MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

DAAFY (55 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como salvar uma variável do Flash dentro de um XML ou ASP?

Técnica para facilitar o acesso de documentos XML pelo Flash.

Como fazer uma impressão (print) somente em um determinado frame no Flash?

Algumas dicas para otimizar seu arquivo.

Quero uma seqüência de fotos passando continuamente sem intervalos.

Como se faz o efeito de aumentar a janela popup do site www.tribal.com.br?

Como alterar o alpha (fade) de um botão no mouseOver e mosuseOut?

Porque o loop FOR..IN nem sempre gera o mesmo resultado do FOR convencional?

Propriedades e métodos não documentados do FlashMX?

Estou tentando utilizar o objeto sound do flash, mas não consegui ainda.

Como faço um menu popup fechar o item aberto quando abro outro?

Quero tocar 3 vezes um som e depois da terceira vez, iniciar outro som.

É possível exportar um vídeo no Premiere para MPEG?

Quero alterar as cores de um movieclip dinamicamente através de actions.
Scroll - Rolagem de textos e Imagens

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.

Mouse trail.

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Post comments (Livro de Visitas)

Objeto Movieclip - introdução

O "X" do MacOS no PhotoShop

Variáveis de arquivos de texto.

Movimento por meio de actionscript

Como criar objetos 3D no Fireworks.

Colisão (hitTest)
Scroll velo over

Cortinas

Statusload

Carro com Tweening

HTML edit

Slide desk

ICQ

Preload com ampulheta

Plasma

Televisão

Menu HitTest

Move to point
HOME | TUTORIAIS
Degradé com tons metálicos - Fireworks
por Amaury Bentes

Às vezes desejamos aplicar dégradés com tons metálicos a um objeto qualquer. Objetos com tons metálicos possuem uma bela aparência e dão um ar profissional à página, principalmente quando simulam metais nobres como o ouro, a prata ou o bronze. Mas da mesma forma que o valor desses metais se deve a sua raridade, você também não deve abusar desse recurso que é usado principalmente para chamar a atenção para o objeto no qual é aplicado. Uma página com muitos objetos com dégradés metálicos não teria muito sentido.

   A maior dificuldade na criação dessa espécie de dégradé é definir as cores que irão formá-lo, já que não são tons comuns e devem ser buscados dentre as milhões de possibilidades existentes no conjunto de cores de 24 bits.

   Vamos aprender como aplicar alguns desses gradientes. Anote os valores RGB dos mesmos para quando tiver necessidade de aplicar um deles.

Criar um cilindro a partir de duas elipses e um retângulo

01 - Crie um objeto fechado qualquer que possa ser preenchido.
02 - Clique no objeto para selecioná-lo.
03 - Clique em Window>Fill para abrir o painel de mesmo nome

04 - Na caixa de seleção "Categoria de Preenchimento" escolha a opção "Linear"

   Por default o Fireworks preencherá o objeto com um dégradé linear do tipo White,Black, do branco para o preto. Você deverá editar esse dégradé para nele incluir as seqüências de cores que irão simular os tons metálicos.

05 - Clique no pequeno triângulo apontando para a direita que abre o menu pop-up do painel Fill.
06 - Clique na opção "Edit Gradient".
07 - Crie ponteiros que apliquem o dégradé com a transição de cores adequada para cada metal.

   É preciso escolher cuidadosamente as tonalidades usadas na transição das cores, já que a transição deve ser a mais suave possível e respeitando a direção de um suposto foco de luz que incide sobre o objeto, aliás, nós já utilizamos esse truque na tip nº2 para criar um cilindro metálico. Vamos usar a mesma seqüência de cores para criar uma textura de bronze e seqüências diferentes para simular outros metais.

BRONZE:

Seqüência das Cores:

#000000  #6A654D  #A8A480  #D0C4B0  #FFFFFF  #D0C4B0  #A8A480 #6A654D  #000000

   A cor de ambas as extremidades do painel de edição do gradiente é o preto. A cor do ponteiro central é o branco. Observe ainda que as cores são posicionadas simetricamente a partir do centro branco e que cinco foram utilizadas.

APARÊNCIA DO PAINEL:

OURO:

Seqüência das Cores:

#5C2E03  #835603  #CBA859  #FFE681  #FFFFCC  #FFFFFF  #FFFFCC #FFE681  #CBA859  #835603  #5C2E03

   Neste exemplo foi usada mais uma cor, num total de seis sendo #FFFF (branco), a cor central. Observe o posicionamento dos pequenos quadrados que definem a localização de cada cor no interior do objeto.

APARÊNCIA DO PAINEL:

COBRE:

Seqüência das Cores:

#804100  #FFC99  #FFFFFF  #FFC99  #804100

   No próximo exemplo, a seqüência de cores para os tons de cobre utiliza apenas três cores distintas.

APARÊNCIA DO PAINEL:

PRATA:

Seqüência das Cores:

#333300  #6A654D   #F2F2FFF  #FFFFFF  #F2F2FF  #6A654D  #333300

   Aqui foram usadas quatro cores. Observe que na linha acima, para facilitar a sua visualização, a cor aplicada ao código #FFFFFF, que representa o branco, não corresponde ao exibido na tela ao contrário do que ocorre com os outros valores.

APARÊNCIA DO PAINEL:


   Não basta utilizar a mesma seqüência de cores dos exemplos para criar a textura metálica. É muito importante respeitar também a posição dos pequenos retângulos referentes às cores do gradiente, que varia em cada um deles. Na ilustração final, podemos ver o resultado da aplicação das quatro texturas a uma forma, que além da aparência metálica, cria também uma ilusão tridimensional em cada uma das duplicatas.

 



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário