenuação.


mova o mouse no filme acima

Passos para criar a animação.

O primeiro passo é criar um novo filme com uma bola. Transforme essa bola em um movieclip. Adicione as seguintes actions ao movieclip.

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}

Explicando o código:

Começando pelo onClipEvent (load)

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Essa action define que a velocidade do efeito será "5". Para modificar "velocidade", tenha em mente que quanto maior o se valor, mais lenta será a transição.

onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

Primerio essa instrução define que o ponto final da animação é a posição do mouse. Depois subtrai a posição atual (_x, _y) da nova posição (posição do mouse) e divide o resultado pela velocidade. Isso ficará em loop até que o objeto encontre o seu destino final, o mouse.

Mais um exemplo de atenuação movendo um objeto para o local onde o mouse é clicado.


Clique em qualquer parte do filme acima, para ver o exemplo

Modifique as actions da bola por essa aqui abaixo:

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}


Teste seu filme (CTRL+Enter) e clique no palco?

Vamos explicar o código:

Começando outra vez pelas funções do onClipEvent(load).

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Assim como no exemplo acima, declaramos aqui a velocidade da animação.

O código no onClipEvent(mouseDown) é.

onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}

Ele cria um local para o fim da animação. Quando você clica no palco do filme ele captura a posição do clique.

Por fim o onClipEvent(enterFrame).

onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

É um loop que pega as coordenadas _x e _y atuais e os subtrai pelas variáveis endX e endY (criada no clique do mouse). Esse valor fica cada vez menor e é repetidamente dividido pela velocidade. Isso cria um movimento rápido quando ele parte e um movimento mais lento perto do alvo.



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