MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer movieclips rodarem em seqüência com intervalo de 3 segundos?

Como fazer para um movie clip desacelerar em direção ao outro.

Como faço para bloquear a cópia de figuras do meu site.

Como colocar uma página em FullScreen?

Como eu faco pra chamar um movie clip diretamente da Biblioteca?

Como faço para dar uma ação de um movieclip para outro?

Eu quero que uma imagem (bitmap) abra uma janela POPUP.

É possível carregar um filme (loadmovie) numa cena determinada?

Quero uma seqüência de fotos passando continuamente sem intervalos.

Tem algum truque para diminuir o tamanho do meu site?

É possível fazer um upload de um arquivo através do flash?

Existe algum limite para se usar o with em um botão para controlar vários movie clips ao mesmo tempo?

Quero que o usuário determine o tempo que um arquivo de som fique tocando.

Como é que eu faço um efeito de um objeto crescendo e entrando em foco?
Interseções com objetos planos

Unindo e separando traçados - Fireworks

Componentes no Flash MX

Formulário de e-mail com CGI.

Fade Out.

Objeto Array: métodos sort() e reverse().

Menu circular em 3D personalizável

Rave Generation no PhotoShop.

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Comunicação Flash-PHp-MySql - Editar banco de dados
por Helen Triolo

Uma aplicação para editar bancos de dados

Veja aqui o exemplo e baixe aqui os exemplos.

Mostrar os dados de um banco de dados no Flash é bem interessante, mas é ainda melhor se você dispuser uma maneira cômoda para adicionar, apagar e mudar os registros neste banco de dados. Com a funcionalidade dos componentes residentes que vêm com o Flash MX, você pode criar um editor que lhe permite, ou ao visitante de algum site, editar facilmente o conteúdo de um banco de dados. Experimente clicando no link acima. Se você gostar, clique em um registro para modificá-lo (escolha "Save Changes" para fazer as modificações se efetivarem), ou clique em "Add Record" para entrar com dados novos (digite no campo de tipo de contato F ou B para ver então seu registro sob "Friends" ou "Business" no menu suspenso (dropdown) e então Salve (Save) para dar entrada do registro no banco de dados.

Para Projetar a Aplicação

Passo 1: a estrutura do banco de dados

Para este exemplo, nós usamos aquela mesma tabela em um banco de dados do livro de endereços (tutorial anterior), acrescentando a ela um campo adicional para permitir-nos distinguir registros de família/amigos de registros de negócios. Esta é a instrução PHP que criou a tabela usada nesta amostra:

$create_tab = "create table contacts(
  contactID smallint not null auto_increment,
  lastName tinytext,
  firstName tinytext,
  phone tinytext,
  email tinytext,
  picFile tinytext,
  caption tinytext,
  contactType char(1),
  primary key (contactID))";
echo "Table contacts was ".
  (mysql_query ($create_tab) ? "" : " NOT").
  " created successfully<br>";

e esta é uma amostra do código para carregá-la com um registro:

$ins_tab = "insert into contacts values
  (NULL,
  'Anderson',
  'Lois',
  '301-424-5555',
  'lois@yahoo.com',
  'lois.jpg',
  'Lois, 2001',
  'F')";
echo "Record insertion was ".
  (mysql_query($ins_tab) ? "successful" : "unsuccessful").
  "<br>";

Passo 2: esboço do palco

Antes de escrever qualquer código, você necessitará de um esboço compatível com o que você quer que o código faça. No caso, queremos quatro coisas:

1) escolher um subgrupo dos registros, ou todos os registros;
2) mostrar estes registros selecionados;
3) estar habilitado a editar um registro, apagar um ou adicionar outro; e,
4) saber o que o programa fez e esperar o que nós faremos em seguida.

Assim, dividimos o palco em quatro áreas, do topo ao fundo, como visto no exemplo e descrito abaixo:

1 - área de seleção de dados: ComboBox para selecionar o tipo de registro a ser mostrado e um botão para opção adicionar registro (Add Record);
2 - área de exibição: ListBox para mostrar registros selecionados e permitir a seleção de um deles;
3 - área de edição: tela contendo campos de entrada que mostram registros e permitem sua edição (ou um novo registro em branco);
4 - área de mensagem: campo de texto para informar ao usuário o que foi feito e o que é necessário ser feito.

Passo 3: método para codificar

Existem numerosas abordagens para codificar uma aplicação como esta. Decidi seguir com um filme de quadro único com código em um arquivo externo, dividido em duas seções: definições de função no início, inicialização e código executável de programa no fim. (As funções devem sempre ser definidas antes delas aparecerem no código executável - mesmo que o Flash não se importe na maioria dos casos, existem situações nas quais o código não executará corretamente se elas não forem definidas primeiro).

   A seção de função inclui funções genéricas (algumas das quais são usadas como manipuladores pelos componentes, caso em que eles são designados ao componente que segue a definição imediatamente sempre que possível), e também manipuladores de eventos para outros objetos no palco. Colocar todo o código em um lugar como aquele, com cada peça de código designada para seu "proprietário" no palco, torna bastante fácil para outra pessoa ver o que o programa está fazendo sem ter que cavar muito ao redor.

   Na seção inicialização/executável, configurei variáveis globais, estilos globais e específicos para componentes, para levar a cabo quaisquer necessidades de inicialização a serem feitas. As variáveis globais incluem uma estrutura (gaFields) para definir os campos em minha tabela de banco de dados (e assim não preciso me referir a cada um deles pelos nomes a cada vez que eu quiser fazer alguma coisa com eles), e uma variável global (gsFilter) para manter o rastreamento das condições do filtro atualmente selecionado (família/amigos, negócios, ou todos). As variáveis globais são indicadas nesta amostra por variáveis que começam com "g", seguidos pela letra que indica o tipo de variável ("a"=array, "s"=seqüência de caracteres (string), seguidas por um descritor. Porque tudo é feito em um único quadro e em uma linha de tempo neste filme, não necessito realmente que as variáveis sejam globais - elas serão acessíveis de dentro de cada rotina de qualquer modo - mas passa a idéia de que elas estão disponíveis a toda rotina e a todo objeto, em todos lugares no programa.

Passo 4: criar scripts PHP

Para esta amostra, criamos três scripts PHP: um para adicionar um registro ao banco de dados, um para atualizar um registro existente (acessado pelo seu campo contactID), e um para apagar um registro (também pelo contactID). Para ver como os scripts PHP se comunicam com o Flash, veja o tutorial LoadVars, nessa mesma seção. Cada um dos scripts passa duas variáveis de volta ao Flash, com sucesso, que é fixado em 0 ou 1, dependendo do resultado da operação, e msg, que é a mensagem a ser mostrada ao usuário. Os scripts podem ser vistos como parte do arquivo zip disponível para ser baixado acima:

   Como mencionado no artigo LoadVars, sugerimos com veemência testar os scripts que você escrever com uma simples forma HTML para primeiro certificar-se que os dados são transmitidos e recebidos corretamente, e então de dentro do Flash com uma operação LoadVars.send, para estar seguro que o dado é transmitido e a string correta passa com precisão para o navegador (browser) antes de ser colocado em uma operação final sendAndLoad.

Na próxima semana "trabalhando com compontentes".

Introdução - Objeto LoadVars - Editar banco de dados

Tradução:
Sérgio Ramalho



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