DEN IVANOV (260 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

ZECA BALA (45 pts)

STICKMAN (155 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

FÁBIO DUARTE (79 pts)

SÁVIO PONTE (39 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Alguém poderia me dizer o que é streaming?

Exemplo de digitação de texto, com simulação de backspace.

Preciso saber como faço para acionar um movie clip à partir de um botão na timeline principal.

Como imprimir no Flash?

Como enviar comandos para uma variável aberta com loadVariables?

Como faço pra mudar a cor dos gradientes (degradê )?

Como arrastar (drag) uma palavra e colar ela num determinado ponto?

Como carregar um swf numa cena ou num frame específico?

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

Como adicionar um site aos favoritos num botão do Flash?

Como funciona o Radio Button do Flash MX.

O loadMovie() vai acumulando os filmes abertos na memória?

FlashDecompiler

Como mandar um comando de um movieclip para um outra cena?
Desenhando um avião no Flash

Botões estilo Apple.com feito no PhotoShop

Plugins variados para seu trabalho em design

Jogo tiro ao alvo

Máscara percorrendo um caminho.

Como arredondar os cantos de uma foto no Fireworks.

Menu dinâmico a partir de um xml.

Aprendendo a interagir Flash e ASP

Carregador inteligente no Flash 5.

Formulário de e-mail com CGI.

Download de arquivos com a classe File Reference

Flash e Banco de Dados.
Book of pages

Coordinate cube

Rotating puzzle

Parede

Relógio

Caleidoscópio

Esconde scroll

Mapa do Brasil

Hidden menu

Upperfirstletter

Slide desk

Álbum de fotos
HOME | TRUQUES E DICAS
Quero que ao clicar em um botão executar um filme que vai para 'alpha=0', tipo um 'fadeOut'.
por Jonas Galvez


Bom, use uma função.

No primeiro frame da timeline:

fade = function (count,time,f) {
if (count <= time) {
if (_alpha > 0) {
_alpha -= f;
}
}
}

Isso poderia ser escrito assim também:

function fade (count , time , f) {
if (count <=time) {
if (_alpha > 0) {
_alpha -=f;
}
}
}


No clip que vai sofrer o efeito:

onClipEvent (enterFrame) {
if (this.pressed) {
i++;
_root.fade(i,50,5);
}
}

No botão, que estará dentro do movieclip:

on (press) {
pressed = true;
}

Guilherme

Guilherme, uma rápida dica de como diminuir o número de linhas no código:
condicionais if que executam somente uma única instrução não precisam das chaves delimitadoras. Além disso, você também pode incrementar o valor da variável i diretamente na chamada da função.

fade = function(count, time, f) {
if(count <= time) if(_alpha > 0) _alpha -= f;
}

onClipEvent(enterFrame) {
if(this.pressed) _root.fade(i++, 50, 5);
}

Aproveitando a mensagem, vou enviar uma solução que criei no Flash MX. Ela não requer que a função fade seja chamada a partir do evento enterFrame no movieclip. Basta simplesmente colocar o script abaixo no primeiro frame da timeline principal, e depois chamar o método fadeOut.

// definição do método fadeOut para a classe MovieClip
// (este método estará disponível para todos os movieclips)
MovieClip.prototype.fadeOut = function(value, change) {
this._fadeOut = function() {
if(this._alpha > value) this._alpha -= change;
else clearInterval(this._fadeOutId);
};
this._fadeOutId = setInterval(this, '_fadeOut', 50);
}

// substrai gradativamente o valor 5 do _alpha
// até que seu valor seja 20
umMovieClipQualquer.fadeOut(20, 5);

Jonas Galvez

0 comentário