GUILHERME G.G. (137 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

ZECA BALA (45 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

NETO LEAL (116 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

STICKMAN (155 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Existe alguma forma de o flash detectar se um load movie já foi carregado e executar uma ação depois disso.

Para dominar o load movie, precisa saber apenas isto.

Como faço para ler o conteúdo de uma variável do Flash com JS?

Perguntas com quatro alternativas.

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

Na função JS da janela popup, para que serve, o "void(0)"?

Como alterar duas propriedades de um objeto num só evento de um botão?

Como faço para sortear (random) uma imagem de fundo a cada vez que o filme é carregado?

Eu não consigo entender como funciona o loop FOR para duplicar movieclips.

Tem como fazer uma barra de rolagem (scroll bar) colorida?

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Objeto flutuante e gravidade.

Queria fazer um objeto subir e descer sob o comando de botões no roll over.

Como fazer um botão comutador do tipo play e stop?
Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Tweening shape (interpolação de forma)

3D Wireframe - segunda parte

Jogo dos 7 erros.

Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Objeto Math.

Elasticidade com ActionScript.

Local Shared Objects primeira parte.

Menu estático.

Efeito de Fogo no Photoshop

Barneys_menu.

Code Animation - Parte 2
Call

Duplication

Relógio analógico

Slide menu fotos

Personagem animado

Xbox f5

Céu estrelado

Mascara de cor

HitTest e SwapDepths

Zoom e movimento

Motion guide

Mouse recorder
HOME | TUTORIAIS
Fireworks, o patinho feio da Macromedia.
por Amaury Bentes

É um grande prazer poder estar aqui regularmente com vocês falando sobre o meu programa favorito: O Fireworks. Sempre digo que ele é "o patinho feio da Macromedia"; porque como o personagem da história infantil, apesar do seu enorme potencial, costuma ser desprezado em favor do PhotoShop, até por usuários entusiastas do Dreamweaver e principalmente pelos do Flash. Basta comparar a quantidade de sites, newsgroups e fóruns existentes sobre esses programas, com os seus equivalentes que tratam do Fireworks. Ou a quantidade de inscritos nas listas de discussão sobre eles. Um participante de uma lista sobre Flash da qual faço parte, chegou a postar uma mensagem na qual afirmava que o Fireworks era um excelente programa para se fazer "botões bonitinhos", comparando-o depreciativamente com o PhotoShop.

   Essa opinião é muito mais comum do que se pensa; na verdade é muito mais um preconceito que demonstra total desconhecimento das potencialidades desse maravilhoso software cujo único pecado, como ocorria com o patinho feio da história, é não mostrá-las claramente logo à primeira vista.

   Longe de mim falar mal do PhotoShop, que também considero um programa de valor inestimável. Indispensável, mesmo, a quem deseja aprofundar-se nos mistérios do tratamento gráfico de imagens, sejam estas para a Web ou para mídia impressa. Mas nunca consegui ver os dois softwares como concorrentes, apesar da existência de certos recursos semelhantes em ambos, eles são, na minha opinião, muito mais complementares do que concorrentes. A questão fundamental aqui é que, por não serem óbvios, os recursos e possibilidades mais interessantes Fireworks são muito pouco conhecidos, o que leva a opiniões falsas como a expressada por aquele usuário; e o que é pior, faz com que muitas pessoas não se interessem em aprendê-lo por imaginarem que se investirem tempo ou recursos no seu estudo, aprenderão no máximo a criar "botões bonitinhos".

   A intenção da Fireworks Tips é contribuir para desfazer esse lamentável mal-entendido e quem sabe, conquistar a atenção de uma parte da enorme massa de usuários Flash para os imensos recursos do Fireworks.

   Apesar do título desta coluna, a Ponto Flash nos deu plena liberdade de escolha em relação aos temas aqui tratados. Por isso podem considerá-la uma coluna sobre dicas e assuntos relacionados ao webdesign em geral, mas com forte ênfase no Fireworks 4.0. Isso quer dizer que eventualmente poderei estar abordando algum recurso interessante de outro programa que tenha a ver com o universo da Web, seja na criação de páginas, como o Dreamweaver ou o FrontPage, na indicação de dicas de softwares auxiliares para o nosso trabalho, ou na criação e edição gráfica, propriamente dita, como o Corel Draw, o FreeHand ou porque não, o PhotoShop? No entanto o foco principal será sempre o Fireworks. Os outros programas ou ferramentas serão abordados apenas quando:

a) No caso de programas completos, como os citados acima, permitirem o emprego de algum recurso interessante não existente no Fireworks mas que seja muito útil para o design ou para a obtenção de determinados efeitos.

b) No caso de ferramentas individuais, fornecerem algum recurso muito útil, de fácil e rápida utilização, normalmente não existente nos softwares comerciais mais conhecidos. A maioria destes se enquadra nas categorias shareware ou freeware.

   Eventualmente, poderemos dedicar um ou outro artigo à explicação de alguns conceitos úteis usados no Fireworks ou em webdesign em geral, desde que o entendimento dos mesmos seja importante para a nossa atividade. E last, but not least, como eu bem poderia dizer se estivesse escrevendo em inglês, dicas comentadas sobre os inúmeros links com tutoriais de extraordinária qualidade sobre o nosso patinho feio que em breve vocês passarão a apreciar em sua real dimensão: a de um belo cisne macromediano!

 

 



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário