MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

MUZAK (45 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

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NETO LEAL (116 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Pra que serve o comando MovieClip.prototype?

Como coloco um vídeo em meu filme?

Dicas de Drag. propriedade __proto__ do prototype e herança de classes.

Como exportar/importar somente algumas variáveis da timeline principal?

Como fazer um contador regressivo de data?

Como fazer com que uma animação funcione como preload?

Porque imagens TIFF têm melhor qualidade do que as imagens em .JPG (1).

Como transformar a data 10/01/2002 em 10 de janeiro de 2002?

Preciso de formulário usando HTML + ASP + Acess.

Como pegar no flash, variaveis vindas de uma URL "site.jsp?var=valor&var2=valor2"?

Como fazer um cronômetro disparado por um botão no flash MX?

Queria mandar um aviso no caso do mouse não ser movido por cinco segundos.

Como se faz um gradiente com transparência no flash.

Como carregar uma imagem com LoadImage do MX numa determinada posição?
Compartilhando fontes

Scroll dinâmico no Flash 5.

Interpolação de movimento

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.

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Code Animation - Parte 2
por Ken Awamura

 

INTRODUÇÃO

Nesta segunda parte de Code Animation vamos ver como podemos combinar a fórmula de movimento com o uso de Mask Layers e criar um efeito chamado Image Break. O efeito consiste em 'quebrar' uma imagem em várias partes com o uso de mask e na aplicação da fórmula de movimento sobre cada uma destas imagens 'quebradas' fazendo com que ao final do movimento todas estas partes se unam formando a imagem final inteira.

Abaixo temos o exemplo completo para que você tenha uma idéia geral do efeito :

download do arquivo

A seguir vamos analisar quais objetos são necessários para podermos criar este efeito:

1º - Uma imagem qualquer que você queira utilizar. Este exemplo utiliza a imagem 'sample.png' que possui aproximadamente 250x150 pixels.

2º - A fórmula de movimento. Neste exemplo foi utilizado movimento vertical (y): y = y + (pos - y)*k

3º - 8 movieClips da mesma figura : sample.png

CRIANDO OS MOVIECLIPS

movieClip 'pic' :

O primeiro movieClip a ser criado é o mc 'pic'. Para isto coloque uma instância da imagem 'sample.png' no stage e transforme-o em um mc (F8) nomeando-o : pic.

Edite o mc 'pic', selecione a imagem, centralize-a e 'quebre' com 'ctrl+b'.

nota : a vantagem em quebrar as imagens é que deste modo você a traz do nível de overlay para o nível de canvas, onde ela se torna editável e 'shrinked'.

O mc 'pic' será o mc que estará 'dentro' (nested) dos mcs 1,2,...7 e será o mc que receberá a fórmula de movimento.

movieClips 1,2,...,7:

Estes são os mcs que serão 'quebrados' com o uso de mask layer. O processo de criação de cada um deles é análogo, portanto vamos ver como criamos o primeiro deles :

mc 1

1º - Crie um mc vazio com duas layers, sendo que a superior se chama 'mask' e a inferior se chama 'pic', pois é onde será inserido o mc 'pic'.

2º - Insira o mc 'pic' na layer inferior chamada ´pic', centralize-o em x=y=0

3º - Na layer superior chamada mask crie um retângulo sem bordas (qualquer cor) com as dimensões do mc 'pic' (250x150) e posicione-o também em 0,0. Este retângulo deve ser quebrado em 7 partes sendo que cada uma destas partes será a mask equivalente aos mc 1,2,...,7. Neste exemplo o retângulo foi quebrado em colunas verticais e com ângulos diversos, porém é você quem decide como quer quebrá-lo.

4º - Selecione o mc 'pic' e insira o seguinte object actions:

onClipEvent(enterFrame)
{
_y = _y + (_root.pos - _y)*.22;
}

5º - Repita este mesmo processo para os demais 6 mcs e diminua em 0.02 o valor de k na fórmula de movimento para cada mc.

PREPARANDO O STAGE PRINCIPAL

Após terminado todos os 7 mcs, volte à timeline principal e crie 2 layers : actions e bg.

layer actions : insira as seguintes actions nesta layer

fscommand("allowscale", 0);
pos = -170;
stop();

A segunda linha : pos=-170 fará com que todas as instâncias de 'pic' que estão nos mcs 1,2,...,7 se desloquem inicialmente para y=-170, fazendo com que as instâncias 'pic' fiquem fora da área visível da mask layer.

layer bg : insira as 7 instâncias (1,2,3,4,5,6,7) dos mcs, uma a uma, centralizando-as para que no final as 7 formem a imagem final inteira.

botão : este botão é o responsável por enviar o comando para as instâncias de 'pic' se posicionarem em y==0, fazendo com que elas apareçam na região visível das mask layers e causem o efeito desejado. O código do botão play é o seguinte:

on(release)
{
_root.pos = 0;
}

CONCLUSÃO

Neste exemplo a imagem original foi quebrada em 7 partes e utilizou-se movimento vertical, porém efeitos diversos podem ser obtidos quebrando-se a imagem em outros formatos e utilizando-se movimentos verticais e/ou horizontais com diferentes valores para a constante k.

nota : não se sabe precisamente quem foi o criador deste efeito, porém um dos primeiros sites a usá-lo foi o do fotógrafo John Mark Sorum criado pela empresa de New York chamada WDDG. (www.wddg.com)



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