JONAS GALVEZ (521 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

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DANIELA PIRES (86 pts)

LUI FERNANDO (151 pts)

BÁRBARA TOSTES (64 pts)

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Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Eu estou usando para toolTip um código simples usando o método createTextField.

Queria mandar um aviso no caso do mouse não ser movido por cinco segundos.

Como posso fazer no flash MX, uma linha reta via actionscript.

Como faço para detectar a passagem de 1 minuto no meu filme?

Como setar _alpha para um texto criado dinamicamente no FlashMX?

Preciso fazer uma validação num formulário.

Como faço pra mudar o nome de uma variável em tempo real?

Como alinhar dinamicamente um movieclip no centro do palco, horizontalmente e verticalmente?

Algumas dicas sobre Fontes.

Classe para facilitar o uso dos SharedObjects.

Como faço para bloquear a cópia de figuras do meu site.

Objeto flutuante e gravidade.

Qual a melhor maneira de importar um swf criado no Swish para o Flash?

Algumas dicas sobre Array, Join e Split.
GuestBook usando integração Flash e PHP.

Curiosidades.

Níveis dentro do Flash - Load Movie e Load Variables (terceira parte)

MP3 player

Flash MX 2004 - class e prototype

Ação Imprimir.

Unindo e separando traçados - Fireworks

Preloader real no Flash5.

Funções de actionscripts

Número randômicos sem repetições no Flash 5.

Movimento por meio de actionscript

Desenhando um avião no Flash
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Code Animation - Parte 2
por Ken Awamura

 

INTRODUÇÃO

Nesta segunda parte de Code Animation vamos ver como podemos combinar a fórmula de movimento com o uso de Mask Layers e criar um efeito chamado Image Break. O efeito consiste em 'quebrar' uma imagem em várias partes com o uso de mask e na aplicação da fórmula de movimento sobre cada uma destas imagens 'quebradas' fazendo com que ao final do movimento todas estas partes se unam formando a imagem final inteira.

Abaixo temos o exemplo completo para que você tenha uma idéia geral do efeito :

download do arquivo

A seguir vamos analisar quais objetos são necessários para podermos criar este efeito:

1º - Uma imagem qualquer que você queira utilizar. Este exemplo utiliza a imagem 'sample.png' que possui aproximadamente 250x150 pixels.

2º - A fórmula de movimento. Neste exemplo foi utilizado movimento vertical (y): y = y + (pos - y)*k

3º - 8 movieClips da mesma figura : sample.png

CRIANDO OS MOVIECLIPS

movieClip 'pic' :

O primeiro movieClip a ser criado é o mc 'pic'. Para isto coloque uma instância da imagem 'sample.png' no stage e transforme-o em um mc (F8) nomeando-o : pic.

Edite o mc 'pic', selecione a imagem, centralize-a e 'quebre' com 'ctrl+b'.

nota : a vantagem em quebrar as imagens é que deste modo você a traz do nível de overlay para o nível de canvas, onde ela se torna editável e 'shrinked'.

O mc 'pic' será o mc que estará 'dentro' (nested) dos mcs 1,2,...7 e será o mc que receberá a fórmula de movimento.

movieClips 1,2,...,7:

Estes são os mcs que serão 'quebrados' com o uso de mask layer. O processo de criação de cada um deles é análogo, portanto vamos ver como criamos o primeiro deles :

mc 1

1º - Crie um mc vazio com duas layers, sendo que a superior se chama 'mask' e a inferior se chama 'pic', pois é onde será inserido o mc 'pic'.

2º - Insira o mc 'pic' na layer inferior chamada ´pic', centralize-o em x=y=0

3º - Na layer superior chamada mask crie um retângulo sem bordas (qualquer cor) com as dimensões do mc 'pic' (250x150) e posicione-o também em 0,0. Este retângulo deve ser quebrado em 7 partes sendo que cada uma destas partes será a mask equivalente aos mc 1,2,...,7. Neste exemplo o retângulo foi quebrado em colunas verticais e com ângulos diversos, porém é você quem decide como quer quebrá-lo.

4º - Selecione o mc 'pic' e insira o seguinte object actions:

onClipEvent(enterFrame)
{
_y = _y + (_root.pos - _y)*.22;
}

5º - Repita este mesmo processo para os demais 6 mcs e diminua em 0.02 o valor de k na fórmula de movimento para cada mc.

PREPARANDO O STAGE PRINCIPAL

Após terminado todos os 7 mcs, volte à timeline principal e crie 2 layers : actions e bg.

layer actions : insira as seguintes actions nesta layer

fscommand("allowscale", 0);
pos = -170;
stop();

A segunda linha : pos=-170 fará com que todas as instâncias de 'pic' que estão nos mcs 1,2,...,7 se desloquem inicialmente para y=-170, fazendo com que as instâncias 'pic' fiquem fora da área visível da mask layer.

layer bg : insira as 7 instâncias (1,2,3,4,5,6,7) dos mcs, uma a uma, centralizando-as para que no final as 7 formem a imagem final inteira.

botão : este botão é o responsável por enviar o comando para as instâncias de 'pic' se posicionarem em y==0, fazendo com que elas apareçam na região visível das mask layers e causem o efeito desejado. O código do botão play é o seguinte:

on(release)
{
_root.pos = 0;
}

CONCLUSÃO

Neste exemplo a imagem original foi quebrada em 7 partes e utilizou-se movimento vertical, porém efeitos diversos podem ser obtidos quebrando-se a imagem em outros formatos e utilizando-se movimentos verticais e/ou horizontais com diferentes valores para a constante k.

nota : não se sabe precisamente quem foi o criador deste efeito, porém um dos primeiros sites a usá-lo foi o do fotógrafo John Mark Sorum criado pela empresa de New York chamada WDDG. (www.wddg.com)



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