LEANDRO AMANO (83 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

ZECA BALA (45 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Estou precisando de um preloader (carregando) para o meu site.

Como gerar valores randômicos (aleatórios) que não se repitam?

Estou querendo colocar um botão ON/OFF para o som do meu filme

Como fazer um objeto ter um movimento elástico?

Como alterar o alpha (fade) de um botão no mouseOver e mosuseOut?

Como posso arrastar um movieclip de forma que ele mude a sua instância conforme a área de target em que cair?

Como eu faço para colocar um arquivo som nos botões?

Quero fazer um objeto ser arrastado e que quando soltado (stopDrag) caia suavemente.

Como criar um sitema de senha e login usando apenas o Flash?

Como que faz para um gif ou uma imagem seguir o mouse?

Problemas com executáveis em MAC.

Uma grande dica para o uso do Prototype.

Visite o www.estudio.com. Como é feita a navegação desse site?

Como verificar um caracter numa variável e retira-lo?
Máscara arrastável no Flash 5.

Tween Class

Fade Out.

Funções de actionscripts

Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

Controlar movimento de uma máscara

Funções SetInterval e clearInterval no FlashMX.

A história do Flash.

Flash e as mudanças do IE

Gerando XLS a partir de ASP

Flash Turbine (integração Flash com PHP ou ASP)

Turbine seu Fireworks
Embaralhar texto

BeeJay

Digitalclock

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Slide menu fotos

Swirl

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Airos 2

Flash Banner

Número de caracteres

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Atenuação (easing).
por Alexandre Porto

Atenuação (easing) é uma interessante recurso para animações de código (code animation). Ele proporciona uma sensação realista de aceleração e desaceleração, dependendo de sua posição inicial e destino final. Esse tutorial ensinará o básico da atenuação criando, inicialmente, um mouse trail. Esse é provavelmente o mais simples forma de atenuação.


mova o mouse no filme acima

Passos para criar a animação.

O primeiro passo é criar um novo filme com uma bola. Transforme essa bola em um movieclip. Adicione as seguintes actions ao movieclip.

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}

Explicando o código:

Começando pelo onClipEvent (load)

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Essa action define que a velocidade do efeito será "5". Para modificar "velocidade", tenha em mente que quanto maior o se valor, mais lenta será a transição.

onClipEvent (enterFrame) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

Primerio essa instrução define que o ponto final da animação é a posição do mouse. Depois subtrai a posição atual (_x, _y) da nova posição (posição do mouse) e divide o resultado pela velocidade. Isso ficará em loop até que o objeto encontre o seu destino final, o mouse.

Mais um exemplo de atenuação movendo um objeto para o local onde o mouse é clicado.


Clique em qualquer parte do filme acima, para ver o exemplo

Modifique as actions da bola por essa aqui abaixo:

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}
onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}
onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/velocidade;
   _y += (endY-_y)/velocidade;
}


Teste seu filme (CTRL+Enter) e clique no palco?

Vamos explicar o código:

Começando outra vez pelas funções do onClipEvent(load).

onClipEvent (load) {
   velocidade = 5;
}

Assim como no exemplo acima, declaramos aqui a velocidade da animação.

O código no onClipEvent(mouseDown) é.

onClipEvent (mouseDown) {
   endX = _root._xmouse;
   endY = _root._ymouse;
}

Ele cria um local para o fim da animação. Quando você clica no palco do filme ele captura a posição do clique.

Por fim o onClipEvent(enterFrame).

onClipEvent (enterFrame) {
   _x += (endX-_x)/speed;
   _y += (endY-_y)/speed;
}

É um loop que pega as coordenadas _x e _y atuais e os subtrai pelas variáveis endX e endY (criada no clique do mouse). Esse valor fica cada vez menor e é repetidamente dividido pela velocidade. Isso cria um movimento rápido quando ele parte e um movimento mais lento perto do alvo.



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