RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

FLASHGURU (155 pts)

MUZAK (45 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero enviar um comando entre dois swfs separados em um HTML.

Como importar uma animação feita no Flax?

Como podemos colocar uma figura como plano de fundo em um fla?

Preciso de maiores informações sobre as actions trace e while, e qual a funcão das duas.

Como alinho um .SWF (load movie) de acordo com o filme principal?

Quero que um movieclip filho cheque a colisão (hitTest) com um terceiro colocado na timeline principal.

Como dividir valores numéricos vindo do MySql com vírgula (12,50)?

Quero fazer alguns layouts diferentes para o mesmo site e cada vez que o usuário entrar veja um deles.

Como arrastar um swf com uma foto, aberto com load movie?

Rodar movieclip invisível.

Queria que minha página em HTML tivesse aquele script de data e hora.

Como manipular uma cena de um movieclip?

Queria ver se é possível fazer com o que o som permaneça parado mesmo quando o movie se reinicia.

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.
Perspectiva 3D no Flash

Menu infinito

Gerenciando camadas no CorelDraw

Comunicação Flash-PHp-MySql - Editar banco de dados

Executar funções de JavaScript (Flash+JavaScript).

Objeto Color

Plugins variados para seu trabalho em design

Dicas para otimizar seu SWF (revisado e atualizado).

Desenvolvendo um Tocador de Vídeo em Flash

Funções : localToglobal() e globalToLocal()

Variáveis, uma visão geral.

Bolhas flutuantes.
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Objeto Movieclip - introdução
por Helen Triolo

Introdução

O Movieclip é um objeto em Flash no qual você pode mudar a cor, tamanho, posição, rotação, transparência, número de instâncias, ou escalas mediante programação. Você pode tornar um desenho, um botão, ou uma combinação de desenhos e/ou botões em um movieclip simplesmente selecionando os itens que você deseja incluir (clicando neles com a tecla shift apertada), pressionando F8 (Inserir, Converter para movieclip), determinando o clip como nome de símbolo e configurando seus comportamentos para o movieclip. Antes que você controle seu objeto movieclip com uma seqüência de ações (actionscript), você precisa também dar um nome de instância a ele – isto é, um nome que se refira a uma única ocorrência do seu símbolo movieclip no palco.

  
Você pode também tornar uma seqüência de animação em um movieclip de ambos os modos: criando um novo símbolo movieclip e então criando sua animação dentro deste, ou tomando uma seqüência de quadros existente na linha de tempo principal e convertendo-a em um movieclip:

Criar um objeto movieclip de uma animação


baixe aqui o FLA

Vamos criar um movieclip animado simples como essa acima:

1) Use a ferramenta lápis com a opção pressão para desenhar uma figura adequada para animação e prencha-a com qualquer cor (isso será no quadro 1). Clique no quadro 20, pressione F6 (novo quadro chave (keyframe) com o mesmo conteúdo do anterior), desselecione a figura que você desenhou clicando em qualquer lugar no palco, e então arraste as margens em volta para mudar suas formas. Clique em qualquer quadro entre 1 e 20, abra o painel de Quadro, e atribua Tweening to Shape (N.T.: uma função de alguns programas de animação que desenha imagens intermediárias necessárias para simular movimento entre dois pontos determinados).

2) Crie um novo quadro chave (keyframe) no quadro 40. Arraste as curvas da figura (blob) um pouco mais em torno, clique num quadro entre 20 e 40 e chame a função Tweening to Shape novamente.

3) Crie um novo quadro chave (keyframe) em branco (F7) no quadro 60. Clique no quadro 1, pressione ctrl-C para selecionar a figura criada original, clique no quadro 60, e pressione ctrl-shift-V para colar ela nele. Clique num quadro entre 40 e 60 e jogue o Tweening to Shape nele. Agora você tem uma animação que dá looping continuamente (roda em ciclos contínuos).

4) Converta a animação num movieclip pela seleção de todos os quadros de uma animação na linha de tempo. Clique com o botão direito e escolha Cut Frames (Cortar Quadros). Pressione Insert (Inserir), New Symbol (Novo Símbolo) e nomeie o símbolo “animatedMC” (“MCanimado” - ou outro nome que você quiser). Quando a nova linha de tempo do movieclip abrir, clique no Quadro 1, clique com o botão direito, e selecione Paste Frames (Colar Quadros). Agora você tem um símbolo na biblioteca nomeada “animatedMC” (ou outro nome que você escolheu).

5) Para criar um objeto movieclip, volte até a linha de tempo principal (clique na Cena 1 para o lado superior esquerdo do palco). Arraste um elemento da “animatedMC” para fora da biblioteca (abra com ctrl-L se ela não abrir sozinha) em cima do cenário. No painel de Elementos (Instance panel), nomeie o elemento movieclip “mcBlob”. Agora você tem um objeto movieclip que pode se referir a qualquer lugar em sua animação com o caminho _root.mcBlob, onde _root refere-se à linha de tempo principal onde está o “mcBlob”.

Para uma rápida olhada nas propriedades que podem ser aplicadas a um movieclip desses, dê uma olhada na página de Propriedades. Então, para maiores informações sobre a especificação de caminhos (paths) – uma coisa importante a saber antes de escrever qualquer seqüência de ação relacionada a um movieclip –, continue até a página de Endereçamento (Addressing).

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Leonardo Muniz
| 2/12/2012 - 22:53 |


Cara você tirou uma duvida que poucos sabem tirar. parabéns, é um ótimo profissional. Leonardo Muniz