JONAS GALVEZ (521 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

FLASHGURU (155 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Botões em _levels inferiores continuam clicáveis.

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Eu preciso colocar um fadeout em um som em loop, na terceira vez que ele tocar.

Preciso fazer o "play" ao contrario, ou seja voltar do último para o primeiro frame.

Como fazer um preloader móvel, que corre atrás do mouse?

Como posso definir a abertura de um banner para cada dia da semana com uma frase identificando?

Como carregar e posicionar dinamicamente seis JPGs?

Como fazer um objeto isqueiro acender quando arrasto sobre outro (fogão)?

Como usar as input type hidden de um form email fornecido pelo HPG para uma página html no flash.

Como eu faço para checar quantos elementos de uma array é igual a "1"?

Estou querendo colocar um botão ON/OFF para o som do meu filme

Por problema de cache, nem sempre o Flash5 pega o último arquivo (.xml) gerado.

Detectar o FlashPlayer (plugin).

Dá para fazer comércio eletrônico com o Flash?
Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Objeto Array

O desenho animado abrindo sites.

Pre-carregador (Preloader)

Gerando XLS a partir de ASP

Clica nuaicon - Photoshop 6

Formatação Encoded e Decoded

Gradiente variável

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Gravidade no Flash.

Scroll - Rolagem de textos e Imagens

Objeto Key
Elástico

Arion 3

Mapa - Países com C

Movimento

Frameload

Menu Tsunami

Calculadora simples

Snooker

Worms 3d

Bola_balance

Foto com balão

Cubo
HOME | TUTORIAIS
Objeto Array
por Helen Triolo

1 / 2 / 3

 

Arrays (matrizes) proporcionam um modo eficiente para organizar e acessar dados em um filme Flash. Atualmente, campos de texto são necessários para mostrar dados ao usuário, mas, internamente, é sempre útil armazenar e manipular dados repetitivos (ou dados repetidamente estruturados) em uma array.

Criar/Construir uma Array

Se você souber o conteúdo da sua Array quando o filme começa (ou mesmo seu conteúdo inicial), você poderá criar uma Array simplesmente determinando elementos para ela, assim:

macarrao = ["spaghetti","tubetti","farfalle","ziti","penne"];

   Isso criará uma variável (macarrao) que é uma Array com 5 elementos, cada um dos quais é uma string. Os elementos são acessados através de índices numéricos, começando com 0, seguindo pelo comprimento da Array, menos um (macarrao.length -1). Assim, para modificar o quarto elemento do Array, por exemplo, você poderá usar uma instrução como essa:

   Nesse exemplo, os elementos de conteúdo da Array são strings. Os elementos de conteúdo podem ser de qualquer tipo de dados, incluindo números inteiros, strings, arrays, valores boleanos ou objetos. Entretanto, para ser uma Array verdadeira (nas quais os métodos de objeto Array serão aplicados), os índices devem ser números inteiros. Caso os índices sejam strings, então o objeto não será um objeto de Array, mas um Objeto objeto. Leia mais sobre as diferenças entre Estruturas e Objetos na terceira parte desse tutorial.

   Voltando ao exemplo acima - aqui estão algumas instruções exemplo que acessam vários elementos e propriedades da Array:

trace("primeiro tipo de macarrão é " + macarrao[0]);
trace("número de tipos de macarrão: " + macarrao.length);
trace("último tipo de macarrão é " + macarrao[4]);

   produzirá esta saída:

primeiro tipo de macarrão é spaghetti
número de tipos de macarrão: 5
último tipo de macarrão é penne

   Se você souber que vai precisar de uma Array, mas não conhece nenhum dos elementos, poderá criar uma Array em branco com uma dessas duas declarações:

cartItems = new Array();

ou

cartItems = [];

   Você pode também criar uma Array a partir de uma string, utilizando o método String Split e especificando um delimitador de caractere simples para usar para definir os elementos. Isso pode ser especialmente útil quando tiver que ler dados retornados de um script serverside.

y = "maple:pine:oak:birch";
woodSpecies = y.split(":");
trace(woodSpecies[2]);

saída --> oak

(Existe, também, um método Array Join que faz o oposto - cria uma string a partir de elementos Array)

Adicionar / apagar / mudar elementos em uma Array

A seguir mostramos alguns dos métodos disponíveis para Arrays, utilizando um exemplo para ilustrar:

Criar uma Array de 3 elementos de fontes de informação:

var infoSources = ["google","about.com","altavista"];
trace("array infoSources has " + infoSources.length + " elements");

saída --> a Array infoSources tem 3 elementos

Use o método Push para adicionar um outro elemento no final da Array

infoSources.push("metacrawler");
trace(infoSources);

saída --> google,about.com,altavista,metacrawler

Note que chamar um Trace numa Array faz com que todos os elementos sejam descarregados como strings, um de cada vez, separados por vírgulas.

O oposto do método Push é o Pop, o qual remove o último elemento de uma estrutura.

Uso do Método reverso para reverter a ordem da Estrutura.

infoSources.reverse();
trace("first element is now " + infoSources[0]);

saída --> o primeiro elemento é agora metacrawler

Uso do Splice (juntar) para inserir elementos no meio da Array

infoSources.splice(2, 0, "atomz", "lycos");
trace(infoSources);

saída --> metacrawler,altavista,atomz,lycos,about.com,google

O número 2 especifica que a ação de juntar começará no terceiro elemento da Array; o número 0 especifica que nenhum dos elementos será apagado (visto que Splice pode ser usado de dois modos, para adicionar elementos para, ou apagar elementos de uma Array); os dois últimos parâmetros são elementos da Array a inserir dentro da Array.

A próxima página (em breve) tratará das Arrays de classificação (sorting) e multidimensionais.

Tradução:
Sérgio Ramalho

 



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário