DANIELA PIRES (86 pts)

GÉRIO (93 pts)

MANGOOST (80 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

NETO LEAL (116 pts)

PANDOGO (82 pts)

MUZAK (45 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

GUILHERME SCHEIBE (49 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como se usa o "linkage/export this symbol"?

Procurando o nome de uma fonte?

Como eu faço para que no OVER do botão surja um círculo da borda que vai aumentando como se fosse uma luz.

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

Existe um jeito de fazer um movieclip aparecer em locais aleatórios da tela?

Como que faz para um gif ou uma imagem seguir o mouse?

Como fazer uma timeline andar mais lenta que outra?

Como arrastar (drag) uma palavra e colar ela num determinado ponto?

Como fazer que um botão em Flash pegue um link dinamicamente através do PHP?

Quero que um loop na timeline se repita 10 vezes e depois pare.

Quero fazer um objeto ficar pulando no filme randomicamente sem sair do palco. Como o protetor de tela do WindowsXP.

Como duplicar um movieclip (duplicateMovieclip) e colocá-los abaixo do original?

Como fazer para que um movieclip fique acima dos outros dinamicamente?

É necessário criar um objeto para usar o prototype?
Conversão de Datas e Horas em Servers Estrangeiros (Flash+Asp).

Número randômicos sem repetições no Flash 5.

Mouse trail.

Variáveis no Flash MX

Quando usar vetor ou bitmap?

Botão Radio.

Objeto array - Arrays X Objetos

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Fade Out.

Variáveis, uma visão geral.

Shake - navegador tremendo.

Integrando o Flash com Tecnologias Externas.
Cronometro

Message Board Flash+PHP

Álbum de fotos

Clock

Gettimer

Preloader com percent

Texto html

Load tween

Cleopalyer

Strolling menu

3d particle

Drag tele
HOME | TUTORIAIS
Funções : localToglobal() e globalToLocal()
por Ken Awamura

INTRODUÇÃO

Ao criarmos / declararmos um Objeto no Flash, podemos considerar propriedades como por exemplo, a posição X e Y do mouse como sendo Locais às coordenadas de um movieClip ou globais em relação às coordenadas do Stage e com o uso das funções localToGlobal() e globalToLocal() podemos definir, em tempo de execução, se uma variável é local ou global.


NESTE TUTORIAL

  • Criação de Objetos
  • Funções: localToGlobal(), globalToLocal(), object() e updateAfterEvent(mouseMove)
  • Output de resultados em um Dynamic textField
  • Utilização do Debugger

IDÉIA GERAL DO TUTORIAL

Criação de um objeto chamado 'p' com o qual iremos alternar suas propriedades X e Y em relação à um movieClip chamado 'mc' e em relação às coordenadas do Stage principal.

O movieClip 'mc' é um quadrado localizado no centro do Stage com as respectivas coordenadas relativas ao Stage : 200,150

O Stage possui 400x300 pixel e sua origem 0,0 está no canto superior esquerdo

O objeto 'p' é criado no evento onClipEvent(mouseMove) do movieClip 'mc', portanto 'p' é um objeto interno ao movieClip 'mc'

 


ETAPA 1 : OS COMPONENTES

Crie 2 layers : as e bg e na layer bg faça o seguinte :

  • Crie um movieClip com as seguintes dimensões : quadrado com 10,10 pixel
  • Coloque uma instãncia deste movieClip no centro do stage e nomeie 'mc' no painel Instance
  • Crie um campo texto do tipo Dynamic textField e nomeie 'out' no painel Text Options

Ative o seu Debugger no menu File / Publish Settings / Flash / Debbuging Permitted


ETAPA 02 : O ACTIONSCRIPT

Selecione o movieClip 'mc' no Stage e abra o painel Actions. A idéia é criarmos um objeto chamado 'p' no evento mouseMove to movieClip. Este objeto receberá as coordenadas do mouse _xmouse e _ymouse, portanto as coordenadas x e y de 'p' serão necessariamente Locais ao movieClip 'mc'. Se quiséssemos que as coordenadas x e y de 'p' fossem Globais ao Stage teríamos que apontar _xmouse e _ymouse para o _root, i é : _root._xmouse e _root._ymouse. Porém podemos mudar esta relação com as funções localToGlobal() e globalToLocal(), que é o nosso objetivo.

Insira o seguinte actionScript :

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   //this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


ETAPA 03 : DETALHANDO O ACTIONSCRIPT
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

No evento mouseMove do movieClip é criado o objeto 'p' através do constructor new object(); Este objeto terá coordenadas x e y de acordo com as coordenadas do mouse
   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);

O textField 'out' que está no stage fará o output das coordenadas x e y do objeto 'p'.

Teste o filme e note que à princípio, ao movimentarmos o mouse, as coordenadas de 'p' são relativas ao movieClip ´mc', i é, ´mc' é a origem do objeto 'p'. Isto pode ser verificado no textField 'out' e via o Debugger.

 


ETAPA 04. CONVERTENDO COORDENADAS LOCAIS PARA GLOBAIS

Com a função localToGlobal podemos agora converter as coordenadas x e y do objeto 'p' que à princípio são Locais para Globais.

Tire o comentário do código acima  //this.localToGlobal(p); e verifique que agora ao testar seu filme as coordenadas de ´p' são globais em relação ao 0,0 do stage. Isto pode ser verificado no textField 'out' no Stage. Já no Debugger verifique que o objeto 'p' mantém suas coordenadas Locais, pois como já foi frisado antes sua declaração inicial foi Local :   p.x = Math.round(_xmouse); e p.y = Math.round(_ymouse)

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


EXTRA

Experimente fazer o inverso, i é, declarando p.x e p.y como Global e utilizando a função inversa globalToLocal();


onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_root._xmouse);
   p.y = Math.round(_root._ymouse);

   this.globalToLocal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


DOWNLOAD DO .FLA

Faça o download do arquivo : aqui



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de George Max
| 12/5/2010 - 09:39 |


Acho q só ficou faltando detalhar mais o tutorial, por exemplos , fora isso ta legal aprendi algo new no actionspript valeu... Vai tomar no cu