IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque a extensão PHP3 não está funcionando no meu servidor Apache?

Preciso que um botão só possa ser clicado depois que os outros 3 já tenham sido clicados.

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Como fazer um duplicateMovieclip em um movieclip quando solto em uma determinada área?

Eu estou usando para toolTip um código simples usando o método createTextField.

Como fazer um efeito alpha no Flash5?

Como carregar um swf dentro de um filme?

Porque meu texto não aparece dentro de uma máscara?

Quero que um loop na timeline se repita 10 vezes e depois pare.

Como importar caracteres especiais para o Flash? Usando URL Encoding?

Como aumentar e diminuir um objeto usando o teclado? Dicas de Listeners (ouvintes)

Alguém pode me dizer se há como inserir um som midi numa apresentação flash?

Como setar o foco usando o setFocus e o onSetFocus e o onKillFocus?

Como faço um botão do tipo Play e Stop?
Janelas pop-up e semi-full no flash

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Colisão (hitTest)

Movimento por meio de actionscript

Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Conceitos de Programação e ActionScript.

Variáveis de arquivos de texto.

Como fatiar um site modelo portal no Fireworks

Botão avançar e recuar.

Code Animation - Parte 2

Exibir páginas em html com o componente TextArea do FlashMX2004

Comunicação Flash-PHp-MySql - Objeto LoadVars
Desenho livre

Twang

Keypress

Ligth Balls

Passagens

Hit test

Txt com preloader

Natal Misc

Dincurtrail

Texto com scroll

3D-gradient

Strolling menu
HOME | TUTORIAIS
Quando usar vetor ou bitmap?
por Ricardo Nakasawa

Muito se fala sobre programas de ilustração Vetorial como Adobe Illustrator, CorelDraw e Macromedia Freehand, mas o que são gráficos vetoriais? Como e porque utiliza-los? Neste artigo eu tentarei explicar de forma prática o que são gráficos vetoriais, e compará-los com os Bitmaps. Não sou nenhum especialista no assunto, por isso não me perguntem como são as fórmulas utilizadas, parâmetros, etc ... nunca fui muito bom de matemática e com certeza não saberia interpretar tais cálculos.

Gráficos Bitmaps

Bom, gráficos bitmaps são imagens formada por pixels (picture elements). Mas o que diabos é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Simples não? Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Bom, voltando ao assunto, os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Entre os principais softwares de edição Bitmap estão: Adobe Photoshop, Jasc Paint Shop Pro e Corel Photopaint, alguns desses programas também tem propriedades Vetoriais, como a ferramenta Shapes do Photoshop 6.

Gráficos Vetorias

Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Bom, o que são os famosos Gráficos Vetoriais ? Os Gráficos Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Agora você deve estar se perguntando: "Mas e daí Ricardo? O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens?" O que muda ? Apenas TUDO... TUDO? Isso mesmo, TUDO. Hummm acho que devo me concentrar agora e lembrar de minhas aulas de geometria (crianças, não façam isso em casa). Lembram-se que dois pontos "A" e "B" determinam uma reta? Agora imaginem se você mover um desses pontos, "A" por exemplo, para mais distante de "B", não continuaremos tendo uma reta?? Só que maior?

Agora sua pergunta deve ser: "Ahhh Ricardo, então os gráficos vetoriais, mesmo se modificados quanto a seu tamanho, largura, etc, continua o mesmo ?" Isso mesmo ! Os gráficos vetoriais se comportam exatamente desta maneira, se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embassado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Isso mesmo WEB, ou você se esqueceu do FLASH ?? O Macromedia Flash foi o responsável pelo BOOM da arte vetorial na Web. Com o aparecimento da tecnologia Shockwave, a Macromedia introduziu o vetor à Web, mídia na qual a arte vetorial raramente aparecia. Uma área onde se utiliza muito as ferramentas vetoriais são a da ilustração, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps: Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.

Autor: Ricardo Nakazawa
Website: www.freemind.com.br



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário