ILVA RUDEV (90 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

MUZAK (45 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

ZECA BALA (45 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

DAAFY (55 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como eu faço para configurar uma pausa (delay)dinamicamente no filme?

O quê significa INT, como no exemplo "tempo = int ( tempo );"?

Tem como alinhar objetos em frames diferentes de uma vez só?

Como carrego os vários filmes que utilizarei no meu flash em apenas um preload?

É possível enviar variáveis de um movie clip para uma cena diferente?

Porque um botão dentro de um movie clip não envia comandos para uma cena?

Estou com problemas em condicionais IF.

Como arrastar (drag) uma palavra e colar ela num determinado ponto?

Como criar uma formatação para um texto importado de um TXT?

Como, num tweeningMotion, fazer o filme parar num frame com uma label?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Quero que a hora, minutos e segundos de meu relógio tenham sempre duas casas decimais

É possível incluir imagens em um arquivo HTML inserido dentro de um Flash e com scroll?

Objeto Cookie no Flash que grava arquivos XML.
Como enevoar as bordas de uma imagem no Fireworks.

Formulário de e-mail com CGI.

Duplicate Movieclip.

Objeto XML - xml viewer

Loops Alternados (Objeto Sound).

Conceitos de Design - Apresentação.

Menu com tooltip usando actionscript.

Objeto Movieclip - Propriedades

Criando texto neon.

Jogo da Forca (terceira parte)

Máscaras no Fireworks MX, o mistério!

Flash Intro - Aspectos Básicos do MX
Colorpicker

Vela

Calculadora simples

Loja Virtual

Pontoflash

Shape tween animado

Eyes

Move menu

Barneys menu

Calendário

Foguete

Bounce
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Botão Radio.
por Luís Herrera

Introdução

Antes de explicar os passos deste tutorial, um breve comentário se faz necessário. Como tudo no Flash sempre há uma primeira vez, com os buttons radio não podia ser diferente. Um dia surgiu a necessidade de utilizar esse controle, muito comum em qualquer aplicação, porém dentro do Flash existem particularidades que devem ser observadas.

   Ao tentar criá-los, tive que passar por algumas tentativas e superar dificuldades/limitações do próprio Flash para conseguir. O problema é que as vezes o caminho mais "fácil e lógico" nem sempre é possível com o Flash. Assim, foi necessário um pouco mais de trabalho, que entretanto, ajudou a reduzir o tamanho do próprío SWF.

   Este código pode e deve ser melhorado, porém já é muito útil e fácil de implementar em qualquer aplicação com poucos controles. Caso precise utilizar mais de 10 perguntas, aconselho alterar o código, implementando os recursos de montagem e verificação dinâmica das alternativas, pois do contrário, terá mais trabalho na implementação.

   Neste tutorial, será criado um exemplo de button radio para verificar 5 alternativas. Para alterar essa quantidade, basta reduzir ou aplicar as cláusulas IF do código abaixo.

   Um proxímo tutorial sobre este assunto "Botões Radio O Retorno", ou "Parte 2" quem sabe, abordarei a implementação com recursos dinâmicos e importação de dados de arquivos txt. Que Tal?



Vamos lá

1º) Passo
   Abra um novo arquivo Fla (buttonradio.fla). Crie agora um Movie Clip (MC) com o nome de (MCradio). Dentro dele desenhe, no primeiro frame, um círculo branco com borda preta (sólida de 1 pixel). Agora faça um traço na diagonal, de baixo para cima e da esquerda para direita com uma linha de cor azul. Selecione a borda inferior do círculo e pinte-a de cinza claro. Agora apague a linha diagonal azul. Com isto, você criou um efeito de profundidade no botão.

   Clique no frame 2 e pressione F5 para repetir o desenho também neste frame. Agora crie uma nova layer acima da anterior e e inclua uma action STOP no frame 1. No frame 2, inclua também um STOP e desenhe um círculo pequeno de cor preta, sobre a área branca do botão. Isto serve para deixar o botão assinalado (clicado).

2º Passo
    Agora que o desenho do botão radio já está pronto, precisamos criar o símbolo button que terá as actions de controle. Para isso, precisamos de um botão transparente com o mesmo tamanho e formato do button radio (círculo). Ainda dentro do MCradio, crie uma nova layer acima das outras e inclua um círculo posicionado sobre o botão radio. Pressione F8 para transformá-lo em símbolo e escolha a opção Button. Agora edite esse novo botão, arrastando o conteúdo do frame 1 (UP) para o frame (HIT). Isto o deixará invisível e com a área clicável, igual ao button radio.

3º Passo
Vamos agora incluir o código desse botão. Saindo da área de edição e voltando ao MCradio, clique sobre o botão transparente, se não estiver selecionado e abra a janela Actions. Inclua o código abaixo:

on (press) {
   // verifica se a alternativa selecionada é a primeira (a1)
   if (this._name == "a1") {
      // atribui o valor correspondente da alternativa a
      // para a variável da pergunta 1 (p1)
      _root.p1 = "valor";
      // posiciona todas as demais alternativas desta pergunta
      // como não clicada frame 1 das respectivas instâncias MCradio
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   // verifica se a alternativa selecionada é a segunda (b1)
   } else if (this._name == "b1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   } else if (this._name == "c1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   } else if (this._name == "d1") {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.e1.gotoAndStop(1);
   // Se não foi nenhuma das anteriores, só pode ser a última (e1)
   } else {
      _root.p1 = "valor";
      _root.a1.gotoAndStop(1);
      _root.b1.gotoAndStop(1);
      _root.c1.gotoAndStop(1);
      _root.d1.gotoAndStop(1);
   }
   // posiciona o MC atual no frame 2, onde está (clicado)
   gotoAndStop (2);
}

Nota 1: O código é simples, mas perceba que em cada action de decisão IF, existe uma verificação do nome (instância) do próprio MC: this._name == "xx", onde xx é o nome da instância.

Nota 2: Suponhamos que na pergunta número 1 no filme, você tenha 5 alternativas (a, b, c, d, e). Como no exemplo acima, você deverá incluir 5 instâncias do MCradio e nomeá-las assim: (a1, b1, c1, d1, e1). Ao clicar em uma das alternativas, você irá marcá-la e automaticamente desmarcar as demais. Isto funciona para permitir que se altere a resposta, se assim o internauta desejar, alternando entre todas as opções.

Nota 3: Ao clicar em uma alternativa, é atribuído um valor à variavel _root.p1 = "valor", onde valor é a informação/dado que você deseja armazenar como resposta da respectiva pergunta. Assim, você pode atribuir valores para checagem futura, cálculos, etc... Esta sintaxe é do Flash 5 para usar na versão 4, troque por:

/:p1 = "valor"

e _root.a1.gotoAndStop(1) para:

tellTarget ("/a1") {
gotoAndStop (1);
}

Nota 4: O único problema desse código é que você precisará criar um MCradio para cada pergunta que fizer. Assim, se tiver 10 perguntas no seu filme, você deverá ter 10 MCradio. Para isso, basta duplicá-lo na Library com nomes referentes a cada pergunta, ex:(MCradioP1, MCradioP2, McradioP3,.......MCradioP10).

Nota 5: Se você tiver perguntas com número de alternativas diferentes, precisará alterar o código do MCradio para o número apropriado de alternativas, incluindo ou eliminando declarações IF.

Nota 6: Para contornar esse problema, você deverá editar o código de forma que possa ser reutilizável em qualquer quantidade de alternativas e de perguntas/questões. Algumas dicas são:

a) monte dinamicamente as alternativas, através de variáveis de controle e as actions While e DuplicateMovieClip;
b) na verificação do nome da instância, altere "a1" para variáveis por ex: "a" add n;
c) use o n para determinar quantas alternativas tem sua pergunta e outra variável p para as perguntas do filme.

4º Passo
    Agora é só criar o layout do questionário, incluir as perguntas e as alternativas. Antes de cada alternativa, coloque uma instância do MCradio e dê o nome correspondente: Ex: Pergunta 1, alternativas (a1, b1, c1, etc....); Pergunta 2, alternativas (a2, b2, c2, etc....)

Espero que este tutorial tenha sido útil. Até á próxima! Baixe aqui os arquivos exemplo desse tutorial.



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