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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

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Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)
por Helen Triolo

Endereçar um objeto com operadores de ponto.

Para aplicar ou ler uma propriedade de um objeto, essa propriedade é usualmente especificada dessa forma:

<object path>.<object name>.<property>

Por exemplo, para configurar a propriedade _alpha do seu movieclip, que está situado na linha de tempo principal para 40%, o seguinte comando deverá funcionar:

_root.mcBlob._alpha = 40;

(Se você fez o filme teste descrito na página de introdução ao movieclip, tente entrar com este comando nas Ações de Quadro (Frame Actions) para o quadro 1 e pressione Control, Test Movie para ver).

   Qualquer objeto que está situado na linha de tempo principal de seu filme, se este filme está no nível 0, nível 1 ou nível 999, pode ser endereçado de qualquer lugar no filme pelo uso do objeto caminho _root. (Note que você não poderá utilizar ambos designadores _level e _root juntos. Você deverá utilizar _root para referir-se à linha de tempo base de um filme, e usar _leveln quando referir-se - de um outro nível - à linha de tempo base do filme que está carregado no nível n).

Se tivermos outro movieclip dentro do mcBlob, como essa coisinha estranha andando à esquerda, seu caminho é relativo a seu pai. Por exemplo, para definir a transparência do mcBabyBlob para 60%, podemos usar esse comando como uma Frame Action (Ação de Quadro) tanto na linha de tempo principal, como no mcBlob, ou no próprio mcBabyBlob

_root.mcBlob.mcBabyBlob._alpha = 60;

Endereçar um objeto com operadores de acesso a matriz (array)

Todo objeto em Flash tem uma matriz (array) residente associada a ele, que contém uma referência a todos os objetos dentro desse objeto. Cada um destes objetos podem ser referenciados pelo uso de seus nomes (como uma string ou variável string) como índice matriz.

   No nosso exemplo, _root contém um objeto: mcBlob (atualmente ele contém outro objeto também, $version, um objeto incorporado na linha de tempo principal de todo filme Flash, (mas não precisamos acessá-lo para esse exemplo). E mcBlob contém um objeto: mcBabyBlob. Então, o mcBlob na _root pode ser acessado de dois modos, como _root.mcBlob ou _root["mcBlob"]. E mcBabyBlob pode ser acessado como um objeto dentro de seus pais tanto como _root.mcBlob.mcBabyBlob ou _root["mcBlob"]["mcBabyBlob"].

Dessa forma nos podemos dizer, em lugar de _root.mcBlob._alpha = 40,

_root["mcBlob"]._alpha = 40;

e, em lugar de _root.mcBlob.mcBabyBlob._alpha = 60,

_root["mcBlob"]["mcBabyBlob"]._alpha = 60;

ou pode atribuir strings para as variáveis e usa-las no lugar:

theParent = "mcBlob";
theBaby = "mcBabyBlob";
_root[theParent][theBaby]._alpha = 60;

baixar o fla.

   Isso é especialmente útil para quando você executar operações sobre itens múltiplos com nomes similares (por exemplo, quando duplicar movieclips). Para circular através de 10 movieclips na linha de tempo principal (nomeados mcClip1 - mcClip10), estabelecer o alfa de cada um diferentemente e determinar a posição de cada 20 pixels para a direita de seus anteriores, você pode fazer isso:

_root.mcClip1._x = 50; // you don't need array syntax here
_root.mcClip1._y = 20;
_root.mcClip1._alpha = 10;
for (i=2; i<=10; i++) {
_root["mcClip"+i]._alpha = i * 10;
_root["mcClip"+i]._y = 20;
_root["mcClip"+i]._x = _root["mcClip"+(i-1)]._x + 30;
}
stop();

Como uma nota de apoio: você deve incluir parênteses em torno de todas as expressões numéricas que serão anexadas a uma seqüência (string): _root["mcClip"+(i-1)] está ótimo; _root["mcClip"+i-1] não está.

Tradução:
Sérgio Ramalho



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