BÁRBARA TOSTES (64 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

MUZAK (45 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

DAAFY (55 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer para que um filme carregue, por load movie, outro dependendo da hora do dia?

Eu não consigo entender como funciona o loop FOR para duplicar movieclips.

Duplicate Movieclip com movimento, perspectiva, escala e serInterval.

Como crio um controlador de som de play e stop e em loop infinito desse som?

Alguém tem um javascript redirecionador de páginas?

Quero desativar os botões de cenas já visitadas.

O que são Iframes e frameless?

Porque um loadVariables não funciona dentro de um movieclip?

Preciso passar alguns parâmetros para o meu movie através do html e não estou conseguindo.

Preciso enviar um formulário integrando Flash e ASP.

Como fazer um movieclip carregar com um efeito elástico?

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

Como faço para movimentar na horizontal um menu na direção oposta ao mouse?

Como fazer um cronômetro regressivo, com botão pause, stop e play.
Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte

Scroll - Rolagem de textos e Imagens

Busca em Textos no Flash MX

Turbine seu Fireworks

Máscara arrastável no Flash 4.

Local Shared Objects segunda parte.

Animação com TextFields Dinâmicos

Novas propriedade de botões no FireworksMX

Jogo da Forca (terceira parte)

Flash Communication Server MX - Primeira Parte

Contador usando SharedObjects.

Simulando botões d'água no PhotoShop.
Click drag and release

Plasma

Random line draw

Comportamento

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Duplo clique.
por Alexandre Porto

Neste tutorial, vamos ver como criar um botão que dispara duas ações diferentes, conforme o usuário faça um clique simples ou um duplo clique. Para isso, você deve determinar qual o espaço de tempo máximo entre dois cliques para que sejam reconhecidos como um único comando do usuário.

Como fazer para que a ação do primeiro clique não dispare antes do segundo clique?

Simples, as ações do clique simples não são executadas até que o tempo máximo predeterminado para o segundo clique tenha expirado. Qualquer clique dado nesse período de tempo executará as ações definidas para o duplo clique.

Para fazer isto precisamos de dois botões, um para o clique simples e o outro para o clique adicional, e, em seguida a eles, ações de frame para quando não houver segundo clique. Os botões, no mesmo estilo dos botões de liga e desliga som, são colocados no Movie Clip de forma a criar para o usuário a ilusão de que se trata de um só botão.

Primeiro crie o botão seguindo o modelo desejado (nesse exemplo utilizamos um da biblioteca do programa). É necessário criar um MovieClip, que irá abrigar duas instâncias dele. Clique em Insert / New symbol / Movie clip. A timeline estará disponível para edição. Arraste da biblioteca uma instância do botão e depois pressione F6 para criar uma cópia no segundo frame. Depois pressione F5 no frame 4 da timeline. Isto vai preencher os frames, do segundo ao quarto, com o conteúdo do segundo, ou seja, com o segundo botão. Isso determinará o tempo que o filme vai esperar pelo segundo clique. A seguir, vamos adicionar uma camada para as ações. Nesta camada vamos inserir 3 keyframes (F7), nos frames 1, 2 e 5. A timeline do Movie estará assim:

E as Actions?

Vamos começar pelos botões. Selecione o botão do primeiro frame. Clique com o botão direito, escolha actions e, no campo de texto, digite o seguinte código:

on (release) {
   gotoAndPlay (2);
}

Essa ação remete para o segundo frame -- onde o filme vai esperar pelo segundo clique ou, caso o segundo clique não seja dado, disparar as ações do clique simples. Tais ações serão inseridas no frame 5 e não no botão. A seguir vamos adicionar as ações ao segundo botão.

on (release) {
   _root.aviso = "Duplo Clique";
   gotoAndStop (1);
}

Estas ações só são disparadas se o segundo clique ocorrer dentro do espaço de tempo predeterminado pelo numero de frames entre o segundo e o último frame. Neste caso, usamos três frames. Depois das ações disparadas, o MovieClip volta para o frame 1.

Nota: Nesse exemplo, escolhemos como ação a exibição em um campo de texto de alguns valores que podem ser importantes para a compreensão do exercício. Para isso não se esqueça de inserir na timeline principal um campo de texto dinâmico com a variável associada "aviso".

E quando não houver o segundo clique?

Agora vamos partir para as ações dos frames da camada "ações". No primeiro frame adicione a ação Stop. Podemos colocar o que quisermos no segundo frame. Ele foi criado apenas para limitar a ação do primeiro. Agora colocamos no quinto frame as ações finais:

_root.aviso = "Clique Simples";
gotoAndStop (1);

Repare que a ação que deveria ser colocada no primeiro botão é colocada num frame da timeline e só será disparada caso não ocorra o segundo clique. Depois disso o MovieClip volta para o frame 1 e espera outro clique (simples ou duplo).

Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Junior
| 7/9/2012 - 23:45 |


Hey, o link desta aula (clique duplo) está quebrado. Por favor, arrume.