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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Alguém conhece o software para criar chat do tipo batepapo.com.br (ou empresa que tenha)

Como faço para bloquear a cópia de figuras do meu site.

Preciso passar alguns parâmetros para o meu movie através do html e não estou conseguindo.

Vídeo no Flash.

Como simular um texto sendo digitado, como uma máquina de escrever?

Quero um botão com duas funções diferentes.

Como se faz esse tipo de menu do site http://www.halolounge.com?

Dá pra abrir uma página com âncora com Get Url?

Porque sempre o relógio no Flash mostra 1 hora atrasado?

Como eu simulo frames no Flash?

É possível referenciar um botão sem ser dentro de um movieclip?

Como faço para que uma seta aponte para o botão em que o mouse estiver (roll over)?

Alguém pode me indicar algum programa para converter MIDI em WAVE?

Como gerar uma seqüência randômica sem repetir os valores?
Line Draw.

Color changer

Linha que segue o mouse.

Criando texto neon.

Botão estilo Apple, feito no Flash.

Preloader real no Flash5.

Exibir páginas em html com o componente TextArea do FlashMX2004

Objeto Array: métodos sort() e reverse().

Jogo da Forca (terceira parte)

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Aplicação simultânea de Fio e Sombra a bitmaps - Fireworks

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Funções : localToglobal() e globalToLocal()
por Ken Awamura

INTRODUÇÃO

Ao criarmos / declararmos um Objeto no Flash, podemos considerar propriedades como por exemplo, a posição X e Y do mouse como sendo Locais às coordenadas de um movieClip ou globais em relação às coordenadas do Stage e com o uso das funções localToGlobal() e globalToLocal() podemos definir, em tempo de execução, se uma variável é local ou global.


NESTE TUTORIAL

  • Criação de Objetos
  • Funções: localToGlobal(), globalToLocal(), object() e updateAfterEvent(mouseMove)
  • Output de resultados em um Dynamic textField
  • Utilização do Debugger

IDÉIA GERAL DO TUTORIAL

Criação de um objeto chamado 'p' com o qual iremos alternar suas propriedades X e Y em relação à um movieClip chamado 'mc' e em relação às coordenadas do Stage principal.

O movieClip 'mc' é um quadrado localizado no centro do Stage com as respectivas coordenadas relativas ao Stage : 200,150

O Stage possui 400x300 pixel e sua origem 0,0 está no canto superior esquerdo

O objeto 'p' é criado no evento onClipEvent(mouseMove) do movieClip 'mc', portanto 'p' é um objeto interno ao movieClip 'mc'

 


ETAPA 1 : OS COMPONENTES

Crie 2 layers : as e bg e na layer bg faça o seguinte :

  • Crie um movieClip com as seguintes dimensões : quadrado com 10,10 pixel
  • Coloque uma instãncia deste movieClip no centro do stage e nomeie 'mc' no painel Instance
  • Crie um campo texto do tipo Dynamic textField e nomeie 'out' no painel Text Options

Ative o seu Debugger no menu File / Publish Settings / Flash / Debbuging Permitted


ETAPA 02 : O ACTIONSCRIPT

Selecione o movieClip 'mc' no Stage e abra o painel Actions. A idéia é criarmos um objeto chamado 'p' no evento mouseMove to movieClip. Este objeto receberá as coordenadas do mouse _xmouse e _ymouse, portanto as coordenadas x e y de 'p' serão necessariamente Locais ao movieClip 'mc'. Se quiséssemos que as coordenadas x e y de 'p' fossem Globais ao Stage teríamos que apontar _xmouse e _ymouse para o _root, i é : _root._xmouse e _root._ymouse. Porém podemos mudar esta relação com as funções localToGlobal() e globalToLocal(), que é o nosso objetivo.

Insira o seguinte actionScript :

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   //this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


ETAPA 03 : DETALHANDO O ACTIONSCRIPT
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

No evento mouseMove do movieClip é criado o objeto 'p' através do constructor new object(); Este objeto terá coordenadas x e y de acordo com as coordenadas do mouse
   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);

O textField 'out' que está no stage fará o output das coordenadas x e y do objeto 'p'.

Teste o filme e note que à princípio, ao movimentarmos o mouse, as coordenadas de 'p' são relativas ao movieClip ´mc', i é, ´mc' é a origem do objeto 'p'. Isto pode ser verificado no textField 'out' e via o Debugger.

 


ETAPA 04. CONVERTENDO COORDENADAS LOCAIS PARA GLOBAIS

Com a função localToGlobal podemos agora converter as coordenadas x e y do objeto 'p' que à princípio são Locais para Globais.

Tire o comentário do código acima  //this.localToGlobal(p); e verifique que agora ao testar seu filme as coordenadas de ´p' são globais em relação ao 0,0 do stage. Isto pode ser verificado no textField 'out' no Stage. Já no Debugger verifique que o objeto 'p' mantém suas coordenadas Locais, pois como já foi frisado antes sua declaração inicial foi Local :   p.x = Math.round(_xmouse); e p.y = Math.round(_ymouse)

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


EXTRA

Experimente fazer o inverso, i é, declarando p.x e p.y como Global e utilizando a função inversa globalToLocal();


onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_root._xmouse);
   p.y = Math.round(_root._ymouse);

   this.globalToLocal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


DOWNLOAD DO .FLA

Faça o download do arquivo : aqui



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de George Max
| 12/5/2010 - 09:39 |


Acho q só ficou faltando detalhar mais o tutorial, por exemplos , fora isso ta legal aprendi algo new no actionspript valeu... Vai tomar no cu