LEANDRO AMANO (83 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

MUZAK (45 pts)

ZECA BALA (45 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

DAAFY (55 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

FLASHGURU (155 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como definir um loop num som tocado via actionscritp.

Quero alterar as cores de um movieclip dinamicamente através de actions.

Tem como alinhar objetos em frames diferentes de uma vez só?

Método playBackwards para retroceder um movieclip.

Qual o comando (e qual linguagem) eu utilizo para tirar as informações que aparecem na barra de status?

Porque os botões em um Movie Clip não estão funcionando para outra cena?

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

Existe alguma forma de o flash detectar se um load movie já foi carregado e executar uma ação depois disso.

Queria aprender a usar loops (While ou o For) em actioscript.

Dá pra fazer um menu popup usando a propriedade _currentFrame?

Como faço para alternar movieclips invisíveis e na mesma hora começar a rodar.

Contagem regressiva de data

Vídeo no Flash - programa que fiz.

Como colocar um Ícone na Barra de Endereços no IE?
Máscara com gradiente.

Sub-Menus entre frames, com o Dreamweaver

Shared object.

Flash e Banco de Dados.

Componentes no Flash MX 2004

Trace Bitmap.

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

Nikefootball, uso e abuso do flash - Avaliação de sites

Guias de movimento (motion guide)

Como usar o Flash com o FrontPage?

Tratamento de um bitmap PNG com o PhotoShop.

Load Movie into target (movieclip).
Rand letters

Bspline3

Pontoflash

Grafico de percentagens

Texto com degrade

Break_text

Random blocks

Open background

Barneys menu

Caleidoscópio

Menu Silverado

Texto html
HOME | TUTORIAIS
Objeto array - Classificar uma array (sorting) e e arrays multidimensionais
por Helen Triolo

1 / 2 / 3

 

Tomando nosso primeiro exemplo do artigo anterior, a Array macarrao, suponhamos que quiséssemos ordenar os elementos dela em ordem alfabética? Fácil - só precisamos usar o método de classificar Array (sorting):

macarrao = ["spaghetti","tubetti","farfalle","ziti","penne"];
macarrao.sort();
trace (macarrao);

saída --> farfalle,penne,spaghetti,tubetti,ziti

Exatamente como esperávamos. Mas, e se tivermos uma array de números e quisermos colocá-los em ordem? Se tentarmos a mesma coisa:

ages = [13, 52, 33, 2, 25, 14, 3, 77, 8];
ages.sort();
trace(ages);

vamos ter essa saída --> 13,14,2,25,3,33,52,77,8

Não é exatamente o que tínhamos em mente. Isto é porque o método de classificação padrão sempre aplica uma classificação alfabética sobre os elementos da array sem prestar atenção nos valores atuais dos números (usando, ao invés, o valor ASCII do primeiro número na classificação). Para obter uma ordenação numérica, vamos precisar de uma função personalizada de classificação, que dirá ao método de classificação como ordenar os elementos. Eis aqui um exemplo corretamente funcional do que nós queríamos:

function sortByNumber(a, b) {
return (a > b);
}
ages = [13, 52, 33, 2, 25, 14, 3, 77, 8];
ages.sort(sortByNumber);
trace(ages);

saída --> 2,3,8,13,14,25,33,52,77

Muito melhor (mas não me pergunte como funciona. Você pode dar uma olhada no arquivo de ajuda para obter mais algumas explicações, e tenha em mente que "a" e "b" são números, assim, estamos basicamente dizendo "compare o valor numérico dos elementos quando classificar.")

Arrays Multidimensionais

Uma Array multidimensional em Flash é simplesmente uma array que contém outra array (ou muitas outras arrays). Um modo para criar uma dessas é simplesmente nomear todos os elementos, como fizemos anteriormente, assim:

foods = [["spaghetti","tubetti","farfalle"],["apples","oranges"],
["broccoli","asparagus","spinach"]];

Assim, em outras palavras, é uma array chamada "foods", que contém 3 elementos. Cada elemento é sua própria array - de macarrao, frutas e vegetais, no caso disso não ser óbvio. Então, por exemplo, para acessar o primeiro elemento (maçãs) da segunda array (["maçãs","laranjas"]), precisaremos usar dois índices da array para apontá-lo:

trace("O primeiro elemento da segunda array é " + foods[1][0]);

saída --> O primeiro elemento da segunda array é "maçãs"

O que dizemos lá? Dizemos, "Veja no segundo elemento de "foods" (foods[1]) e encontre o primeiro elemento daquela array (foods[1][0]) e diga-nos o que ele é". Um modo mais elaborado para fazer isso seria separar o segundo elemento como uma variável e achar seu 1º elemento:

secondElem = foods[1];
trace("O item que estou selecionando é " + secondElem[0]);

saída --> O item que estou selecionando é "maçãs".

Viu como é a mesma coisa? Se não, tente colar o código e brincar por aí com diferentes combinações até que a coisa faça sentido.

Classificar uma array multidimensional

Agora que podemos classificar arrays alfa-numericamente, ou por valores numéricos e criar arrays multidimensionais, vamos combiná-las todas dentro do exemplo visto acima: uma array multidimensional que é mostrada para o usuário numa série de campos de texto. Baixe aqui o exemplo.

Em primeiro lugar, nós criamos e nomeamos os campos de texto de tal modo que eles possam ser facilmente acessados em círculos. Isto é, os nomes devem ser uma combinação de uma string identificadora, mais um número. Os campos de texto para a primeira coluna, firstName, são nomeados assim: firstName0, firstName1, firstName2, firstName3, e firstName4.

Desse modo, nós, ou podemos recorrer ao campo de texto por seu nome, firstName0, ou por seu associativo-array-equivalente, esse ["firstName"+0] (Para mais informações sobre como endereçar objetos em Flash como esse, veja o artigo Objeto movieclip - endereçamento nessa mesma seção, o qual se aplica a todos os objetos - não somente aos movieclips - em Flash, incluindo variáveis e funções).

Em seguida criamos o conteúdo da array (ou o lemos a partir de um arquivo de texto externo), com essa instrução:

entries = [["John","Anderson",18,"Ohio"],["Carly","North",225,"Florida"],
["Simon","Beard",200,"Connecticut"],["Francine","Smith",35,"Alaska"],
["Jack","Ferguson",415,"Maine"]];

Alternativamente, se quisermos lê-los a partir de um arquivo de texto ou de um banco de dados, podemos mandar uma string como essa para o Flash:

mydata=John:Anderson:18:Ohio,Carly:North:225:Florida (etc)

e lê-la dentro de uma array como essa:

entries = []; // criei uma nova array

// depois do passo a seguir, subentries será uma array de strings
subentries = mydata.split(",");

// depois do loop a seguir, entries será uma array de arrays -- o que nós queremos
for (i in subentries) {
entries.push(subentries[i].split(":"));
}

(mas não precisamos fazer isso no exemplo acima - isto é só uma nota para qualquer um que deseje obter leitura de dados externa dentro de uma array Flash). Depois que nós tivermos o conteúdo de entradas da array, faremos uma função que preencherá nossos campos de texto com o conteúdo atual daquela array. Porque os nomeamos para fácil acessibilidade, podemos utilizar essa função para carregar os campos de texto:

function display() {
for (i=0; i<entries.length; i++) {
this["firstname"+i] = entries[i][0];
this["lastname"+i] = entries[i][1];
this["amount"+i] = "$" + entries[i][2];
this["state"+i] = entries[i][3];
}
}

e então chamar a função mostrar para mostrar outra vez os campos de texto sempre que o conteúdo da array mudar (i.e., depois de uma ordenação).

O passo final é para definir cada uma das funções de classificação e aplicar aquela apropriada para cada botão de classificação. Cada função de classificação fará com que toda a array seja ordenada baseada no conteúdo de um sub-elemento particular da array. Por exemplo, a função que classifica por estado (o 4o sub-elemento no interior de cada array, apontado pelo indicador 3) parecerá assim:

function byState (a, b) {
return a[3]>b[3];
}

e ela é aplicada ao botão "sort by state" como isso:

on (release) {
entries.sort(byState);
display();
}

Isso manda classificar todas as entradas da array baseado no valor do 4o elemento (state) de cada sub-array. (Obrigado a Fumio Nonaka e Tatsuo Kato por apontar este método de classificação na lista de codificadores de Flash) Uma função e um código similares são aplicados para cada um dos botões de classificação. Dê uma olhada no código fonte do fla para ver como a coisa toda trabalha.

Baixe aqui o exemplo do tutorial

Tradução:
Sérgio Ramalho

 

Estruturas / Classificar (sorting) / Array e Objetos


Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de Marco
| 23/5/2012 - 16:58 |


minha array tem nome, indice Marco, 10 Joao, 1 Renato, 4 preciso que retorne classificado pelo indice Joao, 1 Renato, 4 Marco, 10 nao consigo.



Comentário de leonardo
| 31/3/2010 - 14:20 |


O que seria childnode, e pra que serve as letras, ex: ii i+ i++ j etc..