JONAS GALVEZ (521 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

MUZAK (45 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como se faz um menu em cascata?

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Alguém poderia me dizer o que é streaming?

Alguém tem um modelo de contrato para websites?

Como rolar umas imagens na horizontal, de maneira que elas se repitam continuadamente?

Preciso rodar um AVI no flash com controladores: PLAY, PAUSE, STOP.

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

É possível carregar um filme (loadmovie) numa cena determinada?

Como desabilitar um botão quando eu carrego o swf e habilitar quando descarregar o swf.

Como eu faço um botão igual a do site http://www.ferryhalim.com/orisinal?

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

Como fazer uma timeline andar mais lenta que outra?

Como controlar uma trilha sonora com Action Script?

Tamanho de banners
Como criar objetos 3D no Fireworks.

Jogo da Forca (segunda parte)

Code Animation - Parte 2

Objeto Array

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Simulando 3D.

Jpeg, Gif, texto, gradientes X slices no Fireworks

Janelas pop-up e semi-full no flash

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)

Line Draw

Criando um verificador de campos de um formulário.

Máscara percorrendo um caminho.
Radio button 1

Text fx1

Comunicare

Natal Noel

Sashacircle 5

3d rotation2

ICQ

Nudemask1

Tocha 2

Line trail e random

Droptarget

Rater2
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Animação no Flash.
por Jota Lago

Essa matéria pode ser encontrada na revista "Digital Designer", edição nº 20, mês de junho de 2000.

Desenho desde pequeno e jamais imaginei que minha primeira oportunidade de trabalho com arte, fosse aos trinta e quatro anos e para a Internet. Esse monstro que me assombrou há alguns meses atrás e que arrasta diariamente uma multidão para a rede, abre um espaço democrático jamais visto!

    Não sou um técnico em informática, em Internet ou mesmo um conhecedor profundo do software que uso diariamente, o Flash 4. Sou simplesmente mais um desenhista que ficou fascinado com a possibilidade de animar aquela criação estática do papel de uma forma tão absurdamente acessível e rápida em um computador.

   O que faz a diferença hoje na grande rede são os desenhos animados. Qualquer estudioso do Flash pode criar coisas muito boas num site, você coloca uma "action" de: go to and play aqui, um Tell target prá lá, dá um load movie de um outro swf, enfim, mil comandos para tornar o site agradável e interessante.

   Mas os técnicos normalmente não sabem muito de arte e os artistas precisam ser
humildes para aprender os conhecimentos técnicos destes e tornar o trabalho comum,
uma grande obra dentro dos atuais recursos da Internet e configurações em computadores nem sempre ideais para se rodar uma animação.

   Hoje quem detém a técnica está a procura do artista, tenha ele treze ou trinta anos de idade. No momento a oportunidade é a mesma, até que os burocratas entrem em ação!

   O que demonstrarei a seguir, são os passos básicos que utilizei para essa criação. Cada designer tem uma forma de trabalho e recursos próprios, mas os comandos são comuns a todos dentro do Flash.

   O script fala sobre o"Raksha Bandhan", um costume hindu de demonstração de afeto entre irmãos. As configurações utilizadas foram:


Tamanho do stage (quadro branco): 400 x 300 pixels
Quantidade de FPS (frames por segundo): 15

Passo 1 - Criando o Background: Normalmente começo desenhando os personagens, mas neste caso preferi começar pelos objetos e o cenário. Como a animação teria um teor místico, utilizei esse procedimento como um ponto de apoio e inspiração (Figura 1).


figura 1

Os objetos foram feitos com degradê radial e linear para dar um efeito 3D (Figura 1b)


figura 1b

Passo 2 - Criação dos personagens: A seguir criei os personagens tendo como base um site on line com fotos de uma família típica. Verifiquei os tipos de roupas, biotipo das pessoas, enfim, pesquisa mesmo (Figura 2).


figura 2

Ainda com os personagens, criei um movie clip para os olhos, outro para as bocas e outros para as Sobrancelhas de ambos (Figura 2b).


figura 2b

Passo 3 - Animando os personagens:
Primeiro criei um movie clip chamado: "movie cenas" e dentro deste movie quase toda a animação aconteceu. Como os personagens iriam se mover da cintura para cima, criei dois gráficos com braços em posições diferentes para ambos, centralizei os eixos dos mesmos e utilizei vários Tweening motions, incluindo movimentos dos corpos e cabeças (Figura 3).


figura 3

Na figura 3b podemos ver a transição dos movimentos, indicados com a seta amarela.


figura 3b

Passo 4 - Criando layers: A seguir Criei os layers (as famosas camadas) na timeline principal do movie. Uma para o background (cenário de fundo), uma para a luz final da janela da casa, uma para o movie "cenas", uma para a mesa e objetos, uma para o texto final e por último uma, para colocar uma action de "stop" no fim da timeline, para que o movie não ficasse em loop (Figura 4).


figura 4

   Para o texto procurei utilizar uma fonte que não destoasse da animação e em seguida transformei-o em símbolo, para poder utilizar um "tweening motion alfado" (Figura 4b).


figura 4b

Dicas: Para evitar que um arquivo fique grande demais, tornando-o inviável para a Internet, tome cuidado com as linhas do desenho. Quanto mais curvas, maior o tamanho de cada gráfico criado. Ao exportar o movie ative a opção "Generate size report". Essa opção gera um arquivo txt onde você pode analizar o tamanho de cada gráfico ou movie criado (Figura 5).


figura 5

Verifique o que está grande demais, volte ao FLA (documento principal) e ative o gráfico desejado dentro da library (window > library ou Ctrl+L). Em seguida ative: Modify > curves > optimize. Ali você poderá controlar o quanto irá otimizar. Faça de uma forma que não comprometa os movies criados ou mesmo o seu tipo de traço.
Você ficará surpreso com a economia de Kb em seu trabalho! (Figura 5b).


figura 5b

   Outra dica importante: transforme tudo em símbolo. Apenas agrupar desenhos torna maior o arquivo. Uma última dica, e a melhor de todas:

   Vasculhe a Internet atrás de animações. Veja o que está sendo feito, compare com o que você faz, analise suas falhas e tente melhorar sempre, com humildade! Veja abaixo, como ficou a animação clicando no botão.



   Para finalizar gostaria de dizer que, do ponto de vista artístico ou não, o grande trunfo da Internet é a imparcialidade. Você produz e expõe algo que acha interessante e espalha pela rede sem gastos. Quem julga se seu trabalho é bom ou não, são os internautas, na sua grande maioria jovens, totalmente globalizados e principalmente livres de preconceitos, mais preocupados em se informar e principalmente se divertir e menos preocupados em saber se quem desenvolveu determinado trabalho, possui "trinta ou sessenta anos de experiência comprovada em carteira", tendo apenas quinze ou dezesseis anos de idade.

    Eles fazem a Internet acontecer através do seu acesso e acompanham freqüentemente aquilo que os atraiu na rede. Portanto vá à luta!



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