LUIZ HERRERA (117 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DAAFY (55 pts)

ZECA BALA (45 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

MUZAK (45 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

FLASHGURU (155 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como salvar uma variável do Flash dentro de um XML ou ASP?

Propriedades e métodos não documentados do FlashMX?

Com eu faço para chamar um script em PHP, usando flash4, passando para e este uma variável digitada num form?

Como arrastar um objeto somente na horizontal?

Porque o Flash não reconhece casas decimais e vírgulas numa operação matemática?

Como fazer um ponteiro de um relógio girar sem parar?

Estou precisando de um preloader (carregando) para o meu site.

Haveria um código javascript para fazer esse resize automático num HTML?

Como faço para redimensionar um preenchimento gradiente?

Para que serva a função eval?

Como definir um loop num som tocado via actionscritp.

Como fazer um cursor assim que o mouse entra numa área?

Como eu faço para que no OVER do botão surja um círculo da borda que vai aumentando como se fosse uma luz.

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?
Efeito lente (máscara e zoom)

Scroll - Rolagem de textos e Imagens

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Máscara com gradiente.

Redimensionar um filme no modo de edição

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Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
por Alexandre Porto

A instrução Drag Movieclip é usada para mover um movieclip durante a execução do filme. Pode ser definida para iniciar ou parar uma operação de arraste. Um movieclip permanece arrastável até ser parado explicitamente por Stop Drag ou até que outro clipe de filme torne-se arrastável.

Somente um clipe de filme é arrastável de cada vez. Drag movieclip é necessário para criar mouse trails e cursores customizáveis. A instrução tem os seguintes parâmetros:

Target (destino): é a instância do movieclip arrastável. Você pode usar o "this" (sem aspas) quando se está trabalhando com um botão dentro do movieclip de destino. Você pode especificar o "target" pelo botão "insert a target path"

Lock Mouse to Center (Bloquear mouse no centro): Muito usado em mousetrails, posiciona o movieclip imediatamente abaixo do ponteiro do mouse. Com essa opção desmarcada, o movieclip mantém uma posição relativa ao ponteiro quando iniciada a operação de arraste.

Constrain to rectangle (restringir a um retângulo): permite especificar uma área retangular que o movieclip não pode ultrapassar. Os valores: esquerda, superior, direita e inferior são relativos às coordenadas da origem do clipe de filme.

Vamos tentar alguns exemplos. Abra um novo filme (300X200 pixels) e insira um movieclip qualquer. Você nem precisa lhe dar um nome de instância. Edite o movieclip, colocando um botão que será usado para arrastar. Pode ser o próprio gráfico usado, transformado em botão. Coloque essa action no botão.

on (press) {
   startDrag (this, true);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Você já pode testar seu filme clicando e arrastando o movieclip.

Agora vamos adicionar alguns parâmetros.

on (press) {
   startDrag (this, false, 20, 100, 300, 100);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Repare que ele só irá se movimentar no sentido horizontal.

Altere à vontade os parâmetros de "constrain to rectangle" e vá testando. Para fazer o movieclip seguir o cursor do mouse é simples também. Coloque como ação do movieclip isso:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag (this, true);
}

O evento enterFrame, garante que o movimento será constante e repetitivo. Experimente desligar o parâmetro "Loack Mouse to Center". Nesse caso você também pode usar os parâmetros "Constrain to rectangle" e criar efeitos bem interessantes.

Acho que é só. Espero ter ajudado. Baixe aqui os exemplos do tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Kelson
| 21/3/2012 - 16:18 |


Oi, e se eu quiser arrastar um mc na tela, mas com a condição de que ele fique preso em um eixo. Por exemplo, se eu quiser arrastar os ponteiros de um relógio. Ele gira, mas uma das pontas fica presa no eixo. Como fazer?