DEN IVANOV (260 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

PANDOGO (82 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

JOÃO NETO (78 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Me ensinem a fazer um relógio digital em flash5 usando actions.

Gostaria de saber como funciona o sistema IPIX 360º?

Eu não consigo entender como funciona o loop FOR para duplicar movieclips.

Como fazer um link para fechar uma animação?

Como eu faço para retornar um número inteiro?

Alguém sabe que programa edita filmes .mov, .avi, etc? E como colocar no Flash?

Como fazer um cronômetro regressivo, com botão pause, stop e play.

Não consigo mudar o foco do HTML para o objeto flash.

Quero fazer um loop infinito.

É possível trocar variáveis entre filmes abertos com load movie?

Exempo de formulário de email interagindo Flash e ASP.

Duplicate Movieclip com movimento, perspectiva, escala e serInterval.

Como organizar um projeto para que o arquivo não fique grande?

Como fazer a timeline em vez de passar o filme para frente volte o filme?
Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Duplo clique.

Local Shared Objects primeira parte.

Loops Alternados (Objeto Sound).

Formulário de e-mail com ASP.

Enviando variáveis do Flash para ASP.

Objeto XML - xml viewer

Configurando o FTP do Dreamweaver MX

Como arredondar os cantos de uma foto no Fireworks.

Conceitos de Programação e ActionScript.

Event Handlers (identificadores de eventos).

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (primeira parte)
Lacraia

Digitalclock

Nudemask2

Objeto loadVars

Nudemask3

Rastro Luis

Duplicate MC

Texturedtriangle

Drag Mask 2

Tribble

Curva elastica

Satélite
HOME | TUTORIAIS
Objeto Movieclip - introdução
por Helen Triolo

Introdução

O Movieclip é um objeto em Flash no qual você pode mudar a cor, tamanho, posição, rotação, transparência, número de instâncias, ou escalas mediante programação. Você pode tornar um desenho, um botão, ou uma combinação de desenhos e/ou botões em um movieclip simplesmente selecionando os itens que você deseja incluir (clicando neles com a tecla shift apertada), pressionando F8 (Inserir, Converter para movieclip), determinando o clip como nome de símbolo e configurando seus comportamentos para o movieclip. Antes que você controle seu objeto movieclip com uma seqüência de ações (actionscript), você precisa também dar um nome de instância a ele – isto é, um nome que se refira a uma única ocorrência do seu símbolo movieclip no palco.

  
Você pode também tornar uma seqüência de animação em um movieclip de ambos os modos: criando um novo símbolo movieclip e então criando sua animação dentro deste, ou tomando uma seqüência de quadros existente na linha de tempo principal e convertendo-a em um movieclip:

Criar um objeto movieclip de uma animação


baixe aqui o FLA

Vamos criar um movieclip animado simples como essa acima:

1) Use a ferramenta lápis com a opção pressão para desenhar uma figura adequada para animação e prencha-a com qualquer cor (isso será no quadro 1). Clique no quadro 20, pressione F6 (novo quadro chave (keyframe) com o mesmo conteúdo do anterior), desselecione a figura que você desenhou clicando em qualquer lugar no palco, e então arraste as margens em volta para mudar suas formas. Clique em qualquer quadro entre 1 e 20, abra o painel de Quadro, e atribua Tweening to Shape (N.T.: uma função de alguns programas de animação que desenha imagens intermediárias necessárias para simular movimento entre dois pontos determinados).

2) Crie um novo quadro chave (keyframe) no quadro 40. Arraste as curvas da figura (blob) um pouco mais em torno, clique num quadro entre 20 e 40 e chame a função Tweening to Shape novamente.

3) Crie um novo quadro chave (keyframe) em branco (F7) no quadro 60. Clique no quadro 1, pressione ctrl-C para selecionar a figura criada original, clique no quadro 60, e pressione ctrl-shift-V para colar ela nele. Clique num quadro entre 40 e 60 e jogue o Tweening to Shape nele. Agora você tem uma animação que dá looping continuamente (roda em ciclos contínuos).

4) Converta a animação num movieclip pela seleção de todos os quadros de uma animação na linha de tempo. Clique com o botão direito e escolha Cut Frames (Cortar Quadros). Pressione Insert (Inserir), New Symbol (Novo Símbolo) e nomeie o símbolo “animatedMC” (“MCanimado” - ou outro nome que você quiser). Quando a nova linha de tempo do movieclip abrir, clique no Quadro 1, clique com o botão direito, e selecione Paste Frames (Colar Quadros). Agora você tem um símbolo na biblioteca nomeada “animatedMC” (ou outro nome que você escolheu).

5) Para criar um objeto movieclip, volte até a linha de tempo principal (clique na Cena 1 para o lado superior esquerdo do palco). Arraste um elemento da “animatedMC” para fora da biblioteca (abra com ctrl-L se ela não abrir sozinha) em cima do cenário. No painel de Elementos (Instance panel), nomeie o elemento movieclip “mcBlob”. Agora você tem um objeto movieclip que pode se referir a qualquer lugar em sua animação com o caminho _root.mcBlob, onde _root refere-se à linha de tempo principal onde está o “mcBlob”.

Para uma rápida olhada nas propriedades que podem ser aplicadas a um movieclip desses, dê uma olhada na página de Propriedades. Então, para maiores informações sobre a especificação de caminhos (paths) – uma coisa importante a saber antes de escrever qualquer seqüência de ação relacionada a um movieclip –, continue até a página de Endereçamento (Addressing).

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de Leonardo Muniz
| 2/12/2012 - 22:53 |


Cara você tirou uma duvida que poucos sabem tirar. parabéns, é um ótimo profissional. Leonardo Muniz