AMAURY BENTES (123 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

STICKMAN (155 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para fazer um drag and drop com um botão fechar.

Como faço para carregar randomicamente imagens com um botão sem repetilas?

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?

Como deslocar um filme para um frame diferente dependendo de uma resposta?

Como faço pra colocar múltiplas senhas e múltiplos usuários num FlashMovie?

Não estou conseguindo fazer uma animação para if frame is loaded.

Como fazer um cursor assim que o mouse entra numa área?

Como abro uma página diferente para cada a resolução do monitor?

Como saber se uma variável externa foi carregada?

Um preloader inteligente.

Qual é a diferença entre maxscroll e scroll? Quando uso um ou outro?

Tem como eu criar um código para prever uma data em determinado ano?

Quero que quatro movie clips percorram o stage e parem um abaixo do outro.

Queria saber como fazer uma scrollbar (barra de rolagem) no flash.
Máscara percorrendo um caminho.

Usando Flash e ASP para contruir um formulário.

Flash Intro - Aspectos Básicos do MX

3D Wireframe.

Enquete interagindo Flash MX 2004 + PHP + MySql

Botão dinâmico via Action Script.

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Variáveis, uma visão geral.

Janelas com abas.

Variáveis de arquivos de texto.

Scroll Text.

EmbedFonts e Mini-dicionário Style
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CD Record (um player com clips arrastáveis).
por Alexandre Porto

Nesse artigo, vamos responder uma dúvida de um de nossos colegas da lista PontoFlash. Ele queria fazer um "player" com imagens de CDs sendo arrastadas para uma área, na qual o som seria disparado. Então, vamos lá.

   Eu criei um filme de 500X370pixels. Coloquei um MovieClip circular, que chamei de "vitrola", posicionado no centro e no alto do Palco. Foram criados 5 MovieClips CDs, todos com botões internos (cd1, cd2, cd3, cd4 e cd5). Para terminar, foi criado um MovieClip (clip) no qual serão colocadas algumas "actions" que serão usadas pelo sistema.

Disponibilizar os arquivos de som no filme.

De cara, vamos importar os arquivos de som. Pressionando Ctrl+R, você tem acesso à janela de importação. Escolha 5 loops. Importados, eles vão direto para a biblioteca. Você agora deve "linka-los" no filme. Para isso, abra a biblioteca e clique com o botão direito no nome do arquivo de som. Abrindo a janela "linkage", você digita "som1" no campo "Export this Symbol". Repita os passos para os outros arquivos na biblioteca, trocando para "som2" etc.

Agora vamos aos objetos do stage.

O movieclip "vitrola" é apenas um alvo no qual será implementada uma rotação dos CDs. Essa rotação será desencadeada por um "hitTest", como veremos adiante.

   O movieclip de controle (clip), pode ser invisível ou estar fora do palco, pois ele terá apenas actions. Vamos a elas, com comentários:

onClipEvent (load) {
// aqui, no carregamento do movieclip, eu estou chamando os objetos Sound
meuSom1 = new Sound();
meuSom1.attachSound("som1");
meuSom2 = new Sound();
meuSom2.attachSound("som2");
meuSom3 = new Sound();
meuSom3.attachSound("som3");
meuSom4 = new Sound();
meuSom4.attachSound("som4");
meuSom5 = new Sound();
meuSom5.attachSound("som5");
// essa variável é usada no swapDepths, que deixa
// os movieclips CDs sempre num nível superior ao outro

top = 1;
// essa função comanda os CDs, os enviando para a posição inicial
// o loop FOR, faz o comando ser realizado com todos os CDs
// ela será disparada no stopDrag dos CDs

function voltar () {
for (i=1; i<=5; i++) {
_root["cd"+i]._y = 300;
_root["cd"+i]._x = _root["a"+i];
}
// ainda na função, eu desligo todos os arquivos de som
stopAllSounds ();
// posiciono o CD escolhido na vitrola (variável"x")
_root["cd"+_root.x]._y = 80;
_root["cd"+_root.x]._x = 280;
// começo a tocar o som do CD escolhido
this["meuSom"+_root.x].start(0, 5);
}
}
onClipEvent (enterFrame) {
// aqui eu disparo a rotaç|ão do CD quando este estiver na vitrola
_root["cd"+_root.x]._rotation += 10;
}

   Algumas dessas "actions" na função dependem de variáveis declaradas nos botões dos CDs. Vamos a eles então:

on (press) {
startDrag ("");
this.swapDepths(_root.top);
_root.top++;
// aqui eu uso a variável "root.top" para manter sempre
// o CD escolhido em um nível superior

}
on (release) {
stopDrag ();
// se o CD arrastado for solto sobre a vitrola ...
if (this.hitTest(_root.vitrola)) {
// eu declaro uma variável que determina o CD escolhido
_root.x = 1;
// eu declaro uma variável que determina o posicionamento _x original dele
_root.a1 = 50;
// para terminar eu disparo a função presente no movieclip "clip"
// as variáveis declaradas acima ("x" e "a1") são usadas na função

_root.clip.voltar();
}
}

   Nos botões dos CDs, há duas linhas que devem ser modificadas de um para o outro. São os valores das variáveis, para que a função possa reconhecer o CD escolhido e arrastado. São elas:

_root.x = 1;
// esse valor deve ser trocado para 2, 3, 4 ou 5
_root.a1 = 50;
// no meu exemplo esse valor está sendo trocado para a2=150, a3=250, a4=350 e a5=450

   Resumindo, quando eu arrasto um CD e o solto na vitrola, desligo todos os sons e posiciono todos eles na posição original. Imediatamente após (você nem vai perceber), o CD escolhido vai para o local da vitrola, começa a girar e dispara o som.

   Quando eu solto outro CD, o processo se repete.

Espero ter ajudado



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