MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

GÉRIO (93 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

DAAFY (55 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Alguém poderia me informar como eu faço para criar um formulário no flash.

Como colocar uma ação no clique de um movieclip, sem aparecer a mãozinha?

Quero imprimir o conteúdo de um campo de texto e não somente a parte que está na tela.

Alguém sabe que programa edita filmes .mov, .avi, etc? E como colocar no Flash?

Problemas de envio de mensagem pelo Cdonts (ASP).

Como fazer um preloader móvel, que corre atrás do mouse?

Como fazer um preloader para vários arquivos SWFs ao mesmo tempo?

Como eu faço para alterar nome do .exe na barra de títulos e o ícone também?

Preciso criar um formulário de envio de dados, juntamente com um arquivo em anexo.

Como criar rótulos para um botão criados dinamicamente, sem precisar declarar um a um?

Como faço para sortear (random) uma imagem de fundo a cada vez que o filme é carregado?

Quero que quando eu passar o mouse sobre um botão, um movie clipe seja carregado em um determinado ponto da tela.

Como colocar um link em um banner swf?

Como fazer um movie clip animado com alpha gradativo?
Post comments (Livro de Visitas)

Comunicação Flash-PHp-MySql - introdução

Avaliação do site de O Boticário

Objeto Movieclip - introdução

Flash MX 2004 Updater

Interseções com objetos planos

Botão avançar e recuar.

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Pre-carregador (Preloader)

Componentes no Flash MX

Turbine seu Fireworks

Efeito Blur - Actionscript
Menu tint

Cyber efect

Tweeneng com alpha

Tint rgb

MovieClip.onCollision

Spinner

Menu popop de pastas

Barra interativa

Cubes2

Grafico de barras

3d Splines

Type sound
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Objeto Math.
por Helen Triolo

A amostra swf abaixo mostra o seno (amarelo) mudando junto com a mudança do ângulo em volta do círculo, bem como sendo plotado linearmente com o passar do tempo. Você pode baixar uma variação desse fla (seno e co-seno da plotagem do círculo) aqui.


   Use o botão abaixo à esquerda para desligar o filme temporariamente se a rolagem da página trepidar. Muitos filmes duplicados rodando ao mesmo tempo baixam a velocidade do processador.

Uma passada pelos pelos métodos básicos da classe Math

Os métodos mais comumente utilizados do objeto math são provavelmente os random (randômico), floor (piso) e round (arredondar), bem como as funções trigonométricas para aplicações matemáticas, científicas e jogos.

   O método randômico retorna um número decimal maior ou igual a 0 e menor do que 1, o floor trunca(?) um número decimal e retorna a parte inteira, e o round arredonda um número decimal para seu próximo valor integral.

Exemplos de round, random, floor

Achar um número decimal aleatório X maior ou igual a 0 e menor que 100:

x = Math.random()*100;

Achar um integral randômico entre 10 e 15, inclusive:

x = 10 + Math.floor(Math.random()*6);

Achar um integral randômico entre a e b, inclusive:

x = a + Math.floor(Math.random()*(b-a+1));

Achar uma percentagem inteira de um filme carregado em mcClip:

nPct = Math.round((mcClip.getBytesLoaded()/mcClip.getBytesTotal())*100);

Para criar um novo método Math

As classes residentes do Flash podem ser ampliadas para conter novos métodos (Você pode também substituir as classes residentes por um novo método definido pelo usuário como descrito no tutorial sobre Objetos nessa mesma seção). Aqui está um exemplo de como adicionar um método que retorna um integral randômico entre quaisquer dois integrais especificados (inclusive):

Math.randomBetween = function(a,b) {
return (a + Math.floor(Math.random()*(b-a+1)));
}

for (i=0; i<20; i++) {
x = Math.randomBetween(15,25);
trace(x);
}

A primeira linha cria um novo método randomBetween da classe Math como definido pela função. O “loop for” (comando de programação que executa repetidamente determinada instrução enquanto a condição for verdadeira) demonstra o uso do método para gerar 20 inteiros randômicos entre 15 e 25 inclusive. Os métodos definidos pelo usuário como um desses podem ser salvos em bibliotecas de arquivos *.as e utilizados para múltiplos projetos.

Métodos rigonométricos da classe Math

As funções trigonométricas são outra parte da classe Math usadas com freqüência. Quando um objeto tem que se mover em um ângulo especificado a partir de uma linha, ou de um ponto encontrado ao longo de um círculo, os métodos residentes da classe Math são extremamente úteis. A figura acima mostra um ângulo beta (sim, ele pode ser tradicionalmente teta, mas eu prefiro alguma coisa que eu possa mostrar em HTML) com suas partes constituintes em um círculo aspirado[SR4] .

   O ângulo beta pode ser expresso em graus (de 360º em um círculo completo) ou radiantes (de 2*pi num círculo completo). Um ângulo de 45 graus, por exemplo, é um ângulo que é caracterizado por percorrer 1/8 do caminho em volta de um círculo, então ele tem 2*pi/8 = pi/4 (=0.785) radiantes. Aqui está a relação entre outras partes constituintes:

y/r = sin(=DF) --> em Flash, y =3D r * Math.sin(beta), onde beta é especificado em radiantes

B(beta) = asin(y/r) --> em Flash, beta =3D Math.asin(y/r), onde beta é retornado em radiantes

x/r = cos(B) --> em Flash, x = r * Math.cos(beta), onde beta é especificado em radiantes

B = acos(x/r) --> em Flash, beta = Math.acos(x/r), onde beta é retornado em radiantes

y/x = tan(B) --> em Flash, y = x * Math.tan(beta), onde beta é especificado em radiantes

B = atan(y/x) --> em Flash, beta = Math.atan(y/x), onde beta é retornado em radiantes

   Existe uma função adicional fornecida pela ECMA-262, especificação na qual o actionscript está baseado - atan2, a qual é sempre mais útil do que a atan em aplicações envolvendo rotação por medida especificada, porque ela retorna um beta positivo para todos os angulos entre 0 e 180 graus (mesmo quando o x é negativo). Dessa forma ela elimina a necessidade de um código extra para lidar com valores diferentes em quadrantes diferentes do círculo. Essa é a função adicional:

B-adjusted = atan2(y, x) --> em Flash, beta_adj Math.atan2(y, x), onde beta_adj é retornado em radiantes

Finalmente, existem duas equações que são necessárias para fazer a conversão entre os radiantes retornados (ou requeridos) pelas funções acima, e graus, que é como a propriedade _rotation é especificada em Flash:

beta_degrees = beta_radians * 180/Math.PI;

beta_radians =3D beta_degrees * Math.PI/180;



Tradução:
Sérgio Ramalho



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