IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

DAAFY (55 pts)

PANDOGO (82 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

ZECA BALA (45 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

STICKMAN (155 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como desabilitar os comandos Esc e Alt+F4 numa página do flash?

Como desabilitar um botão quando eu carrego o swf e habilitar quando descarregar o swf.

Como fazer uma variável receber um valor aleatório (randômico) entre 50 e 100?

Tenho três nomes e para cada um queria mandar o usuário para uma cena diferente.

Como eu faço para colocar um arquivo som nos botões?

Não consigo chamar um texto .txt dentro de um movieclip?

Quero montar um gráfico de barras que ao rodar o filme, fossem crescendo.

Como envio variáveis de um HTML para um SWF?

Vi que o único jeito de ter alguma coisinha legal no swift 3d e importando do illustrator?

O que é a opção Interlaced quando vou salvar um bitmap PNG?

Não consigo enviar uma ação de dentro de um movieclip para outro. Eles estão em frames diferentes na timeline principal.

É possível modificar um texto de acordo com a data do computador do usuário?

AVI pelo Corel Rave.

Existe algum método no LoadVariables que funcione como POST e GET simultaneamente?
Utilização da class XMLConnector

Duplicate Movieclip.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Loop infinito

Motion Guide (guia de movimento).

Animação com TextFields Dinâmicos

Bookmak (Adicionar a favoritos).

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

TV Scan Lines - Fireworks

Interação de Flash+Asp.

Efeito de texto esticado (stretched text).

Aplicação simultânea de Fio e Sombra a bitmaps - Fireworks
Drag Square

3d Splines

Mapa - Países com A 1

Dottextsimple

Mapa do Brasil e da América do Sul

Altex

Envelhecimento

Arion 3

Sashacircle 5

Iluminação com foco

Explode text

Objeto loadVars
HOME | TUTORIAIS
Loops Alternados (Objeto Sound).
por Alexandre Porto

Recentemente na lista PontoFlash, surgiu uma dúvida de como inserir dois arquivos de áudio dando a possibilidade do usuário ouvir um dos arquivos separadamente ou os dois juntos. Nesse tutorial vou mostrar como isso é bem simples.

Além diso, vou demonstrar de uma forma bem básica como se usa os objetos Sound. Para iinformações mais complexas, procure, nessa mesma seção, o tutorial "controle de som", no qual é detalhado outras funções desse objeto.



   Você pode reparar, nesse exemplo que os sons tocam juntos ou separados. Eu ainda coloquei dois campos de texto para demostrar isso. Vamos ver os passos.

Importando o som.

A primeira coisa a ser feita é importar os sons. "File / Import". Depois de importados eles vão direto para a biblioteca. Abrindo a mesma (Ctrl + L), você vai encontrar os dois arquivos listados. Clique com o botão direito do mouse no nome do primeiro som e escolha "linkage". No campo "Export this Symbol" da janela "Symbol Linkage Property", digite um identificador (ID) para ele. Nesse exemlo escolhemos "som1" e "som2", para o outro arquivo.

   Repita os passos para o outro arquivo também.


   Pronto, seus loops estão linkados com o filme. Se você gerar seu SWF agora, não ouvirá nada, mas já perceberá que ele já está bem maior em kbs. :))

Agora vamos disponibilizar os arquivos para tocar.

Vamos ao primeiro frame de seu filme e vamos inserir uma "frameAction".

loopUm = new Sound();
loopUm.attachSound("som1");
loopUmVar = true;
loopDois = new Sound();
loopDois.attachSound("som2");
loopDoisVar = true;

   Vamos entender esses códigos analizando os três primeiros, já que os outros três são repetidos para o segundo som.

loopUm = new Sound();
//aqui estou criando um novo objeto "Sound".
loopUm.attachSound("som1");
//estou anexando um som específico ao filme.
loopUmVar = true;
//aqui estou declarando uma variável que vai ser usado pelo botão desse som.

E o que vai nos botões afinal?

Antes de falar nos botões, eu coloquei dois campos de texto apenas para mostrar um texto confirmando se o som está tocando ou não. "loopUMText" e "loopDoisText".

   De volta aos botões, primeiro é preciso construir os mesmos. Copie duas instância para o palco e coloque:

on (release) {
if (loopUmVar) {
loopUm.start( 0, 10 );
loopUmVar = false;
loopUmText = "o som1 está tocando";
} else {
loopUm.stop( "som1");
loopUmVar = true;
loopUmText = "o som1 está parado";
}
}

Vamos ver:
on (release) {
O evento "on (Release)".

if (loopUmVar) {
Eu checo se a variavel "loopUmVar" está "true" ou "false". Essa condicional foi criada para mudar a ação do botão.

loopUm.start( 0, 10 );
Se for "true", dou um "start" no som do inicio (0) e peço a ele que faça dez loops (10).

loopUmVar = false;
Mudo o valor da variável, para que o botão não inicie mais o som, pois ele já está tocando.

loopUmText = "o som1 está tocando";
Mando esse valor para o campo de texto.

} else {
Aqui eu começo a dar outros comandos caso "loopUmVar" esteja "false".

loopUm.stop( "som1");
Parar o som, por exemplo. Aqui é necessário você digirar o identificador escolhido anteriormente. Caso contrário, todos os sons irão parar.

loopUmVar = true;
Retorno a variável para o valor no qual o botão volta a tocar o som.

loopUmText = "o som1 está parado";
Modifico o texto do campo.


Acho que é só isso, por enaqunto. Como já disse, o tutorial "controle de som" dá mais dicas sobre como manipular um arquivo sonoro. Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial.



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