SÁVIO PONTE (39 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

DAAFY (55 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

MANGOOST (80 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

NETO LEAL (116 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como poderia colocar um bitmap no MX via load e posiciona-lo no palco?

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta.

Queria fazer um movie clip aparecer em posições aleatórias.

Será possível agora fazer um sistema web de acesso a banco de dados todinho em Flash MX?

Como fazer uma saudação ao usuário dependendo da hora de acesso?

Meu TXT não está abrindo no Flash com load variables.

Eu queria por a minha página na net, mas em FullScreen. Mas não sei fazer isso no flash.

Qual seria o comando para parar uma música e o resto dos sons continuassem a tocar e outro comando para faze-la tocar novamente?

Como fazer uma letra começar grande e ir diminuindo para dar a sensação de estar distanciando no Flash 5.

Não consigo abrir um txt de um filme aberto no level1.

Queria fazer uma barra de rolagem no Flash.

Por Favor alguém poderia me ajudar com um combobox?

É possível gravar o conteúdo de campos e variáveis do Flash em arquivos TXT?
Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Botão Radio.

Quadro comparativo: Fireworks ou Photoshop

Conceitos de Design - Apresentação.

Salvando alterações feitas no layout (shared Objects).

Turbine seu Fireworks

Criação de um CD híbrido

Jogo de colorir.

Criando um Editor HTML com o MM Flash

Variáveis, uma visão geral.

Avaliação do site de O Boticário

Comunicação Flash-PHp-MySql - Objeto LoadVars
River ride

Spinner

Kick ball

Emotion

Motioncomflip

Multi text load

Receber XML

Particles

Frame rate

Comunicare

Drag box

Luz
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Line Draw.
por Helen Triolo

O que é isso? Um filme Flash que é simplesmente um ponto branco? Sim, mas se você clicar em qualquer lugar na área (300x100) do filme, irá desenhar uma linha do ponto até o local do clique. Excitante, não? Veja agora como fazer:


baixe o exemplo

Crie um movieclip linha:

Para minimizar distorções quando o movieclip linha é escalado, use uma linha bem fina. Crie um movieclip com uma linha que comece em 0,0 e termine abaixo e à direita em 100,100. Dessa maneira, definindo o xscale (ou yscale) o movieclip linha mudará o valor de x (x-value ou y-value) correspondente mas o comprimento da linha (width) não será afetado. Delete o clip do palco e defina as configurações de exportação desse movieclip na biblioteca (ctrl-L) de maneira que você possa anexá-lo mais tarde (botão direito, Linkage, identifier=baseLine, selecione Export this symbol).

Crie uma função para desenhar a linha:

Para desenhar a linha de um ponto com coordenadas x/y (xStart, yStart) para um ponto escolhido (xStop, yStop), a função anexará uma nova instância do movieclip linha, posicionando-a para começar em (xStart, yStart), definindo xscale e yscale para a diferença entre xStop/xStart e yStop/yStart.

Com essa função, você pode criar uma linha de (30,100) para (200,20) chamando-a com aquelas coordenadas. Eis a função e a chamada:

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

Chamando a função:

Para desenhar uma linha de por exemplo (30,100) para (200,20), chame a função diretamente com esses números ou com variáveis. Desenhe um botão invisível para cobrir todo seu filme e coloque nele:

on (release) {
   _root.iDepth = 1;
   // Deve-se especificar um valor para a profundidade para esse movieclip
   xStart = 30;
   yStart = 100;
   xStop = 200;
   yStop = 20;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Para simular o efeito do exemplo acima, você tem que manter xStrt e yStart fixo e definir xStop e yStop para a posição do mouse na hora do clique (_root._xmouse e _root._ymouse). Além disso, incremente uma variável profundidade (iDepth) para que novas linhas possam ser criadas. Veja como ficaria o botão invisível

on (release) {
   _root.iDepth = a++;
   xStart = 150;
   yStart = 50;
   xStop = _root._xmouse;
   yStop = _root._ymouse;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Agora iremos mostrar como definir múltiplas linhas usando o mesmo ponto final.


baixe o exemplo

No exemplo acima, 50 linhas são desenhadas com pontos iniciais randômicos. O ponto final de todas as linhas é o mesmo (150,60). Clicar em qualquer lugar no filme redesenha a linha com seus pontos finais igual ao ponto onde foi clicado.

Crie 50 linhas usando a função previamente definida:

Eis o código que chama a função drawLine para desenhar 50 linhas começando em pontos randômicos em nosso filme 300x100. O ponto final inicial de todas as linhas é definida arbitrariamente em (150,60).

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

iDepth = 0;
nLines = 50;
xStart = new Array(nLines);
yStart = new Array(nLines);
xMid = 150;
yMid = 60;
   for (i=0; i < nlines; i++) {
   xStart[i] = Math.random()*300;
   yStart[i] = Math.random()*100;
   drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
   iDepth++;
}
stop();

Encontre o ponto clicado (mouseclick point), redesenhe as linhas:

Encontrar o ponto mouseclick é simples. Coloque um botão invisível sobre o filme todo. O ponto mouseclick é bem simples (_root._xmouse, _root._ymouse). O botão também precisa deletar os movieclips linha existentes para depois criar outras. Eis o código:

on (release) {
   // delete linhas existentes
   for (i=(iDepth-nLines); i < iDepth; i++) {
      _root["Line" + i].removeMovieClip();
   }
   // desenhe novas linhas com novos pontos médios
   for (i=0; i < nlines; i++) {
      xMid = _root._xmouse;
      yMid = _root._ymouse;
      drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
      iDepth++;
   }
}

Tente algumas variações:

Uma vez você tenha uma idéia básica de como funcina o sistema, você poderá experimentar centenas de exemplos usando movieclips com shapes em vez de linhas ou animações no lugar de objetos estáticos. Aqui está um no qual usamos um movieclip com um gradiente e um movieclip controller adicional para variar o ponto final randomicamente, mas com a mesma fucionalidade mouseclick como descrito acima.

Tradução:
Alê Porto



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de adriano
| 6/10/2010 - 09:52 |


adasdasdasd



Comentário de marcelo prudente
| 22/3/2010 - 17:31 |


Parabéns pelo site e a reformulação, só pra informar como pediram, os links desse tutorial estão quebrados