JOÃO NETO (78 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

MANGOOST (80 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como abrir uma janela pop-up tamanho fullscreen?

Como fazer um menu que se move na horizontal e diminui no mouse over?

Como configurar uma ação dependente da escolha em dois compontentes combobox?

Como faço para fazer um autorun?

Quero intercalar a visivilidade de movieclips.

Quero colocar um som de fundo sem interrupções ou cortes.

Como fazer o usuário abrir sempre um filme num _level acima do anterior?

Como dar um efeito alpha gradativamente, como se fosse um motion?

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Não consigo enviar uma instrução de um movieclip para uma outra cena.

Como fazer um cursor customizado mostrando a mãozinha no mouseOver do botão?

Como redimensionar um objeto até parar em um determinado tamanho?

O que é e para que serve o "linkage"?

Exempo de formulário de email interagindo Flash e ASP.
Texto difuso

Avaliação do site de O Boticário

Shapes arredondados no PhotoShop.

Movimentar MC com barra de rolagem e setas

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Como fazer uma panorâmica 360º com Flash e CorelDraw

TV Scan Lines - Fireworks

Menu dinâmico a partir de um xml.

Objeto XML - xml viewer

Movimento por meio de actionscript

Componente Slideshow

Barneys_menu.
Validação de senha e login

Menu com abas

Tabela periodica

Call

Open background

Dataehora

Giros color

Letters

Translação

Odômetro

3d circle menu

Slide menu fotos
HOME | TUTORIAIS
Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)
por Helen Triolo

Endereçar um objeto com operadores de ponto.

Para aplicar ou ler uma propriedade de um objeto, essa propriedade é usualmente especificada dessa forma:

<object path>.<object name>.<property>

Por exemplo, para configurar a propriedade _alpha do seu movieclip, que está situado na linha de tempo principal para 40%, o seguinte comando deverá funcionar:

_root.mcBlob._alpha = 40;

(Se você fez o filme teste descrito na página de introdução ao movieclip, tente entrar com este comando nas Ações de Quadro (Frame Actions) para o quadro 1 e pressione Control, Test Movie para ver).

   Qualquer objeto que está situado na linha de tempo principal de seu filme, se este filme está no nível 0, nível 1 ou nível 999, pode ser endereçado de qualquer lugar no filme pelo uso do objeto caminho _root. (Note que você não poderá utilizar ambos designadores _level e _root juntos. Você deverá utilizar _root para referir-se à linha de tempo base de um filme, e usar _leveln quando referir-se - de um outro nível - à linha de tempo base do filme que está carregado no nível n).

Se tivermos outro movieclip dentro do mcBlob, como essa coisinha estranha andando à esquerda, seu caminho é relativo a seu pai. Por exemplo, para definir a transparência do mcBabyBlob para 60%, podemos usar esse comando como uma Frame Action (Ação de Quadro) tanto na linha de tempo principal, como no mcBlob, ou no próprio mcBabyBlob

_root.mcBlob.mcBabyBlob._alpha = 60;

Endereçar um objeto com operadores de acesso a matriz (array)

Todo objeto em Flash tem uma matriz (array) residente associada a ele, que contém uma referência a todos os objetos dentro desse objeto. Cada um destes objetos podem ser referenciados pelo uso de seus nomes (como uma string ou variável string) como índice matriz.

   No nosso exemplo, _root contém um objeto: mcBlob (atualmente ele contém outro objeto também, $version, um objeto incorporado na linha de tempo principal de todo filme Flash, (mas não precisamos acessá-lo para esse exemplo). E mcBlob contém um objeto: mcBabyBlob. Então, o mcBlob na _root pode ser acessado de dois modos, como _root.mcBlob ou _root["mcBlob"]. E mcBabyBlob pode ser acessado como um objeto dentro de seus pais tanto como _root.mcBlob.mcBabyBlob ou _root["mcBlob"]["mcBabyBlob"].

Dessa forma nos podemos dizer, em lugar de _root.mcBlob._alpha = 40,

_root["mcBlob"]._alpha = 40;

e, em lugar de _root.mcBlob.mcBabyBlob._alpha = 60,

_root["mcBlob"]["mcBabyBlob"]._alpha = 60;

ou pode atribuir strings para as variáveis e usa-las no lugar:

theParent = "mcBlob";
theBaby = "mcBabyBlob";
_root[theParent][theBaby]._alpha = 60;

baixar o fla.

   Isso é especialmente útil para quando você executar operações sobre itens múltiplos com nomes similares (por exemplo, quando duplicar movieclips). Para circular através de 10 movieclips na linha de tempo principal (nomeados mcClip1 - mcClip10), estabelecer o alfa de cada um diferentemente e determinar a posição de cada 20 pixels para a direita de seus anteriores, você pode fazer isso:

_root.mcClip1._x = 50; // you don't need array syntax here
_root.mcClip1._y = 20;
_root.mcClip1._alpha = 10;
for (i=2; i<=10; i++) {
_root["mcClip"+i]._alpha = i * 10;
_root["mcClip"+i]._y = 20;
_root["mcClip"+i]._x = _root["mcClip"+(i-1)]._x + 30;
}
stop();

Como uma nota de apoio: você deve incluir parênteses em torno de todas as expressões numéricas que serão anexadas a uma seqüência (string): _root["mcClip"+(i-1)] está ótimo; _root["mcClip"+i-1] não está.

Tradução:
Sérgio Ramalho



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário