DEN IVANOV (260 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GÉRIO (93 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

NETO LEAL (116 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tenho um filme e gostaria de fazer um loading pois o shockwave deu 100 kb.

Gostaria de saber como criar um botão voltar e avançar? Como usar âncoras no Flash?

Quero que quando terminar a animação de um movieclip, comece outro e assim sucessivamente.

Como deslocar um filme para um frame diferente dependendo de uma resposta?

Como faço um botão do tipo Play e Stop?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Como faço para carregar vários filmes ao mesmo tempo?

Como eu faço para configurar uma pausa (delay)dinamicamente no filme?

Quero que uma variável vinda de um TXT vire um link.

Quero fazer uma busca de texto no Flash.

Como fazer banners com animação e que fossem links. Com botão transparente?

Queria fazer um movie clip aparecer em posições aleatórias.

Gostaria de saber se existem plugins para flash.

Objeto Cookie no Flash que grava arquivos XML.
Chromeless com Flash.

Flash e X-Technologies · A Nova Ordem do Mundo?

Criando texto neon.

Formulário interagindo Flash e PHP.

Adicionar ao favoritos

Máscara percorrendo um caminho.

3D Wireframe.

Ação Include.

Site da banda os Titãs - Avaliação de sites

Line Draw

Uso da tecla tab num formulário Flash.

Cursor customizado no Flash5.
Efeito Matrix

Rolltext com mask

Dynamic

Linhas paralelas

Sashacircle 3

False Mask

Transição

Cubos vivos

Slicemenu 2

Relógio

Check date

Easy preloader
HOME | TUTORIAIS
Componentes no Flash MX 2004
por Helen Triolo

Os componentes do Flash MX 2004 têm sido aprimorados e tornados mais tutoriais/ fáceis de usar do que seus equivalentes do Flash MX. Se você estiver utilizando os componentes do Flash MX, e apren dendo o MX04, eu sugeriria que começasse com o artigo de Phil Kerman sobre os componentes do MX versus os dos MX04. Ele fornece uma boa visão geral sobre as diferenças entre os dois, e fala sobre como fazer com os novos componentes da v2 (MX04) o que você habitualmente fazia com o Flash MX (v1).


baixe aqui o arquivo FLA.


Para dar uma olhada introdutória nos novos componentes, converti meu artigo sobre componetes para FlashMX, para obter exatamente a mesma funcionalidade com os componentes da v2 (no Flash MX 2004) do que era previamente feito com a v1 (no Flash MX). O filme foi compilado como um filme Flash MX 2004, e assim você precisará do player Flash 7 para vê-lo.

As mudanças que uma pessoa tem que fazer para codificar os componentes da v2 não são grandes ou drásticas. Elas envolvem:

1) Usar o método addEventListener para o componente, ao invés dos métodos de especificação de componente anteriores, como o setClickHandler e setChangeHandler, para disparar chamadas à função (ou método) de manipulação de callback quando um evento de componente acontecer;

2) atribuir as propriedades do componente diretamente, ao invés de via funções de getter (que obtém) e setter (montador),

3) e usar a propriedade .target da referência do objeto passada a uma função manipuladora (callback) para acessar o componente que a disparou.

Outra modificação que fiz no filme foi usar o estilo de codificação ActionScript 2.0-style, no qual todas as variáveis são digitadas fortemente (mesmo os valores retornados por uma função). Isto nos permite dar um grande suspiro de alívio e voltar para a notação de nomes de variável em húngaro, em vez de usar as extensões variáveis previamente recomendadas (_txt, _lv, etc), e ainda obter dicas de código!

Como um exemplo da mudança, em vez deste código do Flash MX (no quadro 1 do filme principal) para fazer as seleções de caixa combinada do usuário para mudar a cor de um objeto movieclip:

function changeColor(comp) {
   squiggle_color.setRGB(comp.getSelectedItem().data);
}

var squiggle_color = new Color(squiggle_mc);

colors_arr = [
   {label:'gray', data:0x666666},
   {label:'red', data:0xff0000},
   {label:'green', data:0x00ff00},
   {label:'blue', data:0x0000ff}];

color_cb.setDataProvider(colors_arr);
color_cb.setSelectedIndex(0);
color_cb.setChangeHandler('changeColor');

nós usamos agora este código com a caixa combinada (combobox) da v2 (no Flash MX 2004) para produzir o mesmo efeito:

function changeColor(obj):Void {
   cSquiggle.setRGB(obj.target.selectedItem.data);
}

var cSquiggle:Color = new Color(mcSquiggle);

var aColors:Array = [
   {label:'gray', data:0x666666},
   {label:'red', data:0xff0000},
   {label:'green', data:0x00ff00},
   {label:'blue', data:0x0000ff}];

cbColor.dataProvider = aColors;
cbColor.selectedIndex = 0;
cbColor.addEventListener("change", changeColor);

No exemplo, modificações semelhantes foram feitas no código para cada um dos outros componentes. As configurações do componente foram feitas manualmente (na aba de Parâmetros da janela de Propriedades) como descritas no meu artigo original para FlashMX. Baixe o fla e olhe a camada de código para o componente correspondente no arquivo para ver aquelas mudanças.

Uma coisa surpreendente a notar é que o fla nesta amostra foi, de 426k na versão Flash MX, para 1.1M na versão do MX04! (mesmo depois de um Salvar e compactar (Save and compact)). O swf correspondente também, de modo bastante desapontador, mais do que dobrou, indo de 28k para 65k. Abaixo, o tamanho de cada um dos cinco swf feitos dos componentes individuais no filme:

Tecla (push button) - 27k
Área de texto (textarea) - 40k
Caixa combinada (combobox) - 56k
Caixa-lista (listbox) - 48k
Botões de rádio (radio buttons) - 30k


Tradução: Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário