Vamos
entender como controlar a rolagens de textos (acima e abaixo) através
de botões. Vale lembrar que como tudo em programação,
existem várias formas de se atingir os mesmos objetivos, porém
procuro sempre ensinar o mais prático, funcional e simples de
entender para iniciantes ou designers.
Começando...
No
Frame 1 crie uma layer Actions inclua:
//
Não permite alteração da scala do filme,
// ele será exibido do tamanho com que foi criado.
fscommand ("allowscale", 0);
stop (); |
No
Frame 30 da layer Actions inclua:
No
botão Com Seta Pra Cima, inclua:
//
esta rotina faz com que seja preciso somente passar o mouse sobre
// os botões e não pressioná-los para rolagem.
on (rollOver) {
// manda o MC voltar rodar a partir do frame 2
_root.voltar.gotoAndPlay(2);
}
on (rollOut) {
// manda o MC voltar parar no frame 1
_root.voltar.gotoAndStop(1);
stop ();
} |
No
botão Com Seta Pra Baixo, inclua:
//
aqui aciona a rolagem da timeline principal
on (rollOver) {
play ();
}
// aqui a parada da timeline principal
on (rollOut) {
stop ();
} |
Crie
um movieclip com instância (voltar) sem nenhum objeto e
coloqueo-o fora do palco (círculo branco). Nele inclua em seus
frames:
Frame
1
Stop ();
Frame
2
_root.prevFrame();
Frame
3
gotoAndPlay(2); |
Nota
1: Este exemplo foi feito de forma a demonstrar o uso de scroll
com texto e também imagens, pois este é o maior problema
dos iniciantes. O Flash MX possui recursos que facilitam esse trabalho
e permitem um controle dinâmico de textos e imagens, através
dos novos Componentes (ver Tutoriais / intermediários / compontente
ScrollPane). Porém no Flash 5 temos de usar a criatividade
para atingir resultados semelhantes.
Veja
que incluímos um texto dentro de um MC para poder incluir também
uma imagem. Neste caso, para facilitar, usamos o efeito Twenning
Motion na timeline principal, mas poderiamos fazer o mesmo usando
ActionScript.
Nota
2: Podemos fazer o mesmo scroll, porém sem usar o Twenning
Motion e muito menos ActionScript para controle de deslocamento
(_x e _y). Neste caso precisamos usar os controles de scroll da caixa
de texto, mas nesse caso só teremos o controle de texto sem imagens,
pois é impossível, até no Flash MX, incluir imagens
e outros recursos HTML dentro de caixas de texto dinâmicas.