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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Estou precisando de scripts em CGI.

Porque quando inserimos movie clip na cena principal, o mesmo vai representado apenas por uma bolinha?

Como desabilitar botões do Level0, quando abro um arquivo no level1?

Como coloco um nome de instância para um movieclip criado no linkage?

Tem como alinhar objetos em frames diferentes de uma vez só?

Gostaria de fazer um sistema de login e senha no flash com ASP.

Quero criar uma animação em Flash que fique igual a uma galáxia.

Queria que minha página em HTML tivesse aquele script de data e hora.

Como posso randomizar um Go To para frames entre 4 e 10?

Tem como fazer um loading do loadVariables?

Tem como abrir um PDF (acrobat reader) entro do Flash? Pode ser com Delphi?

Como fazer um ponteiro como o do jogo da Fortuna, que faz N giros e depois para?

Preciso fazer o "play" ao contrario, ou seja voltar do último para o primeiro frame.

Eu não consigo entender como funciona o loop FOR para duplicar movieclips.
Objeto XML - xml viewer

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver

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Action Script 2.0 (Primeira Parte)
por Marlos Alves Carmo

Junto com os novos releases dos produtos Macromedia recentemente lançados, foi anunciado também uma nova linguagem para o desenvolvimento de aplicações no Macromedia Flash, o Action Script 2.0.

Presente nas versões Flash MX 2004 e Flash MX Professional 2004, o Action Script 2.0, é uma linguagem mais inteligente e robusta. Mas se você está pensando que tudo que você aprendeu foi por água abaixo, não se desespere. O Flash MX 2004 suporta tanto o agora batizado de "Action Script 1.0", quanto o Action Script 2.0.


As mudanças

Você já deve estar se perguntando, o que diferencia o Action Script 2.0 do Action Script 1.0?

O que diferencia principalmente o Action Script 2.0 do Action Script 1.0, é a forma de declaração das variáveis e das funções de retornos. Agora para se criar as variáveis e funções que retornam valores você terá que declarar o seu tipo adequado. Outra mudança que sem dúvidas é a mais importante é a forma de trabalhar com classes.

Veja abaixo uma breve explicação:


- Declaração de tipos para variáveis

Antes, para se criar uma variável ou uma função de retorno no Flash não se preocupava qual era seu tipo, se era String, ou MovieClip ou Número, agora você terá que declarar a variável com o tipo adequado a informação armazenada:

site = "http://www.marloscarmo.com";
site = 2003;

O que podemos ver acima, é que criava-se uma variável utilizando o tipo String e depois sobrescrevia com o tipo Número. Já no Action Script 2.0 você tem que declarar o tipo adequado a variável e a partir daí você poderá utilizar somente este tipo para a variável, isso facilita a eliminar alguns mistérios do seu código.

var site: String;
site = "http://www.marloscarmo.com";

Se você tentar forçar a variável com outro tipo ao rodar a aplicação o Flash mostrará uma mensagem de erro avisando o conflito entre tipos.


- Declaração de tipos para funções de retorno

Na declaração de variáveis de retorno acontece o mesmo que no item acima, só que a forma declarar é diferente. Antes fazia-se da seguinte forma:

function AreaQuadrado(base, altura) {
   return (base * altura);
}

Agora no Action Script 2.0 você tem que declarar tanto o retorno da função quanto as variáveis criadas nas funções.

function AreaQuadrado(base: Number, altura: Number): Number {
   return (base * altura);
}

- Conceito de criação de Classes

O que vimos até agora são meros detalhes, porque a maior mudança no Action Script 2.0, foi a forma de trabalhar com classes.

No novo Flash MX 2004, o conceito de classe está muito parecido com a da linguagem JAVA, da Sun.

Para se criar uma classe no Action Script 1.0, fazia-se da seguinte forma:

Cachorro = function(nome, cor, idade) {
   this.nome = nome;
   this.cor = cor;
   this.idade = idade;
}
meuCachorro = new Cachorro("Au-Au", "Branco", 8);

No Action Script 2.0:

(Cachorro.as)

class Cachoro {
   var _nome: String;
   var _cor: String;
   var _idade: Number;

   //Função construtora
   function Cachorro(nome, cor, idade) {
      _nome = nome;
      _cor = cor;
      _idade = idade;
   }
}

(Código dentro do Flash)

meuCachorro = new Cachorro("Au-Au", "Branco", 8);

No Action Script 2.0, cada classe tem seu arquivo referente com extensão .as, por exemplo se sua classe chama Cachorro, o arquivo com a classe é o Cachorro.as e cada arquivo só pode conter somente uma classe.

Essa nova versão do Action usa o conceito de packages para facilitar o desenvolvimento de aplicações com classes. Outra fcailidade encontrada n Action Script 2.0 é que as propriedades e métodos da classe podem ser declaradas como public, private e static.

Esse é o primero artigo falando da nova linguagem do Flash MX 2004 e Flash MX Professional 2004, mostrando uma visão geral da linguagem. No próximo artigo estarei explicando como trabalhar com classes no Action Script 2.0.


Links Relacionados

Site do Autor

Fonte

Site da Macromedia

Site do Flash MX 2004 e Flash MX 2004 Professional

Um abraço e até a próxima.



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