GÉRIO (93 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

DAAFY (55 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

FLASHGURU (155 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Com o LocalConnection do FlashMX, posso enviar variáveis para outro SWF?

Como retornar apenas duas casas decimais de um valor?

Eu gostaria de saber como fazer um banner rotativo no flash.

Como se faz para colocar um .gif seguindo o mouse?

Como poderia pegar as coordenadas de _x e _y do mouse?

Alguém conhece algum emulador ou algo do tipo que transforme arquivos de plataforma mac p/ plataforma PC?

É possível um conteúdo do Flash aparecer num buscador, tipo Google?

Um filme feito no Flash5 abre em quem só tem o FlashPlayer 4?

Preciso de uma action para retroceder ou reverter uma animação.

Quero abrir uma janela popup do Flash.

Como faço para definir a cor de um objeto digitando um código hexadecimal num campo de texto?

Objeto Cookie no Flash que grava arquivos XML.

Como definir um loop num som tocado via actionscritp.

Como eu faço para carregar, com load movie, um swf, num ponto específico e com um tamanho específico?
Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Tweening shape (interpolação de forma)

Scanline no PhotoShop.

Enquete interagindo Flash MX 2004 + PHP + MySql

Desenhando no Flash.

Scroll dinâmico no Flash 5.

Conceitos de Programação e ActionScript.

Context Menu - usando o botão direito do mouse

Flash MX 2004 - class e prototype

Efeito de Fogo no Photoshop

Includes.

Utilizando o ScrollPane no Flash MX.
Aleatory move

RGB random

Gera CPF

Raysoflight 2

Scroll dinâmico

Interative

Frank

Hipotenusa

Lightsmany

Mulher

Intro animada

Focus
HOME | TUTORIAIS
Clica nuaicon - Photoshop 6
por Eduardo Walmott

Aí galera que curte o Photoshop, neste tutorial vamos aprender como fazer um clone do logo Icon da iBEST.
Recebi a alguns dias pelo correio o CD do Icon e gostei do visual do "bichinho", hoje acordei inspirado e resolvi tentar fazer uma cópia. Desta tentativa nasceu este tutorial, espero que gostem.

As técnicas utilizadas neste tutorial não são para iniciantes, são de nível intermediário para avançado, uso o Photoshop 6 em inglês (não consigo me adaptar a softwares em português).

Chega de conversa, vamos ao que interessa, primeiro vamos preparar o arquivo. Vamos criar um novo documento no Photoshop com 800x600 transparente, mostramos as réguas e puxamos guias para ajudar no alinhamento da imagem. Detalhe: em preferences / units & rulers escolha medidas em pixels para as Rulers. Vamos precisar a princípio de 6 guias (3 na horizontal em 200, 400, 600 pixels e 3 na vertical 100, 300, 500 pixels).

1. Com Eliptical Marquee Tool vamos marcar um círculo perfeito dentro dos limites impostos pelas guias (de 200,100 até 600,500) para quem não sabe fazer um círculo perfeito a dica é segurar a tecla Shift esquerda. Feito isso, sem perder a marca de seleção vamos criar uma nova layer (Ctrl + Shift + N) e preenchê-la com branco 100%.

   O próximo passo é dar um zoom bem grande (800% está bom) posicionar a visão do documento bem no centro puxar duas guias horizontais (398, 402), tiramos a seleção mudamos para Retangular Marquee Tool, selecionamos um pequeno retângulo de 4 x 8 pixel no topo de nosso círculo branco, pressionamos Delete e fazemos o mesmo procedimento na base do nosso círculo, com isto teremos dois pequenos cortes no círculo. Voltamos a zoom de 100%.

   Agora pressionando Ctrl clicamos na paleta Layer 2 para selecionarmos tudo o que tiver preenchimento. Na paleta channel vamos criar um novo canal será o Alpha 1, ele já estará com a seleção marcada só falta preencher com branco 100%. Em Select vamos modificar para aumentar em 2 pixels a marca de seleção (Select / Modify / Expand). Aplicamos um Gaussian Blur de 3 pixels, agora vamos ajustar os levels (Ctrl + L), trazendo os tons escuros e claros (brilho e contraste) para perto dos tons médios, com isso suavisamos o blur. Pressionando a tecla Ctrl clicamos no channel Alpha 1, voltamos para a paleta Layers e agora sem pressionar qualquer tecla clicamos na Layer 2. Invertemos a seleção (Ctrl + Shift + I, obs: feche o ICQ antes de pressionar esta sequencia de teclas), pressione Delete e inverta novamente a seleção, o próximo passo é preencher este shape.

2. Selecionamos uma cor para Foreground (E2E2E2) e outra para Background (565656). Imagine agora o círculo dividido em 4 quadrantes, nem é necessário forçar muito o cérebro na verdade as guias já fazem esta divisão, escolhendo a ferramenta Radial Gradient, opção Foreground to Background traçamos o preenchimento do meio do terceiro quadrante para o primeiro. Clicamos na paleta channel Alpha 1 e aplicamos novamente um Gaussian Blur, mas agora com 30 pixels, voltamos para a Layer 2 clicando sobre ela (sem qualquer tecla pressionada em conjunto). Vamos aplicar agora um Lighting Effect, como na figura ao lado.

3. Depois de aplicarmos a correção de curvas (como na imagem ao lado) nosso shape ficou com um efeito legal, porém ele tem alguns defeitos, está parecendo a foto do solo da Lua cheio de crateras, para resolver isso vamos dar um lock em Transparent pixel (paleta Layers) e aplicar novamente um Gaussian Blur com 9 pixels, agora sim está "lisinho".

4. Criamos uma nova layer, selecionamos com Retangular Marquee um retângulo no sentido vertical com 4 pixels de largura de cima abaixo nosso shape, preenchemos com Linear Gradient Foreground to Background no sentido de cima para baixo. Com a tecla Ctrl pressionada clicamos na Layer 2, invertemos a seleção (Ctrl + Shift + I), sem pressionar nenhuma tecla clicamos na Layer 3, pressionamos Delete, invertemos novamente a seleção , clicamos com o botão direito sobre a Layer 3 e escolhemos a opção de menu Blending Options, marcamos Bevel and Emboss, em Style selecionamos Pillow Emboss e em Tecnique Chisel Hard, Depht 100%, Direction Up, Size 4, Soften 2, com isso teremos uma imagem como ao lado.

5. Puxamos mais duas guias horizontais (330, 470) e uma guia vertical (240), vamos fazer uma seleção dentro deste novo retângulo unindo dois círculos perfeitos, um na parte superior e outro na parte inferior com Eliptical Marquee, e um retângulo unindo os dois círculos, como no detalhe ao lado. Com a seta de direção Up do teclado vamos dar 12 toques fazendo com que a seleção se desloque para cima. Criamos uma nova layer, faça o download do gradiente "meuGradiente" com Linear Gradient preencheremos a área selecionada na Layer 4. Chaveamos o Transparent pixel da Layer 4 e aplicamos um Gaussian Blur com 20 pixels. Aplicamos um Bevel & Emboss: Pillow Emboss, Chisel Hard, Depht 100%, Direction Up, Size 20, Soften 6.

6. Criamos uma nova layer. Dentro do quadrado delimitado pelas guias na parte superior do círculo faremos uma marca de seleção com Eliptical Marquee, preenchendo a seguir com Radial Gradient foreground to background e a opção Reverse marcada. Clicamos na paleta Channel e vamos criar um novo canal Alpha 2, preenchemos ele com Branco 100%, aplicamos Gaussian Blur com 15 pixels. Sem perder a seleção voltamos para a Layer 5, vamos aplicar mais um Lighting Effect só que agora no canal Alpha 2.

7. Depois de aplicado o Lighting Effect vamos tratar as curvas da layer

8. Altere as curvas para que fiquem semelhantes a figura ao lado.

9. Usando a ferramenta Free Transform com as opções Perspective e Scale vamos dar forma para este shape. Agora vamos inverter a seleção, pressionamos Delete e invertemos novamente a seleção. Aplicamos Bevel & Emboss: Pillow Emboss, Smooth, Depth 100%, Direction Up, Size 18, Soften 6, Gloss Contour: Rounded Steps.

10. Vamos criar mais uma layer (Layer 6). Vamos fazer uma seleção usando Eliptical Marquee dentro dos limites (200,100) até (500,600), preenchemos com Branco 100%. Mudamos para a ferramenta Retangular Marquee e selecionamos a metade inferior do círculo, pressionamos Delete e temos agora um semi-círculo branco. Segurando Ctrl e clicando na Layer 6 vamos expandir a seleção em 2 pixels (Select / Modify / Expand). Usando Free Transform Rotate primeiro vamos mudar o eixo de rotação para a parte inferior bem ao centro, após giramos no sentido horário em alguns graus. Expandimos novamente a seleção em 2 pixels, pressionamos Delete. Criamos um novo canal (Alpha 3), preenchemo com Branco 100%, contraímos a seleção em 15 pixels (Select / Modify / Contract), invertemos a seleção, deletamos o que está de fora e voltamos a inverter a seleção. Aplicamos um Gaussian Blur com 15 pixels, modificamos os levels aproximando brilho e contraste dos tons médios, teremos um shape como o da figura ao lado.

11. Sem perder a marca de seleção selecionamos a Layer 6, mudando a cor de foreground para branco, usnado a ferramenta Radial Gradient opção Foreground to Transparent preenchemos a seleção da esquerda para a direita, tente várias vezes até conseguir o efeito desejado, para desfazer os preenchimentos indesejados pressione Ctrl + Z ou limpe o History.

12. Muito hora nesta calma estamos quase no final. Segurando a tecla Ctrl clicamos na Layer 4, liberamos a tecla Ctrl e pressionamos Delete, deselecionamos tudo (Ctrl + D) e sem pressionar nenhuma tecla selecionamos a Layer 6, aplicamos um Gaussian Blur com 6 pixels ou até um pouco menos de blur.

13. Faltou somente um efeitinho que deixei propositalmente por último, mas que também não vou me deter em detalhes, são os dois cortes a esquerda e direita na "esfera", eles são feitos com uma elípse e colocando-se Bevel & Emboss, o resultado final está aí ao lado.
O objetivo deste tutorial não é fazer uma cópia idêntica ao logo Icon, mas sim mostrar as potencialidades do Photoshop como ferramenta de criação.

Abraços a todos e até a próxima! E não esqueçam: Qualquer coisa "Clica no Icon!"



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário