MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

ZECA BALA (45 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MUZAK (45 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

STICKMAN (155 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para dar uma ação de um movieclip para outro?

Como faço pra mudar a cor dos gradientes (degradê )?

Como faço para fazer um autorun?

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?

Algumas dicas sobre Fontes.

Como restringir a números um campo de texto de entrada?

Como fazer um menu que segue o mouse com easing como o do site do cantao.com.br?

Máscara e textos importados de um TXT.

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Como dar um bom dia, boa tarde e boa noite dependendo da hora?

Como faço para definir a cor de um objeto digitando um código hexadecimal num campo de texto?

Como faço o loading bem simples?

Como fazer para mudar as cores da barra de rolagem lateral?

Problemas com a função, Selection.setFocus.
Interpolação de movimento

Desenvolvendo um Controle de Volume Customizado em Flash

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP.

Includes.

Desenhando apenas com Actionscript.

Máscara arrastável no Flash 4.

Jogo de colorir.

Logo com aparência 3D - Fireworks

O desenho animado abrindo sites.

Tratamento de imagens e alguns efeitos no Fireworks

Colisão (hitTest)

Gira logo.
Sashacircle 3

Texto html

Tornado

Texto com mask

Menu XML

Spring menu2

Troca cor de fundo

Typing

Prototype, exemplo simples

Função e duplicação

Drag scroll texto

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Atenuação (easing).
por Alexandre Porto

Atenuação (easing) é uma interessante recurso para animações de código (code animation). Ele proporciona uma sensação realista de aceleração e desaceleração, dependendo de sua posição inicial e destino final. Esse tutorial ensinará o básico da atenuação criando, inicialmente, um mouse trail. Esse é provavelmente o mais simples forma de atenuação.


mova o mouse no filme acima

Passos para criar a animação.

O primeiro passo é criar um novo filme com uma bola. Transforme essa bola em um movieclip. Adicione as seguintes actions ao movieclip.

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}

Explicando o código:

Começando pelo onClipEvent (load)

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Essa action define que a velocidade do efeito será "5". Para modificar "velocidade", tenha em mente que quanto maior o se valor, mais lenta será a transição.

onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

Primerio essa instrução define que o ponto final da animação é a posição do mouse. Depois subtrai a posição atual (_x, _y) da nova posição (posição do mouse) e divide o resultado pela velocidade. Isso ficará em loop até que o objeto encontre o seu destino final, o mouse.

Mais um exemplo de atenuação movendo um objeto para o local onde o mouse é clicado.


Clique em qualquer parte do filme acima, para ver o exemplo

Modifique as actions da bola por essa aqui abaixo:

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}


Teste seu filme (CTRL+Enter) e clique no palco?

Vamos explicar o código:

Começando outra vez pelas funções do onClipEvent(load).

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Assim como no exemplo acima, declaramos aqui a velocidade da animação.

O código no onClipEvent(mouseDown) é.

onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}

Ele cria um local para o fim da animação. Quando você clica no palco do filme ele captura a posição do clique.

Por fim o onClipEvent(enterFrame).

onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

É um loop que pega as coordenadas _x e _y atuais e os subtrai pelas variáveis endX e endY (criada no clique do mouse). Esse valor fica cada vez menor e é repetidamente dividido pela velocidade. Isso cria um movimento rápido quando ele parte e um movimento mais lento perto do alvo.



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