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Quando e para que usar function (função), var, length e o objeto "arguments"?
por Jonas Galvez


Vamos lá:
>===================================
Function: Utilizada para executar uma ação com base em certos parâmetros no decorrer do filme. Muito útil quanto durante o filme tivermos que executar várias vezes o mesmo calculo ou ação com valores diferentes. Ex:

function calcula (x, y) {
return (x*2)-y;
}
//- Aqui eu determinei uma Function com o nome de "calcula", onde os parâmetros variáveis são X e Y. Dentro da Function eu determinei um cálculo onde os parâmetros vai depender dos valores utilizados na function. Você pode passar quantos parâmetros quiser

valor = calcula(5, 4);
//- Você pode retornar esse cálculo sempre que quiser, bastando chamar a ação pelo nome e passar os parâmetros a ela.

trace (valor);
//- O Trace serve pra retornar um valor numa janela apenas para a visualização do programador - Resultado da variável valor é igual a 6.

===================================
VAR - Declaração de variável temporária para ser utilizada somente dentro de uma Function. Você pode criar quantas quiser. Elas expiram no final da Function, isto é, você poderá utilizar em outra parte do filme uma variável com o mesmo nome que elas serão distintas.
Ex: (utilizando o exemplo anterior pra encaixar a idéia)

function calcula (x, y) {
var numero = 2; //- Declarei uma variável
return (x*2)-y + numero; //- Utilizando a variável declarada
}
valor = calcula(5, 4);
trace (valor); //-Retorna o valor 8
trace (numero); //-Retorna o valor 0, pois esta variável declarada acima se expirou ao terminar a Function.

====================================
LENGTH = Retorna a quantidade de caracteres de uma variável ou expressão
Ex:

nome = "Nilton Cesar Bicalho";
resulta = length(nome);
trace (resulta);
//- Valor retornado é igual a 20 (Ele conta os espaço em branco tb.)
====================================

Nilton Cesar Bicalho=-


Apenas para enriquecer o assunto, irei comentar sobre o objeto não documentado "arguments". Em uma função podemos definir vários parâmetros, mas às vezes é preciso fazer com que a função aceite um número indeterminado de parâmetros, e para isso utilizamos o objeto "arguments". O objeto arguments nada mais é do que uma array com os parâmetros passados pela função, veja o seguinte exemplo:

// utilizando variáveis para definir os parâmetros
function soma(a, b, c) {
return a + b + c;
}

// utilizando o objeto arguments
function soma() {
return arguments[0] + arguments[1] + arguments[2];
}

Ambas as função acima funcionam exatamente da mesma forma. Mas com o objeto "arguments", podemos criar uma função de forma muito mais dinâmica, veja o exemplo abaixo:

function soma() {
var total = 0;
if(arguments.length >= 2) {
for(var j = 0; j < arguments.length; j++) total += arguments[j];
} else {
return arguments[0];
}
return total;
}

A função acima aceita um número ilimitado de parâmetros, e ainda verifica se o número de parâmetros passados é maior ou igual à 2, e caso não seja, retorna o único valor que foi passado. Analisando este script
detalhadamente, poderei comentar também sobre o LENGTH, veja:

// declaração da função
function soma() {

// variável local para armazenar o valor da soma
var total = 0;

// a propriedade length retorna o número de elementos
// que uma array possui, lembrando que a função length é deprecated
if(arguments.length >= 2) {

// loop por todos os elementos da array arguments
// adicionando o valor destes à variável total
for(var j = 0; j < arguments.length; j++) total += arguments[j];

// retorna o valor total da soma
return total;

// caso a função tenha recebido apenas um parâmetro
} else {

// retorna este único parâmetro
return arguments[0];
}

}

// exibe o valor 50 na janela output
trace(soma(25, 25));

// exibe o valor 75 na janela output
trace(soma(25, 25, 10, 10, 5));

O uso do objeto argumentos, como podemos ver, pode ser realmente bastante útil em alguns casos. Note que também comentei sobre a propriedade length, que substitui a função length no Flash 5, mesmo embora esta ainda esteja disponível. Bem, espero ter contribuído com este assunto.

Jonas Galvez

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