EDUARDO WALMOTT (226 pts)

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MUZAK (45 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

ZECA BALA (45 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Eu fiz um som e queria que ele só tocasse quando a pessoa passasse o mouse por cima dele.

Como disparar um movieclip quando clico o mouse no palco?

Como colocar elementos separados por vírgula em uma posição específica de um array?

Como faço para ler o conteúdo de uma variável do Flash com JS?

Como deixar meu filme transparente e tirar o menu padrão do SWF?

Como faço para um objeto seguir em um caminho sinuoso?

Tipo quero que um filme intro.swf que eu carreguei com LoadMovie no level 4, já comece no frame 50.

Gostaria de no mouse over sobre um texto, ele parasse, e no mouse out, prosseguisse de onde parou.

Como posso fazer com que um objeto do flash possa ser movido pela pessoa que esta vendo a página?

Como criar movieclips dinamicamente com uma escala e um alpha no mouseOver?

Como fazer um botão no flash que instale um setup de programa?

Quero fazer uma animação quando o mouse passa por cima do botão.

Como fazer um cursor customizado mostrando a mãozinha no mouseOver do botão?

Alguém pode me dizer se há como inserir um som midi numa apresentação flash?
Controle de som no Flash 5.

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Objeto Sound.
por Helen Triolo

Em primeiro lugar, devemos notar que você não precisa usar objetos de som para obter sons em Flash. Você pode importar um arquivo wav, um arquivo aiff (Aplle & Silicon) ou um mp3 em qualquer formato que o Flash suporte e arrastar uma cópia da biblioteca para o quadro chave (keyframe) e bingo! Você conseguiu o som. Mas se você quiser ligar e desligar, controlar o volume ou dividir sons estereofônicos, mixar sons em modo programável ou iniciar um som quando outro termina, vai precisar de objetos de som.

   Um objeto de som é criado pela anexação de um som (loops, sons, música de fundo, o que seja que você queira) que seja importado para um filme Flash e que portanto esteja na biblioteca). O som tem que ser tornado "anexável" dando-se a ele um nome de exportação: para fazer isso, clique com o botão direito do mouse no som na biblioteca e escolha Linkage. Marque Exportar este símbolo e dê ao som um identificador (nós usamos expLoop).

Identifique a linha de tempo que conterá o som

Em seguida, você precisa identificar qual linha de tempo irá conter o som. Se você não o fizer, o som será anexado onde quer que seu attachSound esteja lançado, provavelmente na linha de tempo principal. Quaisquer outros objetos de som que você anexar serão também anexados à mesma linha de tempo, tornando impossível controlá-los independentemente. Se você quiser sons controlados independentemente, utilize uma instância separada de um movieclip em branco como detentor para cada um deles. Para esse exemplo, criamos um movieclip em branco, uma instância arrastada para dentro do palco (em um frame "startMusic") e dê a ela o nome de instância mcControl.

Para criar o objeto de som

Porque nós não queremos que o som comece a ser executado imediatamente nesse exemplo, temos um stop() no primeiro quadro e um botão que executa um comando gotoAndPlay("startMusic") para o liberar. O quadro startMusic contém o movieclip controlador, bem como dois movieclips como botões alternadores (um para up/down e outro para start/stop). Este é o código no clip controlador, que cria um objeto de som e inicia a execução:

onClipEvent(load) {
sLoop = new Sound(this);
// cria um novo objeto Sound chamado sLoop
// this = a timeline corrente (movieclip mcControl)
sLoop.attachSound("expLoop");
// anexa expLoop da biblioteca para esse objeto
sLoop.start(0, 99);
// comece tocando desde o começo (0), 99 loops
}

Para controlar o volume

O botão alternador iu/down (em um movieclip) simplesmente ajusta o volume a 40% ou 100%, respectivamente, com o seguinte código.

on (release) {
lUp = !lUp
if (lUp) {
_parent.mcControl.sLoop.setVolume(40);
this.gotoAndStop("nowTurnedDown");
} else {
_parent.mcControl.sLoop.setVolume(100);
this.gotoAndStop("nowTurnedUp");
}
}

lUp (l = lógico, Up = som ajustado para cima) é uma variável local que informa se o som apresenta-se ajustado para up (true) ou para down (false). Se ele estiver para cima, o abaixamos até 40% do volume com _parent.mcControl.sLoop.setVolume(40). O _parent diz: abaixe um nível (para a linha de tempo principal, nesse caso) então procure pela instância mcControl que contém object sLoop e ajuste-o para baixo! Se o som já estiver ajustado para baixo (lUp = falso), retorne para 100%. Finalmente, a seqüência gotoAndStop estaciona o movieclip com o botão no estado anterior ao qual ele estava.

Ligar / Desligar o som

Ligar e desligar o som é feito com um botão alternador similar em um movieclip com esse código:

on (release) {
lOff = !lOff
if (lOff) {
_parent.mcControl.sLoop.stop();
this.gotoAndStop("nowTurnedOff");
} else {
_parent.mcControl.sLoop.start(0,99);
this.gotoAndStop("nowTurnedOn");
}
}

   Então é isso - após criar um novo som com o construtor de som em um movieclip, os quatro métodos básicos para controlá-lo:

- attachSound(nome do Som)
- start(deslocamento,Loop)
- stop()
- setVolume(volume)

   Quatro métodos adicionais são fornecidos para controlar o nível do som em cada alto-falante: setPan, getPan, setTransform, e getTransform. Por exemplo, para um som panorâmico entre os alto-falantes da esquerda até a direita, você pode colocar uma seqüência como sLoop.setPan(sLoop.getPan()+2) dentro de uma rotina onClipEvent(enterFrame).

   Os fundamentos do uso do objeto som são simples. Uma coisa adicional para se notar é que, porque os sons exportados na biblioteca são forçados a carregar antes que qualquer outra coisa possa tocar no filme, é uma boa idéia colocar os objetos de som em seus próprios filmes separados, que são carregados em um nível pelo filme principal. Deste modo, o filme principal pode rodar (uma cena pré-carregada, pelo menos) enquanto os sons estão sendo carregados em um nível mais alto do filme.

Nota: Em tutoriais / intermediários / Load Movie MX e MP3 player, você encontra mais detalhes do objetoSound para o FlashMX.

Tradução:
Sérgio Ramalho



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