RÔMULO NUNES (32 pts)

DAAFY (55 pts)

ZECA BALA (45 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Gostaria de saber como faço para um certo objeto seguir o mouse, mas não por toda a cena.

Quero que mouse seja substituído por um mocieclip apenas num determinado local.

Como coloco um vídeo em meu filme?

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Queria que minha página em HTML tivesse aquele script de data e hora.

Problemas com o caminho do tell target.

É possível usar campos dinâmicos em uma máscara?

Como se cria uma variável global?

Alguém sabe se existe um jeito de fazer um movie clip aparecer em locais aleatorios da tela?

Porque um botão dentro de um movie clip não envia comandos para uma cena?

Com o LocalConnection do FlashMX, posso enviar variáveis para outro SWF?

Como atribuir um valor numérico às letras de uma palavra e depois somar esses valores?

Como faço o loading bem simples?

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.
Shapes arredondados no PhotoShop.

Flash e X-Technologies · A Nova Ordem do Mundo?

Shake - navegador tremendo.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Conceitos de Design - Apresentação.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (primeira parte)

Menu com tooltip usando actionscript.

Exibir páginas em ASP com o componente TexArea do FlashMX2004

Macromedia Flash - Tendências

Menu estático.

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Menu infinito
Cmponente Radio Button

F5menu popup

Dynamic menu

Ampulheta

Hidden menu

Máscara simples

Spyral draw

Slicemenu 2

Shape tween animado

Preload com ampulheta

Position

Type 2
HOME | TUTORIAIS
O desenho animado abrindo sites.
por Jota Lago

Essa matéria pode ser encontrada na revista "Digital Designer", edição nº 28, mês de Março de 2001.


Existem algumas formas de divulgação do site de uma empresa pela internet. Poderíamos citar os banners como uma das mais utilizadas. Entretanto, tenho sido contratado para fazer a divulgação de algumas "Homes" utilizando uma forma que certamente se espalha pela rede com muita rapidez.

   São as animações de aberturas para sites, divulgadas por e-mail. O internauta recebe apenas um link. Este ao ser clicado o levará a assistr a animação, que no final carregará automaticamente a página da empresa. Existem pontos a destacar:

Primeiro. Receber um e-mail com um link de uma animação, de um amigo ou não, é muito mais confiável do que abrir um executável que poderá estar carregando um desses vírus poderosíssimos que estão à solta pelo ciberespaço.

Segundo. A curiosidade do ser humano faz com que, nesse caso, o seu dedo indicador teime em clicar naquelas lindas palavrinhas em destaque que irão mostrar um belo desenho animado.

Terceiro e mais importante. A rapidez com que os e-mails rodam pela rede, certamente fará com que sua página seja visitada muitas vezes.

Dentro desse contexto, realizei alguns trabalhos e vou destacar à seguir, uma animação de Natal para uma empresa do Ceará, a Digital Design. Vou descrever o processo pelo qual toda a criação foi submetida, desde a definição do Mascote até a finalização deste trabalho.

Criação do Mascote:

A empresa, através de Adriano Macedo, sugeriu um mascote que tivesse algo em comum
com sua Home que é bem techno. Poderia ou não, ser uma figura humana. Nesse momento criei vários mascotes diferenciados (nove no total).


os nove mascotes criados por mim.

   Após a verificação por parte da empresa, optou-se por uma nova prova baseada no traço do terceiro mascote. Criei mais seis amostras e enviei para avaliação. A opção três foi a escolhida.


detalhe em amarelo da opção escolhida.

   Pronto! Estava criado o mascote da empresa, que através de uma promoção com os internautas, recebeu o nome de Digit.


Apresento-lhes ... Digit.

 

O cartão de Natal :

O primeiro passo foi a elaboração do roteiro e prá combinar com o Digit, algo espacial. Fiz um rápido story board e deixei a imaginação livre para criar durante a execução do serviço no Flash. Abri um novo documento apenas para os outros personagens. Procurei dar uma atenção especial aos movimentos, por isso utilizei Movie dentro de Movie, e este dentro de outro Movie, etc..

   O primeiro personagem do espaço, entra em cena andando com um som cômico imitando seus passos. Ele retira seu presente do saco de papai Noel e sai.


primeiro personagem espacial.

   Para que não ficasse algo repetitivo, queria que o segundo ET chegasse de uma outra forma, algo mais inesperado. Então me lembrei de uma técnica comum, a mask, mais um movie acompanhando-a durante a transição. Ainda não havia testado na prática essa união e era o momento para que experimentasse. Fiz um pequeno movie de borbulhas espaciais e o efeito ficou como o esperado.


Aparição do segundo ET.

   O terceiro personagem, imaginei que poderia ser um robô. Eeste entraria em cena simplesmente deslizando em uma espécie de patim turbinado!


Terceiro ET.

   Com os personagens prontos, era a hora de preparar o movie final para inseri-los no momento oportuno. Utilizei no documento principal as seguintes configurações:

Tamanho do Stage: 760 x 430 px
Frames por segundo: 15 fps

   O restante do trabalho consistia em fazer as animações do Digit. Eu já possuía numa biblioteca particular alguns movimentos e então criei outros necessários à animação. Precisava também sair à procura dos efeitos sonoros e a música Natalina free pela internet à fora.

   Nesse momento é que podemos, na prática, perceber o quanto a grande rede pode nos auxiliar nos trabalhos do dia-a-dia. Para a criação do background, primeiro pensei em fazer algo mais realístico. Fui para o Photoshop e de uma forma rápida fiz uma amostra, graças à esse excelente software, que com poucos comandos e filtros mostra a sua grandiosidade.


Background feito no PhotoShpop.

   Acabei por fim, optando por algo que, naquele momento de correria, estivesse mais fácil para aprovação. O contraste entre o Photoshop ou o Painter com o Flash, poderia não agradar ao cliente. Particularmente acho essa junção muito interessante, principalmente entre o Painter 5 e o Flash.

   Voltei para o Flash e fiz o cenário adequado para a animação. Para a cena final o Adriano quis colocar uma animação com letras, feitas por ele com a praticidade do Swish, que exporta arquivos em .SWF. Importado esse arquivo no . FLA principal, coloquei no final do mesmo o comando básico de GET URL, "linkando" o final da animação com a página principal da Digital Design. Veja como ficou a animação clicando no botão do filme abaixo.

   Estava encerrado mais um trabalho, pronto a percorrer o espaço "infinito" da Internet através dos e-mails.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário