O Movieclip é um objeto em Flash no qual você
pode mudar a cor, tamanho, posição, rotação,
transparência, número de instâncias,
ou escalas mediante programação. Você
pode tornar um desenho, um botão, ou uma combinação
de desenhos e/ou botões em um movieclip simplesmente
selecionando os itens que você deseja incluir (clicando
neles com a tecla shift apertada), pressionando F8 (Inserir,
Converter para movieclip), determinando o clip como nome
de símbolo e configurando seus comportamentos para
o movieclip. Antes que você controle seu objeto movieclip
com uma seqüência de ações (actionscript),
você precisa também dar um nome de instância
a ele isto é, um nome que se refira a uma
única ocorrência do seu símbolo movieclip
no palco.
Você
pode também tornar uma seqüência de animação
em um movieclip de ambos os modos: criando um novo símbolo
movieclip e então criando sua animação
dentro deste, ou tomando uma seqüência de quadros
existente na linha de tempo principal e convertendo-a em
um movieclip:
Vamos
criar um movieclip animado simples como essa acima:
1)
Use a ferramenta lápis com a opção pressão
para desenhar uma figura adequada para animação e prencha-a
com qualquer cor (isso será no quadro 1). Clique no quadro 20,
pressione F6 (novo quadro chave (keyframe) com o mesmo conteúdo
do anterior), desselecione a figura que você desenhou clicando
em qualquer lugar no palco, e então arraste as margens em volta
para mudar suas formas. Clique em qualquer quadro entre 1 e 20, abra
o painel de Quadro, e atribua Tweening to Shape (N.T.: uma função
de alguns programas de animação que desenha imagens intermediárias
necessárias para simular movimento entre dois pontos determinados).
2)
Crie um novo quadro chave (keyframe) no quadro 40. Arraste as curvas
da figura (blob) um pouco mais em torno, clique num quadro entre 20
e 40 e chame a função Tweening to Shape novamente.
3)
Crie um novo quadro chave (keyframe) em branco (F7) no quadro 60. Clique
no quadro 1, pressione ctrl-C para selecionar a figura criada original,
clique no quadro 60, e pressione ctrl-shift-V para colar ela nele. Clique
num quadro entre 40 e 60 e jogue o Tweening to Shape nele. Agora você
tem uma animação que dá looping continuamente (roda
em ciclos contínuos).
4)
Converta a animação num movieclip pela seleção
de todos os quadros de uma animação na linha de tempo.
Clique com o botão direito e escolha Cut Frames (Cortar
Quadros). Pressione Insert (Inserir), New Symbol (Novo
Símbolo) e nomeie o símbolo animatedMC
(MCanimado - ou outro nome que você quiser). Quando
a nova linha de tempo do movieclip abrir, clique no Quadro 1, clique
com o botão direito, e selecione Paste Frames (Colar Quadros).
Agora você tem um símbolo na biblioteca nomeada animatedMC
(ou outro nome que você escolheu).
5)
Para criar um objeto movieclip, volte até a linha de tempo principal
(clique na Cena 1 para o lado superior esquerdo do palco). Arraste um
elemento da animatedMC para fora da biblioteca (abra
com ctrl-L se ela não abrir sozinha) em cima do cenário.
No painel de Elementos (Instance panel), nomeie o elemento movieclip
mcBlob. Agora você tem um objeto movieclip
que pode se referir a qualquer lugar em sua animação com
o caminho _root.mcBlob, onde _root refere-se à linha de
tempo principal onde está o mcBlob.
Para
uma rápida olhada nas propriedades que podem ser aplicadas a
um movieclip desses, dê uma olhada na página de Propriedades.
Então, para maiores informações sobre a especificação
de caminhos (paths) uma coisa importante a saber antes de escrever
qualquer seqüência de ação relacionada a um
movieclip , continue até a página de Endereçamento
(Addressing).
Tradução:
Sérgio Ramalho
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1 comentário
Comentário de Leonardo Muniz | 2/12/2012 - 22:53 |
Cara você tirou uma duvida que poucos sabem tirar.
parabéns, é um ótimo profissional.
Leonardo Muniz