FLASHGURU (155 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

MUZAK (45 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como verificar a taxa de download da conexão e redirecionar para outro filme dependendo do resultado?

Preciso fazer uma validação num formulário.

Tem como chamar informações de um XML randomicamente no Flash?

Função de um movie clip.

Alguém sabe como funciona os parâmetros do startdrag? StartDrag (beleza1, false, 70, 15, 70, 180);. O que seria estas medidas?

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

É possível carregar swfs (load movie) sempre em níveis superiores ao aberto anteriormente?

Tem como eu fazer um scroll de texto com imagem junto?

Como posso dessaturar uma foto para seus níveis de preto e branco?

Como mudar a cor de uma imagem dinamicamente via ActionScript?

Gostaria de saber pra que servem os levels?

Como fazer um autoRun para um executável do Flash?

Como carregar uma imagem JPEG, com local e tamanho pré-definidos?

Tem como abrir um PDF (acrobat reader) entro do Flash? Pode ser com Delphi?
Rave Generation no PhotoShop.

Objeto Math.

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Componente Slideshow

Inserir dados no ASP via formulário no Flash.

Betinhocarreiro e Dysney.

XMLSockets

Primeiros passos - apresentação

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Logo com aparência 3D - Fireworks

Grade sonora.

Aplicativo Dirigido por Dados com XML
Menu XML

Bola reflexo

Slide menu

Lettercase

Objeto loadVars

Efeito Blur

Tocha 2

Esqueletos

Gloria News

Lineas

Ligth Balls

Relógio analógico
HOME | TUTORIAIS
Primeiros passos - apresentação
por Alexandre Porto

O Flash é ao mesmo tempo uma ferramenta de desenho e um editor de filmes. Se você já usou outros aplicativos gráficos, algumas das suas ferramentas lhe parecerão familiares, mas outras não. Para tornar tudo mais simples, vamos começar com uma pequena introdução à interface, antes de colocar a mão na massa.

Para acompanhar a explicação, você deve estar com o Flash 5 aberto em sua tela. Crie um novo arquivo selecionando New no item File da barra de menu. Agora selecione Movie no menu Modify. Isso vai permitir que você defina alguns atributos gerais do seu filme, como tamanho da janela, cor de fundo e número de frames por segundo (frame rate). Defina uma largura de 550 pixels e uma altura de 400 pixels.

1 - Na Barra de Ferramentas você encontra a maioria das funções de edição.
2 - O Palco é onde tudo é visualizado. Desenhe, edite, mova e selecione objetos.
3 - Use a Linha do Tempo para determinar onde os objetos vão aparecer e desaparecer de acordo com o tempo. Camadas e keyframes farão parte do seu vocabulário como Flash Designer.
4 - Seus símbolos são armazenados na Biblioteca. Sons, gráficos, bitmaps, botões e movie clips.
5 - O Flash disponibilizou esses Panels para ajudar a controlar quase de tudo. Desde cores, estilos de texto a instâncias de símbolos.
6 - É no Editor de Actions onde você vai inserir suas actions para frames e símbolos.

A Barra de Ferramentas no lado esquerdo de sua janela provavelmente se parece com os de outros programas gráficos que você já usou e serve para mais ou menos a mesma coisa: ajudá-lo a criar e editar suas imagens. Os vários ícones lhe permitem desenhar, pintar, definir a forma, editar, preencher e colorir seus gráficos. Você vai ver que essas ferramentas são úteis para criar novas imagens e são indispensáveis para modificar elementos já existentes. Há outras ferramentas que oferecem funções mais especializadas, como capturar uma cor ou configuração de fonte para criar criar scripts complexos.

O retângulo em branco que preenche a parte de baixo da tela é o Palco. É onde você desenha gráficos e pré-visualiza o filme enquanto o constrói. Na parte de baixo do palco, está a barra de ícones, que abre e fecha as Panels.

Está vendo a área sobre o palco que tem uma régua, como uma faixa, e um campo chamado Layer 1? Essa é a Linha do Tempo (3), onde tudo finalmente se encaixa. A linha do tempo age como um mapa do filme. Representa os vários elementos que aparecem ao longo do tempo, juntos ou em separado. Use a linha do tempo para combinar imagens, realizar animações e definir a interatividade. Se você precisa ampliar seu campo de ação, pode isolar a linha do tempo, clicando sobre ela e arrastando-a para fora da janela do documento. Pode também expandi-la ou diminuí-la usando um menu pop-up no canto superior direito.

A linha vertical deslizante vermelha indica em que frame do palco você está trabalhando no momento. É possível colocar novos elementos no seu filme criando novas camadas na coluna à esquerda (Insert layer). Você também pode estender a duração do filme incluindo novos frames na extremidade à direita da linha do tempo (Insert Frame, Insert keyframe e Insert blank keyframe). A qualquer momento você pode incluir frames ou layers na linha do tempo, movê-los ou mudar suas configurações. Ao longo desses tutoriais, você colocará Keyframes - que controlam transições e eventos no filme - na linha do tempo.

Funções habilitadas com o botão direito do mouse (control + clic no Mac)

O Flash também tem os menus de cortina tradicionais que existem atualmente em quase todos os programas. Muitas das funções encontradas aqui são simplesmente novas maneiras de executar ações que os panels fariam. Como outros aplicativos da Macromedia, o Flash 5 agora permite que você personalize os atalhos para a maior parte dos itens de menu. No menu Edit, escolha Keyboard Shortcuts. Como padrão, o Flash 5 tem pré-definidas as mesmas teclas de atalho de outros programas populares, como o Fireworks e o Photoshop. Antes de desistir dos atalhos, você pode querer defini-los a seu modo.

Além disso, o Flash 5 usa menus contextuais quase o tempo todo. Para conferir isso, clique com o botão direito do mouse (control + clic no Mac) em lugares diferentes da tela. Se você não conhece bem alguma coisa e parar o cursor sobre ela, geralmente aparece uma pequena janela pop-up.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário