GUILHERME G.G. (137 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

É necessário criar um objeto para usar o prototype?

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Animate - Fireworks

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Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

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Tweening shape (interpolação de forma)
por Alexandre Porto

O efeito tweening shape (interpolação de forma) é usado para transformar um objeto em outro. É também conhecido também como morphing.

   Para esse efeito o objeto não pode ser grupo, símbolo, bloco de texto ou bitmap. Para esses casos você terá que transformá-lo em shape, por meio do comando brake apart (Ctrl+B). Além disso, como em qualquer interpolação, os objetos devem estar na mesma camada.

   Há dois tipos de mistura possíveis.

1 - A Distributiva cria uma animação em que as formas intermediárias são mais suaves e mais irregulares.

2 - A Angular cria uma animação que preserva os ângulos naturais e as linhas retas nas formas intermediárias. A opção Angular serve somente para mesclar formas com ângulos agudos e linhas retas. Se as formas escolhidas não contiverem ângulos, o Flash reverterá para a interpolação de formas Distributiva

   Além de forma é possível também modificar cores e posição. Vamos ver como fizemos o exemplo acima.

1 - No primeiro keyframe, desenhe um quadrado, delete seu contorno e pinte-o de verde.

2 - Pressione F7 no keyframe 30 para incluir um keyframe vazio e nele desenhe um círculo, também sem contorno, e pinte-o de amarelo.

3 - No keyframe 60 insira novo blank keyframe e desenhe um triângulo azul ainda sem contorno.

4 - Posicione-os como desejar. Agora que já temos os três objetos, vamos criar a interpolação.

5 - clique no primeiro frame da animação. Abra a panel Frame (Window / Panel / Frame). - Em tweeneng escolha shape.
- Em Easing deixe 0 mesmo.
- Em blend ecolha distributive.

6- Faça o mesmo no frame 30.

obs: Para fazer o movimento inverso, selecione toda a camada, copie os frames e cole-os a partir do frame 61. Depois selecione esses novos frame, clique com o botão direito do mouse e escolha "Revert Frames".

Dá par fazer um efeito entre imagem e texto?

Porque não? Siga esses passos.

1 - Importe um bitmap (Ctrl+R).

2 - Selecione a imagem e dê um Break Apart (Ctrl+B).

3 - Insira um blank keyframe no frame 50 da linha do tempo (F7).

4 - Digite uma palavra qualquer.

5 - Selecione o texto e novamente dê um Break Apart. Como você pode observar, tanto o texto quanto o bitmap foram transformados em shapes.

6 - Selecione o primeiro keyframe e na Panel Frame escolha "Tweening shape" e em blend, "Angular".

7 - Ctrl+Enter para testar seu movie.

Mas e para objetos mais complexos?

Em muitos casos, a transformação com objetos mais complexos pode não ficar boa. Veja o exemplo à direita do filme abaixo. O exemplo da esquerda, foi feito utilizando Referências de Forma (Shape Hints) para controlar a transformação.

O efeito Shape Hints contêm letras (de a até z) para identificar uma correspondência na forma inicial e final. São permitidas até 26 referências de forma. Vamos ver como foi feito o exemplo da esquerda.

1 - Digite o número 1 com a fonte Futura black. dê um Break Apart (Ctrl+B) para transformar em Shape.

2 - Pressione F7 no keyframe 30 para criar um blank keyframe. Digite o número 2 e novamente pressione Crtl+B.

3 - Selecione o primeiro keyframe e na panel frame escolha Tweening shape e em blend, distributive.

4 - Selecione o keyframe 1 e no menu Modify, escolha Transform < Add Shape Hints. Será exibida uma bola com a letra A.

5 - Arraste o A para uma extremidade do número 1.

6 - Clicando no botão direito do mouse em cima do A, escolha Add Hints. Será exibido uma bola com a letra B.

7 - Arraste o B para a outra extremidade do quadrado. Veja o exemplo abaixo.

8 - Selecione o keyframe 30 na linha do tempo. No número 2 serão criados automaticamente os mesmo hints que você criou no número 1.

9 - Arraste-os para as extremidade correspondentes.

10 - Crtl + Enter, para ver o resultado.

Observações finais

A opção Easing (atenuação) controla a aceleração da interpolação. Com números positivos a animação será mais rápida no começo e mais lenta no fim. Por outro lado, com números negativos a animação transcorrerá mais lenta no começo e mais rápida no fim. Com a atenuação no meio da faixa, a interpolação de formas ocorre a uma taxa regular por todos os quadros.

Na interpolação de formas complexas, crie formas intermediárias e interpole-as, em vez de tão somente definir uma forma de início e fim.



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