DEMIS BUCCI (50 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

MANGOOST (80 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer com que objetos se movimentem repicando nos limites do palco?

Tenho três nomes e para cada um queria mandar o usuário para uma cena diferente.

Queria ver se é possível fazer com o que o som permaneça parado mesmo quando o movie se reinicia.

Importei um MOV pro flash, só que quando testo, o vídeo não começa.

Como checar se o usuário escreveu um email válido certo no formulário?

Como determinar o tempo que uma HTML ficará aberta?

Preciso fazer um objeto seguir o mouse (arrastando) somente no horizontal.

Quero controlar dois movieclips com sons. Tocar um, parar outro e vice-versa.

Como criar um link em um banner no Flash?

Como fazer um load individual para cada frame de meu filme?

Um movie clip, em uma cena, pode continuar, em outra cena, de onde parou?

Tem como colocar botões “próximo texto” e “texto anterior” quando abro com load variables?

Como fazer uma variável receber um valor aleatório (randômico) entre 50 e 100?

Como eu faço para: se a palavra digitada for qualquer então vá para frame 20 senão, vá para frame 30.
Jogo dos 7 erros.

Dicas para otimizar seu SWF (revisado e atualizado).

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos I

Interpolação de movimento

Exibir páginas em html com o componente TextArea do FlashMX2004

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

O desenho animado abrindo sites.

Carregador inteligente no Flash 5.

Simulando botões d'água no PhotoShop.

Como arredondar os cantos de uma foto no Fireworks.

Criando um objeto para sua paleta personalizada (NINJA)

Menu horizontal com descrição.
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Line Draw.
por Helen Triolo

O que é isso? Um filme Flash que é simplesmente um ponto branco? Sim, mas se você clicar em qualquer lugar na área (300x100) do filme, irá desenhar uma linha do ponto até o local do clique. Excitante, não? Veja agora como fazer:


baixe o exemplo

Crie um movieclip linha:

Para minimizar distorções quando o movieclip linha é escalado, use uma linha bem fina. Crie um movieclip com uma linha que comece em 0,0 e termine abaixo e à direita em 100,100. Dessa maneira, definindo o xscale (ou yscale) o movieclip linha mudará o valor de x (x-value ou y-value) correspondente mas o comprimento da linha (width) não será afetado. Delete o clip do palco e defina as configurações de exportação desse movieclip na biblioteca (ctrl-L) de maneira que você possa anexá-lo mais tarde (botão direito, Linkage, identifier=baseLine, selecione Export this symbol).

Crie uma função para desenhar a linha:

Para desenhar a linha de um ponto com coordenadas x/y (xStart, yStart) para um ponto escolhido (xStop, yStop), a função anexará uma nova instância do movieclip linha, posicionando-a para começar em (xStart, yStart), definindo xscale e yscale para a diferença entre xStop/xStart e yStop/yStart.

Com essa função, você pode criar uma linha de (30,100) para (200,20) chamando-a com aquelas coordenadas. Eis a função e a chamada:

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

Chamando a função:

Para desenhar uma linha de por exemplo (30,100) para (200,20), chame a função diretamente com esses números ou com variáveis. Desenhe um botão invisível para cobrir todo seu filme e coloque nele:

on (release) {
   _root.iDepth = 1;
   // Deve-se especificar um valor para a profundidade para esse movieclip
   xStart = 30;
   yStart = 100;
   xStop = 200;
   yStop = 20;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Para simular o efeito do exemplo acima, você tem que manter xStrt e yStart fixo e definir xStop e yStop para a posição do mouse na hora do clique (_root._xmouse e _root._ymouse). Além disso, incremente uma variável profundidade (iDepth) para que novas linhas possam ser criadas. Veja como ficaria o botão invisível

on (release) {
   _root.iDepth = a++;
   xStart = 150;
   yStart = 50;
   xStop = _root._xmouse;
   yStop = _root._ymouse;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Agora iremos mostrar como definir múltiplas linhas usando o mesmo ponto final.


baixe o exemplo

No exemplo acima, 50 linhas são desenhadas com pontos iniciais randômicos. O ponto final de todas as linhas é o mesmo (150,60). Clicar em qualquer lugar no filme redesenha a linha com seus pontos finais igual ao ponto onde foi clicado.

Crie 50 linhas usando a função previamente definida:

Eis o código que chama a função drawLine para desenhar 50 linhas começando em pontos randômicos em nosso filme 300x100. O ponto final inicial de todas as linhas é definida arbitrariamente em (150,60).

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

iDepth = 0;
nLines = 50;
xStart = new Array(nLines);
yStart = new Array(nLines);
xMid = 150;
yMid = 60;
   for (i=0; i < nlines; i++) {
   xStart[i] = Math.random()*300;
   yStart[i] = Math.random()*100;
   drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
   iDepth++;
}
stop();

Encontre o ponto clicado (mouseclick point), redesenhe as linhas:

Encontrar o ponto mouseclick é simples. Coloque um botão invisível sobre o filme todo. O ponto mouseclick é bem simples (_root._xmouse, _root._ymouse). O botão também precisa deletar os movieclips linha existentes para depois criar outras. Eis o código:

on (release) {
   // delete linhas existentes
   for (i=(iDepth-nLines); i < iDepth; i++) {
      _root["Line" + i].removeMovieClip();
   }
   // desenhe novas linhas com novos pontos médios
   for (i=0; i < nlines; i++) {
      xMid = _root._xmouse;
      yMid = _root._ymouse;
      drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
      iDepth++;
   }
}

Tente algumas variações:

Uma vez você tenha uma idéia básica de como funcina o sistema, você poderá experimentar centenas de exemplos usando movieclips com shapes em vez de linhas ou animações no lugar de objetos estáticos. Aqui está um no qual usamos um movieclip com um gradiente e um movieclip controller adicional para variar o ponto final randomicamente, mas com a mesma fucionalidade mouseclick como descrito acima.

Tradução:
Alê Porto



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de adriano
| 6/10/2010 - 09:52 |


adasdasdasd



Comentário de marcelo prudente
| 22/3/2010 - 17:31 |


Parabéns pelo site e a reformulação, só pra informar como pediram, os links desse tutorial estão quebrados