NILTON BICALHO (61 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

MANGOOST (80 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como podemos colocar uma figura como plano de fundo em um fla?

Eu não consigo entender como funciona o loop FOR para duplicar movieclips.

Não conseguir determinar corretamente sua localização (hierarquia ou posição) de uma variável.

Como fazer uma busca de palavras num arquivo do Flash?

Preciso de um formulário em asp que sirva para buscar dados em um banco de dados.

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Como posso dar uma ação a um movieclip quando outros dois se chocam?

Como formatar dízimas periódicas com apenas duas casas decimais?

Exemplo simples para entender o prototype.

Como trazer do SQL uma imagem independente de sua extensão?

Como posso fazer com que um objeto do flash possa ser movido pela pessoa que esta vendo a página?

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Visite o www.estudio.com. Como é feita a navegação desse site?

Como faço para contar o tempo de duração de uma corrida num labirinto?
Menu arrastável, estilo Windows.

Contador usando SharedObjects.

Simulando 3D.

Flash no Espaço Geográfico

Jogo da Forca (segunda parte)

Como usar o Flash com o FrontPage?

Loop infinito

Jogo dos 7 erros.

Rotacionar objetos 3D no Flash.

Componentes no Flash MX

Blend - Fireworks

Utilização da class XMLConnector
Quantum

Music On Off

Dynamic menu

Colours

Volume

Cleopalyer

Menu link

Efeito Matrix

Control Sound

Menu Popup

Despertador

Click Duplo
HOME | TUTORIAIS
CD Record (um player com clips arrastáveis).
por Alexandre Porto

Nesse artigo, vamos responder uma dúvida de um de nossos colegas da lista PontoFlash. Ele queria fazer um "player" com imagens de CDs sendo arrastadas para uma área, na qual o som seria disparado. Então, vamos lá.

   Eu criei um filme de 500X370pixels. Coloquei um MovieClip circular, que chamei de "vitrola", posicionado no centro e no alto do Palco. Foram criados 5 MovieClips CDs, todos com botões internos (cd1, cd2, cd3, cd4 e cd5). Para terminar, foi criado um MovieClip (clip) no qual serão colocadas algumas "actions" que serão usadas pelo sistema.

Disponibilizar os arquivos de som no filme.

De cara, vamos importar os arquivos de som. Pressionando Ctrl+R, você tem acesso à janela de importação. Escolha 5 loops. Importados, eles vão direto para a biblioteca. Você agora deve "linka-los" no filme. Para isso, abra a biblioteca e clique com o botão direito no nome do arquivo de som. Abrindo a janela "linkage", você digita "som1" no campo "Export this Symbol". Repita os passos para os outros arquivos na biblioteca, trocando para "som2" etc.

Agora vamos aos objetos do stage.

O movieclip "vitrola" é apenas um alvo no qual será implementada uma rotação dos CDs. Essa rotação será desencadeada por um "hitTest", como veremos adiante.

   O movieclip de controle (clip), pode ser invisível ou estar fora do palco, pois ele terá apenas actions. Vamos a elas, com comentários:

onClipEvent (load) {
// aqui, no carregamento do movieclip, eu estou chamando os objetos Sound
meuSom1 = new Sound();
meuSom1.attachSound("som1");
meuSom2 = new Sound();
meuSom2.attachSound("som2");
meuSom3 = new Sound();
meuSom3.attachSound("som3");
meuSom4 = new Sound();
meuSom4.attachSound("som4");
meuSom5 = new Sound();
meuSom5.attachSound("som5");
// essa variável é usada no swapDepths, que deixa
// os movieclips CDs sempre num nível superior ao outro

top = 1;
// essa função comanda os CDs, os enviando para a posição inicial
// o loop FOR, faz o comando ser realizado com todos os CDs
// ela será disparada no stopDrag dos CDs

function voltar () {
for (i=1; i<=5; i++) {
_root["cd"+i]._y = 300;
_root["cd"+i]._x = _root["a"+i];
}
// ainda na função, eu desligo todos os arquivos de som
stopAllSounds ();
// posiciono o CD escolhido na vitrola (variável"x")
_root["cd"+_root.x]._y = 80;
_root["cd"+_root.x]._x = 280;
// começo a tocar o som do CD escolhido
this["meuSom"+_root.x].start(0, 5);
}
}
onClipEvent (enterFrame) {
// aqui eu disparo a rotaç|ão do CD quando este estiver na vitrola
_root["cd"+_root.x]._rotation += 10;
}

   Algumas dessas "actions" na função dependem de variáveis declaradas nos botões dos CDs. Vamos a eles então:

on (press) {
startDrag ("");
this.swapDepths(_root.top);
_root.top++;
// aqui eu uso a variável "root.top" para manter sempre
// o CD escolhido em um nível superior

}
on (release) {
stopDrag ();
// se o CD arrastado for solto sobre a vitrola ...
if (this.hitTest(_root.vitrola)) {
// eu declaro uma variável que determina o CD escolhido
_root.x = 1;
// eu declaro uma variável que determina o posicionamento _x original dele
_root.a1 = 50;
// para terminar eu disparo a função presente no movieclip "clip"
// as variáveis declaradas acima ("x" e "a1") são usadas na função

_root.clip.voltar();
}
}

   Nos botões dos CDs, há duas linhas que devem ser modificadas de um para o outro. São os valores das variáveis, para que a função possa reconhecer o CD escolhido e arrastado. São elas:

_root.x = 1;
// esse valor deve ser trocado para 2, 3, 4 ou 5
_root.a1 = 50;
// no meu exemplo esse valor está sendo trocado para a2=150, a3=250, a4=350 e a5=450

   Resumindo, quando eu arrasto um CD e o solto na vitrola, desligo todos os sons e posiciono todos eles na posição original. Imediatamente após (você nem vai perceber), o CD escolhido vai para o local da vitrola, começa a girar e dispara o som.

   Quando eu solto outro CD, o processo se repete.

Espero ter ajudado



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