HELEN TRIOLO (444 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

MANGOOST (80 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

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Desabilitei o Ctrl + K do Flash 5. Tá fazendo a maior falta. Como faço para voltar com ele?

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Gravidade no Flash.

Shared object.

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Color changer

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Delay

Balão

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To Upper Case

Bola de vidro

Eventos MX

Rotating puzzle

Drag hittest

Drawpad

BarrasCrescentes

Typing

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Scroll Text.
por Helen Triolo

Esse filme mostra três maneiras de configurar botões de scroll no Flash5: clique simples, no qual o usuário tem que clicar num botão para rolar uma linha pra cima ou pra baixo, clique e segure, no qual a rolagem se mantém enquanto o botão é pressionado, e mouseover, no qual a rolagem é repetida enquanto o mouse estiver sobre o botão.


baixe o arquivo

Assumindo que você já tem um texto no campo de texto (sText1 no primeiro exemplo abaixo, que nós preenchemos rodando um loop FOR com 30 repetições no primeiro frame), aqui há três maneiras para você permitir o usuário a rolar seu texto:

Clique simples

Esse é o meio mais fácil para configurar. Depois de ter criado seu campo de texto multi-linha (em nosso caso, sText1), crie um botão "down", arraste-o para o palco e insira esse código na janela de actions:

on (release) {
   sText1.scroll = sText1.scroll+1;
}

Depois arraste outra instância do botão, gire-o e cole o código a seguir:

on (release) {
   sText1.scroll = sText1.scroll-1;
}

Clique e segure

Como no Flash 4, esse tipo de action continuada requer que o botão (down por exemplo) seja colocado em um movieclip. No entanto não é necessário um movieclip com dois frames para criar o loop -- no Flash 5 você pode criar um loop com apenas um frame usando seu evento onEnterFrame. A action do botão declara uma variável no movieclip para indicar que ele foi pressionado e o método onClipEvent(enterFrame) checa continuadamente se o botão ainda está sendo pressionado.

Passo 1: Crie um botão, selecione-o e coloque isso nele:

on (Press) {
   lPressed = true;
}
on (release, releaseOutside) {
   lPressed = false;
}

Passo 2: Como o botão selecionado, pressione F8 (Inserir / Converter em símbolo) e transforme o botão em um movieclip (ie, crie um movieclip com um botão dentro). Arraste uma instância no palco e coloque o seguinte nele:

onClipEvent ( enterFrame ) {
   if (lPressed) {
      _root.sText2.scroll += 1;
   }
}

Note que nós usamos uma notação reduzida na incrementção nesse exemplo. Isso seria o mesmo que "_root.sText2.scroll = _root.sText2.scroll + 1;"

Passo 3: Copie o botão, gire-o e converta-o em um novo movieclip. Declare o scroll para decremento ao invés de incremento na rotina onClipEvent.

Mouseover

A opção mouseover é muito similar a opção anterior. Requer um movieclip com um botão dentro. O código no seu novo botão UP é mais ou menos assim:

on (rollOver) {
   lMouseover = true;
}
on (rollOut) {
   lMouseover = false;
}

E o código OnClipEvent(enterFrame) do movieclip é exatamente o mesmo que no exemplo anterior, mas com lPressed substituído por lMouseover (e sText2 modificado para sText3).

Tradução:
Sérgio Ramalho



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