SÁVIO PONTE (39 pts)

GUILHERME G.G. (137 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

MUZAK (45 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)

ZECA BALA (45 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Como carregar clipes aleatórios?

EasyPreloader utilizando os recursos do FLEM.

Porque o loop FOR..IN nem sempre gera o mesmo resultado do FOR convencional?

Para que serve e como usar o LoadVars? Substitui o LoadVariables?

Como fazer para que quando o usuário digite uma palavra, eu sete um movieclip como true?

Não estou conseguindo fazer o preenchimento gradiente no Flash5

Para arrastar um objeto ainda é melhor usar DragMovieclip com 'updateAfterEvent()'?

Quero desabilitar os botões do _level0 (nível zero).

Eu gostaria de saber como fazer um banner rotativo no flash.

Como deletar um lote de variáveis com apenas um comando?

Por Favor alguém poderia me ajudar com um combobox?

Caso em que numa função setInterval, o clearInterval não funciona.

Algumas dicas para otimizar seu arquivo.

Como carregar um swf numa cena ou num frame específico?
Criando uma nova categoria (paleta) na Barra Insert do seu Dreamweaver.

Ilustrando com effects e gradientes no Fireworks

Motion Guide (guia de movimento).

Gravidade no Flash.

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

MC se movimenta ao contrario do mouse (velocidade, distância)

Botão Radio.

Criando texto neon.

Máscara com gradiente.

Loop infinito

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.
Random block

Tabela periodica

Comunicare

Um por vez

Typing

Curva elastica

Shot me

Preloader simples

Slide menu fotos

Embaralhar texto

Pond

Page Curl
HOME | TUTORIAIS
Macromedia Flash - Tendências
por Ken Awamura

A Internet pela sua própria natureza acaba sendo um grande repositório das mais variadas idéias e informações. E tudo isso é disponibilizado ao público das mais diferentes maneiras, desde simples arquivos texto até os mais complexos sites com multimedia e tudo mais.

Todos sabemos que o Flash é a ferramenta de autoria ideal para a web e sendo assim ele também é o responsável pelo surgimento dos mais interessantes sites já vistos, como os piores sites também.

Se fizermos uma separação do Flash até a versão 4 do Flash5, podemos observar o seguinte :

Período de Maturação

Em 1996 o FutureSplash é comprado pela Macromedia e em 1997 surge o Flash, porém a grande explosão do Flash acontece entre 1998 até 2000 e se vocês notarem, a maioria dos sites tinham como característica principal uma Intro relativamente grande em se tratando de k bytes e depois disso o site se tornava um institucional da empresa. Bons exemplos são sites como kimble.or, nrg.de e talvez o mais famoso da época o eye4u.

Toda aquela animação e pirotecnia era novidade na Internet e por um bom tempo cativou o público da Internet e foi também o responsável pelo sucesso do Flash. Mas com o passar do tempo o próprio público começou a se enjoar daquilo tudo e perceber que derrepente a informação direta era mais importante.Fora este detalhe, o Flash ainda era deficiente em relação à comunicação entre soluções server-side como PHP, ASP, ColdFusion, JSP , XML e outros. A Macromedia percebeu tudo isso e preparou a nova versão do Flash, a versão 5.0.

Não vamos explicar as melhorias do Flash5 nesta matéria, mas sim qual a caracteristica dos sites que estão surgindo a partir da versão 5 do Flash e que estão de uma forma ou outra criando um novo tipo de estilo de desenvolvimento para a Internet.

Período pós Flash4.

O período pós Flash4 é marcado por sites muito mais sutís em relação a animações e soundLoops de backgrounds e com muito mais programação envolvida por trás do pano. São sites menos 'barulhentos' com técnicas de design impecáveis, com programação tando para o client-side como para o server-side e é lógico, fazendo a interação de tudo isso. A Macromedia sabia que do jeito que estavam as coisas, caso o Flash continuasse somente como uma ferramenta de animação, existiria uma grande probabilidade de ele se tornar obsoleto. A grande sacada da Macromedia foi ter observado tudo isso, tanto que a grande mudança entre a versão 4 para a 5 foi justamente o surgimento de uma real linguagem de programação para o Flash (O Actionscript5).

Mas existe muita coisa a ser feita. A Macromedia tem excelência em oferecer soluções client-side, porém o server-side da Macromedia fica a desejar. Durante o ano de 2000 houve uma tentativa de solucionar este problema através de uma parceria com a empresa Elemental Software e em conjunto com esta era divulgado o software Drumbeat2000, porém esta parceria acabou se dissolvendo. A Macromedia ficava mais uma vez na mão.....A Microsoft possui o ASP e o VisualJava, A Sun possui o Java e o JSP....o que fazer então!?!?

Em 16 Janeiro de 2001 a Macromedia se une a empresa Allaire em uma transação em torno de U$360 milhôes, pois a Allaire possui ótimas soluções para server-side no mercado, como o Coldfusion e o Allaire HomeSite.(leia mais). O Coldfusion ainda não é muito divulgado no Brasil, porém empresas com a Braslink já o usa há algum tempo e com muita eficiência.

Conclusão

O mercado, os softwares e o público estão amadurecendo em relação à Internet. Cabe a nós desenvolvedores Flash proporcionarmos ao público sites que utilizem estas tecnologias de forma simples e clean.

Links de sites que seguem a nova tendência:

1. www.dream-nation.com - Portal totalmente em flash5
2. www.wddg.com - Produtora de New York - flash5
3. www.foulds2000.freeserve.co.uk - apesar de ser em flash4, andyFoulds já
acompanhava estas tendências. Fotógrafo e desenvolvedorWeb inglês.
4. www.neeneenee.de/pixel - parece Flash, mas não é!!!



Devido à reformulação implementada no site, pode ser que você encontre alguns links quebrados. Por favor, ajude-nos a corrigir eventuais problemas nos informando links quebrados
0 comentário