ILVA RUDEV (90 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ZECA BALA (45 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Existe uma forma de executar a mesma função usada em um filme em outro chamado através do loadMovie?

Gostaria de fazer dois olhos 'olhando' para o mouse.

Como criar um link em um banner no Flash?

Preciso fazer um esquema que faça upload de arquivos, à partir da máquina do cliente.

Problemas com redimensionamento e ponto de registro.

Como desabilitar os comandos Esc e Alt+F4 numa página do flash?

Como envio variáveis de um HTML para um SWF?

Como fazer com que uma animação funcione como preload?

Como faço o loading bem simples?

Como são feitos os efeitos da névoa no fundo e o efeito aquático do espantalho nesse site? http://www.mypetskeleton.com

Como faço para fazer um autorun?

Posso limitar o tempo de permanência de um usuário numa página?

Como trabalhar com o onLoad em arquivos externos no MX?
Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Controlando um swf que está em outro frame

Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte

Mascara animada no Flash MX

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Spectrum Analizer - Medidores de som

Context Menu - usando o botão direito do mouse

Usando XML com Fireworks MX.

Primeiros passos - desenhando e animando

Macromedia Flash - Tendências

Grade sonora.

Desenhando um avião no Flash
Nudemask2

3dsimmoufollow

Movemask

Redemoinho

Worm

3dbuilderv

Scrollbar easy

Analogicclock

Efeito Blur

Hidden menu

Click determiner

Drag Mask
HOME | TUTORIAIS
Janelas com abas.
por Luís Herrera

Este é um tutorial que explica de forma simples e rápida, como criar um mecanismo funcional para utilizar abas ou orelhas em janelas. Isto é muito útil na criação de Menus ou aplicativos, onde se faz necessário o melhor aproveitamento possível de um determinado espaço.

   Este recurso também é muito difundido em aplicativos como bancos de dados, pois permite apresentar grande quantidade de informações, divididas em categorias e com isto, organizar a busca e exibição dos dados.

Passo a Passo:

1) Abra um novo arquivo Fla no Flash;

2) Crie o layout de sua aplicação e deixe uma layer só para a inclusão deste recurso que chamaremos no exemplo de Menu;

3) Nesta layer crie o layout inicial de seu menu. Neste ponto, estaremos preocupados somente com o tamanho da área ocupada e do design deste menu com abas. Em nosso exemplo, usamos um retângulo e uma devisão vertical do lado esquerdo, onde ficarão nossas abas (botões do menu), veja exemplo abaixo;

4) Selecione todo o conteúdo deste layout (linhas e preenchimentos) e pressione F8 para transformá-lo em Símbolo. Agora dê o nome de Abas para este novo símbolo;

5) Basicamente o trabalho de criação agora depende de ajustes na figura inicial, assim o que devemos fazer inicialmente é duplicar este objeto abas em tantos quantos forem os itens deste nosso menu. Em nosso exemplo usamos somente 3, mas você pode incluir quantos forem necessários e seu layout permitir. Para isto clique com o botão oposto do mouse sobre o objeto Abas na library (biblioteca) e selecione Duplicate (duplicar), dando nomes como Aba1, Aba2, etc..;

6) Vamos agora editar cada aba de forma individual. Dê um duplo clique na Aba1 em sua library para abrí-la. Faça o seguinte:

a - apague todos os demais espaços referentes as outras abas;
b - digite o texto referente ao título deste item de menu (ex: Aba 1);
c - crie um dinamic text com nome de variável ( campo ) para receber o conteúdo deste item que poderá ser modificado remotamente conforme suas necessidades;
d - por último, crie um botão invisível e posicione-o sobre o título da aba, no exemplo (Aba 1) e em sua action inclua:

on (release) {
    // ao clicar na aba, o objeto que disparou o clique será
    // posicionada sobre os demais
    this.swapDepths(10);
    // altera o conteúdo do dinamic text (campo)
    campo = "Texto da Aba 1";
}

Nota: Para criar um botão invisível, basta desenhar a área do botão, no exemplo um pequeno retângulo chanfrado, e com ele selecionado pressionar F8. Na janela symbol, escolha Button e dê o nome de (bt transparente). Agora de um duplo clique sobre o novo botão, clique no frame UP e arraste-o até HIT, saia da edição deste botão é pronto, ele já estará invisível. Veja exemplo abaixo;

7) Faça o mesmo para cada uma das demais abas, mas não esqueça de apagar também a linha que divide o espaço da aba de seu conteúdo, para que o efeito fique com sobreposição perfeita. Isto explicarei ao final. Inclua a instância do botão invisível em cada aba. Nas actions de cada botão, inclua o conteúdo que deseja exibir, alterando o texto de campo = "Texto da Aba 1";

8) Terminada a edição das abas, falta incluí-las no palco dentro da layer previamente preparada. Selecione na timeline principal do seu filme, o frame 1 na layer que deixamos para isso e arraste da biblioteca cada um dos símbolos que criamos. Note que você deve arrastar do último para o primeiro, pois isto facilitará a sobreposição correta das abas. Do contrário, seria necessário outro passo de enviar cada uma para trás com a ajuda do Menu - Modify - Arrange - Send to Back.

Nota: Procure posicionar cada objeto (Aba) perfeitamente um sobre o outro;

Pronto, seu Menu com Abas está pronto é só testar o filme e ver se ficou semelhante ao exemplo abaixo. Se não ficou, verifique no Fla deste tutorial se cometeu algum erro ou leia novamente cada etapa.

Chegamos ao final de mais um tutorial útil para suas criações. 


Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário