EDUARDO CARREGA (150 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

PANDOGO (82 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

GÉRIO (93 pts)

STICKMAN (155 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero que ao clicar em um botão executar um filme que vai para 'alpha=0', tipo um 'fadeOut'.

Galera ávida por colocar vídeo nas aplicações em Flash.

Como fazer uma imagem de background no HTML não se repetir?

Alguém poderia me falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster?

Como faço para um moviclip mostrar as coordenadas do mouse e para que um movieclip movimente-se de acordo com o mouse, mas no sentido contrário.

FlashDecompiler

Dá para fazer animações 3D no Flash?

Como carregar um bitmap randomicamente, escolhido entre várias?

Como definir um loop infinito em sons abertos por attachSound?

Que programas tiram as bordas, barra de título de um projetor (executável)?

Preciso fazer um objeto seguir o mouse (arrastando) somente no horizontal.

Alguém sabe como um link em html controlar um FlashMovie.

Quero que no mouseOver meu movieclip pare e no mouseOut ele se movimente.

Exemplo de digitação de texto, com simulação de backspace.
Funções : localToglobal() e globalToLocal()

Fórmula do efeito de elasticidade

Flash MX 2004 Updater

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Sala de bate papo (chat) , com Flash+PHP

Desenhando um avião no Flash

Tell Target e Linhas do tempo independentes

Conceitos de Design - Apresentação.

Rotacionar objetos 3D no Flash.

Dicas e truques - Fireworks

Troca de cor de imagens

Formulário de e-mail com CGI.
Email com ASP

Maluko

Embaralhar texto

Starshiner

Cubos vivos

Following

Transportes

Dynamic menu

Menu popop de pastas

Tocha de fogo

Colours

Interative
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Loops Alternados (Objeto Sound).
por Alexandre Porto

Recentemente na lista PontoFlash, surgiu uma dúvida de como inserir dois arquivos de áudio dando a possibilidade do usuário ouvir um dos arquivos separadamente ou os dois juntos. Nesse tutorial vou mostrar como isso é bem simples.

Além diso, vou demonstrar de uma forma bem básica como se usa os objetos Sound. Para iinformações mais complexas, procure, nessa mesma seção, o tutorial "controle de som", no qual é detalhado outras funções desse objeto.



   Você pode reparar, nesse exemplo que os sons tocam juntos ou separados. Eu ainda coloquei dois campos de texto para demostrar isso. Vamos ver os passos.

Importando o som.

A primeira coisa a ser feita é importar os sons. "File / Import". Depois de importados eles vão direto para a biblioteca. Abrindo a mesma (Ctrl + L), você vai encontrar os dois arquivos listados. Clique com o botão direito do mouse no nome do primeiro som e escolha "linkage". No campo "Export this Symbol" da janela "Symbol Linkage Property", digite um identificador (ID) para ele. Nesse exemlo escolhemos "som1" e "som2", para o outro arquivo.

   Repita os passos para o outro arquivo também.


   Pronto, seus loops estão linkados com o filme. Se você gerar seu SWF agora, não ouvirá nada, mas já perceberá que ele já está bem maior em kbs. :))

Agora vamos disponibilizar os arquivos para tocar.

Vamos ao primeiro frame de seu filme e vamos inserir uma "frameAction".

loopUm = new Sound();
loopUm.attachSound("som1");
loopUmVar = true;
loopDois = new Sound();
loopDois.attachSound("som2");
loopDoisVar = true;

   Vamos entender esses códigos analizando os três primeiros, já que os outros três são repetidos para o segundo som.

loopUm = new Sound();
//aqui estou criando um novo objeto "Sound".
loopUm.attachSound("som1");
//estou anexando um som específico ao filme.
loopUmVar = true;
//aqui estou declarando uma variável que vai ser usado pelo botão desse som.

E o que vai nos botões afinal?

Antes de falar nos botões, eu coloquei dois campos de texto apenas para mostrar um texto confirmando se o som está tocando ou não. "loopUMText" e "loopDoisText".

   De volta aos botões, primeiro é preciso construir os mesmos. Copie duas instância para o palco e coloque:

on (release) {
if (loopUmVar) {
loopUm.start( 0, 10 );
loopUmVar = false;
loopUmText = "o som1 está tocando";
} else {
loopUm.stop( "som1");
loopUmVar = true;
loopUmText = "o som1 está parado";
}
}

Vamos ver:
on (release) {
O evento "on (Release)".

if (loopUmVar) {
Eu checo se a variavel "loopUmVar" está "true" ou "false". Essa condicional foi criada para mudar a ação do botão.

loopUm.start( 0, 10 );
Se for "true", dou um "start" no som do inicio (0) e peço a ele que faça dez loops (10).

loopUmVar = false;
Mudo o valor da variável, para que o botão não inicie mais o som, pois ele já está tocando.

loopUmText = "o som1 está tocando";
Mando esse valor para o campo de texto.

} else {
Aqui eu começo a dar outros comandos caso "loopUmVar" esteja "false".

loopUm.stop( "som1");
Parar o som, por exemplo. Aqui é necessário você digirar o identificador escolhido anteriormente. Caso contrário, todos os sons irão parar.

loopUmVar = true;
Retorno a variável para o valor no qual o botão volta a tocar o som.

loopUmText = "o som1 está parado";
Modifico o texto do campo.


Acho que é só isso, por enaqunto. Como já disse, o tutorial "controle de som" dá mais dicas sobre como manipular um arquivo sonoro. Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial.



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