JOÃO NETO (78 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

DAAFY (55 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

PANDOGO (82 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MANGOOST (80 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

O que é um Path Absoluto e um Path Relativo?

Como faço para bloquear a cópia de figuras do meu site.

Existe algum método no LoadVariables que funcione como POST e GET simultaneamente?

Como criar um campo de texto dinamicamente pelo FlashMX?

Integração ASP com Flash em um formulário com um combobox.

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

Como fazer um jogo de perguntas e respostas?

Que relação tem o tamanho do FLA e do SWF?

Há como referenciar um botão dinamicamente no FlashMX?

Relógio analógico.

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

Como se faz para que um botão de um filme de flash torne uma layer feita no dreamweaver visível ou invisível?

Porque a extensão PHP3 não está funcionando no meu servidor Apache?

Como fazer uma contagem de dias até uma data específica?
Objeto Math.

Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais

Número randômicos sem repetições no Flash 5.

Elasticidade com ActionScript.

Como enevoar as bordas de uma imagem no Fireworks.

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Busca em Textos no Flash MX

Uma enquete usando ASP e Flash.

Separar mensagens das listas das pessoais, usando o Outlook

Primeiros passos - apresentação

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Spectrum Analizer - Medidores de som
Replace

Airos 2

Texto com pause

Following

Corrente

Textos animados

Scroll text2

Menu XML

shared Objects

Menu Notredem

Rater1

Sistema de notícias Flash+PHP
HOME | TUTORIAIS
Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
por Alexandre Porto

A instrução Drag Movieclip é usada para mover um movieclip durante a execução do filme. Pode ser definida para iniciar ou parar uma operação de arraste. Um movieclip permanece arrastável até ser parado explicitamente por Stop Drag ou até que outro clipe de filme torne-se arrastável.

Somente um clipe de filme é arrastável de cada vez. Drag movieclip é necessário para criar mouse trails e cursores customizáveis. A instrução tem os seguintes parâmetros:

Target (destino): é a instância do movieclip arrastável. Você pode usar o "this" (sem aspas) quando se está trabalhando com um botão dentro do movieclip de destino. Você pode especificar o "target" pelo botão "insert a target path"

Lock Mouse to Center (Bloquear mouse no centro): Muito usado em mousetrails, posiciona o movieclip imediatamente abaixo do ponteiro do mouse. Com essa opção desmarcada, o movieclip mantém uma posição relativa ao ponteiro quando iniciada a operação de arraste.

Constrain to rectangle (restringir a um retângulo): permite especificar uma área retangular que o movieclip não pode ultrapassar. Os valores: esquerda, superior, direita e inferior são relativos às coordenadas da origem do clipe de filme.

Vamos tentar alguns exemplos. Abra um novo filme (300X200 pixels) e insira um movieclip qualquer. Você nem precisa lhe dar um nome de instância. Edite o movieclip, colocando um botão que será usado para arrastar. Pode ser o próprio gráfico usado, transformado em botão. Coloque essa action no botão.

on (press) {
   startDrag (this, true);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Você já pode testar seu filme clicando e arrastando o movieclip.

Agora vamos adicionar alguns parâmetros.

on (press) {
   startDrag (this, false, 20, 100, 300, 100);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Repare que ele só irá se movimentar no sentido horizontal.

Altere à vontade os parâmetros de "constrain to rectangle" e vá testando. Para fazer o movieclip seguir o cursor do mouse é simples também. Coloque como ação do movieclip isso:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag (this, true);
}

O evento enterFrame, garante que o movimento será constante e repetitivo. Experimente desligar o parâmetro "Loack Mouse to Center". Nesse caso você também pode usar os parâmetros "Constrain to rectangle" e criar efeitos bem interessantes.

Acho que é só. Espero ter ajudado. Baixe aqui os exemplos do tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Kelson
| 21/3/2012 - 16:18 |


Oi, e se eu quiser arrastar um mc na tela, mas com a condição de que ele fique preso em um eixo. Por exemplo, se eu quiser arrastar os ponteiros de um relógio. Ele gira, mas uma das pontas fica presa no eixo. Como fazer?