SÁVIO PONTE (39 pts)

PANDOGO (82 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

DAAFY (55 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Novos recursos para o objeto Sound do FlashMX.

O que é e para que serve o método getBounds()?

Como faço para um botão que já abriu um loadmovie, ficar nulo quando o mesmo já está na tela, para que ele não fique repetindo a mesma ação?

Como fazer um mouse trail seguir o mouse, mas com efeito elástico?

Quero fazer uma função que duplique movieclips e defina suas propiedades.

Dicas de um designer.

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

Flash 5 ou Flash 4?

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.

Exempo de formulário de email interagindo Flash e ASP.

Qual é a diferença entre maxscroll e scroll? Quando uso um ou outro?

Quero chamar um determinado frame na timeline do flash a partir de outro frame Html?

Como desabilitar o botão direito do Mouse num executável?

Quicktime no Flash.
Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Create TextField.

Menu circular em 3D personalizável

Line Draw.

Colisão

Contador usando SharedObjects.

Integrando o Flash com Arquivos de Vídeos II.

Imagem Pixel a Pixel no PhotoShop.

Shake - navegador tremendo.

Gerando XLS a partir de ASP

Carregador inteligente no Flash 5.

Desenhando um avião no Flash
Luz

Tween motion

campo de texto no Down

Arrow

Colors

Bola quicando

Cronômetro

Nudemask3

Drag menu F5

Controle deslizante de volume

Fogos de artifícios

Munu ampliando
HOME | TUTORIAIS
Objeto Sound.
por Helen Triolo

Em primeiro lugar, devemos notar que você não precisa usar objetos de som para obter sons em Flash. Você pode importar um arquivo wav, um arquivo aiff (Aplle & Silicon) ou um mp3 em qualquer formato que o Flash suporte e arrastar uma cópia da biblioteca para o quadro chave (keyframe) e bingo! Você conseguiu o som. Mas se você quiser ligar e desligar, controlar o volume ou dividir sons estereofônicos, mixar sons em modo programável ou iniciar um som quando outro termina, vai precisar de objetos de som.

   Um objeto de som é criado pela anexação de um som (loops, sons, música de fundo, o que seja que você queira) que seja importado para um filme Flash e que portanto esteja na biblioteca). O som tem que ser tornado "anexável" dando-se a ele um nome de exportação: para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no som na biblioteca e escolha Linkage. Marque Exportar este símbolo e dê ao som um identificador (nós usamos expLoop).

Identifique a linha de tempo que conterá o som

Em seguida, você precisa identificar qual linha de tempo irá conter o som. Se você não o fizer, o som será anexado onde quer que seu attachSound esteja lançado, provavelmente na linha de tempo principal. Quaisquer outros objetos de som que você anexar serão também anexados à mesma linha de tempo, tornando impossível controlá-los independentemente. Se você quiser sons controlados independentemente, utilize uma instância separada de um movieclip em branco como detentor para cada um deles. Para esse exemplo, criamos um movieclip em branco, uma instância arrastada para dentro do palco (em um frame "startMusic") e dê a ela o nome de instância mcControl.

Para criar o objeto de som

Porque nós não queremos que o som comece a ser executado imediatamente nesse exemplo, temos um stop() no primeiro quadro e um botão que executa um comando gotoAndPlay("startMusic") para o liberar. O quadro startMusic contém o movieclip controlador, bem como dois movieclips como botões alternadores (um para up/down e outro para start/stop). Este é o código no clip controlador, que cria um objeto de som e inicia a execução:

onClipEvent(load) {
sLoop = new Sound(this);
// cria um novo objeto Sound chamado sLoop
// this = a timeline corrente (movieclip mcControl)
sLoop.attachSound("expLoop");
// anexa expLoop da biblioteca para esse objeto
sLoop.start(0, 99);
// comece tocando desde o começo (0), 99 loops
}

Para controlar o volume

O botão alternador iu/down (em um movieclip) simplesmente ajusta o volume a 40% ou 100%, respectivamente, com o seguinte código.

on (release) {
lUp = !lUp
if (lUp) {
_parent.mcControl.sLoop.setVolume(40);
this.gotoAndStop("nowTurnedDown");
} else {
_parent.mcControl.sLoop.setVolume(100);
this.gotoAndStop("nowTurnedUp");
}
}

lUp (l = lógico, Up = som ajustado para cima) é uma variável local que informa se o som apresenta-se ajustado para up (true) ou para down (false). Se ele estiver para cima, o abaixamos até 40% do volume com _parent.mcControl.sLoop.setVolume(40). O _parent diz: abaixe um nível (para a linha de tempo principal, nesse caso) então procure pela instância mcControl que contém object sLoop e ajuste-o para baixo! Se o som já estiver ajustado para baixo (lUp = falso), retorne para 100%. Finalmente, a seqüência gotoAndStop estaciona o movieclip com o botão no estado anterior ao qual ele estava.

Ligar / Desligar o som

Ligar e desligar o som é feito com um botão alternador similar em um movieclip com esse código:

on (release) {
lOff = !lOff
if (lOff) {
_parent.mcControl.sLoop.stop();
this.gotoAndStop("nowTurnedOff");
} else {
_parent.mcControl.sLoop.start(0,99);
this.gotoAndStop("nowTurnedOn");
}
}

   Então é isso - após criar um novo som com o construtor de som em um movieclip, os quatro métodos básicos para controlá-lo:

- attachSound(nome do Som)
- start(deslocamento,Loop)
- stop()
- setVolume(volume)

   Quatro métodos adicionais são fornecidos para controlar o nível do som em cada alto-falante: setPan, getPan, setTransform, e getTransform. Por exemplo, para um som panorâmico entre os alto-falantes da esquerda até a direita, você pode colocar uma seqüência como sLoop.setPan(sLoop.getPan()+2) dentro de uma rotina onClipEvent(enterFrame).

   Os fundamentos do uso do objeto som são simples. Uma coisa adicional para se notar é que, porque os sons exportados na biblioteca são forçados a carregar antes que qualquer outra coisa possa tocar no filme, é uma boa idéia colocar os objetos de som em seus próprios filmes separados, que são carregados em um nível pelo filme principal. Deste modo, o filme principal pode rodar (uma cena pré-carregada, pelo menos) enquanto os sons estão sendo carregados em um nível mais alto do filme.

Nota: Em tutoriais / intermediários / Load Movie MX e MP3 player, você encontra mais detalhes do objetoSound para o FlashMX.

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário