ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

MUZAK (45 pts)

FLASHGURU (155 pts)

PANDOGO (82 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DAAFY (55 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

JOTA LAGO (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque sempre o relógio no Flash mostra 1 hora atrasado?

Quando e para que usar function (função), var, length e o objeto "arguments"?

Não consigo chamar um texto .txt dentro de um movieclip?

Como duplicar um movieclip em três posições diferentes determinadas?

Softwares úteis para desenvolver junto ao flash:

Como funciona a máscara dinâmica do FlashMX?

Como se faz um menu em cascata?

Como fazer um efeito embaçado (efeito blur) no Flash?

Tem como fazer um loading do loadVariables?

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Eu quero que uma imagem (bitmap) abra uma janela POPUP.

Tem alguma técnica pra eu rodar um imagem em 360º no flash?

Porque algumas vezes o flashplayer abre o browser e não o editor de email quando uso 'mailto'?

Como fazer um marquee com Javascript?
Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Vídeo no FlashMX.

Load Múltiplos.

Motion Blur.

Jogo da Forca (segunda parte)

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Macromedia Flex

O desenho animado abrindo sites.

MMSave

Controlar movimento de uma máscara

Duplicate Movieclip.

Post comments (Livro de Visitas)
Rolagem dinâmica

Barra de Scroll

Load tween

Eyes

Message Board Flash+PHP

Open background

Cronômetro

Sistema de notícias Flash+PHP

Odômetro

Sombras

F5scrolltext

Validação de senha e login
HOME | TUTORIAIS
Animação no Flash.
por Jota Lago

Essa matéria pode ser encontrada na revista "Digital Designer", edição nº 20, mês de junho de 2000.

Desenho desde pequeno e jamais imaginei que minha primeira oportunidade de trabalho com arte, fosse aos trinta e quatro anos e para a Internet. Esse monstro que me assombrou há alguns meses atrás e que arrasta diariamente uma multidão para a rede, abre um espaço democrático jamais visto!

    Não sou um técnico em informática, em Internet ou mesmo um conhecedor profundo do software que uso diariamente, o Flash 4. Sou simplesmente mais um desenhista que ficou fascinado com a possibilidade de animar aquela criação estática do papel de uma forma tão absurdamente acessível e rápida em um computador.

   O que faz a diferença hoje na grande rede são os desenhos animados. Qualquer estudioso do Flash pode criar coisas muito boas num site, você coloca uma "action" de: go to and play aqui, um Tell target prá lá, dá um load movie de um outro swf, enfim, mil comandos para tornar o site agradável e interessante.

   Mas os técnicos normalmente não sabem muito de arte e os artistas precisam ser
humildes para aprender os conhecimentos técnicos destes e tornar o trabalho comum,
uma grande obra dentro dos atuais recursos da Internet e configurações em computadores nem sempre ideais para se rodar uma animação.

   Hoje quem detém a técnica está a procura do artista, tenha ele treze ou trinta anos de idade. No momento a oportunidade é a mesma, até que os burocratas entrem em ação!

   O que demonstrarei a seguir, são os passos básicos que utilizei para essa criação. Cada designer tem uma forma de trabalho e recursos próprios, mas os comandos são comuns a todos dentro do Flash.

   O script fala sobre o"Raksha Bandhan", um costume hindu de demonstração de afeto entre irmãos. As configurações utilizadas foram:


Tamanho do stage (quadro branco): 400 x 300 pixels
Quantidade de FPS (frames por segundo): 15

Passo 1 - Criando o Background: Normalmente começo desenhando os personagens, mas neste caso preferi começar pelos objetos e o cenário. Como a animação teria um teor místico, utilizei esse procedimento como um ponto de apoio e inspiração (Figura 1).


figura 1

Os objetos foram feitos com degradê radial e linear para dar um efeito 3D (Figura 1b)


figura 1b

Passo 2 - Criação dos personagens: A seguir criei os personagens tendo como base um site on line com fotos de uma família típica. Verifiquei os tipos de roupas, biotipo das pessoas, enfim, pesquisa mesmo (Figura 2).


figura 2

Ainda com os personagens, criei um movie clip para os olhos, outro para as bocas e outros para as Sobrancelhas de ambos (Figura 2b).


figura 2b

Passo 3 - Animando os personagens:
Primeiro criei um movie clip chamado: "movie cenas" e dentro deste movie quase toda a animação aconteceu. Como os personagens iriam se mover da cintura para cima, criei dois gráficos com braços em posições diferentes para ambos, centralizei os eixos dos mesmos e utilizei vários Tweening motions, incluindo movimentos dos corpos e cabeças (Figura 3).


figura 3

Na figura 3b podemos ver a transição dos movimentos, indicados com a seta amarela.


figura 3b

Passo 4 - Criando layers: A seguir Criei os layers (as famosas camadas) na timeline principal do movie. Uma para o background (cenário de fundo), uma para a luz final da janela da casa, uma para o movie "cenas", uma para a mesa e objetos, uma para o texto final e por último uma, para colocar uma action de "stop" no fim da timeline, para que o movie não ficasse em loop (Figura 4).


figura 4

   Para o texto procurei utilizar uma fonte que não destoasse da animação e em seguida transformei-o em símbolo, para poder utilizar um "tweening motion alfado" (Figura 4b).


figura 4b

Dicas: Para evitar que um arquivo fique grande demais, tornando-o inviável para a Internet, tome cuidado com as linhas do desenho. Quanto mais curvas, maior o tamanho de cada gráfico criado. Ao exportar o movie ative a opção "Generate size report". Essa opção gera um arquivo txt onde você pode analizar o tamanho de cada gráfico ou movie criado (Figura 5).


figura 5

Verifique o que está grande demais, volte ao FLA (documento principal) e ative o gráfico desejado dentro da library (window > library ou Ctrl+L). Em seguida ative: Modify > curves > optimize. Ali você poderá controlar o quanto irá otimizar. Faça de uma forma que não comprometa os movies criados ou mesmo o seu tipo de traço.
Você ficará surpreso com a economia de Kb em seu trabalho! (Figura 5b).


figura 5b

   Outra dica importante: transforme tudo em símbolo. Apenas agrupar desenhos torna maior o arquivo. Uma última dica, e a melhor de todas:

   Vasculhe a Internet atrás de animações. Veja o que está sendo feito, compare com o que você faz, analise suas falhas e tente melhorar sempre, com humildade! Veja abaixo, como ficou a animação clicando no botão.



   Para finalizar gostaria de dizer que, do ponto de vista artístico ou não, o grande trunfo da Internet é a imparcialidade. Você produz e expõe algo que acha interessante e espalha pela rede sem gastos. Quem julga se seu trabalho é bom ou não, são os internautas, na sua grande maioria jovens, totalmente globalizados e principalmente livres de preconceitos, mais preocupados em se informar e principalmente se divertir e menos preocupados em saber se quem desenvolveu determinado trabalho, possui "trinta ou sessenta anos de experiência comprovada em carteira", tendo apenas quinze ou dezesseis anos de idade.

    Eles fazem a Internet acontecer através do seu acesso e acompanham freqüentemente aquilo que os atraiu na rede. Portanto vá à luta!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário