MUZAK (45 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GÉRIO (93 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Na prática, qual a vantagem de usar o prototype?

É possível incluir imagens em um arquivo HTML inserido dentro de um Flash e com scroll?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

Queria fazer um sistema de busca.

Como checar o preenchimento de um campo de texto?

Quero colocar a data escrita por extenso em português no flash?

Há como no Flash 5 saber quanto tempo um mouse ficou sem ser movido pelo usuário?

Como fazer um autorun em um CD para abrir um .EXE feito pelo Flash já em tela cheia?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Alguém tem um chat (de preferência .fla) ou sabe onde conseguir um?

Um preloader para o seu site, atualizado (Jonas Galvez).

Como fazer a rotação de um movieclip aumentar indefinidamente.

Pra que serve o comando MovieClip.prototype?

Como desenhar círculos e bolas dinamicamente no FlashMX?
Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos I

Spectrum Analizer - Medidores de som

Duplicate Movieclip.

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Menu Popup

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.

Blend - Fireworks

Shake - navegador tremendo.

Objeto XML - introdução.

Novas propriedade de botões no FireworksMX

Preloader com máscara

Vídeo no FlashMX.
Menu Silverado

EnterFrame

3d particle

Raindropstrail

Prototype, exemplo simples

On Off Button

Hipotenusa

Botão vai e volta

Drag circling

Arrasta e atrito

Natal Misc

Folha dobrada
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Duplo clique.
por Alexandre Porto

Neste tutorial, vamos ver como criar um botão que dispara duas ações diferentes, conforme o usuário faça um clique simples ou um duplo clique. Para isso, você deve determinar qual o espaço de tempo máximo entre dois cliques para que sejam reconhecidos como um único comando do usuário.

Como fazer para que a ação do primeiro clique não dispare antes do segundo clique?

Simples, as ações do clique simples não são executadas até que o tempo máximo predeterminado para o segundo clique tenha expirado. Qualquer clique dado nesse período de tempo executará as ações definidas para o duplo clique.

Para fazer isto precisamos de dois botões, um para o clique simples e o outro para o clique adicional, e, em seguida a eles, ações de frame para quando não houver segundo clique. Os botões, no mesmo estilo dos botões de liga e desliga som, são colocados no Movie Clip de forma a criar para o usuário a ilusão de que se trata de um só botão.

Primeiro crie o botão seguindo o modelo desejado (nesse exemplo utilizamos um da biblioteca do programa). É necessário criar um MovieClip, que irá abrigar duas instâncias dele. Clique em Insert / New symbol / Movie clip. A timeline estará disponível para edição. Arraste da biblioteca uma instância do botão e depois pressione F6 para criar uma cópia no segundo frame. Depois pressione F5 no frame 4 da timeline. Isto vai preencher os frames, do segundo ao quarto, com o conteúdo do segundo, ou seja, com o segundo botão. Isso determinará o tempo que o filme vai esperar pelo segundo clique. A seguir, vamos adicionar uma camada para as ações. Nesta camada vamos inserir 3 keyframes (F7), nos frames 1, 2 e 5. A timeline do Movie estará assim:

E as Actions?

Vamos começar pelos botões. Selecione o botão do primeiro frame. Clique com o botão direito, escolha actions e, no campo de texto, digite o seguinte código:

on (release) {
   gotoAndPlay (2);
}

Essa ação remete para o segundo frame -- onde o filme vai esperar pelo segundo clique ou, caso o segundo clique não seja dado, disparar as ações do clique simples. Tais ações serão inseridas no frame 5 e não no botão. A seguir vamos adicionar as ações ao segundo botão.

on (release) {
   _root.aviso = "Duplo Clique";
   gotoAndStop (1);
}

Estas ações só são disparadas se o segundo clique ocorrer dentro do espaço de tempo predeterminado pelo numero de frames entre o segundo e o último frame. Neste caso, usamos três frames. Depois das ações disparadas, o MovieClip volta para o frame 1.

Nota: Nesse exemplo, escolhemos como ação a exibição em um campo de texto de alguns valores que podem ser importantes para a compreensão do exercício. Para isso não se esqueça de inserir na timeline principal um campo de texto dinâmico com a variável associada "aviso".

E quando não houver o segundo clique?

Agora vamos partir para as ações dos frames da camada "ações". No primeiro frame adicione a ação Stop. Podemos colocar o que quisermos no segundo frame. Ele foi criado apenas para limitar a ação do primeiro. Agora colocamos no quinto frame as ações finais:

_root.aviso = "Clique Simples";
gotoAndStop (1);

Repare que a ação que deveria ser colocada no primeiro botão é colocada num frame da timeline e só será disparada caso não ocorra o segundo clique. Depois disso o MovieClip volta para o frame 1 e espera outro clique (simples ou duplo).

Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Junior
| 7/9/2012 - 23:45 |


Hey, o link desta aula (clique duplo) está quebrado. Por favor, arrume.