RÔMULO NUNES (32 pts)

DAAFY (55 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

GÉRIO (93 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

PANDOGO (82 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Algumas dicas sobre fontes e tipografia

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

Preciso formatar valores numéricos em moedas, com dois caracteres depois da vírgula.

Porque algumas vezes o flashplayer abre o browser e não o editor de email quando uso 'mailto'?

Como desenhar, simulando dinamicamente a ferramenta caneta do Flash?

Queria fazer um sistema de busca.

Como eu faço para configurar uma pausa (delay)dinamicamente no filme?

Quando fazer um CD ROM em Flash?

Como faço para um certo objeto seguir o mouse, mas não por toda a cena?

Como exportar/importar somente algumas variáveis da timeline principal?

Novo software une animação em 3D ao Flash

Estou com problemas em condicionais IF.

Existe algum modo de definir quais variáveis vão ser enviadas pelo POST do flash?

Preciso criar uma interação Asp + Flash para login e senha.
Carregando SWFs em diferentes níveis.

Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

Janela popup.

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Objeto array.

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Formatação Encoded e Decoded

Janelas pop-up e semi-full no flash

Frases randômicas

Bate-papo com Dennis Baldwin - FlashCFM.com
Menu orbita

Borboleta

Easing trail

Following

Natal Noel

XML menu

Manchas

Arrays

Regressivo

F5 loading scene

Typetext

Cursor
HOME | TUTORIAIS
Tweening shape (interpolação de forma)
por Alexandre Porto

O efeito tweening shape (interpolação de forma) é usado para transformar um objeto em outro. É também conhecido também como morphing.

   Para esse efeito o objeto não pode ser grupo, símbolo, bloco de texto ou bitmap. Para esses casos você terá que transformá-lo em shape, por meio do comando brake apart (Ctrl+B). Além disso, como em qualquer interpolação, os objetos devem estar na mesma camada.

   Há dois tipos de mistura possíveis.

1 - A Distributiva cria uma animação em que as formas intermediárias são mais suaves e mais irregulares.

2 - A Angular cria uma animação que preserva os ângulos naturais e as linhas retas nas formas intermediárias. A opção Angular serve somente para mesclar formas com ângulos agudos e linhas retas. Se as formas escolhidas não contiverem ângulos, o Flash reverterá para a interpolação de formas Distributiva

   Além de forma é possível também modificar cores e posição. Vamos ver como fizemos o exemplo acima.

1 - No primeiro keyframe, desenhe um quadrado, delete seu contorno e pinte-o de verde.

2 - Pressione F7 no keyframe 30 para incluir um keyframe vazio e nele desenhe um círculo, também sem contorno, e pinte-o de amarelo.

3 - No keyframe 60 insira novo blank keyframe e desenhe um triângulo azul ainda sem contorno.

4 - Posicione-os como desejar. Agora que já temos os três objetos, vamos criar a interpolação.

5 - clique no primeiro frame da animação. Abra a panel Frame (Window / Panel / Frame). - Em tweeneng escolha shape.
- Em Easing deixe 0 mesmo.
- Em blend ecolha distributive.

6- Faça o mesmo no frame 30.

obs: Para fazer o movimento inverso, selecione toda a camada, copie os frames e cole-os a partir do frame 61. Depois selecione esses novos frame, clique com o botão direito do mouse e escolha "Revert Frames".

Dá par fazer um efeito entre imagem e texto?

Porque não? Siga esses passos.

1 - Importe um bitmap (Ctrl+R).

2 - Selecione a imagem e dê um Break Apart (Ctrl+B).

3 - Insira um blank keyframe no frame 50 da linha do tempo (F7).

4 - Digite uma palavra qualquer.

5 - Selecione o texto e novamente dê um Break Apart. Como você pode observar, tanto o texto quanto o bitmap foram transformados em shapes.

6 - Selecione o primeiro keyframe e na Panel Frame escolha "Tweening shape" e em blend, "Angular".

7 - Ctrl+Enter para testar seu movie.

Mas e para objetos mais complexos?

Em muitos casos, a transformação com objetos mais complexos pode não ficar boa. Veja o exemplo à direita do filme abaixo. O exemplo da esquerda, foi feito utilizando Referências de Forma (Shape Hints) para controlar a transformação.

O efeito Shape Hints contêm letras (de a até z) para identificar uma correspondência na forma inicial e final. São permitidas até 26 referências de forma. Vamos ver como foi feito o exemplo da esquerda.

1 - Digite o número 1 com a fonte Futura black. dê um Break Apart (Ctrl+B) para transformar em Shape.

2 - Pressione F7 no keyframe 30 para criar um blank keyframe. Digite o número 2 e novamente pressione Crtl+B.

3 - Selecione o primeiro keyframe e na panel frame escolha Tweening shape e em blend, distributive.

4 - Selecione o keyframe 1 e no menu Modify, escolha Transform < Add Shape Hints. Será exibida uma bola com a letra A.

5 - Arraste o A para uma extremidade do número 1.

6 - Clicando no botão direito do mouse em cima do A, escolha Add Hints. Será exibido uma bola com a letra B.

7 - Arraste o B para a outra extremidade do quadrado. Veja o exemplo abaixo.

8 - Selecione o keyframe 30 na linha do tempo. No número 2 serão criados automaticamente os mesmo hints que você criou no número 1.

9 - Arraste-os para as extremidade correspondentes.

10 - Crtl + Enter, para ver o resultado.

Observações finais

A opção Easing (atenuação) controla a aceleração da interpolação. Com números positivos a animação será mais rápida no começo e mais lenta no fim. Por outro lado, com números negativos a animação transcorrerá mais lenta no começo e mais rápida no fim. Com a atenuação no meio da faixa, a interpolação de formas ocorre a uma taxa regular por todos os quadros.

Na interpolação de formas complexas, crie formas intermediárias e interpole-as, em vez de tão somente definir uma forma de início e fim.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário