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Code Animation - Parte 2
por Ken Awamura

 

INTRODUÇÃO

Nesta segunda parte de Code Animation vamos ver como podemos combinar a fórmula de movimento com o uso de Mask Layers e criar um efeito chamado Image Break. O efeito consiste em 'quebrar' uma imagem em várias partes com o uso de mask e na aplicação da fórmula de movimento sobre cada uma destas imagens 'quebradas' fazendo com que ao final do movimento todas estas partes se unam formando a imagem final inteira.

Abaixo temos o exemplo completo para que você tenha uma idéia geral do efeito :

download do arquivo

A seguir vamos analisar quais objetos são necessários para podermos criar este efeito:

1º - Uma imagem qualquer que você queira utilizar. Este exemplo utiliza a imagem 'sample.png' que possui aproximadamente 250x150 pixels.

2º - A fórmula de movimento. Neste exemplo foi utilizado movimento vertical (y): y = y + (pos - y)*k

3º - 8 movieClips da mesma figura : sample.png

CRIANDO OS MOVIECLIPS

movieClip 'pic' :

O primeiro movieClip a ser criado é o mc 'pic'. Para isto coloque uma instância da imagem 'sample.png' no stage e transforme-o em um mc (F8) nomeando-o : pic.

Edite o mc 'pic', selecione a imagem, centralize-a e 'quebre' com 'ctrl+b'.

nota : a vantagem em quebrar as imagens é que deste modo você a traz do nível de overlay para o nível de canvas, onde ela se torna editável e 'shrinked'.

O mc 'pic' será o mc que estará 'dentro' (nested) dos mcs 1,2,...7 e será o mc que receberá a fórmula de movimento.

movieClips 1,2,...,7:

Estes são os mcs que serão 'quebrados' com o uso de mask layer. O processo de criação de cada um deles é análogo, portanto vamos ver como criamos o primeiro deles :

mc 1

1º - Crie um mc vazio com duas layers, sendo que a superior se chama 'mask' e a inferior se chama 'pic', pois é onde será inserido o mc 'pic'.

2º - Insira o mc 'pic' na layer inferior chamada ´pic', centralize-o em x=y=0

3º - Na layer superior chamada mask crie um retângulo sem bordas (qualquer cor) com as dimensões do mc 'pic' (250x150) e posicione-o também em 0,0. Este retângulo deve ser quebrado em 7 partes sendo que cada uma destas partes será a mask equivalente aos mc 1,2,...,7. Neste exemplo o retângulo foi quebrado em colunas verticais e com ângulos diversos, porém é você quem decide como quer quebrá-lo.

4º - Selecione o mc 'pic' e insira o seguinte object actions:

onClipEvent(enterFrame)
{
_y = _y + (_root.pos - _y)*.22;
}

5º - Repita este mesmo processo para os demais 6 mcs e diminua em 0.02 o valor de k na fórmula de movimento para cada mc.

PREPARANDO O STAGE PRINCIPAL

Após terminado todos os 7 mcs, volte à timeline principal e crie 2 layers : actions e bg.

layer actions : insira as seguintes actions nesta layer

fscommand("allowscale", 0);
pos = -170;
stop();

A segunda linha : pos=-170 fará com que todas as instâncias de 'pic' que estão nos mcs 1,2,...,7 se desloquem inicialmente para y=-170, fazendo com que as instâncias 'pic' fiquem fora da área visível da mask layer.

layer bg : insira as 7 instâncias (1,2,3,4,5,6,7) dos mcs, uma a uma, centralizando-as para que no final as 7 formem a imagem final inteira.

botão : este botão é o responsável por enviar o comando para as instâncias de 'pic' se posicionarem em y==0, fazendo com que elas apareçam na região visível das mask layers e causem o efeito desejado. O código do botão play é o seguinte:

on(release)
{
_root.pos = 0;
}

CONCLUSÃO

Neste exemplo a imagem original foi quebrada em 7 partes e utilizou-se movimento vertical, porém efeitos diversos podem ser obtidos quebrando-se a imagem em outros formatos e utilizando-se movimentos verticais e/ou horizontais com diferentes valores para a constante k.

nota : não se sabe precisamente quem foi o criador deste efeito, porém um dos primeiros sites a usá-lo foi o do fotógrafo John Mark Sorum criado pela empresa de New York chamada WDDG. (www.wddg.com)



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