LUI FERNANDO (151 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Exempo de formulário de email interagindo Flash e ASP.

Máscara e textos importados de um TXT.

Como se faz um menu em cascata?

Como duplicar um movieclip (duplicateMovieclip) e colocá-los abaixo do original?

Função chamada createFunctionCall, que permite criar uma função para executar uma outra função com certos parâmetros.

Consegui usar o XML com ASP, mas ainda não consegui colocar no flash.

Quero fechar um film (_level1) com uma action de frame, à partir de outro filme (_level0).

Como gravar num TXT e depois recuperar dados enviados por um campo de texto?

Necessito realizar um questionário com 10 perguntas.

Quero clicar num botão e na área central aparecer um texto.

Como retardar (delay) o início de uma apresentação em Flash?

Problemas com manter duas instâncias duplicadas na mesma cena.

Preciso colocar uma variável PHP num campo de texto do Flash?

Preciso pegar no Flash variáveis do ASP.
Conceitos de Design - Apresentação.

Controle de som no Flash 5.

Funções de actionscripts

CD Record (um player com clips arrastáveis).

AttachSound.

Mascara animada no Flash MX

Inserir dados no ASP via formulário no Flash.

Rave Generation no PhotoShop.

A história do Flash.

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

Variáveis, uma visão geral.

Includes.
Cursor customizado relativo

Blaublau

Marquee

Color Pick

Carro com Tweening

Airos 2

Pêndulo

Bola quicando e sombra

Collision gravity

Gravar dados

F5 Scroll

Trocaalphadofundo
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Load Movie no FlashMX (swf, jpg e mp3).
por Alexandre Porto

Carregando filmes into target com o Flash MX

Coloque um botão em sua cena e dê-lhe um nome de instância "botao" no painel propriedades. Crie uma nova camada e a nomeie "ações".

Adicione esse código no primeiro frame dessa nova camada:

botao.onPress = function () {
_root.createEmptyMovieClip("container", 1);
loadMovie("loaded.swf", "container");
container._x = 200 ;
container._y = 100 ;
}

Explicação do código:

botao.onPress = function () {
Nós definimos o comportamento do botão como uma função no evento onPress.

_root.createEmptyMovieClip("container", 1);
Em vez de desenhar um movieclip vazio e colocá-lo na cena, nós fazemos isso com Actionscript. Aqui, nós criamos um movieclip em _root, chamado container e o colocamos na profundidade 1.

loadMovie("loaded.swf", "container");
Exatamente como no Flash5.

container._x = 200;
container._y = 100;
Definimos a posição do movieclip.

Colocando um preloader para esse exemplo

Esse primeiro passo deverá ser repetido em todos os exemplos abaixo. Desenhe um movieclip com o nome de instância "barra" em sua timeline como mostra a figura abaixo.

A área de destaque é o movieclip em sua área de edição. Note que o retângulo branco deverá estar setado para _x=0, para que ela possa crescer da esquerda para a direita. As marcas 0, 50 e 100% devem estar fora do movieclip.

Esse segundo passo é exclusivo desse exemplo. Veja como ficaria então o código colocado no primeiro frame do filme:

botao.onPress = function() {
_root.createEmptyMovieClip("container", 1);
loadMovie("loadmovieMX2.swf", "container");
container._x = 200;
container._y = 100;
};
barra.onEnterFrame = function() {
total = container.getBytesTotal();
loaded = container.getBytesLoaded();
pct = (loaded/total)*100;
_root.barra._xscale = int(pct);
};

Carregando .jpg dinamicamente com o Flash MX:

Essa foi uma das mais esperadas das novas funções do Flash MX. Até agora, era impossível carregar dinamicamente imagens e sons sem aplicações como Generator ou Ming. Bem, agora isso é possível (e é bem simples), que faz do Flash uma maravilhosa ferramenta para criar sites dinâmicos.

Primeiro de tudo, preste atenção: Flash MX só permite que você carregue dinamicamente imagens que são JPEG não-progressivos. Salve as imagens nesse formato, em modo RGB e tudo sairá bem.

_root.createEmptyMovieClip("container",1);
container.loadMovie("loadmovieMX.jpg");
container._x = container._y = 0 ;

[essa imagem foi carregada dinamicamente e pode ser arrastada]

Tudo o que você tem que fazer é substituir arquivo.swf por algum .jpg.

Como eu disse, outra vantagem desse método é que você pode facilmente manipular o que você está carregando. Por exemplo, se queremos tornar, como acima, arrastável a imagem carregada, tudo o que temos que fazer é escrever no primeiro frame da camada Ações:

_root.createEmptyMovieClip("container",1);
container.loadMovie("loadmovieMX.jpg");
container._x = container._y = 0 ;

_root.onMouseDown = function () {
startDrag ("container",false) ;
}
_root.onMouseUp = function () {
stopDrag () ;
}

Para criar um preloader, siga o primeiro passo do exemplo anterior e coloque use esse código:

_root.createEmptyMovieClip("container", 1);
container.loadMovie("loadmovieMX.jpg");
container._x = container._y=5;
barra.onEnterFrame = function() {
total = container.getBytesTotal();
loaded = container.getBytesLoaded();
pct = (loaded/total)*100;
barra._xscale = int(pct);
};
_root.onMouseDown = function() {
startDrag("container");
};
_root.onMouseUp = function() {
stopDrag();
};

 

Carregar .mp3 dinamicamente com o Flash MX:

É o mesmo método. Os comando mudam um pouco, mas a idéia é a mesma: você cria uma instância do objeto Sound, dentro do qual carrega o som. Essa instância é usada para modificar as propriedades do som (volume, por exemplo).

Aqui novamente, você só pode carregar dinamicamente sons em um único formato, que para a nossa felicidade é o MP3. Cioloque um botão com o nome de instância "botao" e no primeiro frame do filme:

botao.onRelease = function() {
mySound = new Sound();
mySound.loadSound("loadmovieMX.mp3", true);
};

mySound = new Sound();
Criamos um novo objeto Sound

mySound.loadSound("loadmovieMX.mp3",true);
Você carrega loadmovieMX.mp3 dentro de mySound. O segundo parâmetro é chamado isStreaming. Se está definido como true, o som irá tocar durante o carregamento, ao contrário, se isStreaming é definido como false ele só tocará quando for totalmente carregado.

Para criar um preloader, siga o primeiro passo do exemplo anterior e coloque use esse código:

botao.onRelease = function() {
_root.createEmptyMovieClip("container", 1);
mySound = new Sound("container");
mySound.loadSound("loadmovieMX.mp3", true);
};
barra.onEnterFrame = function() {
total = mySound.getBytesTotal();
loaded = mySound.getBytesLoaded();
pct = (loaded/total)*100;
_root.barra._xscale = int(pct);
};

Espero que tenha sido útil o tutorial.

Download os arquivos preparados para esse tutorial



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