INTRODUÇÃO
Este
artigo é na verdade uma coletânea de pequenos assuntos e detalhes referentes
ao Flash. Engloba tópicos sobre sua funcionalidade, compatibilidade
ou incompatibilidade com plataformas como o Mac, limitações e outros
mais. É possível que muitos destes tópicos já sejam de seu conhecimento,
porém como sempre existe algo que ainda não sabemos, achei interessante
agrupá-los e disponibilizá-los na net na forma de uma coletânea.
01.
QUAIS SÃO OS LIMITES PARA UM FLASH MOVIE?
Falar
sobre tamanho de um Flash movie, i é, um SWF como um todo é praticamente
impossível, pois este limite se refere principalmente à seu limite em
kb até que ele não possa mais ser executado. É importante lembrar que
este limite depende de diversos fatores, como o conjunto de hardware
usado (CPU, RAM, placa mãe, SO, versão de browser, etc) e se o Flash
está sendo usado de acordo. A princípio o Flash é um programa vetorial
para ser executado via Browser e que possui seu processamento diretamente
ligado as limitações de seu plugin. Se sabiamente usado, ele aceita
arquivos externos de imagens rasterizadas e de áudio, podendo ainda
ser usado para criação de CD ROMs, Screensavers e outros. Mas lembre-se
de que existem programas específicos, melhores que o Flash, para a execução
destas tarefas.
Número
máximo de Frames : 16.000
Número
máximo de Layers : 16.000
Número
máximo de Levels : 16.000
Número
máximo de Symbols instanciados: 16.000
Actionscript
: em relação ao AS o Flash já foi previamente desenvolvido para
tratar alguns problemas que podem ocorrer durante a programação, como
um loop infinito o que causaria um travamento da máquina. Para se evitar
isto, o compilador do Flash limita um loop a 200.000 operações e depois
disso uma mensagem de tela aparecerá avisando o desenvolvedor sobre
instabilidade de sistema. Funções como int() e random() ficam limitadas
a mais ou menos 2 bilhões.
Fonte
: /ts/documents/bigflash.htm
02.
REMOTE DEBUGGER
O
Remote Debugger do Flash é utilizado quando precisamos analisá-lo em
uma situação real, i é, no browser e normalmente quando este recebe
dados do servidor. O que não poderia ser feito com um simples testMovie
ou ctrl+enter. Muitos não conseguem utilizá-lo devido a 3 pequenos detalhes
:
1.
O Remote Debugger somente funcionará se você estiver com o plugin chamado
Flash Debug Player 5, que é um plugin especial para desenvolvedores
e que pode ser baixado neste link :
http://www.macromedia.com/support/flash/downloads.html
2.
Teste seu arquivo e abilite o remote debugger pelo painel do debugger
:
3.
Rode seu arquivo no browser e utilize o remote debugger, mas lembre-se
de que o Flash deve estar aberto!!!
Nota
: o remote debugger apresentou problemas no WindowsXP, mas funciona
no win2k advanced server
03.
getURL(URL, "_target");
O
argumento URL tem um limite de 127 caracteres. Para contornar este problema
caso sua url tenha mais de 127 caracteres, faça o seguinte :
function
bigUrl( )
{
myURL = "http://www.mapquest.com/cgi-bin/ia_find?link=btwn%2Fta...etc...&Find+Map=Get+Map";
getURL (myURL, "_self");
} |
Fonte
: ts/documents/url_127_limit.htm
04.
MACTINTOSH USERS
a.
Não é possível fazer detecção de plugin no IE4.5 via scripts como o
javaScript
b.
flashMethods não são suportados no Macintosh
c.
getURL ("javascript:alert("Welcome!");") : não funciona no IE4.5 ||
funciona no IE5.0
d.
IE4.5 não suporta o método POST, porém o IE5.0 o suporta
e.
O método GET deveria ser capaz de transmitir até 256kb de informação,
porém somente envia 50kb
f.
IE4.5 não suporta o vbScript
g.
Problemas em visualizar arquivos include liberados pelo Coldfusion Server
Existem
muitos outros problemas que estão documentados nas fontes abaixo. Mas
por enquanto vale dizer o seguinte :
Think
Different......Use a PC!!!
Fontes
:
/flash/ts/documents/mac_ie_issues.htm
/flash/ts/documents/macprojloadvar.htm
05.
PRODUTOS MM COMPATÍVEIS COM O WINDOWS XP
Fonte
: /general/ts/documents/win_xp.htm
06.
VALIDAÇÃO DE CAMPOS DO FLASH VIA O DREAMWEAVER
É
possível validar campos como : número de telefone, cartões de crédito,
e-mail, etc através de um behaviour do Dreamweaver : Advanced Form Validations
behaviors.
Fonte
: form_validations_tut/
form_validations_tut02.html
07.
STATUS BAR
O
statusBar do browser pode ser ativado via fsCommand.
Fonte
: /flash/ts/documents/setstatus.htm
08.
COMPARATIVO ENTRE BROWSERS E PLATAFORMAS
Fonte
: /ts/documents/browser_support_matrix.htm
09.
XML WHITE SPACE BUG
Somente
a última versão do plugin do Flash trata o caso de espaços no código
XML.
Até
a data de hoje : 07 de novembro 2001 a versão mais recente do plugin
é a 5,0,42,0
10.
PROTEÇÃO DO SWF
Existem
vários programas que desprotegem o SWF e permitem a extração de seus
objetos internos e inclusive o actionScript.
Objetos
Internos : talvez o melhor programa para extrair objetos internos
à um arquivo SWF como movieClips, imagens e sons, seja o SWF Browser
que pode ser obtido aqui : http://www.swifftools.com
actionScripts
: se você deseja ver o actionScript de um arquivo SWF, creio que
o Action Script Viewer é a melhor solução. Veja aqui : http://www.buraks.com
11.
DESENVOLVENDO PROGRAMAS QUE SALVEM NO FORMATO SWF
Há
algum tempo atrás, a MM disponibilizou a especificação do formato SWF
para que desenvolvedores e empresas pudessem salvar seus arquivos no
formato SWF. Foi a partir deste fato que empresas como Adobe a Corel
criaram programas como o Livemotion e o Corel Rave.
Se
você é desenvolvedor de software, talvez um bom lugar para começar seja
o site :
http://www.openswf.org
12.
STREAMING VIDEO NO FLASH
Tecnologias
de streamingVideo estão ganhando seu espaço na Web devido ao aumento
na banda de transmissão de dados na net. Até a pouco tempo atrás a utilização
de vídeo no Flash somente era possível através de simulações, i é, não
era possível inserir vídeo no Flash. Recentemente a empresa Wildform,
Inc lançou seu primeiro encoder para o Flash chamado Flix.
A
empresa Media100 possui um produto bem interessante chamado Media100i
que produz video onde se pode criar links, ativar alguns comandos web
e interagir com o browser. http://www.media100.com/product/i/index.html