PANDOGO (82 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Um relógio digital mo formato HH:MM:SS

Como fazer um preloader móvel, que corre atrás do mouse?

Como criar uma formatação para um texto importado de um TXT?

É possível enviar variáveis de um movie clip para uma cena diferente?

Será possível agora fazer um sistema web de acesso a banco de dados todinho em Flash MX?

Quero fazer um efeito ALT (tooltip) num botão do Flash.

Como é que eu faço com que ao ser pressionada qualquer tecla, meu filme recue um frame.

Máscara e textos importados de um TXT.

Como faço para ler o conteúdo de uma variável do Flash com JS?

Como faço para contar o tempo de duração de uma corrida num labirinto?

Como colocar um link em um banner swf?

Tenho um site em flash5 e em uma página gostaria de colocar uma senha para entrar?

Caso em que numa função setInterval, o clearInterval não funciona.

Blender 3D.
Criando texto neon.

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

Menu estático.

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Includes.

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

Event Handlers (identificadores de eventos).

Animação com TextFields Dinâmicos

Flash Turbine (integração Flash com PHP ou ASP)

Linha que segue o mouse.

Como criar um site totalmente dinâmico em Flash MX

Máscara com gradiente.
Manchas

Spinner

Formulário com ASP

Slide desk

Cubos vivos

Swirl

Galho

5Balls_done

Loop infinito

Mapa - Países com A 1

Zoom e movimento

Mapa - Países com A 2
HOME | TUTORIAIS
Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução
por Helen Triolo

Comunicar-se com PHP (ou qualquer outro script Server Side) a partir do Flash tornou-se muito mais fácil com a introdução do objeto LoadVars no Flash MX. Aqui, uma amostra na qual usamos um banco de dados MySQL (contendo informações sobre e-mail e telefone de amigos e uma foto ou legenda, se tivermos uma), um script PHP para acessar aquela informação, e o Flash para apresentá-la. Repassarei cada um dos passos que dei para criar isto. Veja aqui o exemplo e baixe aqui os exemplos.

Para configurar o banco de dados MySQL e o PHP para acessá-lo

A primeira coisa a fazer em qualquer aplicação de banco de dados é definir a estrutura dos dados. Neste caso, criei uma nova tabela MySQL com esses campos:

contact ID, smallint, primary key, auto_increment
lastName, tinytext
firstName, tinytext
phone, tinytext
email, tinytext
picFile, tinytext
caption, tinytext

e então enchi o campo manualmente com instruções como estas:

insert into contacts
values (NULL, 'Anderson', 'Lois', '301-424-5555',
'lois@yahoo.com', 'lois.jpg', 'Lois, 2001');

(É uma tabela pequena; para uma tabela maior, fará mais sentido encher a tabela pela introdução de um arquivo de texto com a informação).

Para certificar-me de que a tabela é acessível via PHP, utilizei esta amostra de código para testá-la:

<?php
mysql_connect("servername","username","password");
mysql_select_db("databasename");

$qr = mysql_query("SELECT * FROM contacts");

$nrows = mysql_num_rows($qr);
for ($i=0; $i < $nrows; $i++) {
   $row = mysql_fetch_array($qr);
   echo $row['lastName'].", ".$row['firstName']."<br>";
   echo " ".$row['phone']." ".$row['email']."<br>";
   echo " ".$row['picFile'].": ".$row['caption']."<br><br>";
}
?>

(Aqui está um belo substituto de utilização genérica para a última seção, que encontra e mostra todos os campos em cada gravação, transmitido por Joshua Mostafa:)

while ($row = mysql_fetch_assoc ($qr)) {
   $r_string .= '<br>';
   while (list ($key, $val) = each ($row)) {
      $r_string .= $key . '=' . $val . ', ';
   }
}
echo $r_string;

Para configurar o filme Flash

Para exibir texto em um filme Flash, você precisa de campos de texto. Você pode também criar um dinamicamente, usando createTextField, ou configurando um no filme, dando-lhe um nome de instância e o utilizando. Escolhemos o último para esta amostra. O campo de texto principal possui o nome de instância content (você pode encontrá-lo na camada "textfield & scrollbar" do fla), configurado para multi-linha com a opção "Renderizar texto como HTML" selecionada, para que possamos incluir links.

Para adicionar a barra de rolagem

Porque nós vamos botar todas as gravações de endereços relativa a uma dada letra do alfabeto dentro de um único campo, temos que fazer com que ele role, no caso de haver mais entradas do que caberiam na medida que nós dividimos. Para fazer isto, abrimos o painel Components e arrastamos uma cópia da barra de rolagem para dentro do campo de texto. Ela se instala automaticamente no lugar, e é automaticamente associada com a instância "content". Moleza!

Para configurar um movieclip para armazenar jpg

Uma outra coisa que vamos precisar no filme é alguma coisa para armazenar o jpg que iremos carregar dentro dele. Para fazer isto, criamos um movieclip (na camada "pic, caption" do fla) e lhe damos o nome de instância picHolder. Na mesma camada, incluímos outro campo de texto (também multiline, mas não html) com o nome de instância "caption".

Configurando abas como botões movieclips

Porque todas as abas têm a mesma exata função, mas uma pequena diferença na aparência, podemos usar o novo recurso de movieclip botão do Flash MX para fazê-las. Quer dizer, iremos criar um modelo de aba que é um movieclip, e então o copiamos tantas vezes quantas necessitarmos, e configuramos o código para colocar a letra certa na aba e atribuimos o manipulador correto para a aba para fazê-la responder a um clique do mouse.

   Cada movieclip aba contém um campo de texto "letter". Cada movieclip aba também tem uma função onRelease a ele designada para dizer a ele o que fazer quando for clicado. Para executar a ação certa, de qualquer forma, necessitamos saber qual aba estamos acessando. Para fazer isso, nomeamos os movieclips aba de modo a permitir-nos descobrir qual está sendo clicado atualmente. À aba A foi dado o nome de instância tabA, à aba B, tabB, etc. Utilizando esta informação, este é o código (no quadro 1 do filme principal) que configura nossas 3 abas corretamente (e então elas mostram a letra correta e agem corretamente quando clicadas):

for (var i=65; i<=67; i++) {
   // mostra a letra correta nas abas
   this["tab"+chr(i)].letter.text = chr(i);
   // quando a aba é clicada
   this["tab"+chr(i)].onRelease = function() {
      // Não se pode usar chr(i) aqui -- deve-se usar o nome do MC
      c.thisLetter = this._name.substr(3,1);
      bigLetter.text = c.thisLetter;
      content.htmlText = "Loading data for " + c.thisLetter;
      // o alvo dessa função é a timeline principal para poder
      // referenciar c diretamente

      c.sendAndLoad("flashmx_dbPassAndReturnString.php",c,"POST");
   }
}

Para cada letra A-C, atribuímos aquela letra ao campo de texto "letter" na aba. Então, também para cada letra, designamos uma rotina que fará o seguinte quando a aba for clicada:

- coloca a letra associada com a aba selecionada na propriedade "thisLetter" do objeto c, um objeto LoadVars.

- mostra a letra selecionada como imagem de fundo no livro de endereços

- informa ao usuário que estamos ocupados esperando uma informação do banco de dados

- iniciar a transferência, usando o objeto LoadVars c para transmitir dados

Lembre-se, essas coisas não serão feitas no filme principal; elas estão sendo configuradas como instruções para serem levadas a cabo * quando uma aba for clicada *. Agora precisamos configurar o próprio objeto LoadVars, bem como as ações que serão executadas quando o dado retornar do nosso script php. O tutorial LoadVar, nessa mesma seção, explica como fazer isso.

Introdução - Objeto LoadVars - Editar banco de dados

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário