SYDNEY GANHO (60 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

PANDOGO (82 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

MANGOOST (80 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

FLASHGURU (155 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso integrar uma animação do Flash numa index criada no Fireworks.

Quero chamar um determinado frame na timeline do flash a partir de outro frame Html?

Como reproduzo aquele efeito de espelho?

Como faço o loading bem simples?

Como mudar a cor de campos de texto no HTML?

Como simular, com sharedObjects, um cookie e guardar o frame no qual o usuário estava quando saiu do filme?

Como posso fazer com que um objeto do flash possa ser movido pela pessoa que esta vendo a página?

Tô tentado abrir uma janela popup com um comando dentro de um arquivo de texto chamado via loadVariables.

Classe para facilitar o uso dos SharedObjects.

Como fazer uma timeline andar mais lenta que outra?

Quero enviar um comando entre dois swfs separados em um HTML.

Utilização do Bryce 3D.

Como usar as input type hidden de um form email fornecido pelo HPG para uma página html no flash.

Como faço para carregar um movie clipe da cena 2 na cena1 do mesmo swf?
A história do Flash.

Componente ComboBox.

Avaliação do site de O Boticário

Rotacionar objetos 3D no Flash.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Tratamento de um bitmap PNG com o PhotoShop.

Atenuação (easing).

Transparência no Flash.

Motion Guide (guia de movimento).

Jogo da Forca

LocalConnection

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.
Barra de navegação

MX cria campo

Toca fita

Keypress

Statusload

Menu elástico

Relógioanalógico

Texto matrix

Busca texto

Magnetismo

Slicemenu 2

Lightings
HOME | TUTORIAIS
Botão Radio.
por Luís Herrera

Introdução

Antes de explicar os passos deste tutorial, um breve comentário se faz necessário. Como tudo no Flash sempre há uma primeira vez, com os buttons radio não podia ser diferente. Um dia surgiu a necessidade de utilizar esse controle, muito comum em qualquer aplicação, porém dentro do Flash existem particularidades que devem ser observadas.

   Ao tentar criá-los, tive que passar por algumas tentativas e superar dificuldades/limitações do próprio Flash para conseguir. O problema é que as vezes o caminho mais "fácil e lógico" nem sempre é possível com o Flash. Assim, foi necessário um pouco mais de trabalho, que entretanto, ajudou a reduzir o tamanho do próprío SWF.

   Este código pode e deve ser melhorado, porém já é muito útil e fácil de implementar em qualquer aplicação com poucos controles. Caso precise utilizar mais de 10 perguntas, aconselho alterar o código, implementando os recursos de montagem e verificação dinâmica das alternativas, pois do contrário, terá mais trabalho na implementação.

   Neste tutorial, será criado um exemplo de button radio para verificar 5 alternativas. Para alterar essa quantidade, basta reduzir ou aplicar as cláusulas IF do código abaixo.

   Um proxímo tutorial sobre este assunto "Botões Radio O Retorno", ou "Parte 2" quem sabe, abordarei a implementação com recursos dinâmicos e importação de dados de arquivos txt. Que Tal?



Vamos lá

1º) Passo
   Abra um novo arquivo Fla (buttonradio.fla). Crie agora um Movie Clip (MC) com o nome de (MCradio). Dentro dele desenhe, no primeiro frame, um círculo branco com borda preta (sólida de 1 pixel). Agora faça um traço na diagonal, de baixo para cima e da esquerda para direita com uma linha de cor azul. Selecione a borda inferior do círculo e pinte-a de cinza claro. Agora apague a linha diagonal azul. Com isto, você criou um efeito de profundidade no botão.

   Clique no frame 2 e pressione F5 para repetir o desenho também neste frame. Agora crie uma nova layer acima da anterior e e inclua uma action STOP no frame 1. No frame 2, inclua também um STOP e desenhe um círculo pequeno de cor preta, sobre a área branca do botão. Isto serve para deixar o botão assinalado (clicado).

2º Passo
    Agora que o desenho do botão radio já está pronto, precisamos criar o símbolo button que terá as actions de controle. Para isso, precisamos de um botão transparente com o mesmo tamanho e formato do button radio (círculo). Ainda dentro do MCradio, crie uma nova layer acima das outras e inclua um círculo posicionado sobre o botão radio. Pressione F8 para transformá-lo em símbolo e escolha a opção Button. Agora edite esse novo botão, arrastando o conteúdo do frame 1 (UP) para o frame (HIT). Isto o deixará invisível e com a área clicável, igual ao button radio.

3º Passo
Vamos agora incluir o código desse botão. Saindo da área de edição e voltando ao MCradio, clique sobre o botão transparente, se não estiver selecionado e abra a janela Actions. Inclua o código abaixo:

on (press) {
   // verifica se a alternativa selecionada é a primeira (a1)
   if (this._name == "a1") {
      // atribui o valor correspondente da alternativa a
      // para a variável da pergunta 1 (p1)
      _root.p1 = "valor";
      // posiciona todas as demais alternativas desta pergunta
      // como não clicada frame 1 das respectivas instâncias MCradio
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   // verifica se a alternativa selecionada é a segunda (b1)
   } else if (this._name == "b1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   } else if (this._name == "c1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   } else if (this._name == "d1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   // Se não foi nenhuma das anteriores, só pode ser a última (e1)
   } else {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
   }
   // posiciona o MC atual no frame 2, onde está (clicado)
   gotoAndStop (2);
}

Nota 1: O código é simples, mas perceba que em cada action de decisão IF, existe uma verificação do nome (instância) do próprio MC: this._name == "xx", onde xx é o nome da instância.

Nota 2: Suponhamos que na pergunta número 1 no filme, você tenha 5 alternativas (a, b, c, d, e). Como no exemplo acima, você deverá incluir 5 instâncias do MCradio e nomeá-las assim: (a1, b1, c1, d1, e1). Ao clicar em uma das alternativas, você irá marcá-la e automaticamente desmarcar as demais. Isto funciona para permitir que se altere a resposta, se assim o internauta desejar, alternando entre todas as opções.

Nota 3: Ao clicar em uma alternativa, é atribuído um valor à variavel _root.p1 = "valor", onde valor é a informação/dado que você deseja armazenar como resposta da respectiva pergunta. Assim, você pode atribuir valores para checagem futura, cálculos, etc... Esta sintaxe é do Flash 5 para usar na versão 4, troque por:

/:p1 = "valor"

e _root.a1.gotoAndStop(1) para:

tellTarget ("/a1") {
gotoAndStop (1);
}

Nota 4: O único problema desse código é que você precisará criar um MCradio para cada pergunta que fizer. Assim, se tiver 10 perguntas no seu filme, você deverá ter 10 MCradio. Para isso, basta duplicá-lo na Library com nomes referentes a cada pergunta, ex:(MCradioP1, MCradioP2, McradioP3,.......MCradioP10).

Nota 5: Se você tiver perguntas com número de alternativas diferentes, precisará alterar o código do MCradio para o número apropriado de alternativas, incluindo ou eliminando declarações IF.

Nota 6: Para contornar esse problema, você deverá editar o código de forma que possa ser reutilizável em qualquer quantidade de alternativas e de perguntas/questões. Algumas dicas são:

a) monte dinamicamente as alternativas, através de variáveis de controle e as actions While e DuplicateMovieClip;
b) na verificação do nome da instância, altere "a1" para variáveis por ex: "a" add n;
c) use o n para determinar quantas alternativas tem sua pergunta e outra variável p para as perguntas do filme.

4º Passo
    Agora é só criar o layout do questionário, incluir as perguntas e as alternativas. Antes de cada alternativa, coloque uma instância do MCradio e dê o nome correspondente: Ex: Pergunta 1, alternativas (a1, b1, c1, etc....); Pergunta 2, alternativas (a2, b2, c2, etc....)

Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui os arquivos exemplo desse tutorial.



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário