O
efeito tweening shape (interpolação de forma) é usado para transformar
um objeto em outro. É também conhecido também como morphing.
Para
esse efeito o objeto não pode ser grupo, símbolo, bloco de texto ou bitmap.
Para esses casos você terá que transformá-lo em shape, por meio do comando
brake apart (Ctrl+B). Além disso, como em qualquer interpolação, os objetos
devem estar na mesma camada.
Há
dois tipos de mistura possíveis.
1
- A Distributiva cria uma animação em que as formas intermediárias são
mais suaves e mais irregulares.
2
- A Angular cria uma animação que preserva os ângulos naturais e as linhas
retas nas formas intermediárias. A opção Angular serve somente para mesclar
formas com ângulos agudos e linhas retas. Se as formas escolhidas não
contiverem ângulos, o Flash reverterá para a interpolação de formas Distributiva
Além
de forma é possível também modificar cores e posição. Vamos ver como fizemos
o exemplo acima.
1
- No primeiro keyframe, desenhe um quadrado, delete seu contorno e pinte-o
de verde.
2
- Pressione F7 no keyframe 30 para incluir um keyframe vazio e nele desenhe
um círculo, também sem contorno, e pinte-o de amarelo.
3
- No keyframe 60 insira novo blank keyframe e desenhe um triângulo azul
ainda sem contorno.
4
- Posicione-os como desejar. Agora que já temos os três objetos, vamos
criar a interpolação.
5
- clique no primeiro frame da animação. Abra a panel Frame (Window / Panel
/ Frame). - Em tweeneng escolha shape.
- Em Easing deixe 0 mesmo.
- Em blend ecolha distributive.
6-
Faça o mesmo no frame 30.
obs:
Para fazer o movimento inverso, selecione toda a camada, copie os frames
e cole-os a partir do frame 61. Depois selecione esses novos frame, clique
com o botão direito do mouse e escolha "Revert Frames".
Dá
par fazer um efeito entre imagem e texto?
Porque
não? Siga esses passos.
1
- Importe um bitmap (Ctrl+R).
2
- Selecione a imagem e dê um Break Apart (Ctrl+B).
3
- Insira um blank keyframe no frame 50 da linha do tempo (F7).
4
- Digite uma palavra qualquer.
5
- Selecione o texto e novamente dê um Break Apart. Como você pode observar,
tanto o texto quanto o bitmap foram transformados em shapes.
6
- Selecione o primeiro keyframe e na Panel Frame escolha "Tweening shape"
e em blend, "Angular".
7
- Ctrl+Enter para testar seu movie.
Mas
e para objetos mais complexos?
Em
muitos casos, a transformação com objetos mais complexos pode não ficar
boa. Veja o exemplo à direita do filme abaixo. O exemplo da esquerda,
foi feito utilizando Referências de Forma (Shape Hints) para controlar
a transformação.
O
efeito Shape Hints contêm letras (de a até z) para identificar uma correspondência
na forma inicial e final. São permitidas até 26 referências de forma.
Vamos ver como foi feito o exemplo da esquerda.
1
- Digite o número 1 com a fonte Futura black. dê um Break Apart (Ctrl+B)
para transformar em Shape.
2
- Pressione F7 no keyframe 30 para criar um blank keyframe. Digite o número
2 e novamente pressione Crtl+B.
3
- Selecione o primeiro keyframe e na panel frame escolha Tweening shape
e em blend, distributive.
4
- Selecione o keyframe 1 e no menu Modify, escolha Transform < Add Shape
Hints. Será exibida uma bola com a letra A.
5
- Arraste o A para uma extremidade do número 1.
6
- Clicando no botão direito do mouse em cima do A, escolha Add Hints.
Será exibido uma bola com a letra B.
7
- Arraste o B para a outra extremidade do quadrado. Veja o exemplo abaixo.
8
- Selecione o keyframe 30 na linha do tempo. No número 2 serão criados
automaticamente os mesmo hints que você criou no número 1.
9
- Arraste-os para as extremidade correspondentes.
10
- Crtl + Enter, para ver o resultado.
Observações
finais
A
opção Easing (atenuação) controla a aceleração da interpolação. Com números
positivos a animação será mais rápida no começo e mais lenta no fim. Por
outro lado, com números negativos a animação transcorrerá mais lenta no
começo e mais rápida no fim. Com a atenuação no meio da faixa, a interpolação
de formas ocorre a uma taxa regular por todos os quadros.
Na
interpolação de formas complexas, crie formas intermediárias e interpole-as,
em vez de tão somente definir uma forma de início e fim.
Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados