GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

PANDOGO (82 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

MANGOOST (80 pts)

NETO LEAL (116 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

É necessário criar um objeto para usar o prototype?

Como faço para do flash abrir uma nova página num ou outro frame do HTML?

Como setar _alpha para um texto criado dinamicamente no FlashMX?

Como desabilitar um botão quando eu carrego o swf e habilitar quando descarregar o swf.

Como mudar a cor do mouse over de 23 botões, por uma única actionscript?

Como se faz esse tipo de menu do site http://www.halolounge.com?

Existe uma maneira de aproveitar um objeto criado num filme em outro?

Como importar um texto de um TXT rolando no palco e parando no mouseOver e evitando o cache?

O que é e para que serve o método getBounds()?

Preciso de um exemplo de um efeito de vibração?

Queria fazer uma barra de rolagem no Flash.

Como retardar (delay) o início de uma apresentação em Flash?

Gostaria de saber como criar um botão voltar e avançar? Como usar âncoras no Flash?

Como faço para um botão que já abriu um loadmovie, ficar nulo quando o mesmo já está na tela, para que ele não fique repetindo a mesma ação?
Bate-papo com Dennis Baldwin - FlashCFM.com

Botões comutadores ou com duas ações.

Nikefootball, uso e abuso do flash - Avaliação de sites

Animação no Flash

Efeito Blur - Actionscript

Scroll dinâmico no Flash 5.

Um contador Flash + PHP

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Elasticidade com ActionScript.

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Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
por Alexandre Porto

A instrução Drag Movieclip é usada para mover um movieclip durante a execução do filme. Pode ser definida para iniciar ou parar uma operação de arraste. Um movieclip permanece arrastável até ser parado explicitamente por Stop Drag ou até que outro clipe de filme torne-se arrastável.

Somente um clipe de filme é arrastável de cada vez. Drag movieclip é necessário para criar mouse trails e cursores customizáveis. A instrução tem os seguintes parâmetros:

Target (destino): é a instância do movieclip arrastável. Você pode usar o "this" (sem aspas) quando se está trabalhando com um botão dentro do movieclip de destino. Você pode especificar o "target" pelo botão "insert a target path"

Lock Mouse to Center (Bloquear mouse no centro): Muito usado em mousetrails, posiciona o movieclip imediatamente abaixo do ponteiro do mouse. Com essa opção desmarcada, o movieclip mantém uma posição relativa ao ponteiro quando iniciada a operação de arraste.

Constrain to rectangle (restringir a um retângulo): permite especificar uma área retangular que o movieclip não pode ultrapassar. Os valores: esquerda, superior, direita e inferior são relativos às coordenadas da origem do clipe de filme.

Vamos tentar alguns exemplos. Abra um novo filme (300X200 pixels) e insira um movieclip qualquer. Você nem precisa lhe dar um nome de instância. Edite o movieclip, colocando um botão que será usado para arrastar. Pode ser o próprio gráfico usado, transformado em botão. Coloque essa action no botão.

on (press) {
   startDrag (this, true);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Você já pode testar seu filme clicando e arrastando o movieclip.

Agora vamos adicionar alguns parâmetros.

on (press) {
   startDrag (this, false, 20, 100, 300, 100);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Repare que ele só irá se movimentar no sentido horizontal.

Altere à vontade os parâmetros de "constrain to rectangle" e vá testando. Para fazer o movieclip seguir o cursor do mouse é simples também. Coloque como ação do movieclip isso:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag (this, true);
}

O evento enterFrame, garante que o movimento será constante e repetitivo. Experimente desligar o parâmetro "Loack Mouse to Center". Nesse caso você também pode usar os parâmetros "Constrain to rectangle" e criar efeitos bem interessantes.

Acho que é só. Espero ter ajudado. Baixe aqui os exemplos do tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Kelson
| 21/3/2012 - 16:18 |


Oi, e se eu quiser arrastar um mc na tela, mas com a condição de que ele fique preso em um eixo. Por exemplo, se eu quiser arrastar os ponteiros de um relógio. Ele gira, mas uma das pontas fica presa no eixo. Como fazer?