NETO LEAL (116 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso que um campo de texto exiba um arquivo txt e como usar o loadVars?

Várias formas para fazer code animation (animação por actionscript).

Vou dar uma sugestão simples e prática em Flash 5 para criar menus dinamicamente.

Aqui vai o segredo das variáveis

Como usar o tab nos formulários do Flash?

Como faço para que uma seta aponte para o botão em que o mouse estiver (roll over)?

Alguém aí tem um efeito de neve caindo

Como transformar uma animação da timeline em um movie clip?

Como fazer uma timeline andar mais lenta que outra?

Gostaria que vocês me dessem uma dica, quando usar e quando não usar o loading.

Posso alterar qualquer formatação de um campo de texto através de ActionScript?

Porque um botão dentro de um movie clip não envia comandos para uma cena?

Variáveis entre filmes abertos em diferentes níveis.

Quero um movieclip arrastado que ao se deparar com umas linhas, não consiga atravessar.
3D Wireframe - segunda parte

Menu deslizante.

Flash e Banco de Dados.

Jogo da Forca

Usando Define Patern para criar texturas contínuas no PhotoShop.

0wn3d Again BY Destution Team

Funções SetInterval e clearInterval no FlashMX.

Eventos no FlashMX

Turbine seu Fireworks

Controle de MovieClip via Microphone.get();

Blend - Fireworks

Nikefootball, uso e abuso do flash - Avaliação de sites
Drag and zoom

Menu deslizante

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Line Draw
por Helen Triolo

O que é isso? Um filme Flash que é simplesmente um ponto branco? Sim, mas se você clicar em qualquer lugar na área (300x100) do filme, irá desenhar uma linha do ponto até o local do clique. Excitante, não? Veja agora como fazer:


baixe o exemplo

Crie um movieclip linha:

Para minimizar distorções quando o movieclip linha é escalado, use uma linha bem fina. Crie um movieclip com uma linha que comece em 0,0 e termine abaixo e à direita em 100,100. Dessa maneira, definindo o xscale (ou yscale) o movieclip linha mudará o valor de x (x-value ou y-value) correspondente mas o comprimento da linha (width) não será afetado. Delete o clip do palco e defina as configurações de exportação desse movieclip na biblioteca (ctrl-L) de maneira que você possa anexá-lo mais tarde (botão direito, Linkage, identifier=baseLine, selecione Export this symbol).

Crie uma função para desenhar a linha:

Para desenhar a linha de um ponto com coordenadas x/y (xStart, yStart) para um ponto escolhido (xStop, yStop), a função anexará uma nova instância do movieclip linha, posicionando-a para começar em (xStart, yStart), definindo xscale e yscale para a diferença entre xStop/xStart e yStop/yStart.

Com essa função, você pode criar uma linha de (30,100) para (200,20) chamando-a com aquelas coordenadas. Eis a função e a chamada:

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

Chamando a função:

Para desenhar uma linha de por exemplo (30,100) para (200,20), chame a função diretamente com esses números ou com variáveis. Desenhe um botão invisível para cobrir todo seu filme e coloque nele:

on (release) {
   _root.iDepth = 1;
   // Deve-se especificar um valor para a profundidade para esse movieclip
   xStart = 30;
   yStart = 100;
   xStop = 200;
   yStop = 20;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Para simular o efeito do exemplo acima, você tem que manter xStrt e yStart fixo e definir xStop e yStop para a posição do mouse na hora do clique (_root._xmouse e _root._ymouse). Além disso, incremente uma variável profundidade (iDepth) para que novas linhas possam ser criadas. Veja como ficaria o botão invisível

on (release) {
   _root.iDepth = a++;
   xStart = 150;
   yStart = 50;
   xStop = _root._xmouse;
   yStop = _root._ymouse;
   drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop);
}

Agora iremos mostrar como definir múltiplas linhas usando o mesmo ponto final.


baixe o exemplo

No exemplo acima, 50 linhas são desenhadas com pontos iniciais randômicos. O ponto final de todas as linhas é o mesmo (150,60). Clicar em qualquer lugar no filme redesenha a linha com seus pontos finais igual ao ponto onde foi clicado.

Crie 50 linhas usando a função previamente definida:

Eis o código que chama a função drawLine para desenhar 50 linhas começando em pontos randômicos em nosso filme 300x100. O ponto final inicial de todas as linhas é definida arbitrariamente em (150,60).

function drawLine(xStart, yStart, xStop, yStop) {
   attachMovie("baseLine", "Line"+iDepth, iDepth);
   this["Line"+iDepth]._x = xStart;
   this["Line"+iDepth]._y = yStart;
   this["Line"+iDepth]._xscale = xStop-xStart;
   this["Line"+iDepth]._yscale = yStop-yStart;
}

iDepth = 0;
nLines = 50;
xStart = new Array(nLines);
yStart = new Array(nLines);
xMid = 150;
yMid = 60;
   for (i=0; i < nlines; i++) {
   xStart[i] = Math.random()*300;
   yStart[i] = Math.random()*100;
   drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
   iDepth++;
}
stop();

Encontre o ponto clicado (mouseclick point), redesenhe as linhas:

Encontrar o ponto mouseclick é simples. Coloque um botão invisível sobre o filme todo. O ponto mouseclick é bem simples (_root._xmouse, _root._ymouse). O botão também precisa deletar os movieclips linha existentes para depois criar outras. Eis o código:

on (release) {
   // delete linhas existentes
   for (i=(iDepth-nLines); i < iDepth; i++) {
      _root["Line" + i].removeMovieClip();
   }
   // desenhe novas linhas com novos pontos médios
   for (i=0; i < nlines; i++) {
      xMid = _root._xmouse;
      yMid = _root._ymouse;
      drawLine(xStart[i], yStart[i], xMid, yMid);
      iDepth++;
   }
}

Tente algumas variações:

Uma vez você tenha uma idéia básica de como funcina o sistema, você poderá experimentar centenas de exemplos usando movieclips com shapes em vez de linhas ou animações no lugar de objetos estáticos. Aqui está um no qual usamos um movieclip com um gradiente e um movieclip controller adicional para variar o ponto final randomicamente, mas com a mesma fucionalidade mouseclick como descrito acima.

Tradução:
Alê Porto



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