DANIELA PIRES (86 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

ZECA BALA (45 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

DEN IVANOV (260 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Queria enviar um formulário via ASP usando a classe LoadVars e o método sendAndLoad.

Problemas com valores de variáveis em string e espressão.

Quero que executar uma ação dinamicamente, usando uma variável importada de um TXT.

Um preload (carregador) para carregar swf, jpg, mp3, txt, asp, php e xml.

Porque no meu campo de hora aparece 1,2, 3 etc e não 01, 02, 03?

Gostaria de saber pra que servem os levels?

Porque algumas vezes o flashplayer abre o browser e não o editor de email quando uso 'mailto'?

Preciso de maiores informações sobre as actions trace e while, e qual a funcão das duas.

Flash The Easter Egg.

Como pegar os valores de vários registros de um banco de dados e grava-las num Array no Flash?

E o FlashMX não aceita eval para gerar uma variável?

Como desabilitar botões do Level0, quando abro um arquivo no level1?

Como faço para colocar efeito alpha em imagens gif, importadas para o flash?

É possível modificar uma animação de acordo com a hora do dia?
Desenhando interativamente no Flash 5

Controlar movimento de uma máscara

Line Draw

Eventos no FlashMX

Usando Define Patern para criar texturas contínuas no PhotoShop.

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Action Script 2.0 (Primeira Parte)

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Efeito de texto esticado (stretched text).

Degradé com tons metálicos - Fireworks

Família Macromedia Studio MX 2004

Local Shared Objects segunda parte.
Mapa - Países com B

Pista de corrida

Fogos de artifícios

Menu orbita

Scroll velo over

Customcursor

Arrays

Set focus

Rippled

MX cria campo

Lineas 2

Bola quicando e sombra
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Mouse trail.
por Alexandre Porto

Um dos efeitos mais utilizados em Flash4 é o "mouse trails", ou seja um elemento gráfico ou um movie clip que acompanha o ponteiro do mouse. Há muitas versões, sobretudo usando um efeito de rastro, criadas por diversos autores. Vamos fazer uma para nós.

Primeiro você precisa criar um elemento gráfico qualquer. Este elemento terá que ser convertido ou fazer parte de um movie clip. O clip será o responsável pelo efeito de rastro. Nesse exemplo usaremos uma estrela.

Criado o movie clip, é necessário arrastá-lo para a nossa cena. Devemos dar um nome a essa instância. Para isto dê um duplo clique sobre ele na cena e na janela "propriedades da instância" digite um nome na caixa "nome da instância". Nesse exemplo escolhemos o nome Star1. Adicione mais um layer à cena. Nesse layer precisaremos de 3 keyframes vazios para a action script. Para adicionar o script em cada um dos keyframes basta dar um duplo clique no keyframe correspondente. Em cada um dos keyframes coloque as actions scripts:

KeyFrame 1:
Start Drag ("Star1", lockcenter)

KeyFrame 2:
Set Variable: "CopyCount" = CopyCount+1
If (CopyCount>10) Set Variable: "CopyCount" = 1
End If
Duplicate Movie Clip ("Star1", "Star" & CopyCount, CopyCount)
Set Property ("Star" & CopyCount, Rotation) = Random(72)

KeyFrame 3:
Go to and Play (2)

O que fazem esses Actions Script?

O Action Script do keyframe 1 posiciona o movie clip no centro da cena (lockcenter) e permite que seja arrastado (Drag).

O que o Action Script está fazendo no keyframe 2 é criar uma variável "CopyCount", que tem seu valor aumentado de uma unidade a cada vez que o movie clip roda e até o valor máximo de 10. Nesse ponto, o valor da variável volta a ser 1. A penúltima linha, Duplicate Movie Clip, faz as duplicações dos movie clips de acordo com o valor da variável "CopyCount", criando os movie clips Star2 , Star3 , Star4 , etc.. e rodando-os na cena.

Quando o valor da variável volta a ser 1, o processo se repete. A última linha faz com que o movie clip faça rotações de forma randômica, ao acaso. Normalmente são utilizados valores de 1 a 72 , mas nada impede que se utilize qualquer valor até 360 graus. Para um resultado suave, é preciso manter o valor razoavelmente baixo.

O Keyframe 3 cria um looping, enviando a cena novamente para o segundo keyframe. O resultado final é um movie clip que fica seguindo o cursor do mouse por toda a tela da cena, fazendo um efeito de Drag de diversos movie clips.

Faça o download de um exemplo.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Rodrigo J Mio
| 23/3/2010 - 15:33 |


Olá Alexandre, Estou precisando de ajuda. Visitei a página http://www.pontoflash.com.br/tutoriais_con.php?autor=2&tema=1&post=34 onde você explica sobre o mouse trail. Eu preciso que quando clico com o mouse, eu deixo uma estela onde eu cliquei, como se fosse um 'carimbo' na imagem. Se puder me ajudar, agradeço. Estou usando o AS3. obrigado, Rodrigo.