ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

NETO LEAL (116 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

PANDOGO (82 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como mostrar apenas 50 caracteres de um texto que tem 300?

Gostaria de saber como criar um botão voltar e avançar? Como usar âncoras no Flash?

Como fazer um objeto andar no MouseOver?

Como faço para contar o tempo de duração de uma corrida num labirinto?

Como eu faço para checar quantas pessoas estão online no meu site?

Na prática, qual a vantagem de usar o prototype?

Tem como eu fazer um scroll de texto com imagem junto?

Como carregar arquivos externos (imagens, por exemplo) dentro do FlashMX?

Preciso colocar uma variável PHP num campo de texto do Flash?

Funções que geram efeitos especiais no Browser.

Porque os símbolos de porcentagem (%) de um arquivo txt não aparecem num campo de texto?

Qual seria o comando para parar uma música e o resto dos sons continuassem a tocar e outro comando para faze-la tocar novamente?

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

Quero intercalar a visivilidade de movieclips.
Calendário dinâmico

Barneys_menu.

Line Draw

Conceitos de Design - Apresentação.

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Efeito de Fogo no Photoshop

Exibir páginas em html com o componente TextArea do FlashMX2004

Load Múltiplos.

Botão Radio.

Pre-loader simples.

Configurando texto via actionscript.

Formulário interagindo Flash e PHP.
Lettercase

Colorpicker

3d panels1

Texto com degrade

Texto com scroll

Easy preloader

Emotion

Shape tween animado

Cubos vivos

Menu com abas

Aleatory move

X Position
HOME | TUTORIAIS
Rayoflight.
por Marcelo Costa

Esse é um excelente exemplo de criatividade em animação em Flash. Na verdade, é um efeito simples, um pouco trabalhoso de realizar, mas com resultado fantástico. Demonstra que não é necessário complicar nem um pouco para obter um ótimo resultado. O que mais conta é a criatividade. Este efeito foi criado pelo autor do website http://www.rayoflight.com.

O efeito cria a ilusão de um spot de luz sobre cada uma das letras que forma uma palavra. Para isso é necessário ter cada letra como elemento gráfico separado, assim como também o efeito de cada letra. Os ângulos do efeito variam conforme a posição de cada letra no texto, isto é, na letra mais à esquerda o efeito deve vir da esquerda para o centro. As letras centrais devem sofrer o efeito dos dois lados, direito e esquerdo e em ângulos menores, enquanto o efeito da letra mais à direita deve se mover também para a direita.

Em nosso exemplo utilizaremos a palavra FLASH4. Para isso adicione à nossa biblioteca cada uma das letras e o número como elementos gráficos. Digite separadamente as letras F , L , A , S , H e o número 4 e pressione F8 uma vez para cada um.

Começaremos por criar um trapézio como elemento gráfico e preenchê-lo com um degradé.

Para cada uma das letras criaremos um efeito que será outro elemento gráfico e vamos nomeá-los efeitoF, efeitoL e assim por diante.

Para construir o efeitoF digite novamente a letra "F" ou simplesmente arraste-a da biblioteca. Faça o mesmo com o elemento trapézio. Agora, com o efeito rotate, teremos de fazer com que o trapézio seja deformado e se encaixe na letra "F". Com o encaixe pronto você terá de fazer o grupamento dos elementos (MODIFY / GROUP ou pelo atalho CRTL + G). O efeito da letra "F" está pronto.

De forma análoga, faremos o mesmo com cada uma das letras e com o número 4.

Com os elementos gráficos ¾ letras e respectivos efeitos ¾ vamos iniciar a construção do efeito em nossa cena. Ele funciona a partir de algumas interessantes propriedades do Flash4. A principal delas é que o layer que estiver posicionado mais abaixo na linha de tempo é sobreposto sobre o que esta acima e assim por diante. O truque consiste em primeiro colocar o efeito e depois sobrepor a letra num layer logo acima. Com o efeito de tweening aplicamos um "color alpha", fazendo com que o resultado vá aparecendo aos poucos. A letra se sobrepõe na sua posição e novamente com o efeito tweening + color alpha a luz desaparece da cena. A maior dificuldade agora é posicionar a letra corretamente sobre o efeito, assim como a seqüência de letras. É um pouco trabalhoso mas vale a pena, pois o resultado é fantástico.

A utilização do inspetor de objetos ajuda muito o posicionamento de cada um dos elementos. Neste exemplo o efeito da linha de tempo foi de 5 keyframes, para que o resultado seja bem percebido. Para publicar, utilize um número menor (3 keyframes), assim causará mais impacto. Diversas variantes e aperfeiçoamentos podem ser elaborados. Com certeza dará trabalho, mas se você estiver disposto, faça o efeito apenas com as letras e o trapézio. Utilize o efeito rotate separadamente para aumentar a ilusão da luz se movimentando, rotacionando também o trapézio ao aplicar o tweening.

Para incrementar o resultado final, vamos utilizar mais um truque: adicionar uma esfera de luz ao efeito da letra "H" , aumentando assim a perspectiva de movimento da iluminação.

Faça o download de um exemplo.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário