EDUARDO WALMOTT (226 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

PANDOGO (82 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

GABRIEL SPORCH (53 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como fazer com que a rotação de um ponteiro demore 10 segundos?

Exemplo do uso de um compontente combobox.

O que é a opção Interlaced quando vou salvar um bitmap PNG?

O que são Iframes e frameless?

Como justificar um texto e criar uma barra colorida?

Como desabilitar os comandos Esc e Alt+F4 numa página do flash?

É possível executar, à partir do flash, uma apresentação do Power Point?

Como faço pra chamar uma página HTML dentro de um quadro no flash?

Tenho um site em flash5 e em uma página gostaria de colocar uma senha para entrar?

Como fazer um botão desligar o som com um clique e ligar com outro clique sobre ele mesmo?

Como faço para dar um fade-out em um determinado momento de um som no Flash?

Tem como eu controlar um movieclip de outro movieclip?

Como fazer movieclips rodarem em seqüência com intervalo de 3 segundos?

Como faço para desabilitar as opções que aparecem quando se aperta o botao direito no swf?
Ação Include.

Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

Flash MX 2004 Updater

Spectrum Analizer - Medidores de som

Janelas com abas.

Botão estilo Apple, feito no Flash.

Tween Class

Shake - navegador tremendo.

Flash Communication Server MX - Primeira Parte

Máscara com gradiente.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (primeira parte)

Editor de banco de dados (PHP-MySql) orientado a Objetos (OOP)
Wormspyder

Planeta girando

Bolhas de sabão

Preload advanced

Motion color

Duplicate MC

Shared Object

Botão liga/desliga

Type 2

Tribble

Message Board Flash+ASP

Busca texto
HOME | TUTORIAIS
Bate-papo com Dennis Baldwin - FlashCFM.com
por Ken Awamura

INTRODUÇÃO

Neste artigo teremos o prazer de conhecer um pouco sobre a vida e as idéias de Dennis Baldwin, criador do Portal FlashCFM.com, recentemente premiado como Site of the Day pela Macromedia - USA e cujo objetivo principal é fornecer informações, tutoriais e arquivos para download que se referem principalmente à integração do Flash com o Coldfusion.

Este artigo acabou tomando um formato do tipo perguntas e respostas ou mais conhecido como Q&A (Questions and Answers), pois achamos que assim seria melhor para fazer a separação entre tópicos diversos. A versão original em Inglês pode ser vista : aqui

01. Olá Dennis, acredito que esta é a primeira vez que você faz uma entrevista para um portal brasileiro, portanto seria legal agente conhecer um pouco sobre a vida do garoto Dennis Baldwin.

DB : Bom, tenho 26 anos porém só por mais 3 dias, pois em 2 de março estarei completanto meus 27 anos de idade! Eu entrei para o mundo da Web há uns 4 anos atrás e anteriormente trabalhava como Engenheiro Elétrico aqui em Dallas - Texas, porém era algo que acabou me entediando e sentia que queria fazer algo mais criativo e único.

02. O portal FlashCFM apareceu há pouco tempo atrás e logo se tornou um local excelente para desenvolvedores que integram o Flash e o Coldfusion, oferecendo tutoriais e informações gerais sobre estas duas tecnologias. Quais os motivos que o levou a criar o FlashCFM ?

DB : Na verdade o FlashCFM começou há uns 2 anos atrás quando eu ainda trabalhava para uma dotCom e fazia experimentos integrando o Flash com o Coldfusion. Era um projeto à parte onde eu trabalharia de vez em quando onde eventualmente colocaria códigos zipados e alguns tutoriais, em resumo era uma página com links para códigos fonte e tutoriais. Ao longo do tempo o interesse na integração entre estas duas tecnologias aumentou e foi assim que surgiu o FlashCFM.

03. Se comparado com tecnologias como ASP e PHP, o Coldfusion aparenta ter um mercado bem menor. A maioria das empresas aqui no Brasil utilizam ASP ou PHP ao invés de Coldfusion. Qual é a real situação no mercado Americano quando nos referimos à estas 3 tecnologias?

DB : Eu diria que tanto ASP como PHP dividem um mercado considerável aqui nos EUA e o que mais atrai as pessoas é o fato destas tecnologias serem gratuitas ao contrário do Coldfusion. Em contrapartida com o CF você ganha em tempo de desenvolvimento e facilidade de uso e aprendizado.

04. Desde as versões 4/5 do Flash, a Macromedia vem trabalhando duro para aumentar os poderes do Flash em relação à integrações server-side e aumentando o poder de programação com o aparecimento do actionScript 5. Mas o Flash ainda é conhecido pela maior parte da comunidade Web como um software de animação ao invés de um software para Desenvolvimento Web. O que você espera ver nos futuros sites desenvolvidos com o Flash?

DB : Acredito que os Web Sites vão tirar proveito do Flash mais como uma ferramenta de Desenvolvedores do que uma ferramenta de Designers. Mas não me interprete mal, o Flash sempre será usado com uma ferramenta para a criação de ótimas animações e sites interativos, mas o futuro do Flash está na integração server-side. Acredito que veremos maravilhosos trabalhos em Flash com utilizações de Chats, Message Boards e integrações com o servidor.

05. O Flash 6 Beta Player (O Beta do Plugin) já está disponível para download no site da Macromedia, portanto o lançamento da próxima versão do software não deve demorar. Quais características você gostaria de ver no Flash MX?

DB : Bem, eu sou Beta Tester portanto tudo que posso dizer é que ele será maravilhoso. A Macromedia tem escutado muito a comunidade de desenvolvedores e acrescentou características que há muito tempo faltavam no Flash. Eu não entrarei em detalhes porque não posso mas vocês ficaram maravilhados com estas novidades!

06. Há pouco tempo atrás muitas empresas de Internet apareceram e após 1 ou 2 anos de vida simplesmente desapareceram do mercado. Elas são conhecidas hoje como as dotBombs. Como está o mercado Americano, especialmente em Dallas depois deste Boom na Internet?

DB : De um modo geral o mercado está bem mas não se compara ao final da década de 90. Aqui em Dallas o mercado está bom e acredito que continuará a crescer.

07. Quais os parâmetros que você utiliza para estabelecer preços no desenvolvimento de seus projetos? Poderíamos ter uma idéia de preços e tempo médio de desenvovimento?

DB : Eu não sou o responsável no estabelecimento de preços sendo que isto fica por conta o departamento de atendimento ao cliente. Eu faço a estimativa sobre tempo de desenvolvimento e eles cuidam do resto. Um Web Site com server-side padrão leva em torno de 4 à 6 semanas para ser desenvolvido.

08. De um modo geral, as empresas preferem trabalhar com Desenvolvedores Freelancers ou Empregados? Qual seria o salário médio de um Web Developer nos EUA?

DB : Eu acredito que a Empresa que trabalha com Desenvolvedores Empregados têm a solução mais econômica. Muitas empresas trabalham com Freelancers porém sua margem de lucro diminui pelo fato de Freelancers cobrarem entre U$ 60/100 por hora. O salário médio de um bom Desenvolvedor varia entre U$ 55.000 à 75.000 por ano.

09. Em Dezembro de 2001, seu portal ganhou o prêmio Macromedia Site of The Day. O que você tem a dizer a respeito e quais seus planos para o FlashCFM ?

DB : Foi uma grande honra receber o prêmio SOD. A Macromedia tem nos ajudado muito na divulgação do FlashCFM. Temos muita coisa para FlashCFM que nem sei por onde começar. A demanda por este tipo de assunto / conteúdo é incrível e só tende a crescer com as futuras versões do Flash e Coldfusion.

10. No contexto geral aqui no Brasil, Clientes ainda não aprenderam a comprar um Web Site e a maior parte deles nem sabem o que querem em seus Web Sites. Alguns pagam fortunas por um produto pobre a outros ainda procuram os sites de "Duzentos Reais". Isto acontece aí também?

DB : Eu teria que dizer que isto acontece aqui também. Existem empresas que se aproveitam do Clientes e oferecem desenvolvimento e serviço ao Cliente de baixa qualidade pelo fato do pouco conhecimento do Cliente. O conceito de Web é um tópico de difícil compreensão para o Cliente fazendo com que ele não saiba o que pedir à empresa desenvolvedora.

11. Se visualizarmos como o Desenvolvimento Web evoluiu durante os anos podemos basicamente separar algumas eras importantes como : web sites estáticos, dinâmicos e agora fala-se muito em web sites baseados em XML Web Services onde os dados seriam compartilhados entre diversas empresas que possuem interesses em comum. A Microsoft e sua plataforma .NET possuem um papel muito importante nesta nova geração de web sites. Como você vê este passo no desenvolvimento de web sites? Você acha que os produtos Macromedia estão seguindo estas tendências?

DB : Eu realmente estou gostando das tecnologias disponíveis atualmente. Para te dizer a verdade, isto separará os verdadeiros Web Developers dos wannabe´s e a razão que te digo isto é que qualquer um pode desenvolver um web site com o Frontpage ou Dreamweaver. As plataformas Java e .NET estão aí para separar os verdadeiros programadores e desenvolvedores destes wannabe´s.

Acredito que a Macromedia está no caminho certo com o Coldfusion Server. Sua próxima versão (codinome NEO) será baseado em Java e terá suporte aos serviços .NET. É uma mudança inteligente e nós veremos a Internet mudando para estas plataformas.

12. Quando falamos sobre Desenvolvimento Web com o Flash como ferramenta principal, todos temos nossas dotComs favoritas. Um de meus favoritos é a WDDG de NY. Você tem alguns favoritos?

DB : Bem, eu acabei de rever um de meus eternos favoritos que é o www.dennisinter.com mas parece que eles não estão pegando novos jobs. Eles costumavam fazer grandes trabalhos. Alguns outros sites que realmente gosto são : www.egomedia.com e www.digitalorganism.com



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados

0 comentário