por Jonas Galvez
Você pode usar a minha classe Preloader, que está disponível aqui
Após fazer o download do arquivo de script preloader_class.as e colocá-lo no mesmo diretório onde se encontra o arquivo SWF, você já pode criar o script no Flash. Antes de começarmos, gostaria de explicar porque utilizo o termo "classe", já que tenho recebido muitos e-mails me perguntando à respeito. Uma classe pode ser considerada um tipo de objeto. Por exemplo, existem objetos do tipo Date, Sound, Array etc. Para se criar um novo objeto de um destes tipos, muitos já sabem que é preciso chamar o operador new, seguido pelo nome do tipo de objeto (ou classe). Ao efetuar esta operação, estamos chamando a função construtora do tipo de objeto (ou classe). No caso, Preloader nada mais é do que um tipo de objeto (ou classe) que eu programei, e para utilizá-lo é preciso incluir seu arquivo de script no Flash. Veja um exemplo a seguir:
#include "preloader_class.as"
var preloader_geral = new Preloader(_root);
Na verdade, o conceito é muito simples, mas pode parecer complicado à primeira vista. Esta classe torna a criação de preloaders fácil porque com ela, basta inserir um único script, pequeno, em um único frame. Sendo que os meios tradicionais de se desenvolver um preloader são baseados na utilização de loops de frames, movieclips com eventos enterFrame etc. Sem mais explicações, para criar um preloader para a linha de tempo principal (_root) que exiba a porcentagem em um campo de texto, bastaria isso:
#include "preloader_class.as"
var pMovie = new Preloader(_root);
pMovie.onPreloadUpdate = function() {
_root.campo_de_texto_porcentagem = this.percentComplete;
};
A classe Preloader tem alguns eventos que te ajudam a monitarar o carregamento dos arquvios. No exemplo acima, utilizei o evento onPreloadUpdate para exibir a porcentagem no campo de texto. Este evento é executado continuamente, a cada parcela de informação recebida. Para executar alguma ação quando o arquivo terminar de carregar, você pode utilizar o evento onPreloadComplete, como no exemplo abaixo.
// inclui o arquivo de script no Flash
#include "preloader_class.as"
// cria um objeto do tipo Preloader
var pMovie = new Preloader(_root);
// exibe as informações atualizadas sobre
// o Preloader nos campos de texto
pMovie.onPreloadUpdate = function() {
// exibe o total de kbytes (proprieade kbTotal)
_root.campo_de_texto_total = this.kbTotal;
// exibe o total de kbytes carregados (proprieade kbLoaded)
_root.campo_de_texto_loaded = this.kbLoaded;
// exibe o total de kbytes restantes (proprieade kbLeft)
_root.campo_de_texto_left = this.kbLoaded;
// exibe a porcentagem (proprieade percentComplete)
_root.campo_de_texto_porcentagem = this.percentComplete;
};
pMovie.onPreloadComplete = function() {
// agora que o filme já foi carregado, faça isso
_root.gotoAndStop("principal");
};
Espero que você tenha entendido o funcionamento. A classe Preloader facilita o trabalho, mas dependendo da simplicidade do seu projeto, você pode muito bem utilizar um preloader simples.
Ao definir uma classe como um tipo de objeto de forma, quis facilitar a compreensão do Preloader de forma superficial. Na verdade, existem vários outros conceitos por trás disso, mas não vem ao caso agora comentá-los.
Jonas Galvez
|
|