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Componentes no Flash MX 2004
por Helen Triolo

Os componentes do Flash MX 2004 têm sido aprimorados e tornados mais tutoriais/ fáceis de usar do que seus equivalentes do Flash MX. Se você estiver utilizando os componentes do Flash MX, e apren dendo o MX04, eu sugeriria que começasse com o artigo de Phil Kerman sobre os componentes do MX versus os dos MX04. Ele fornece uma boa visão geral sobre as diferenças entre os dois, e fala sobre como fazer com os novos componentes da v2 (MX04) o que você habitualmente fazia com o Flash MX (v1).


baixe aqui o arquivo FLA.


Para dar uma olhada introdutória nos novos componentes, converti meu artigo sobre componetes para FlashMX, para obter exatamente a mesma funcionalidade com os componentes da v2 (no Flash MX 2004) do que era previamente feito com a v1 (no Flash MX). O filme foi compilado como um filme Flash MX 2004, e assim você precisará do player Flash 7 para vê-lo.

As mudanças que uma pessoa tem que fazer para codificar os componentes da v2 não são grandes ou drásticas. Elas envolvem:

1) Usar o método addEventListener para o componente, ao invés dos métodos de especificação de componente anteriores, como o setClickHandler e setChangeHandler, para disparar chamadas à função (ou método) de manipulação de callback quando um evento de componente acontecer;

2) atribuir as propriedades do componente diretamente, ao invés de via funções de getter (que obtém) e setter (montador),

3) e usar a propriedade .target da referência do objeto passada a uma função manipuladora (callback) para acessar o componente que a disparou.

Outra modificação que fiz no filme foi usar o estilo de codificação ActionScript 2.0-style, no qual todas as variáveis são digitadas fortemente (mesmo os valores retornados por uma função). Isto nos permite dar um grande suspiro de alívio e voltar para a notação de nomes de variável em húngaro, em vez de usar as extensões variáveis previamente recomendadas (_txt, _lv, etc), e ainda obter dicas de código!

Como um exemplo da mudança, em vez deste código do Flash MX (no quadro 1 do filme principal) para fazer as seleções de caixa combinada do usuário para mudar a cor de um objeto movieclip:

function changeColor(comp) {
   squiggle_color.setRGB(comp.getSelectedItem().data);
}

var squiggle_color = new Color(squiggle_mc);

colors_arr = [
   {label:'gray', data:0x666666},
   {label:'red', data:0xff0000},
   {label:'green', data:0x00ff00},
   {label:'blue', data:0x0000ff}];

color_cb.setDataProvider(colors_arr);
color_cb.setSelectedIndex(0);
color_cb.setChangeHandler('changeColor');

nós usamos agora este código com a caixa combinada (combobox) da v2 (no Flash MX 2004) para produzir o mesmo efeito:

function changeColor(obj):Void {
   cSquiggle.setRGB(obj.target.selectedItem.data);
}

var cSquiggle:Color = new Color(mcSquiggle);

var aColors:Array = [
   {label:'gray', data:0x666666},
   {label:'red', data:0xff0000},
   {label:'green', data:0x00ff00},
   {label:'blue', data:0x0000ff}];

cbColor.dataProvider = aColors;
cbColor.selectedIndex = 0;
cbColor.addEventListener("change", changeColor);

No exemplo, modificações semelhantes foram feitas no código para cada um dos outros componentes. As configurações do componente foram feitas manualmente (na aba de Parâmetros da janela de Propriedades) como descritas no meu artigo original para FlashMX. Baixe o fla e olhe a camada de código para o componente correspondente no arquivo para ver aquelas mudanças.

Uma coisa surpreendente a notar é que o fla nesta amostra foi, de 426k na versão Flash MX, para 1.1M na versão do MX04! (mesmo depois de um Salvar e compactar (Save and compact)). O swf correspondente também, de modo bastante desapontador, mais do que dobrou, indo de 28k para 65k. Abaixo, o tamanho de cada um dos cinco swf feitos dos componentes individuais no filme:

Tecla (push button) - 27k
Área de texto (textarea) - 40k
Caixa combinada (combobox) - 56k
Caixa-lista (listbox) - 48k
Botões de rádio (radio buttons) - 30k


Tradução: Sérgio Ramalho



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