DEN IVANOV (260 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

NETO LEAL (116 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer com que a seqüência dos campos sejam seguidos ao se pressionar a tecla TAB?

Como faço para importar uma variável e usa-la numa ação do Flash?

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

Movies carregados com load movie online se tornam lentos.

Como fazer para que um movieclip fique acima dos outros dinamicamente?

Como dar um goto para um quadro de um movieclipe usando uma variável.

Como dividir uma palavra (string) e utilizar as suas letras para criar variáveis ou uma array (matriz)?

Quero saber mais sobre interação Flash X banco de dados (sql mysql etc).

Problemas de envio de mensagem pelo Cdonts (ASP).

Por favor me explique o que é esse número depois do arquivo e também o que faz loadMovieNum?

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?

Como faço para acionar MCs sobrepostos ou seja acionar um MC e deselecionar o outro que está uma camada acima.

Tem como criar um cookie para limitar a entrada do usuário a apenas uma vez por dia?

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?
Simulando botões d'água no PhotoShop.

Desenhando no Flash.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Como criar um site totalmente dinâmico em Flash MX

Movimento por meio de actionscript

Controlando um swf que está em outro frame

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Preloader com máscara

Bookmak (Adicionar a favoritos).

LOAD vs XMLConnector, vantagens e diferenças no carregamento do XML
Transição

Lens flare

batatoso

Satélite

Mouse recorder

Cubos vivos

3d Splines

Duplicate MC

Receber XML

Rotatearrow

Balls 3f

Filtro de cores
HOME | TUTORIAIS
Quando usar vetor ou bitmap?
por Ricardo Nakasawa

Muito se fala sobre programas de ilustração Vetorial como Adobe Illustrator, CorelDraw e Macromedia Freehand, mas o que são gráficos vetoriais? Como e porque utiliza-los? Neste artigo eu tentarei explicar de forma prática o que são gráficos vetoriais, e compará-los com os Bitmaps. Não sou nenhum especialista no assunto, por isso não me perguntem como são as fórmulas utilizadas, parâmetros, etc ... nunca fui muito bom de matemática e com certeza não saberia interpretar tais cálculos.

Gráficos Bitmaps

Bom, gráficos bitmaps são imagens formada por pixels (picture elements). Mas o que diabos é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Simples não? Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Bom, voltando ao assunto, os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Entre os principais softwares de edição Bitmap estão: Adobe Photoshop, Jasc Paint Shop Pro e Corel Photopaint, alguns desses programas também tem propriedades Vetoriais, como a ferramenta Shapes do Photoshop 6.

Gráficos Vetorias

Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Bom, o que são os famosos Gráficos Vetoriais ? Os Gráficos Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Agora você deve estar se perguntando: "Mas e daí Ricardo? O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens?" O que muda ? Apenas TUDO... TUDO? Isso mesmo, TUDO. Hummm acho que devo me concentrar agora e lembrar de minhas aulas de geometria (crianças, não façam isso em casa). Lembram-se que dois pontos "A" e "B" determinam uma reta? Agora imaginem se você mover um desses pontos, "A" por exemplo, para mais distante de "B", não continuaremos tendo uma reta?? Só que maior?

Agora sua pergunta deve ser: "Ahhh Ricardo, então os gráficos vetoriais, mesmo se modificados quanto a seu tamanho, largura, etc, continua o mesmo ?" Isso mesmo ! Os gráficos vetoriais se comportam exatamente desta maneira, se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embassado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Isso mesmo WEB, ou você se esqueceu do FLASH ?? O Macromedia Flash foi o responsável pelo BOOM da arte vetorial na Web. Com o aparecimento da tecnologia Shockwave, a Macromedia introduziu o vetor à Web, mídia na qual a arte vetorial raramente aparecia. Uma área onde se utiliza muito as ferramentas vetoriais são a da ilustração, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps: Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.

Autor: Ricardo Nakazawa
Website: www.freemind.com.br



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário