GUILHERME SCHEIBE (49 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

STICKMAN (155 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

ÉMERSON ROCHA (85 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como faço para abrir filmes menores dentro de outro maior (into level)?

Alguém poderia me falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster?

Como movimentar um movieclip no palco ao comando de botões acionados por eventos na TimeLine?

Como fazer um preloader móvel, que corre atrás do mouse?

Como criar um campo de texto dinamicamente pelo FlashMX?

Tem como executar uma função para todos os movieclips sem usar a propriedade prototype?

Quero fechar um film (_level1) com uma action de frame, à partir de outro filme (_level0).

Máscara e textos importados de um TXT.

Como fazer um botão no flash que instale um setup de programa?

Criação de classes no Actionscript 2.

Como coloco um cronômetro no flash?

Como posso randomizar um Go To para frames entre 4 e 10?

Dicas de Drag. propriedade __proto__ do prototype e herança de classes.

Como gravar dados de um Flash em um arquivo .mdb (Access)?
Botões comutadores ou com duas ações.

Variáveis, uma visão geral.

Labirinto - Plataforma de jogo em terceira pessoa em flash 5: 1° parte

GuestBook usando integração Flash e PHP.

Janelas tipo Windows com Swap Depth

Objeto Array: métodos sort() e reverse().

Local Shared Objects primeira parte.

Includes.

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Enviando EMAIL com ASP, COLDFUSION E PHP

Controle de MovieClip via Microphone.get();

Jogo tiro ao alvo
Linetrailer

Comunicare

Arrow

Calculadora

Sashacircle 5

MX cria campo

Motionguidemask2

Texto esticado

Tangran

Openmask

Imageviewer

Combobox
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Curiosidades.
por Ken Awamura

INTRODUÇÃO

Este artigo é na verdade uma coletânea de pequenos assuntos e detalhes referentes ao Flash. Engloba tópicos sobre sua funcionalidade, compatibilidade ou incompatibilidade com plataformas como o Mac, limitações e outros mais. É possível que muitos destes tópicos já sejam de seu conhecimento, porém como sempre existe algo que ainda não sabemos, achei interessante agrupá-los e disponibilizá-los na net na forma de uma coletânea.

01. QUAIS SÃO OS LIMITES PARA UM FLASH MOVIE?

Falar sobre tamanho de um Flash movie, i é, um SWF como um todo é praticamente impossível, pois este limite se refere principalmente à seu limite em kb até que ele não possa mais ser executado. É importante lembrar que este limite depende de diversos fatores, como o conjunto de hardware usado (CPU, RAM, placa mãe, SO, versão de browser, etc) e se o Flash está sendo usado de acordo. A princípio o Flash é um programa vetorial para ser executado via Browser e que possui seu processamento diretamente ligado as limitações de seu plugin. Se sabiamente usado, ele aceita arquivos externos de imagens rasterizadas e de áudio, podendo ainda ser usado para criação de CD ROMs, Screensavers e outros. Mas lembre-se de que existem programas específicos, melhores que o Flash, para a execução destas tarefas.

Número máximo de Frames : 16.000

Número máximo de Layers : 16.000

Número máximo de Levels : 16.000

Número máximo de Symbols instanciados: 16.000

Actionscript : em relação ao AS o Flash já foi previamente desenvolvido para tratar alguns problemas que podem ocorrer durante a programação, como um loop infinito o que causaria um travamento da máquina. Para se evitar isto, o compilador do Flash limita um loop a 200.000 operações e depois disso uma mensagem de tela aparecerá avisando o desenvolvedor sobre instabilidade de sistema. Funções como int() e random() ficam limitadas a mais ou menos 2 bilhões.

Fonte : /ts/documents/bigflash.htm

02. REMOTE DEBUGGER

O Remote Debugger do Flash é utilizado quando precisamos analisá-lo em uma situação real, i é, no browser e normalmente quando este recebe dados do servidor. O que não poderia ser feito com um simples testMovie ou ctrl+enter. Muitos não conseguem utilizá-lo devido a 3 pequenos detalhes :

1. O Remote Debugger somente funcionará se você estiver com o plugin chamado Flash Debug Player 5, que é um plugin especial para desenvolvedores e que pode ser baixado neste link :

http://www.macromedia.com/support/flash/downloads.html

2. Teste seu arquivo e abilite o remote debugger pelo painel do debugger :

3. Rode seu arquivo no browser e utilize o remote debugger, mas lembre-se de que o Flash deve estar aberto!!!

Nota : o remote debugger apresentou problemas no WindowsXP, mas funciona no win2k advanced server

03. getURL(URL, "_target");

O argumento URL tem um limite de 127 caracteres. Para contornar este problema caso sua url tenha mais de 127 caracteres, faça o seguinte :
function bigUrl( )
{
myURL = "http://www.mapquest.com/cgi-bin/ia_find?link=btwn%2Fta...etc...&Find+Map=Get+Map"; getURL (myURL, "_self");
}

Fonte : ts/documents/url_127_limit.htm

04. MACTINTOSH USERS

a. Não é possível fazer detecção de plugin no IE4.5 via scripts como o javaScript

b. flashMethods não são suportados no Macintosh

c. getURL ("javascript:alert("Welcome!");") : não funciona no IE4.5 || funciona no IE5.0

d. IE4.5 não suporta o método POST, porém o IE5.0 o suporta

e. O método GET deveria ser capaz de transmitir até 256kb de informação, porém somente envia 50kb

f. IE4.5 não suporta o vbScript

g. Problemas em visualizar arquivos include liberados pelo Coldfusion Server

Existem muitos outros problemas que estão documentados nas fontes abaixo. Mas por enquanto vale dizer o seguinte :

Think Different......Use a PC!!!

Fontes :

/flash/ts/documents/mac_ie_issues.htm

/flash/ts/documents/macprojloadvar.htm

05. PRODUTOS MM COMPATÍVEIS COM O WINDOWS XP

Fonte : /general/ts/documents/win_xp.htm

06. VALIDAÇÃO DE CAMPOS DO FLASH VIA O DREAMWEAVER

É possível validar campos como : número de telefone, cartões de crédito, e-mail, etc através de um behaviour do Dreamweaver : Advanced Form Validations behaviors.

Fonte : form_validations_tut/ form_validations_tut02.html

07. STATUS BAR

O statusBar do browser pode ser ativado via fsCommand.

Fonte : /flash/ts/documents/setstatus.htm

08. COMPARATIVO ENTRE BROWSERS E PLATAFORMAS

Fonte : /ts/documents/browser_support_matrix.htm

09. XML WHITE SPACE BUG

Somente a última versão do plugin do Flash trata o caso de espaços no código XML.

Até a data de hoje : 07 de novembro 2001 a versão mais recente do plugin é a 5,0,42,0

10. PROTEÇÃO DO SWF

Existem vários programas que desprotegem o SWF e permitem a extração de seus objetos internos e inclusive o actionScript.

Objetos Internos : talvez o melhor programa para extrair objetos internos à um arquivo SWF como movieClips, imagens e sons, seja o SWF Browser que pode ser obtido aqui : http://www.swifftools.com

actionScripts : se você deseja ver o actionScript de um arquivo SWF, creio que o Action Script Viewer é a melhor solução. Veja aqui : http://www.buraks.com

11. DESENVOLVENDO PROGRAMAS QUE SALVEM NO FORMATO SWF

Há algum tempo atrás, a MM disponibilizou a especificação do formato SWF para que desenvolvedores e empresas pudessem salvar seus arquivos no formato SWF. Foi a partir deste fato que empresas como Adobe a Corel criaram programas como o Livemotion e o Corel Rave.

Se você é desenvolvedor de software, talvez um bom lugar para começar seja o site :

http://www.openswf.org

12. STREAMING VIDEO NO FLASH

Tecnologias de streamingVideo estão ganhando seu espaço na Web devido ao aumento na banda de transmissão de dados na net. Até a pouco tempo atrás a utilização de vídeo no Flash somente era possível através de simulações, i é, não era possível inserir vídeo no Flash. Recentemente a empresa Wildform, Inc lançou seu primeiro encoder para o Flash chamado Flix.

A empresa Media100 possui um produto bem interessante chamado Media100i que produz video onde se pode criar links, ativar alguns comandos web e interagir com o browser. http://www.media100.com/product/i/index.html



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