EDUARDO WALMOTT (226 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

MANGOOST (80 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

FLASHGURU (155 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

PANDOGO (82 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Contagem regressiva de data

Gostaria que 180 imagens se alternassem no Flash de 4 em 4 segundos.

Gostaria de fazer dois olhos 'olhando' para o mouse.

Como faço para acionar MCs sobrepostos ou seja acionar um MC e deselecionar o outro que está uma camada acima.

Gostaria de um help com uma enquete no flash com ASP.

Como posso fazer para que um objeto possa rodar no palco?

Um movie clip, em uma cena, pode continuar, em outra cena, de onde parou?

Como eu faço para eliminar as barras de rolagem do navegado IE.

Como achar o valor da Hipotenusa de um triângulo? Usando Math?

Para arrastar um objeto ainda é melhor usar DragMovieclip com 'updateAfterEvent()'?

Como setar _alpha para um texto criado dinamicamente no FlashMX?

Eu quero fazer um degradê de uma cor opaca para uma transparente.

Como fazer com que a seqüência dos campos sejam seguidos ao se pressionar a tecla TAB?

Existe algum método no LoadVariables que funcione como POST e GET simultaneamente?
Duplicate Movieclip.

Fontes no Flash - campos de texto e HTML

Efeito de texto esticado (stretched text).

Compartilhando fontes

Includes.

Máscara com gradiente.

Objetos e classes

Calendário dinâmico

Como enevoar as bordas de uma imagem no Fireworks.

Relógio analógico

Funções de actionscripts

Máscara
Outlines

Imagem transparente

Collision gravity

Cofre mask

Combobox

Trocar cor de fundo

Sistema de notícias Flash+PHP

Ondas

Visibilidade

Mapa - Países com E

Book of pages

Dynamic
HOME | TUTORIAIS
Como criar objetos 3D no Fireworks.
por Amaury Bentes

Criar uma esfera a partir de um círculo

01 - Usando a tecla de constrição [Shift], crie um círculo pefeito com a ferramenta Ellipse.

02 - Selecione-a com a ferramenta Pointer e aplique um dégradé (isto é, um gradiente) Radial, na caixa de opções "Fill category" no Painel "Fill". Você poderá ver o resultado na figura à sua direita.

Se desejar, poderá editar o dégradé para fazer com que a transição se dê entre outras cores, a fim de obter um efeito mais espetacular, como por exemplo preto/dourado ou preto/vermelho. Para isso, você deverá clicar na opção Edit Gradient... no menu pop-up do painel Fill, conforme indicado na figura.

03 - Clique no pequeno ponteiro quadrado da esquerda e aplique a cor vermelha, mantendo em preto o ponteiro da extremidade direita.

04 - Clique na ferramenta Paint Bucket, ou Lata de Tinta para selecioná-la. Em seguida, clique no objeto. Surgirá um vetor horizontal, com um ponto na extremidade esquerda e um quadrado na extremidade direita. O ponto controla a direção de aplicação das cores e o quadrado o ângulo de rotação do dégradé.

05 - Arraste o ponto em direção à extremidade superior esquerda do círculo (direção Noroeste) e faça com que essa posição assuma o centro da aplicação do dégradé.

06 - Para tornar a esfera mais clara, dando a ela uma superfície "lunar" (ou talvez, "marciana"), arraste para a direita o pequeno quadrado da extremidade. Tenha o cuidado para não alterar o ângulo, ao puxar.
Para garantir que o ângulo de deslocamento não seja alterado, você poderá manter [Shift] pressionada quando estiver realizando esse movimento.

Desloque o centro do dégradé
Leve o quadrado p/ a direita
O Resultado Final

Criar um cilindro a partir de duas elipses e um retângulo

Ao contrário do exemplo anterior, onde criamos um poliedro (a esfera) a partir do polígono equivalente (o círculo), aqui não é possível aplicar o mesmo procedimento, pois o cilindro é uma figura um pouco mais complexa. À primeira vista pode parecer que uma técnica semelhante poderia ser aplicada para derivar o cilindro a partir de um retângulo de cantos arredondados. Mas se tentar realizar tal operação, talvez consiga criar um belo escudo para ilustrar um fanzine com quadrinhos sobre as aventuras de um samurai. Mas dificilmente obterá algo semelhante um cilindro.

Devo agradecer à minha querida amiga Linda Rathegeber por ter me ensinado a técnica das duas elipses. Há algum tempo Linda presenteou-me com dois exemplares do seu magnífico livro "Playing with Fire" editado pela Hungry Minds Inc., no qual, por coicidência, há um exercício que aplica uma técnica semelhante à que ora apresento.

01 - Puxe duas guias horizontais paralelas, cada uma coincidindo com uma das extremidades do retângulo que será desenhado a seguir.

02 - Certifique-se de que "Snap to Guides" esteja ativado e desenhe o retângulo de acordo com o especificado no passo anterior.

03 - Desenhe uma elipse cortada simetricamente ao meio pelo lado superior do retângulo.

04- Clone essa elipse usando a opção do menu Edit ou usando a combinação de teclas [Ctrl]+[Shift]+[D].

05 - Use a seta para baixo do teclado para levar a elipse clonada até a extremidade inferior do retângulo, posicionando-o da mesma forma que a original. Observe a figura para entender os cinco passos iniciais do exercício.

06 - Agora selecione ao mesmo tempo o retângulo e a elipse inferior (use a tecla [Shift] para isso).

07 - Clique em Modify>Combine>Union
A elipse e o retângulo serão fundidos em um objeto único. Esta etapa é necessária para criarmos o fundo arredondado do nosso cilindro. Veja a forma obtida na figura abaixo:

É preciso eliminar a linha horizontal que divide a elipse na parte superior do cilindro. Não é preciso usar a faca, borracha ou algum outro instrumento radical. No entanto é necessário que a elipse esteja preenchida, de preferência com branco.

08 - Selecione a elipse e com a lata de tinta (Paint Bucket Tool) preencha com branco.

09 - Aproveitando o fato dela já se encontrar selecionada traga-a para a frente do outro objeto usando para isso o comando de menu Modify>Arrange>Bring to Front.
E aqui você tem a oportunidade de aprender um atalho de teclado tão útil quanto pouco conhecido dos usuários: [Ctrl]+[Shift]+[Setinha para Cima] para trazer um objeto para a frente de todos os outros, assim como a sua contrapartida,[Ctrl]+[Shift]+[Setinha para Baixo] que o envia para trás de todos eles.

Com a forma correta, agora basta apenas usar o truque do preenchimento, na superfície do retângulo e na elipse, para criar a ilusão de um objeto tridimensional. Isso será mais uma vez feito através da aplicação de gradientes. No entanto é preciso escolher cuidadosamente as tonalidades usadas na transição das cores, já que a transição deve ser a mais suave possível e respeitando a direção de um suposto foco de luz que incide sobre o objeto. As cinco cores seguintes podem ser usadas em um dégradé linear e nesta ordem, para a obtenção de um excelente resultado:

#000000 #6A654D #A8A480 #D0C4B0 #FFFFFF #D0C4B0 #A8A480 #6A654D #000000

A cor de ambas as extremidades do painel de edição do gradiente é o preto. A cor do ponteiro central é o branco. Observe ainda que as cores são posicionadas simetricamente a partir do centro branco. Reproduzimos abaixo tanto o painel de edição de gradiente quanto a sua aplicação à superfície externa do "cilindro" (na verdade o retângulo fundido à elipse inferior).

10 - Desselecione a elipse e selecione o outro objeto.
11 - Escolha Window>Fill e na caixa de seleção da categoria selecione "Linear".
Por default o Fireworks preencherá o objeto com um dégradé linear do tipo White,Black, do branco para o preto. Você deverá editar esse dégradé para nele incluir as cores acima.

12 - Clique no pequeno triângulo apontando para a direita que abre o menu pop-up do painel Fill.
13 - Clique na opção "Edit Gradient".
14 - Crie ponteiros que apliquem o dégradé com a transição de cores acima recomendada.

Para dar uma aparência mais realista ao nosso cilindro é preciso acrescentar alguns detalhes. Por exemplo, é aconselhável que a parte branca, mais iluminada seja deslocada um pouco para a esquerda, ao invés de posicionar-se exatamente no centro. Também precisamos aplicar o mesmo gradiente na elipse para criar uma ilusão de profundidade interna no cilindro.

15 - Clique no centro do objeto para exibir o vetor do gradiente.
Caso o vetor não apareça, selecione a ferramenta Paint Bucket e clique novamente no objeto.

16 - Desloque a extremidade quadrada do vetor levemente para a esquerda conforme mostrado na figura.

17 - Aplique um dégradé semelhante na elipse da parte superior do objeto

18 - Da mesma forma, altere o centro de iluminação desta, porém deslocando o vetor em sentido contrário, de modo que a luz branca fique posicionada um pouco à direita do centro da elipse.

Para criar uma idéia de profundidade no interior do cilindro, você pode reduzir o brilho da elipse:

19 - Selecione apenas a elipse na parte superior do cilindo.
20 - Abra o painel Effect selecionando a opção Brigntness/Contrast
21 - Diminua o valor de Brightness para algo em torno de -35 a -40%

Para melhorar ainda mais a aparência do cilindro selecione-o e elimine o seu traço, isto é o seu contorno (Não confunda "traço" ou contorno com "traçado", aquilo que é conhecido como "Path" em programas vetoriais como o Freehand ou o Corel, e que também é um conceito do Fireworks).

22 - Selecione tudo com [Ctrl]+[A].
23 - No painel Stroke aplique "None" na caixa de seleção "Stroke Category".

Parabéns! O seu cilindro está pronto, e ficou uma "belezura", como dizem os falsos baianos das novelas da Globo.

Em seu livro, Linda Rathegeber sugere a aplicação de um efeito Gaussian Blur entre 0.4 e 0.6 na elipse a fim de reduzir um eventual efeito de serrilhado nas bordas superiores do objeto. Essa técnica também foi aplicada à figura acima.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário