Neste
tutorial vamos movimentar um MovieClip atravéz de setas indicando
a direção ou atravéz da barra de rolagem.
1
- Criando Objetos:
a.
Crie um novo arquivo de 550 x 400 pixels; b. Crie dois MovieClips um no formato do objeto que será
movimentado(H: 190, W: 120, X: 275 e Y: 232) e outro que será a
barra de rolagem(H: 60, W:8, X: 275 e Y: 345); c. Agora crie um botão no formato de seta, que será
usado para indicar a direção(coloque onde for de sua preferência),
duplique-o ao lado e clique em Menu/Modify/Transform/Flip Horizontal,
assim você espelha a seta para que fique duas indicando as direções.
2
- Instanciando Objetos:
a. No MovieClip que será movimentado(o maior) coloque a
instância - QAD ; b. No MovieClip que será a barra de rolagem coloque a instância
- ROLA ; c. No Botão que será a seta para a direita coloque
a instância - DIR ; d. No Botão que será a seta para a esquerda coloque
a instância - ESQ .
3
- Adicionando Actions:
a. Clique com o botão direito do mouse no primeiro frame(único
frame) e abra o painel Ações; b. Cole o código abaixo no frame:
Ao
passar o mouse por cima do botão ESQ o action desse para próxima
linha e movimenta o objeto QAD, subtraindo 5 da sua coordenada "x".
Depois o objeto ROLA recebe a coordenada do objeto QAD movimentando a
barra de rolagem de acordo com o objeto ROLA. Por fim, verificamos se
a coordenada o objeto QAD é menor que 94 se for, então QAD._x
e igual a 94, para que ele não saia da área do palco.
Repetimos
todo o código anterior e alteramos os valores das referências.
Agora ao invés de movimentar o objeto QAD subtraindo cinco de sua
coordenada "x", acrescentamos 5 para que se movimente à
direita. Com isso tivemos também que alterar a referência
que indicava o botão ESQ, indicando agora o botão DIR (botão
que indica a direita). Já no comando "if" substituímos
o valor "<94" pelo valor ">454",
levando em consideração que nessa etapa o nosso objetivo
é que ele (o objeto QAD) não ultrapasse os limites do palco
à nossa direita.
Ativa
o efeito de clicar e arrastar na barra de rolagem e define as coordenadas
em que ela poderá ser movimentada (procurar por StartDrag). Informa
que a coordenada "x"do objeto ROLA é a mesma do objeto
QAD. Assim, quando movimentar o QAD pelas setas a barra de rolagem acompanha.
Ao
soltar a barra de rolagem (objeto ROLA), o comando startDrag, é
substituído por, stopDrag (procurar por StopDrag). Para que a barra
de rolagem só seja arrastada quando for pressionada.
Agora
é só estudar, editar e desenvolver a sua versão do
código. Baixe aqui o arquivo Source
Espero
ter ajudado,
Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários
Comentário de adalberto | 20/1/2013 - 22:03 |
eu gostaria de saber como faço uma barra de rolagem igual a sua mais qndo eu clicasse na seta me mostrasse a imagem q esta ao lado assim q eu querria o efeito igual a dashboard do xbox ou igual a do google chrome.
Comentário de Ivanildo Soares | 31/3/2011 - 16:49 |
eu queria saber como faler um movieclip se mexer usando as setas do teclado... se souber me ensina aqui meu emasi ivanildovv@hotmail.com