LEANDRO AMANO (83 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GÉRIO (93 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque os botões em um Movie Clip não estão funcionando para outra cena?

Tem como via AS colocar no som um fade-in/fade-out?

Consegui usar o XML com ASP, mas ainda não consegui colocar no flash.

Estou com problemas em condicionais IF.

Botões em _levels inferiores continuam clicáveis.

Como fazer um movie clip animado com alpha gradativo?

É possível trocar variáveis entre filmes abertos com load movie?

Como fazer uma animação com um texto sendo digitado?

Gostaria que um executável preenchesse a tela toda em fullscreen.

Como carregar uma imagem com LoadImage do MX numa determinada posição?

Como retornar variáveis de um PHP no Flash?

Como abrir movieclips em seqüência, um após do fim da animação do outro?

Qual a diferença entre _level e _root?

Quero fazer aquelas fumacinhas que cobrem o texto, como na MediaHaus?
Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

Botão dinâmico via Action Script.

Como usar o Flash com o FrontPage?

Linha que segue o mouse.

Envio de um arquivo SWF por e-mail

Formulário simples.

Introdução ao Droptarget

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos II.

Event Handlers (identificadores de eventos).

Menu deslizante.

Chromeless com Flash.
Fotos banner

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Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
por Alexandre Porto

A instrução Drag Movieclip é usada para mover um movieclip durante a execução do filme. Pode ser definida para iniciar ou parar uma operação de arraste. Um movieclip permanece arrastável até ser parado explicitamente por Stop Drag ou até que outro clipe de filme torne-se arrastável.

Somente um clipe de filme é arrastável de cada vez. Drag movieclip é necessário para criar mouse trails e cursores customizáveis. A instrução tem os seguintes parâmetros:

Target (destino): é a instância do movieclip arrastável. Você pode usar o "this" (sem aspas) quando se está trabalhando com um botão dentro do movieclip de destino. Você pode especificar o "target" pelo botão "insert a target path"

Lock Mouse to Center (Bloquear mouse no centro): Muito usado em mousetrails, posiciona o movieclip imediatamente abaixo do ponteiro do mouse. Com essa opção desmarcada, o movieclip mantém uma posição relativa ao ponteiro quando iniciada a operação de arraste.

Constrain to rectangle (restringir a um retângulo): permite especificar uma área retangular que o movieclip não pode ultrapassar. Os valores: esquerda, superior, direita e inferior são relativos às coordenadas da origem do clipe de filme.

Vamos tentar alguns exemplos. Abra um novo filme (300X200 pixels) e insira um movieclip qualquer. Você nem precisa lhe dar um nome de instância. Edite o movieclip, colocando um botão que será usado para arrastar. Pode ser o próprio gráfico usado, transformado em botão. Coloque essa action no botão.

on (press) {
   startDrag (this, true);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Você já pode testar seu filme clicando e arrastando o movieclip.

Agora vamos adicionar alguns parâmetros.

on (press) {
   startDrag (this, false, 20, 100, 300, 100);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Repare que ele só irá se movimentar no sentido horizontal.

Altere à vontade os parâmetros de "constrain to rectangle" e vá testando. Para fazer o movieclip seguir o cursor do mouse é simples também. Coloque como ação do movieclip isso:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag (this, true);
}

O evento enterFrame, garante que o movimento será constante e repetitivo. Experimente desligar o parâmetro "Loack Mouse to Center". Nesse caso você também pode usar os parâmetros "Constrain to rectangle" e criar efeitos bem interessantes.

Acho que é só. Espero ter ajudado. Baixe aqui os exemplos do tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Kelson
| 21/3/2012 - 16:18 |


Oi, e se eu quiser arrastar um mc na tela, mas com a condição de que ele fique preso em um eixo. Por exemplo, se eu quiser arrastar os ponteiros de um relógio. Ele gira, mas uma das pontas fica presa no eixo. Como fazer?