ZEBEDIAH (35 pts)

PANDOGO (82 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

MANGOOST (80 pts)

ZECA BALA (45 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

MUZAK (45 pts)

STICKMAN (155 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Função que permite criar um objeto definindo uma propriedade NAME.

Como manipular as propriedades de um objeto dinamicamente?

Como fazer com que objetos se movimentem repicando nos limites do palco?

Algumas dicas de tipografia.

Quero que um loop na timeline se repita 10 vezes e depois pare.

Algumas dicas sobre Fontes.

Como fazer um formulário no Flash usando um checkBox?

Qual o significado de um Array para a programação no Flash?

Técnica para facilitar o acesso de documentos XML pelo Flash.

Como fazemos um objeto andar para frente e para trás por meio de um botão (roll over e roll out).

Métodos para a classe MovieClip, para movimentar ou redimensionar MovieClips via AS

Gostaria de saber como criar um botão voltar e avançar? Como usar âncoras no Flash?

Quero controlar dois movieclips com sons. Tocar um, parar outro e vice-versa.

Como faço para colocar efeito alpha em imagens gif, importadas para o flash?
Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

Citroen, máscaras que simulam vídeo - Avaliação de sites

Como fatiar um site modelo portal no Fireworks

Controlando um swf que está em outro frame

0wn3d Again BY Destution Team

Efeito de texto esticado (stretched text).

Variáveis de arquivos de texto.

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

CD Record (um player com clips arrastáveis).

Mouse trail.

Integração Flash X ColdFusion.

Load Múltiplos.
Alphacolor

Menu abre pasta

Data Glue

Easy preloader

Tornado

Farois

False Mask

Ball & shad

Desenho dinâmico

DuplicateMC

Combobox

Mapa - Países com A 1
HOME | TUTORIAIS
Objeto Movieclip - introdução
por Helen Triolo

Introdução

O Movieclip é um objeto em Flash no qual você pode mudar a cor, tamanho, posição, rotação, transparência, número de instâncias, ou escalas mediante programação. Você pode tornar um desenho, um botão, ou uma combinação de desenhos e/ou botões em um movieclip simplesmente selecionando os itens que você deseja incluir (clicando neles com a tecla shift apertada), pressionando F8 (Inserir, Converter para movieclip), determinando o clip como nome de símbolo e configurando seus comportamentos para o movieclip. Antes que você controle seu objeto movieclip com uma seqüência de ações (actionscript), você precisa também dar um nome de instância a ele – isto é, um nome que se refira a uma única ocorrência do seu símbolo movieclip no palco.

  
Você pode também tornar uma seqüência de animação em um movieclip de ambos os modos: criando um novo símbolo movieclip e então criando sua animação dentro deste, ou tomando uma seqüência de quadros existente na linha de tempo principal e convertendo-a em um movieclip:

Criar um objeto movieclip de uma animação


baixe aqui o FLA

Vamos criar um movieclip animado simples como essa acima:

1) Use a ferramenta lápis com a opção pressão para desenhar uma figura adequada para animação e prencha-a com qualquer cor (isso será no quadro 1). Clique no quadro 20, pressione F6 (novo quadro chave (keyframe) com o mesmo conteúdo do anterior), desselecione a figura que você desenhou clicando em qualquer lugar no palco, e então arraste as margens em volta para mudar suas formas. Clique em qualquer quadro entre 1 e 20, abra o painel de Quadro, e atribua Tweening to Shape (N.T.: uma função de alguns programas de animação que desenha imagens intermediárias necessárias para simular movimento entre dois pontos determinados).

2) Crie um novo quadro chave (keyframe) no quadro 40. Arraste as curvas da figura (blob) um pouco mais em torno, clique num quadro entre 20 e 40 e chame a função Tweening to Shape novamente.

3) Crie um novo quadro chave (keyframe) em branco (F7) no quadro 60. Clique no quadro 1, pressione ctrl-C para selecionar a figura criada original, clique no quadro 60, e pressione ctrl-shift-V para colar ela nele. Clique num quadro entre 40 e 60 e jogue o Tweening to Shape nele. Agora você tem uma animação que dá looping continuamente (roda em ciclos contínuos).

4) Converta a animação num movieclip pela seleção de todos os quadros de uma animação na linha de tempo. Clique com o botão direito e escolha Cut Frames (Cortar Quadros). Pressione Insert (Inserir), New Symbol (Novo Símbolo) e nomeie o símbolo “animatedMC” (“MCanimado” - ou outro nome que você quiser). Quando a nova linha de tempo do movieclip abrir, clique no Quadro 1, clique com o botão direito, e selecione Paste Frames (Colar Quadros). Agora você tem um símbolo na biblioteca nomeada “animatedMC” (ou outro nome que você escolheu).

5) Para criar um objeto movieclip, volte até a linha de tempo principal (clique na Cena 1 para o lado superior esquerdo do palco). Arraste um elemento da “animatedMC” para fora da biblioteca (abra com ctrl-L se ela não abrir sozinha) em cima do cenário. No painel de Elementos (Instance panel), nomeie o elemento movieclip “mcBlob”. Agora você tem um objeto movieclip que pode se referir a qualquer lugar em sua animação com o caminho _root.mcBlob, onde _root refere-se à linha de tempo principal onde está o “mcBlob”.

Para uma rápida olhada nas propriedades que podem ser aplicadas a um movieclip desses, dê uma olhada na página de Propriedades. Então, para maiores informações sobre a especificação de caminhos (paths) – uma coisa importante a saber antes de escrever qualquer seqüência de ação relacionada a um movieclip –, continue até a página de Endereçamento (Addressing).

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Leonardo Muniz
| 2/12/2012 - 22:53 |


Cara você tirou uma duvida que poucos sabem tirar. parabéns, é um ótimo profissional. Leonardo Muniz