DANIELA PIRES (86 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Alguém conhece integração flash no access. Não como acesso web, e sim como desing gráfico para formulários de access.

Como faço para fazer um drag and drop com um botão fechar.

Como transformar uma animação da timeline em um movie clip?

O que é melhor para importar textos no Flash, TXT ou XML?

Como duplicar um movieclip em três posições diferentes determinadas?

Como alterar a velocidade de um movieclip sem alterar a taxa de quadros por segundo (frame rate)?

Quer descobrir o nome de uma fonte?

Perguntas com quatro alternativas.

Como validar campos de um formulário com javascript?

Como carregar, via load Movie, um filme num determinado local (X,Y) do filme?

Quero que uma animação de fotos seguidas fique em loop infinito.

Por favor me explique o que é esse número depois do arquivo e também o que faz loadMovieNum?

Será possível formatar texto via CSS fonte, tamanho, cor, espaçamento entrelinhas avanço e avanço de paragrafo?

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?
Menu com tooltip usando actionscript.

Guias de movimento (motion guide)

Conceitos de Design - Apresentação.

Jogo da Forca

Botões comutadores ou com duas ações.

Cursor customizado no Flash5.

Rave Generation no PhotoShop.

Flash Intro - Aspectos Básicos do MX

Abrir PopUp no Flash com JS e ASP.

Duplicate Movieclip.

Comunicação Flash-PHp-MySql - Objeto LoadVars

Line Draw.
Texto esticado

Magnetismo

Galinha

Lineas 3

Mapa do brasil

Mulher

X Position

Click Duplo

Swirl

Interative

Tocha

Mouse Position
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Loops Alternados (Objeto Sound).
por Alexandre Porto

Recentemente na lista PontoFlash, surgiu uma dúvida de como inserir dois arquivos de áudio dando a possibilidade do usuário ouvir um dos arquivos separadamente ou os dois juntos. Nesse tutorial vou mostrar como isso é bem simples.

Além diso, vou demonstrar de uma forma bem básica como se usa os objetos Sound. Para iinformações mais complexas, procure, nessa mesma seção, o tutorial "controle de som", no qual é detalhado outras funções desse objeto.



   Você pode reparar, nesse exemplo que os sons tocam juntos ou separados. Eu ainda coloquei dois campos de texto para demostrar isso. Vamos ver os passos.

Importando o som.

A primeira coisa a ser feita é importar os sons. "File / Import". Depois de importados eles vão direto para a biblioteca. Abrindo a mesma (Ctrl + L), você vai encontrar os dois arquivos listados. Clique com o botão direito do mouse no nome do primeiro som e escolha "linkage". No campo "Export this Symbol" da janela "Symbol Linkage Property", digite um identificador (ID) para ele. Nesse exemlo escolhemos "som1" e "som2", para o outro arquivo.

   Repita os passos para o outro arquivo também.


   Pronto, seus loops estão linkados com o filme. Se você gerar seu SWF agora, não ouvirá nada, mas já perceberá que ele já está bem maior em kbs. :))

Agora vamos disponibilizar os arquivos para tocar.

Vamos ao primeiro frame de seu filme e vamos inserir uma "frameAction".

loopUm = new Sound();
loopUm.attachSound("som1");
loopUmVar = true;
loopDois = new Sound();
loopDois.attachSound("som2");
loopDoisVar = true;

   Vamos entender esses códigos analizando os três primeiros, já que os outros três são repetidos para o segundo som.

loopUm = new Sound();
//aqui estou criando um novo objeto "Sound".
loopUm.attachSound("som1");
//estou anexando um som específico ao filme.
loopUmVar = true;
//aqui estou declarando uma variável que vai ser usado pelo botão desse som.

E o que vai nos botões afinal?

Antes de falar nos botões, eu coloquei dois campos de texto apenas para mostrar um texto confirmando se o som está tocando ou não. "loopUMText" e "loopDoisText".

   De volta aos botões, primeiro é preciso construir os mesmos. Copie duas instância para o palco e coloque:

on (release) {
if (loopUmVar) {
loopUm.start( 0, 10 );
loopUmVar = false;
loopUmText = "o som1 está tocando";
} else {
loopUm.stop( "som1");
loopUmVar = true;
loopUmText = "o som1 está parado";
}
}

Vamos ver:
on (release) {
O evento "on (Release)".

if (loopUmVar) {
Eu checo se a variavel "loopUmVar" está "true" ou "false". Essa condicional foi criada para mudar a ação do botão.

loopUm.start( 0, 10 );
Se for "true", dou um "start" no som do inicio (0) e peço a ele que faça dez loops (10).

loopUmVar = false;
Mudo o valor da variável, para que o botão não inicie mais o som, pois ele já está tocando.

loopUmText = "o som1 está tocando";
Mando esse valor para o campo de texto.

} else {
Aqui eu começo a dar outros comandos caso "loopUmVar" esteja "false".

loopUm.stop( "som1");
Parar o som, por exemplo. Aqui é necessário você digirar o identificador escolhido anteriormente. Caso contrário, todos os sons irão parar.

loopUmVar = true;
Retorno a variável para o valor no qual o botão volta a tocar o som.

loopUmText = "o som1 está parado";
Modifico o texto do campo.


Acho que é só isso, por enaqunto. Como já disse, o tutorial "controle de som" dá mais dicas sobre como manipular um arquivo sonoro. Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial.



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