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Alguém poderia me falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster?
por João Neto


Isto pode ser chamado de métodos não documentadas do Flash.

Bom, vou te falar um pouco sobre o ASSetPropFlags e o ASBroadcaster

//ASSetPropFlags

O ASSetPropFlags é usado para ocultar/mostrar propriedades e métodos no Flash e para não deixar que sejam sobre-escritos ou deletados, se você utilizar um loop for-in em uma classe com os métodos escondidos com o ASSetPropFlags, eles não vão aparecer, por exemplo:

Os parâmetros do ASSetPropFlags são:

ASSetPropFlags( objeto , propriedades , n )

objeto:
é uma referencia ao objeto onde o ASSetPropFlags vai agir.

propriedades :
são as propriedades que você quer esconder ou mostrar do objeto, pode ser uma string ou uma matriz de strings

n:
é um inteiro que vai determinar o que o ASSetPropFlags vai fazer

o n pode ser:

0 - Serve para desproteger a propriedade;
1 - Oculta a propriedade;
2 - Não deixa a propriedade ser deletada;
3 - Oculta a propriedade e não deixa ela ser deletada;
4 - Não deixa a propriedade ser sobre-escrita;
5 - Oculta a propriedade e não a deixa ser sobre-escrita;
6 - Não deixa a propriedade ser apagada ou sobre-escrita;
7 - Não deixa a propriedade ser apagada ou sobre-escrita e oculta ela;
8 - Serve para desproteger a propriedade;

Uso:

//obj é um objeto simples com as propriedades a,b,c,d,e e os métodos f e g

var obj = { a:1 , b:2 , c:3 , d:4 , e:5 }
obj.f = function(){ return( "F original" ) }
obj.g = function(){ return( "Não posso ser deletado" ) }

//Vamos ocultar as propriedades a e d, proteger o metodo f
//contra sobre-escrita e o g para não ser deletado:

ASSetPropFlags( obj , [ "b" , "d" ] , 1 );
ASSetPropFlags( obj , "f" , 4 );
ASSetPropFlags( obj , "g" , 2 );

//Ao tentar listar o objeto obj as propriedades b e d
não vão aparecer e sua janela output vai ficar:

a,1
c,3
e,5
g,[type Function]
f,[type Function]

for ( var i in obj ){
trace( [ i , obj[ i ] ] );
}

//Se tentar sobre-escrever o método F, não será possível...

trace( obj.f() ); //F original
obj.f = function(){ return( "F modificado" ) }
trace( obj.f() ); //F original

//Se tentar apagar o método G, não será possível...

trace( obj.g() ); //Não posso ser deletado
delete obj.g;
trace( obj.g() ); //Não posso ser deletado

//ASBroadcaster

O ASBroadcaster é usado no Flash MX como mecanismo de criação de eventos, ele é SHOW !!!

ASBroadcaster.initialize( obj ); // inicializa o mecanismo de evento
obj.broadcastMessage( evento , arg1 , arg2 , argN ); // Manda um indicador de evento para o obj e passa os argumentos para ele

obj = {};

ASBroadcaster.initialize( obj );

var teste = {};

teste.aqui = function(){
trace( "AQUI, sou um evento !!!")
}

obj.addListener( teste );
obj.broadcastMessage( "aqui" );

Isso é muito interessante quando você quer saber se alguma informação de um objeto mudou ou alguma coisa terminou:

_global.obj = function( inicial ){
this.addListener( this );
this.propriedade = inicial;
}

obj.prototype.addProperty( "propriedade",
function(){
return( this.$a );
},
function( s ){
this.$a = s;
this.broadcastMessage( "evento" );
}
);

ASBroadcaster.initialize( obj.prototype );

var teste = new obj( 10 );

teste.evento = function(){
trace( "O valor da propriedade foi modificado" );
}

// Quando executar o código abaixo sua janela output vai mostrar:

10
O valor da propriedade foi modificado
230

trace( teste.propriedade );
teste.propriedade = 230;
trace( teste.propriedade );

João Neto

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