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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para alternar movieclips invisíveis e na mesma hora começar a rodar.

Queria saber como fazer uma scrollbar (barra de rolagem) no flash.

Tem como eu fazer um scroll de texto com imagem junto?

Como faço para simular frames dentro do Flash? Sem HTML.

Como mudar randomicamente a cor de um objeto a cada clique do mouse?

Tem como via AS colocar no som um fade-in/fade-out?

Como formatar dízimas periódicas com apenas duas casas decimais?

É possível um movieclip carregado via attachMovie ser mascarado por objeto no palco?

Como eu faço para: se a palavra digitada for qualquer então vá para frame 20 senão, vá para frame 30.

Como fazer para que um filme carregue, por load movie, outro dependendo da hora do dia?

Como fazer uma busca de palavras num arquivo do Flash?

Como enviar uma variável GET para o FLASH...? E como recuperar no flash?

Eu tenho uma variável na qual o usuario irá por o valor! Quando ele apertar calcular, o valor tem que ser de + 40% x 2! Algo do tipo: variavel+40%*2.

Qual seria o comando para parar uma música e o resto dos sons continuassem a tocar e outro comando para faze-la tocar novamente?
3D Wireframe - segunda parte

Efeito lente (máscara e zoom)

Dicas e truques - Fireworks

Fade Out.

Perspectiva 3D no Flash

Voltar à Timeline principal usando a função "Call"

AttachSound.

Menu dinâmico a partir de um xml.

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Objeto Movieclip - Propriedades

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Line Draw
por Helen Triolo

O que é isso? Um filme Flash que é simplesmente um ponto branco? Sim, mas se você clicar em qualquer lugar na área (300x100) do filme, irá desenhar uma linha do ponto até o local do clique. Excitante, não? Veja agora como fazer:


baixe o exemplo

Crie um movieclip linha:

Para minimizar distorções quando o movieclip linha é escalado, use uma linha bem fina. Crie um movieclip com uma linha que comece em 0,0 e termine abaixo e à direita em 100,100. Dessa maneira, definindo o xscale (ou yscale) o movieclip linha mudará o valor de x (x-value ou y-value) correspondente mas o comprimento da linha (width) não será afetado. Delete o clip do palco e defina as configurações de exportação desse movieclip na biblioteca (ctrl-L) de maneira que você possa anexá-lo mais tarde (botão direito, Linkage, identifier=baseLine, selecione Export this symbol).

Crie uma função para desenhar a linha:

Para desenhar a linha de um ponto com coordenadas x/y (xStart, yStart) para um ponto escolhido (xStop, yStop), a função anexará uma nova instância do movieclip linha, posicionando-a para começar em (xStart, yStart), definindo xscale e yscale para a diferença entre xStop/xStart e yStop/yStart.

Com essa função, você pode criar uma linha de (30,100) para (200,20) chamando-a com aquelas coordenadas. Eis a função e a chamada:

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

Chamando a função:

Para desenhar uma linha de por exemplo (30,100) para (200,20), chame a função diretamente com esses números ou com variáveis. Desenhe um botão invisível para cobrir todo seu filme e coloque nele:

on (release) {
   _root.iDepth = 1;
   // Deve-se especificar um valor para a profundidade para esse movieclip
   xStart = 30;
   yStart = 100;
   xStop = 200;
   yStop = 20;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Para simular o efeito do exemplo acima, você tem que manter xStrt e yStart fixo e definir xStop e yStop para a posição do mouse na hora do clique (_root._xmouse e _root._ymouse). Além disso, incremente uma variável profundidade (iDepth) para que novas linhas possam ser criadas. Veja como ficaria o botão invisível

on (release) {
   _root.iDepth = a++;
   xStart = 150;
   yStart = 50;
   xStop = _root._xmouse;
   yStop = _root._ymouse;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Agora iremos mostrar como definir múltiplas linhas usando o mesmo ponto final.


baixe o exemplo

No exemplo acima, 50 linhas são desenhadas com pontos iniciais randômicos. O ponto final de todas as linhas é o mesmo (150,60). Clicar em qualquer lugar no filme redesenha a linha com seus pontos finais igual ao ponto onde foi clicado.

Crie 50 linhas usando a função previamente definida:

Eis o código que chama a função drawLine para desenhar 50 linhas começando em pontos randômicos em nosso filme 300x100. O ponto final inicial de todas as linhas é definida arbitrariamente em (150,60).

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

iDepth = 0;
nLines = 50;
xStart = new Array(nLines);
yStart = new Array(nLines);
xMid = 150;
yMid = 60;
   for (i=0; i < nlines; i++) {
   xStart[i] = Math.random()*300;
   yStart[i] = Math.random()*100;
   drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
   iDepth++;
}
stop();

Encontre o ponto clicado (mouseclick point), redesenhe as linhas:

Encontrar o ponto mouseclick é simples. Coloque um botão invisível sobre o filme todo. O ponto mouseclick é bem simples (_root._xmouse, _root._ymouse). O botão também precisa deletar os movieclips linha existentes para depois criar outras. Eis o código:

on (release) {
   // delete linhas existentes
   for (i=(iDepth-nLines); i < iDepth; i++) {
      _root["Line" + i].removeMovieClip();
   }
   // desenhe novas linhas com novos pontos médios
   for (i=0; i < nlines; i++) {
      xMid = _root._xmouse;
      yMid = _root._ymouse;
      drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
      iDepth++;
   }
}

Tente algumas variações:

Uma vez você tenha uma idéia básica de como funcina o sistema, você poderá experimentar centenas de exemplos usando movieclips com shapes em vez de linhas ou animações no lugar de objetos estáticos. Aqui está um no qual usamos um movieclip com um gradiente e um movieclip controller adicional para variar o ponto final randomicamente, mas com a mesma fucionalidade mouseclick como descrito acima.

Tradução:
Alê Porto



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