DANIELA PIRES (86 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

PANDOGO (82 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

FLASHGURU (155 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

MANGOOST (80 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero fazer aquelas fumacinhas que cobrem o texto, como na MediaHaus?

Como disparar um movieclip quando clico o mouse no palco?

Como posso fazer a passagem de um texto inserido no flash para um array?

Preciso pegar no Flash variáveis do ASP.

Há como no Flash 5 saber quanto tempo um mouse ficou sem ser movido pelo usuário?

Como alinho um .SWF (load movie) de acordo com o filme principal?

Novos recursos para o objeto Sound do FlashMX.

Como usar as input type hidden de um form email fornecido pelo HPG para uma página html no flash.

Quero fazer um descanso de tela no Flash (ScreenSave)?

Preciso fazer com que 10 banners fiquem trocando aleatoriamente após 1 minuto, todos eles são em flash.

Consegui usar o XML com ASP, mas ainda não consegui colocar no flash.

Como faço para sortear (random) uma imagem de fundo a cada vez que o filme é carregado?

Porque um botão dentro de um movie clip não envia comandos para uma cena?

Como verificar a taxa de download da conexão e redirecionar para outro filme dependendo do resultado?
TV Scan Lines - Fireworks

Usando XML com Fireworks MX.

HTML no Flash 5 - A solução para formatação de textos longos.

Limitar por IP? Porque não utilizar o Shared Object do Flash?

Eventos no FlashMX

Envio de um arquivo SWF por e-mail

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Gerando XLS a partir de ASP

Efeito de texto esticado (stretched text).

Duplicate Movieclip.

O desenho animado abrindo sites.

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.
Pond

Cursor customizado

Esqueletos

Emotion

Escrever

Movimento e zoom

Calculando horas

Grass and wind

Combobox com interação em ASP

Calendário

Rolagem dinâmica

Mouse thingy
HOME | TUTORIAIS
Quando usar vetor ou bitmap?
por Ricardo Nakasawa

Muito se fala sobre programas de ilustração Vetorial como Adobe Illustrator, CorelDraw e Macromedia Freehand, mas o que são gráficos vetoriais? Como e porque utiliza-los? Neste artigo eu tentarei explicar de forma prática o que são gráficos vetoriais, e compará-los com os Bitmaps. Não sou nenhum especialista no assunto, por isso não me perguntem como são as fórmulas utilizadas, parâmetros, etc ... nunca fui muito bom de matemática e com certeza não saberia interpretar tais cálculos.

Gráficos Bitmaps

Bom, gráficos bitmaps são imagens formada por pixels (picture elements). Mas o que diabos é um PIXEL ?? Um pixel nada mais é do que um ponto em seu monitor, pequenos com cor e brilho variados. Simples não? Indicados para representação de imagens com alto nível de detalhes. Bom, voltando ao assunto, os arquivos Bitmaps por serem formados dispondo a imagem pixel a pixel, se tiverem seu tamanho aumentado sofreram distorções consideráveis, pois cada ponto é transformado em blocos maiores para compor a imagem maior. Entre os principais softwares de edição Bitmap estão: Adobe Photoshop, Jasc Paint Shop Pro e Corel Photopaint, alguns desses programas também tem propriedades Vetoriais, como a ferramenta Shapes do Photoshop 6.

Gráficos Vetorias

Agora que você já sabe o que são os Bitmaps, entender os gráficos Vetoriais ficará fácil. Bom, o que são os famosos Gráficos Vetoriais ? Os Gráficos Vetoriais nada mais são que imagens formadas por cálculos matemáticos executados pelo computador. Agora você deve estar se perguntando: "Mas e daí Ricardo? O que muda de Vetorial para Bitmap? Ambos não são imagens?" O que muda ? Apenas TUDO... TUDO? Isso mesmo, TUDO. Hummm acho que devo me concentrar agora e lembrar de minhas aulas de geometria (crianças, não façam isso em casa). Lembram-se que dois pontos "A" e "B" determinam uma reta? Agora imaginem se você mover um desses pontos, "A" por exemplo, para mais distante de "B", não continuaremos tendo uma reta?? Só que maior?

Agora sua pergunta deve ser: "Ahhh Ricardo, então os gráficos vetoriais, mesmo se modificados quanto a seu tamanho, largura, etc, continua o mesmo ?" Isso mesmo ! Os gráficos vetoriais se comportam exatamente desta maneira, se você criar um quadrado pequeno e depois aumentar seu tamanho em 200 vezes, o quadrado continuará o mesmo, com a mesma definição e qualidade. Agora imagine fazer isso em imagens Bitmaps. O quadrado vai ficar embassado. O Grande diferencial entre Bitmap X Vetor é isso, a capacidade de transformação.

Quando usar Vetor e quando usar Bitmap:

Usando Vetor: Os gráficos vetoriais são utilizados em impressões, arte para revistas, folderes, Web. Isso mesmo WEB, ou você se esqueceu do FLASH ?? O Macromedia Flash foi o responsável pelo BOOM da arte vetorial na Web. Com o aparecimento da tecnologia Shockwave, a Macromedia introduziu o vetor à Web, mídia na qual a arte vetorial raramente aparecia. Uma área onde se utiliza muito as ferramentas vetoriais são a da ilustração, tanto para quadrinhos quanto para publicidade. Com a ferramenta de ilustração vetorial cria-se o croqui que mais tarde é trabalhado em programas de edição bitmaps, para aplicação de detalhes, ou seja, para se dar vida.

Usando Bitmaps: Os graficos vetoriais são amplamente utilizados na Web, impressões, cinema, Tv, CD-ROMS, Games, etc... Usa-se imagens baseadas em pixels quando se deseja uma maior profundidade, algo que transmita mais "vida" para o usuário/observador. Usamos o Bitmap em muitos casos, mas nem por isso o vetor deve ser banalizado, pois muitos ilustradores, com certeza utilizam ferramentas vetoriais para criar suas obras, seja o croqui ou a arte final, enfim, tanto os programas Vetoriais quanto os Bitmaps são importantíssimos e com certeza foram revolucionários e responsáveis pela explosão da arte digital nos dias de hoje.

Autor: Ricardo Nakazawa
Website: www.freemind.com.br



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário