LUI FERNANDO (151 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

DEN IVANOV (260 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

MANGOOST (80 pts)

MUZAK (45 pts)

LUIZ AVANCI (51 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero colocar a data escrita por extenso em português no flash?

Como gravar dados de um Flash em um arquivo .mdb (Access)?

Como faço para um moviclip mostrar as coordenadas do mouse e para que um movieclip movimente-se de acordo com o mouse, mas no sentido contrário.

É possível gravar o conteúdo de campos e variáveis do Flash em arquivos TXT?

Como colocar links em campo de texto estáticos (static text)?

Que variáveis eu poderia usar para uma pergunta com 4 alternativas e uma só é correta.

Preciso de um comando que faça um MC começar a rodar quando outro MC chega em certo ponto?

Será possível agora fazer um sistema web de acesso a banco de dados todinho em Flash MX?

Como faço pra colocar múltiplas senhas e múltiplos usuários num FlashMovie?

Quero que quatro movie clips percorram o stage e parem um abaixo do outro.

Método sendAndLoad do objeto LoadVars mais fácil.

Quero criar uma animação em Flash que fique igual a uma galáxia.

Rodar movieclip invisível.

Dicas sobre os métodos Slice e Splice do objeto Array.
Tracejado no Fireworks

Janelas pop-up e semi-full no flash

Jogo da Forca (segunda parte)

Menu estático.

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.

Configurando o FTP do Dreamweaver MX

Alternando janelas no Flash.

Motion Guide (guia de movimento).

Objeto Movieclip - Endereçamento (primeira parte)

Comunicação Flash-PHp-MySql - Editar banco de dados

XMLSockets

Entendendo como funciona um preloader - Segunda parte
HTML edit

EnterFrame

Preloader simples

Fumaça

Abrir e fechar fundo

batatoso

Lights many

Relógioanalógico

Preloader marquee

False Mask

Menu aberto

Lacraia
HOME | TRUQUES E DICAS
Começando a entender o evento onResize do objeto Stage.
por Jonas Galvez


Interessante: cole o seguinte script no Flash MX e depois execute.

new Function(this.onResize = function() {
this.clear();
this.lineStyle(3, 0);
this.moveTo(10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, 10);
}).call(this);
Stage.addListener(this);
Stage.align = "TL";

Estou fazendo alguns experimentos com o evento onResize. Ele pode ser um recurso muito útil em alguns casos. Quem quiser saber mais, veja no dicionário do ActionScript os items "onResize" e "align" (objeto Stage)

--------------------------------------------------------------------------------
Opa... acho que há algo errado aqui:

}).call(this);

Não há nada errado no script, a chave se refere ao conteúdo do objeto e o parêntese à nova função. Funciona sem problemas.

Na verdade o Jonas poupou a escrita no código atribuindo o ".call(this)" sequenciando o objeto criado, faça o teste:

Retire o ".call(this)" da linha, dê um enter e coloque:
this.onResize.call(this);

Aliás, não há a necessidade do "this" para este caso:
this.onResize.call();
ou
}).call();


--------------------------------------------------------------------------------
Você está enganado.

O "call(this)" é realmente necessário, Dauton. Na verdade, o "call()" também executará a função, mas o "this", dentro da função, não estará apontando para a timeline na qual a função foi executada. Veja o seguinte exemplo:

this.simpleTest = function() {
trace(typeof this);
};

Teste com o seguinte código:

// object - aparentemente, um objeto vazio é passado
this.simpleTest.call();
// movieclip - agora sim, o resultado esperado
this.simpleTest.call(this);

new Function(this.onResize = function() {
this.clear();
this.lineStyle(3, 0);
this.moveTo(10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, 10);
}).call();
// Stage.addListener(this);
Stage.align = "TL";

Note que a linha que faz com que a linha de tempo se torna listener do objeto Stage (Stage.addListener) não será executada. Nada aparecerá no SWF. Se você testar sem o (//) antes do Stage.addListener, o desenho só aparecerá porque o evento onResize foi chamado logo após a execução (o stage do Flash foi provavelmente redimensionado no Flash Player do Flash MX). Se você testar da seguinte forma:

new Function(this.onResize = function() {
this.clear();
this.lineStyle(3, 0);
this.moveTo(10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, 10);
this.lineTo(Stage.width-10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, Stage.height-10);
this.lineTo(10, 10);
}).call(this);
// Stage.addListener(this);
Stage.align = "TL";

Agora sim, o desenho aparecerá

Jonas Galvez

0 comentário