LUI FERNANDO (151 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

ZECA BALA (45 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

PANDOGO (82 pts)

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AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Porque um campo de texto (text field) com uma rotação de 90 graus desaparece?

Como, num tweeningMotion, fazer o filme parar num frame com uma label?

Plugin do Flash Player

Como esconder o cursor (a mãozinha) quando ele passar por cima do botão?

EasyPreloader utilizando os recursos do FLEM.

Como aumentar e diminuir um objeto usando o teclado? Dicas de Listeners (ouvintes)

Preciso fazer com que 10 banners fiquem trocando aleatoriamente após 1 minuto, todos eles são em flash.

Como usar os métodos de desenho do Flash?

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Como posso fazer com que um objeto do flash possa ser movido pela pessoa que esta vendo a página?

Classe preloader para carregar mais de um SWF?

Quero clicar num botão e na área central aparecer um texto.

Como criar um campo de texto dinamicamente pelo FlashMX?

Como esconder o menu do Flash Player MX?
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Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos II.

Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

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Variáveis, uma visão geral.

Efeito Blur - Actionscript

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Configurando texto via actionscript.

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Mascara animada no Flash MX
por Helen Triolo

Criar e controlar uma máscara por programação (um movieclip cujo conteúdo determina a área que será mostrada em outro movieclip) em Flash MX é uma operação direta (ao contrário do Flash 5). No Flash MX, você cria um movieclip máscara dinamicamente ou não, dando-lhe um nome de instância, digamos, "mask_mc". Coloque-o onde você quer em relação ao clipe que ele irá mascarar (digamos, "masked_mc") e dê este comando:

masked_mc.setMask(mask_mc);

No nosso exemplo acima, a máscara é um movieclip, mask_mc, que contém um retângulo preenchido que se estende de 0 até um ponto fora do palco à direita e afastada o suficiente abaixo para exibir somente a quantidade de texto a ser mostrado a cada vez. O texto está num movieclip, poem_mc, em uma camada abaixo da camada que contém mask_mc. Em uma camada sob o poema está mais um movieclip, bgd_mc, cujo único propósito é fornecer um fundo ao texto para fazê-lo mais legível contra o oceano bitmap que reside na camada mais profunda do filme.

Para Mover a Máscara

Para mover a máscara, simplesmente trocamos a propriedade _x ou _y de mask_mc. Neste exemplo, queremos mover o fundo mc (a cor azul que é exibida por trás do texto) sempre que a máscara é movida, e queremos movê-los ambos verticalmente. Para fazer com que ambos, mask_mc e bgd_mc, rastreiem o mouse exatamente, podemos utilizar este código (no quadro 1 do filme):

this.onEnterFrame = function() {
   mask_mc._y = bgd_mc._y = _root._ymouse;
}

Isto fornece o rastreamento exato: mouse para cima, máscara para cima; mouse para baixo, máscara para baixo. Mas é muito mais prazeroso proporcionar um tipo de deslizamento, onde a máscara deslize suavemente para a posição depois que o mouse é movido. Para fazer isto, utilizamos uma das equações de abrandamento de Robert Penner, que permitem a aplicação de diferentes equações a algumas variáveis ou propriedades com o passar do tempo. Para um montante especificado de mudança e duração globais, a rotina abrandadora retorna um valor para um incremento de tempo particular naquela duração. Neste caso, será a posição y da máscara que desejamos variar ao longo do tempo, assim ela se move rapidamente a princípio e vai reduzindo até zero assim que atinja seu destino - uma quadrática Ease Out. Aqui vai o código que aplica esta abrandadora para ambas mask_mc._y e bgd_mc._y:

this.onMouseMove = function() {
   var y = mask_mc._y;
   var dy = _root._ymouse - y;
   var t = 0;
   var NFRAMES = 20;
   this.onEnterFrame = function() {
      if (t++ < NFRAMES) {
         mask_mc._y = bgd_mc._y = Math.easeOutQuad (t, y, dy, NFRAMES);
      } else {
         delete this.onEnterFrame;
      }
   }
}

Quando o mouse é movimentado, detectamos o quão distante ele está da posição atual da máscara e então, fornecemos a posição y atual da máscara e o montante de mudança para a rotina easeOutQuad; usamos o resultado retornado para determinar a nova posição y da máscara. Isto é feito por 20 quadros na nossa amostra, incrementando o valor de t passado a easeOutQuad em todos os quadros. Nossa relação de 12 fps (quadros por segundo) e a duração de 20 quadros trabalham juntas belamente para produzir o suave efeito deslizante nesta amostra, mas você pode escolher qualquer combinação de fps (quadros por segundo), duração e tipo de equação de abrandamento que deseje para um número de diferentes efeitos.

Baixe aqui o exemplo desse tutorial

Tradução: Sergio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
2 comentários


Comentário de ELVIS
| 28/2/2011 - 23:06 |


OLHA ESSE SITE http://www.cantoradamares.com/ ME DIZ COMO FAÇO ISSO RESPONDE NO E.GUILARDI@HOTMAIL.COM



Comentário de ELVIS
| 28/2/2011 - 23:06 |


OLHA ESSE SITE http://www.cantoradamares.com/ ME DIZ COMO FAÇO ISSO RESPONDE NO E.GUILARDI@HOTMAIL.COM