GUILHERME G.G. (137 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

NETO LEAL (116 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

FLASHGURU (155 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço pra mudar o nome de uma variável em tempo real?

Galera ávida por colocar vídeo nas aplicações em Flash.

Como criar uma seqüência para a tecla TAB num formulário?

Como coloco um nome de instância para um movieclip criado no linkage?

Como utilizar a função para procurar valores dentro de uma variável?

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta.

Preciso que um movieclip se repita de tempos em tempos.

Existe algum método no LoadVariables que funcione como POST e GET simultaneamente?

Estou criando um combo works ou o famoso jogo de palavras.

Gostaria de saber se tem como ao clicar em uma imagem pequena, abrir uma janela maior com a imagem ampliada.

Para que serve o evento DATA?

Alguém tem um chat (de preferência .fla) ou sabe onde conseguir um?

Como transformar uma animação da timeline em um movie clip?

Como criar um link em um banner no Flash?
Clipes Inteligentes (SmartClip).

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

Controlando um swf que está em outro frame

Load Movie into target (movieclip).

Duplo clique.

Flash e Banco de Dados.

Transparência no Flash.

Plugins variados para seu trabalho em design

Download de arquivos com a classe File Reference

Tratamento de imagens e alguns efeitos no Fireworks

Criando texto neon.

Time Delay
Colormask

To Upper Case

Clock

Multi text load

Raindropstrail

Colorpicker

Circle

Arion 3

Frank

Overscroll

BarrasCrescentes

News
HOME | TUTORIAIS
Janelas com abas.
por Luís Herrera

Este é um tutorial que explica de forma simples e rápida, como criar um mecanismo funcional para utilizar abas ou orelhas em janelas. Isto é muito útil na criação de Menus ou aplicativos, onde se faz necessário o melhor aproveitamento possível de um determinado espaço.

   Este recurso também é muito difundido em aplicativos como bancos de dados, pois permite apresentar grande quantidade de informações, divididas em categorias e com isto, organizar a busca e exibição dos dados.

Passo a Passo:

1) Abra um novo arquivo Fla no Flash;

2) Crie o layout de sua aplicação e deixe uma layer só para a inclusão deste recurso que chamaremos no exemplo de Menu;

3) Nesta layer crie o layout inicial de seu menu. Neste ponto, estaremos preocupados somente com o tamanho da área ocupada e do design deste menu com abas. Em nosso exemplo, usamos um retângulo e uma devisão vertical do lado esquerdo, onde ficarão nossas abas (botões do menu), veja exemplo abaixo;

4) Selecione todo o conteúdo deste layout (linhas e preenchimentos) e pressione F8 para transformá-lo em Símbolo. Agora dê o nome de Abas para este novo símbolo;

5) Basicamente o trabalho de criação agora depende de ajustes na figura inicial, assim o que devemos fazer inicialmente é duplicar este objeto abas em tantos quantos forem os itens deste nosso menu. Em nosso exemplo usamos somente 3, mas você pode incluir quantos forem necessários e seu layout permitir. Para isto clique com o botão oposto do mouse sobre o objeto Abas na library (biblioteca) e selecione Duplicate (duplicar), dando nomes como Aba1, Aba2, etc..;

6) Vamos agora editar cada aba de forma individual. Dê um duplo clique na Aba1 em sua library para abrí-la. Faça o seguinte:

a - apague todos os demais espaços referentes as outras abas;
b - digite o texto referente ao título deste item de menu (ex: Aba 1);
c - crie um dinamic text com nome de variável ( campo ) para receber o conteúdo deste item que poderá ser modificado remotamente conforme suas necessidades;
d - por último, crie um botão invisível e posicione-o sobre o título da aba, no exemplo (Aba 1) e em sua action inclua:

on (release) {
    // ao clicar na aba, o objeto que disparou o clique será
    // posicionada sobre os demais
    this.swapDepths(10);
    // altera o conteúdo do dinamic text (campo)
    campo = "Texto da Aba 1";
}

Nota: Para criar um botão invisível, basta desenhar a área do botão, no exemplo um pequeno retângulo chanfrado, e com ele selecionado pressionar F8. Na janela symbol, escolha Button e dê o nome de (bt transparente). Agora de um duplo clique sobre o novo botão, clique no frame UP e arraste-o até HIT, saia da edição deste botão é pronto, ele já estará invisível. Veja exemplo abaixo;

7) Faça o mesmo para cada uma das demais abas, mas não esqueça de apagar também a linha que divide o espaço da aba de seu conteúdo, para que o efeito fique com sobreposição perfeita. Isto explicarei ao final. Inclua a instância do botão invisível em cada aba. Nas actions de cada botão, inclua o conteúdo que deseja exibir, alterando o texto de campo = "Texto da Aba 1";

8) Terminada a edição das abas, falta incluí-las no palco dentro da layer previamente preparada. Selecione na timeline principal do seu filme, o frame 1 na layer que deixamos para isso e arraste da biblioteca cada um dos símbolos que criamos. Note que você deve arrastar do último para o primeiro, pois isto facilitará a sobreposição correta das abas. Do contrário, seria necessário outro passo de enviar cada uma para trás com a ajuda do Menu - Modify - Arrange - Send to Back.

Nota: Procure posicionar cada objeto (Aba) perfeitamente um sobre o outro;

Pronto, seu Menu com Abas está pronto é só testar o filme e ver se ficou semelhante ao exemplo abaixo. Se não ficou, verifique no Fla deste tutorial se cometeu algum erro ou leia novamente cada etapa.

Chegamos ao final de mais um tutorial útil para suas criações. 


Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário