STICKMAN (155 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

MANGOOST (80 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

MUZAK (45 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer funcionar o Onion-Skin?

Como trabalhar com o onLoad em arquivos externos no MX?

Quero fechar um film (_level1) com uma action de frame, à partir de outro filme (_level0).

Quero fazer um loop infinito.

Tem como importar paletas de cores para o Flash?

Como eu faço para configurar uma pausa (delay)dinamicamente no filme?

Alguém sabe como fazer texto com contorno em outra cor?

Troca de cursor e drag movieclip não funcionam juntos?

Porque com o "With" não consigo atribuir um valor a uma variável?

Quero acrescentar vídeos e um menu num CD de áudio.

Como fazer um preloader bem simples?

Problemas com a função, Selection.setFocus.

Vídeo no Flash - programa que fiz.

Tem como eu checar a digitação em um campo de texto e disparar um evento?
Botão estilo Apple, feito no Flash.

Controle de MovieClip via Microphone.get();

Fade Out.

A história do Flash.

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Scroll Text.

Preloader com máscara

Transparência no Flash.

Rotacionar objetos 3D no Flash.

Detectando funções de browser usando ASP

Variáveis de arquivos de texto.
Primeira letra maíscula

Array

Comunicare

Mira mouse

Particles

Movemask

Trocaalphadofundo

Trocar cor de fundo

Parede

Iluminação com foco

Random blocks

batatoso
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Loops Alternados (Objeto Sound).
por Alexandre Porto

Recentemente na lista PontoFlash, surgiu uma dúvida de como inserir dois arquivos de áudio dando a possibilidade do usuário ouvir um dos arquivos separadamente ou os dois juntos. Nesse tutorial vou mostrar como isso é bem simples.

Além diso, vou demonstrar de uma forma bem básica como se usa os objetos Sound. Para iinformações mais complexas, procure, nessa mesma seção, o tutorial "controle de som", no qual é detalhado outras funções desse objeto.



   Você pode reparar, nesse exemplo que os sons tocam juntos ou separados. Eu ainda coloquei dois campos de texto para demostrar isso. Vamos ver os passos.

Importando o som.

A primeira coisa a ser feita é importar os sons. "File / Import". Depois de importados eles vão direto para a biblioteca. Abrindo a mesma (Ctrl + L), você vai encontrar os dois arquivos listados. Clique com o botão direito do mouse no nome do primeiro som e escolha "linkage". No campo "Export this Symbol" da janela "Symbol Linkage Property", digite um identificador (ID) para ele. Nesse exemlo escolhemos "som1" e "som2", para o outro arquivo.

   Repita os passos para o outro arquivo também.


   Pronto, seus loops estão linkados com o filme. Se você gerar seu SWF agora, não ouvirá nada, mas já perceberá que ele já está bem maior em kbs. :))

Agora vamos disponibilizar os arquivos para tocar.

Vamos ao primeiro frame de seu filme e vamos inserir uma "frameAction".

loopUm = new Sound();
loopUm.attachSound("som1");
loopUmVar = true;
loopDois = new Sound();
loopDois.attachSound("som2");
loopDoisVar = true;

   Vamos entender esses códigos analizando os três primeiros, já que os outros três são repetidos para o segundo som.

loopUm = new Sound();
//aqui estou criando um novo objeto "Sound".
loopUm.attachSound("som1");
//estou anexando um som específico ao filme.
loopUmVar = true;
//aqui estou declarando uma variável que vai ser usado pelo botão desse som.

E o que vai nos botões afinal?

Antes de falar nos botões, eu coloquei dois campos de texto apenas para mostrar um texto confirmando se o som está tocando ou não. "loopUMText" e "loopDoisText".

   De volta aos botões, primeiro é preciso construir os mesmos. Copie duas instância para o palco e coloque:

on (release) {
if (loopUmVar) {
loopUm.start( 0, 10 );
loopUmVar = false;
loopUmText = "o som1 está tocando";
} else {
loopUm.stop( "som1");
loopUmVar = true;
loopUmText = "o som1 está parado";
}
}

Vamos ver:
on (release) {
O evento "on (Release)".

if (loopUmVar) {
Eu checo se a variavel "loopUmVar" está "true" ou "false". Essa condicional foi criada para mudar a ação do botão.

loopUm.start( 0, 10 );
Se for "true", dou um "start" no som do inicio (0) e peço a ele que faça dez loops (10).

loopUmVar = false;
Mudo o valor da variável, para que o botão não inicie mais o som, pois ele já está tocando.

loopUmText = "o som1 está tocando";
Mando esse valor para o campo de texto.

} else {
Aqui eu começo a dar outros comandos caso "loopUmVar" esteja "false".

loopUm.stop( "som1");
Parar o som, por exemplo. Aqui é necessário você digirar o identificador escolhido anteriormente. Caso contrário, todos os sons irão parar.

loopUmVar = true;
Retorno a variável para o valor no qual o botão volta a tocar o som.

loopUmText = "o som1 está parado";
Modifico o texto do campo.


Acho que é só isso, por enaqunto. Como já disse, o tutorial "controle de som" dá mais dicas sobre como manipular um arquivo sonoro. Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui o arquivo exemplo desse tutorial.



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