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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso que um campo de texto exiba um arquivo txt e como usar o loadVars?

É possível mudar a cor da fonte de um texto dinâmico via Action?

Como faço para do flash abrir uma nova página num ou outro frame do HTML?

Preciso fazer o "play" ao contrario, ou seja voltar do último para o primeiro frame.

Dicas de Drag. propriedade __proto__ do prototype e herança de classes.

É possível carregar um filme (loadmovie) numa cena determinada?

Posso criar um campo de texto do tamanho do meu texto?

Plugin do Flash Player

Como determinar um tempo de pausa numa animação?

Por que o "&" retorna erro num texto importado no flash?

Porque meu texto não aparece dentro de uma máscara?

Como alterar a cor de um movieclip no mouseOver via actionscript?

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?

Queria fazer uma barra de rolagem no Flash.
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Tell Target e Linhas do tempo independentes
por Alexandre Porto

Uma das soluções mais interessantes apresentadas pelo Flash é o "movie clip". Ele é um pouco mais do que simplesmente um filme dentro de outro filme. A grande vantagem é que com um "movie clip" você tem uma linha do tempo independente dentro de outra linha do tempo.

O que eu quis dizer com isso?

Que independentemente do tamanho e da seqüência de navegação da linha do tempo mãe, a linha do tempo filha pode ter um outro tamanho, ter sua própria seqüência de navegação e inclusive ficar rodando em "loop" sem que isso interfira na linha do tempo mãe. Veja o exemplo abaixo. Esse peixe que está girando é uma animação de 96 keyframes, mas está inserida na linha do tempo principal que tem apenas 1 keyframe.

Isso permite que você tenha diversas animações independentes entre si e com a linha do tempo principal. Além disso, você pode também ter um "movie clip" dentro de outro "movie clip". Isso possibilita uma série de efeitos interessantes, em que o movimento de um filme está vinculado ao movimento de outro, conservando ao mesmo tempo seu movimento independente.

Veja o exemplo abaixo. Repare que há três movimentos acontecendo. A rotação do planeta, a rotação do satélite e a translação. Isso é possível pela interação de diferentes linhas do tempo.

Uma vez compreendido isso, vamos ao próximo passo. Como promover a interatividade entre os "movie clips", ou seja, como controlar o movimento nessas diferentes linhas do tempo? Através da action "Tell Target".

Action Tell Target

O "Tell Target" serve para controlar a navegação de um "movie clip" a partir da linha do tempo principal e vice-versa: a navegação da linha do tempo principal a partir de um "movie clip". Controla também a navegação entre "movie clips" diferentes.

Um botão a que você atribui a action "Tell Target" pode comandar "movie clips" em outro local do Palco ou fazer com que pulem para determinado quadro. A action Tell Target tem como único parâmetro o "Target", que especifica a Linha de Tempo a ser controlada. Todas as instruções inseridas entre "Begin Tell Target" e "End Tell Target" são aplicadas à Linha de Tempo de destino.

Obs: O Flash 5 não insere mais o End Tell Target.

Vamos ver um exemplo. Clique no botão para mover o "movie clip" que tem a "instance name" "bola".

No Flash 4, a action atribuída ao botão seria:

On (Release)
Begin Tell Target ("bola")
Play
End Tell Target
End On

no Flash 5, seria:

on (release) {
tellTarget ("bola") {
play ();
}
}

No Flash 5 você também tem a alternativa de substituir o "Tell Target" pela action "with". Então seu código ficaria assim:

on (release) {
with (bola) {
play ();
}
}

O Editor de actions contém um campo "Target" para inserir nomes de destino. Em algumas situações, a área acima do campo "Target" já exibe "movie clips" que podem ser indicados. Para indicar um "movie clip" listado, clique duas vezes em seu nome.

obs. Para ter acesso aos "movie clips" listados, no Flash 5 você clica no botão "Insert a target path", localizado na parte de baixo da janela do Editor de "actions".

Ao indicar um "movie clip", seu nome será automaticamente inserido no campo "Target". Às vezes, a linha de tempo que você deseja indicar não esta na janela e será necessário inserir o caminho manualmente.

Sintaxe de barras

No Flash 4, a sintaxe de barras, utilizada para identificar destinos, é semelhante à utilizada para as pastas em um sistema de arquivos. Por exemplo, um caractere "/" à esquerda identifica um "movie clip" na raiz da camada atual. Os destinos sem o caractere "/" são identificados em relação ao "movie clip" atual.

Vamos exemplificar isso com uma estrutura com nove diferentes linhas do tempo e ver como ficariam as sintaxes de navegação.

comida.swf (linha do tempo principal ou _level0)
raizes
batata
batata inglesa
batata doce
cenoura
folhas
couve
alface


/raizes indicaria "raizes" a partir da linha do tempo principal
../ indicaria a linha do tempo principal a partir de "raizes" ou "folhas"
/raizes/batata indicaria o clip "raizes" a partir da linha do tempo principal
/batata_doce indicaria o clip "batata_doce" a partir de "batata"
../couve indicaria o clip "couve" a partir de "alface"
../folhas indicaria o clip "folhas" a partir de "raizes"
_level0/raizes indicaria o clip "raizes" a partir de qualquer ponto da estrutura
../../cenoura Indicaria o clip "cenoura" a partir de "batata_doce"

Obs. O Flash 5 substitui a sintaxe de barras pela de ponto padrão, semelhante à usada em javascript. Assim, onde você escreveria:

_level0/raizes/batata/batata_doce

deve escrever:

_root.raizes.batata.batata_doce

A expressão _level0, apesar de ainda sinalizar a linha do tempo principal no Flash 5, deve ser substituída por _root.

baixe aqui os arquivos utilizados nesse tutorial

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