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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?

Como fazer aparecer uma imagem por baixo de uns quadrados em tweening?

Quando gerado o swf, o texto perde a resolução.

Método playBackwards para retroceder um movieclip.

Como faço o loading bem simples?

Como separar os canais de cores no photoshop? As 4 cores (CMYK) e o branco.

Há uma propriedade para um campo de texto que impeça a digitação de caracteres repetidos?

Como concatenar um link javascript num Get Url sem dar problemas com as aspas?

Dicas para seu movie ficar mais enxuto.

Preciso que um botão só possa ser clicado depois que os outros 3 já tenham sido clicados.

Como é que eu faço com que ao ser pressionada qualquer tecla, meu filme recue um frame.

É possível criar uma variável de outra variável?

Eu gostaria de que quando alguém desse um clique num link meu filme em flash abrisse em full screen, e um botão para fecha-lo.

Fiz um arquivo de scroll, mas quando o coloco dentro de um movieclip, não funciona.
Menu horizontal com descrição.

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

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Alternando janelas no Flash.

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Funções : localToglobal() e globalToLocal()
por Ken Awamura

INTRODUÇÃO

Ao criarmos / declararmos um Objeto no Flash, podemos considerar propriedades como por exemplo, a posição X e Y do mouse como sendo Locais às coordenadas de um movieClip ou globais em relação às coordenadas do Stage e com o uso das funções localToGlobal() e globalToLocal() podemos definir, em tempo de execução, se uma variável é local ou global.


NESTE TUTORIAL

  • Criação de Objetos
  • Funções: localToGlobal(), globalToLocal(), object() e updateAfterEvent(mouseMove)
  • Output de resultados em um Dynamic textField
  • Utilização do Debugger

IDÉIA GERAL DO TUTORIAL

Criação de um objeto chamado 'p' com o qual iremos alternar suas propriedades X e Y em relação à um movieClip chamado 'mc' e em relação às coordenadas do Stage principal.

O movieClip 'mc' é um quadrado localizado no centro do Stage com as respectivas coordenadas relativas ao Stage : 200,150

O Stage possui 400x300 pixel e sua origem 0,0 está no canto superior esquerdo

O objeto 'p' é criado no evento onClipEvent(mouseMove) do movieClip 'mc', portanto 'p' é um objeto interno ao movieClip 'mc'

 


ETAPA 1 : OS COMPONENTES

Crie 2 layers : as e bg e na layer bg faça o seguinte :

  • Crie um movieClip com as seguintes dimensões : quadrado com 10,10 pixel
  • Coloque uma instãncia deste movieClip no centro do stage e nomeie 'mc' no painel Instance
  • Crie um campo texto do tipo Dynamic textField e nomeie 'out' no painel Text Options

Ative o seu Debugger no menu File / Publish Settings / Flash / Debbuging Permitted


ETAPA 02 : O ACTIONSCRIPT

Selecione o movieClip 'mc' no Stage e abra o painel Actions. A idéia é criarmos um objeto chamado 'p' no evento mouseMove to movieClip. Este objeto receberá as coordenadas do mouse _xmouse e _ymouse, portanto as coordenadas x e y de 'p' serão necessariamente Locais ao movieClip 'mc'. Se quiséssemos que as coordenadas x e y de 'p' fossem Globais ao Stage teríamos que apontar _xmouse e _ymouse para o _root, i é : _root._xmouse e _root._ymouse. Porém podemos mudar esta relação com as funções localToGlobal() e globalToLocal(), que é o nosso objetivo.

Insira o seguinte actionScript :

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   //this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


ETAPA 03 : DETALHANDO O ACTIONSCRIPT
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

No evento mouseMove do movieClip é criado o objeto 'p' através do constructor new object(); Este objeto terá coordenadas x e y de acordo com as coordenadas do mouse
   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);

O textField 'out' que está no stage fará o output das coordenadas x e y do objeto 'p'.

Teste o filme e note que à princípio, ao movimentarmos o mouse, as coordenadas de 'p' são relativas ao movieClip ´mc', i é, ´mc' é a origem do objeto 'p'. Isto pode ser verificado no textField 'out' e via o Debugger.

 


ETAPA 04. CONVERTENDO COORDENADAS LOCAIS PARA GLOBAIS

Com a função localToGlobal podemos agora converter as coordenadas x e y do objeto 'p' que à princípio são Locais para Globais.

Tire o comentário do código acima  //this.localToGlobal(p); e verifique que agora ao testar seu filme as coordenadas de ´p' são globais em relação ao 0,0 do stage. Isto pode ser verificado no textField 'out' no Stage. Já no Debugger verifique que o objeto 'p' mantém suas coordenadas Locais, pois como já foi frisado antes sua declaração inicial foi Local :   p.x = Math.round(_xmouse); e p.y = Math.round(_ymouse)

onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_xmouse);
   p.y = Math.round(_ymouse);

   this.localToGlobal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


EXTRA

Experimente fazer o inverso, i é, declarando p.x e p.y como Global e utilizando a função inversa globalToLocal();


onClipEvent(mouseMove)
{
   p = new Object();
   p.x = Math.round(_root._xmouse);
   p.y = Math.round(_root._ymouse);

   this.globalToLocal(p);

   _root.out = p.x + " : " + p.y;
   updateAfterEvent(mouseMove);
}


DOWNLOAD DO .FLA

Faça o download do arquivo : aqui



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
1 comentário


Comentário de George Max
| 12/5/2010 - 09:39 |


Acho q só ficou faltando detalhar mais o tutorial, por exemplos , fora isso ta legal aprendi algo new no actionspript valeu... Vai tomar no cu