EDUARDO PERROUD (52 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MANGOOST (80 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

PANDOGO (82 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como construir um menu como o do http://www.wireframe.co.za?

Como fazer uma imagem de background no HTML não se repetir?

Importar variáveis de um TXT, com loadVars em um compontente scrollBar (rolagem).

Como separar os canais de cores no photoshop? As 4 cores (CMYK) e o branco.

Como fechar uma janela fullscreen ou poup?

Como se usa o "linkage/export this symbol"?

É possível colocar um goTo como um link dentro de um texto associado a uma variável (texto rolante)?

Estou com uma dúvida pra setar as coordenadas para o MC.

Como mandar um comando de um movieclip para um outra cena?

Estou criando um combo works ou o famoso jogo de palavras.

É possível um movieclip carregado via attachMovie ser mascarado por objeto no palco?

Como fazemos um objeto andar para frente e para trás por meio de um botão (roll over e roll out).

Função tela tremendo (shake) com Flash e Javascript.

Como importar caracteres especiais para o Flash? Usando URL Encoding?
Janela popup.

Aplicação simultânea de Fio e Sombra a bitmaps - Fireworks

Variáveis, uma visão geral.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos II.

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Dicas e truques - Fireworks

Menu infinito

LocalConnection

Conceitos de Design - Apresentação.

TV Scan Lines - Fireworks

Sistema de busca utilizando Flash + ASP .
Vela

Movimento

Sashacircle 2

Drag Square

Aleatórios

Preloader avançado

Texto com pause

Streching menu

CGC e CPF

Velocidade

Céu estrelado

Esferas conectadas
HOME | TUTORIAIS
Rayoflight.
por Marcelo Costa

Esse é um excelente exemplo de criatividade em animação em Flash. Na verdade, é um efeito simples, um pouco trabalhoso de realizar, mas com resultado fantástico. Demonstra que não é necessário complicar nem um pouco para obter um ótimo resultado. O que mais conta é a criatividade. Este efeito foi criado pelo autor do website http://www.rayoflight.com.

O efeito cria a ilusão de um spot de luz sobre cada uma das letras que forma uma palavra. Para isso é necessário ter cada letra como elemento gráfico separado, assim como também o efeito de cada letra. Os ângulos do efeito variam conforme a posição de cada letra no texto, isto é, na letra mais à esquerda o efeito deve vir da esquerda para o centro. As letras centrais devem sofrer o efeito dos dois lados, direito e esquerdo e em ângulos menores, enquanto o efeito da letra mais à direita deve se mover também para a direita.

Em nosso exemplo utilizaremos a palavra FLASH4. Para isso adicione à nossa biblioteca cada uma das letras e o número como elementos gráficos. Digite separadamente as letras F , L , A , S , H e o número 4 e pressione F8 uma vez para cada um.

Começaremos por criar um trapézio como elemento gráfico e preenchê-lo com um degradé.

Para cada uma das letras criaremos um efeito que será outro elemento gráfico e vamos nomeá-los efeitoF, efeitoL e assim por diante.

Para construir o efeitoF digite novamente a letra "F" ou simplesmente arraste-a da biblioteca. Faça o mesmo com o elemento trapézio. Agora, com o efeito rotate, teremos de fazer com que o trapézio seja deformado e se encaixe na letra "F". Com o encaixe pronto você terá de fazer o grupamento dos elementos (MODIFY / GROUP ou pelo atalho CRTL + G). O efeito da letra "F" está pronto.

De forma análoga, faremos o mesmo com cada uma das letras e com o número 4.

Com os elementos gráficos ¾ letras e respectivos efeitos ¾ vamos iniciar a construção do efeito em nossa cena. Ele funciona a partir de algumas interessantes propriedades do Flash4. A principal delas é que o layer que estiver posicionado mais abaixo na linha de tempo é sobreposto sobre o que esta acima e assim por diante. O truque consiste em primeiro colocar o efeito e depois sobrepor a letra num layer logo acima. Com o efeito de tweening aplicamos um "color alpha", fazendo com que o resultado vá aparecendo aos poucos. A letra se sobrepõe na sua posição e novamente com o efeito tweening + color alpha a luz desaparece da cena. A maior dificuldade agora é posicionar a letra corretamente sobre o efeito, assim como a seqüência de letras. É um pouco trabalhoso mas vale a pena, pois o resultado é fantástico.

A utilização do inspetor de objetos ajuda muito o posicionamento de cada um dos elementos. Neste exemplo o efeito da linha de tempo foi de 5 keyframes, para que o resultado seja bem percebido. Para publicar, utilize um número menor (3 keyframes), assim causará mais impacto. Diversas variantes e aperfeiçoamentos podem ser elaborados. Com certeza dará trabalho, mas se você estiver disposto, faça o efeito apenas com as letras e o trapézio. Utilize o efeito rotate separadamente para aumentar a ilusão da luz se movimentando, rotacionando também o trapézio ao aplicar o tweening.

Para incrementar o resultado final, vamos utilizar mais um truque: adicionar uma esfera de luz ao efeito da letra "H" , aumentando assim a perspectiva de movimento da iluminação.

Faça o download de um exemplo.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário