DENIS CARAVALHO (85 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer um menu que segue o mouse com easing como o do site do cantao.com.br?

Quero que o usuário determine o tempo que um arquivo de som fique tocando.

Determinado o fim do tellTarget.

Como fazer um efeito de escalar imagens no mouseOver e no MouseOut?

Como posso dessaturar uma foto para seus níveis de preto e branco?

Método sendAndLoad do objeto LoadVars mais fácil.

Porque os botões em um Movie Clip não estão funcionando para outra cena?

Como aumentar e diminuir um objeto usando o teclado? Dicas de Listeners (ouvintes)

Como funciona o Radio Button do Flash MX.

Como fazer para desabilitar a tecla tab do menu de botões?

Como faço para que uma seta aponte para o botão em que o mouse estiver (roll over)?

Gostaria de saber se existem plugins para flash.

Como envio variáveis de um HTML para um SWF?

Como mover um objeto (nave) com as setas do teclado?
Chromeless com Flash.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

LocalConnection

Controle de MovieClip via Microphone.get();

Clica nuaicon - Photoshop 6

Scanline no PhotoShop.

Objeto Math.

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos I

Objeto Sound.

Load Movie no FlashMX (swf, jpg e mp3).

Integração Dreamweaver + Fireworks.
Coordenadas

Planeta orbita

Shape tween imagem

Texto com mask

MC menu

Floor of balls

Drawpad

Type 2

Relógio

Menu vai e vem

Texto esticado

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Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)
por Alexandre Porto

A instrução Drag Movieclip é usada para mover um movieclip durante a execução do filme. Pode ser definida para iniciar ou parar uma operação de arraste. Um movieclip permanece arrastável até ser parado explicitamente por Stop Drag ou até que outro clipe de filme torne-se arrastável.

Somente um clipe de filme é arrastável de cada vez. Drag movieclip é necessário para criar mouse trails e cursores customizáveis. A instrução tem os seguintes parâmetros:

Target (destino): é a instância do movieclip arrastável. Você pode usar o "this" (sem aspas) quando se está trabalhando com um botão dentro do movieclip de destino. Você pode especificar o "target" pelo botão "insert a target path"

Lock Mouse to Center (Bloquear mouse no centro): Muito usado em mousetrails, posiciona o movieclip imediatamente abaixo do ponteiro do mouse. Com essa opção desmarcada, o movieclip mantém uma posição relativa ao ponteiro quando iniciada a operação de arraste.

Constrain to rectangle (restringir a um retângulo): permite especificar uma área retangular que o movieclip não pode ultrapassar. Os valores: esquerda, superior, direita e inferior são relativos às coordenadas da origem do clipe de filme.

Vamos tentar alguns exemplos. Abra um novo filme (300X200 pixels) e insira um movieclip qualquer. Você nem precisa lhe dar um nome de instância. Edite o movieclip, colocando um botão que será usado para arrastar. Pode ser o próprio gráfico usado, transformado em botão. Coloque essa action no botão.

on (press) {
   startDrag (this, true);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Você já pode testar seu filme clicando e arrastando o movieclip.

Agora vamos adicionar alguns parâmetros.

on (press) {
   startDrag (this, false, 20, 100, 300, 100);
}
on (release) {
   stopDrag ();
}

Repare que ele só irá se movimentar no sentido horizontal.

Altere à vontade os parâmetros de "constrain to rectangle" e vá testando. Para fazer o movieclip seguir o cursor do mouse é simples também. Coloque como ação do movieclip isso:

onClipEvent (enterFrame) {
   startDrag (this, true);
}

O evento enterFrame, garante que o movimento será constante e repetitivo. Experimente desligar o parâmetro "Loack Mouse to Center". Nesse caso você também pode usar os parâmetros "Constrain to rectangle" e criar efeitos bem interessantes.

Acho que é só. Espero ter ajudado. Baixe aqui os exemplos do tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Kelson
| 21/3/2012 - 16:18 |


Oi, e se eu quiser arrastar um mc na tela, mas com a condição de que ele fique preso em um eixo. Por exemplo, se eu quiser arrastar os ponteiros de um relógio. Ele gira, mas uma das pontas fica presa no eixo. Como fazer?