FÁBIO DUARTE (79 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

ZECA BALA (45 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

DAUTON JANOTA (255 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Preciso de um sisteminha em FLASH para cadastrar emails de visitantes.

Algumas dicas sobre fontes e tipografia

Como eu faço para criar um arrays de variáveis com um índice?

Tenho tido problemas em puxar dados de XML para dentro do Flash 5.

O que são Iframes e frameless?

Contagem regressiva de data

Algumas dicas sobre Fontes.

Como fazer para o TXT importado não vir do Cache?

Como fazer aparecer uma imagem por baixo de uns quadrados em tweening?

Como simular a queda e de um objeto quicando sem ser frame-by-frame?

Alguém tem um modelo de contrato para websites?

Como determinar um tempo de pausa numa animação?

Flash 5 ou Flash 4?

Preciso de um botão que ao clicar feche um filme que funcione numa página HTML.
Nikefootball, uso e abuso do flash - Avaliação de sites

HACKED - ANONYMOUS

Logo com aparência 3D - Fireworks

Máscara percorrendo um caminho.

Carregador inteligente no Flash 5.

Controlar movimento de uma máscara

Grandene - Avaliação e sites

Macromedia Flex

Menu com tooltip usando actionscript.

Desenvolvendo um Controle de Volume Customizado em Flash

Animação com TextFields Dinâmicos

Colisão
Pontoflash

Munu ampliando

Drag limitado

CGC e CPF

Centrifuge

Motionguidemask2

Fumaça

Tribble

Tocha

Texto com mask

Eventos MX

Starfield
HOME | TUTORIAIS
Macromedia Flash - Tendências
por Ken Awamura

A Internet pela sua própria natureza acaba sendo um grande repositório das mais variadas idéias e informações. E tudo isso é disponibilizado ao público das mais diferentes maneiras, desde simples arquivos texto até os mais complexos sites com multimedia e tudo mais.

Todos sabemos que o Flash é a ferramenta de autoria ideal para a web e sendo assim ele também é o responsável pelo surgimento dos mais interessantes sites já vistos, como os piores sites também.

Se fizermos uma separação do Flash até a versão 4 do Flash5, podemos observar o seguinte :

Período de Maturação

Em 1996 o FutureSplash é comprado pela Macromedia e em 1997 surge o Flash, porém a grande explosão do Flash acontece entre 1998 até 2000 e se vocês notarem, a maioria dos sites tinham como característica principal uma Intro relativamente grande em se tratando de k bytes e depois disso o site se tornava um institucional da empresa. Bons exemplos são sites como kimble.or, nrg.de e talvez o mais famoso da época o eye4u.

Toda aquela animação e pirotecnia era novidade na Internet e por um bom tempo cativou o público da Internet e foi também o responsável pelo sucesso do Flash. Mas com o passar do tempo o próprio público começou a se enjoar daquilo tudo e perceber que derrepente a informação direta era mais importante.Fora este detalhe, o Flash ainda era deficiente em relação à comunicação entre soluções server-side como PHP, ASP, ColdFusion, JSP , XML e outros. A Macromedia percebeu tudo isso e preparou a nova versão do Flash, a versão 5.0.

Não vamos explicar as melhorias do Flash5 nesta matéria, mas sim qual a caracteristica dos sites que estão surgindo a partir da versão 5 do Flash e que estão de uma forma ou outra criando um novo tipo de estilo de desenvolvimento para a Internet.

Período pós Flash4.

O período pós Flash4 é marcado por sites muito mais sutís em relação a animações e soundLoops de backgrounds e com muito mais programação envolvida por trás do pano. São sites menos 'barulhentos' com técnicas de design impecáveis, com programação tando para o client-side como para o server-side e é lógico, fazendo a interação de tudo isso. A Macromedia sabia que do jeito que estavam as coisas, caso o Flash continuasse somente como uma ferramenta de animação, existiria uma grande probabilidade de ele se tornar obsoleto. A grande sacada da Macromedia foi ter observado tudo isso, tanto que a grande mudança entre a versão 4 para a 5 foi justamente o surgimento de uma real linguagem de programação para o Flash (O Actionscript5).

Mas existe muita coisa a ser feita. A Macromedia tem excelência em oferecer soluções client-side, porém o server-side da Macromedia fica a desejar. Durante o ano de 2000 houve uma tentativa de solucionar este problema através de uma parceria com a empresa Elemental Software e em conjunto com esta era divulgado o software Drumbeat2000, porém esta parceria acabou se dissolvendo. A Macromedia ficava mais uma vez na mão.....A Microsoft possui o ASP e o VisualJava, A Sun possui o Java e o JSP....o que fazer então!?!?

Em 16 Janeiro de 2001 a Macromedia se une a empresa Allaire em uma transação em torno de U$360 milhôes, pois a Allaire possui ótimas soluções para server-side no mercado, como o Coldfusion e o Allaire HomeSite.(leia mais). O Coldfusion ainda não é muito divulgado no Brasil, porém empresas com a Braslink já o usa há algum tempo e com muita eficiência.

Conclusão

O mercado, os softwares e o público estão amadurecendo em relação à Internet. Cabe a nós desenvolvedores Flash proporcionarmos ao público sites que utilizem estas tecnologias de forma simples e clean.

Links de sites que seguem a nova tendência:

1. www.dream-nation.com - Portal totalmente em flash5
2. www.wddg.com - Produtora de New York - flash5
3. www.foulds2000.freeserve.co.uk - apesar de ser em flash4, andyFoulds já
acompanhava estas tendências. Fotógrafo e desenvolvedorWeb inglês.
4. www.neeneenee.de/pixel - parece Flash, mas não é!!!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário