SYDNEY GANHO (60 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

AMAURY BENTES (123 pts)

LUIZ HERRERA (117 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero fazer um loop infinito.

Como fazer um ponteiro de um relógio girar sem parar?

Quero desativar os botões de cenas já visitadas.

Gostaria de saber pra que servem os levels quando a gente faz um load variables?

Preciso fazer com que 10 banners fiquem trocando aleatoriamente após 1 minuto, todos eles são em flash.

Importei um .MOV pro flash, só que quando testo, o vídeo não começa.

Como faço para um objeto seguir em um caminho sinuoso?

Qual a relação entre pixels e centímetros?

Como calcular a raiz quadrada de um número?

Como trazer do SQL uma imagem independente de sua extensão?

Eu queria saber como eu faço para um apresentação aparecer uma digitação normal.

Como criar uma formatação para um texto importado de um TXT?

Tenho um arquivo .exe e gostaria que este ao ser executado, preencha a tela toda em fullscreen.

Como aumentar e diminuir um objeto usando o teclado? Dicas de Listeners (ouvintes)
Criando um Editor HTML com o MM Flash

Menu circular em 3D personalizável

Utilizando o ScrollPane no Flash MX.

Rayoflight.

Número randômicos sem repetições no Flash 4.

Context Menu - usando o botão direito do mouse

CD Record (um player com clips arrastáveis).

HACKED - ANONYMOUS

3D Wireframe.

Alterando Artistic Media no Corel Draw

Como criar um site totalmente dinâmico em Flash MX

Desenhando um avião no Flash
Swirl

Colorpicker

Triangulos

Hitest eat

Waterdrop

Easing trail

3D cube

Customized mouse

Cyber efect

MovieClip.onCollision

Motionguidemask2

Kaleidoscope
HOME | TRUQUES E DICAS
Flash 5 ou Flash 4?
por Vicente Jr.

Mil e um motivos fazem do Flash 5, um software muito mais produtivo do que o Flash 4. Todas as paletas possuem seus efeitos no estilo Live Effects, herdado do Fireworks, ou seja:

Vc pode mudar as propriedades de um item selecionado, a partir das paletas e vc já vai tendo o resultado imediato.

Um dos melhores exemplos disso está na ferramenta de texto. Já experimentou digitar algo, criar um bloco de texto, deixar ele selecionado com a ferramenta SETA (seleção, atalho V) e mudar as propriedades na guia Character? Se for um parágrafo? Já utilizou os recursos de definir parágrafo? Margens e etc? Basta definir os números e o resultado vc vê na hora!

E o que todo mundo reclamava quanto a fazer um texto ser um link externo? Se fosse uma única palavra no meio de um bloco de texto inteiro então era uma loucura! Já viu a opção URL? Na paleta Character? Basta digitar o URL e aquilo vira um link imediatamente. E ai eu pergunto mais: Quantos cliques vc economizou?

E a paleta Fill? Super simples e rápido de se criar um novo gradiente. Sem falar na opção de preenchimento BITMAP que está muito mais intuitivo quando ao uso de texturas.

As paletas servem para isso! Duplo clique, só para ativar a re-edição de elementos. Para alterar as propriedades, basta que o que se quer alterar esteja selecionado.

O estilo da Timeline realmente é polêmico, eu por exemplo to acostumado com o Director. Para mim é intuitivo, mas para quem não for... Já falei que existem as opções em EDIT > Preferences.

Ahhh! Já viu a opção de configurar as teclas de atalho? Pois é! O software sem dúvida está muito mais otimizado na sua produtividade.

E estamos falando de comparativo, sem citar o que há de totalmente novo e revolucionário nele, que é a nova característica do Action Scripting, que tornou-se realmente uma linguagem orientada a objetos em hierarquia. Com a possibilidade de se criar classes personalizadas e tal. Tudo é possível agora.

Quanto aos plugins... Ironicamente vou concordar com você dizendo que os caras do Banco do Brasil, Zip.net, IG e etc estão ficando malucos... como que eles colocam conteúdo em Flash em um site tão popular? Ninguém tem o plugin/controle não é mesmo? Tantos mil reais jogados por água abaixo!

Sinceramente, esses caras devem ter um mínimo de visão para fazerem isso né? Estes que citei são referências boas, pois já vi muita gente falar que o primeiro site que visitou, foi um destes... Se a pessoa NÃO tiver o plugin, a auto-instalação não será inicializada. Seria uma sacanagem fazer o usuário baixar um plugin de 338k (Vc pode achar o Installer na pasta de instalação do Flash 5/4, na pasta Players), só para ver um Banner de 5k concorda. E ai tem mais... Se ele é newbie, novato, qualquer janela que falar de segurança, receberá um não na cara! (a depender do usuário, claro. Nesses casos devemos sempre considerar as piores das situações). No lugar será exibida apenas uma versão em GIF, Gif Animado, JPEG, ou PNG.

Bom, para quem não souber, como conseguir isso? Já que tocamos no assunto: Em: FILE > PUBLISH SETTINGS > HTML, você encontra a primeira opção denominada TEMPLATE. Ali vc escolhe qual arquivo modelo deve ser utilizado para gerar o arquivo HTML que você está solicitando na Guia FORMATS. A depender da opção, no HTML será criado um Script em JavaScript/VBScript para atuar sobre a detecção do Plugin/ActiveX, e tomar atitudes diferenciadas como: Instalar ou não o plugin e etc... Repare que as primeiras opções são AD 3 BANNER, AD 4 BANNER, AD 5 BANNER e AD ANY BANNER.

Selecionando uma dessas opções, em primeiro lugar vc estará definindo se é para ocorrer a detecção do plugin em determinada versão (3,4 ou 5). Ou ainda se ele deve tomar determinada atitude se for detectada qualquer versão do Plugin.

Essa atitude é mostrar uma imagem no formato especificado na guia FORMATS (Gif, Jpeg, ou Png). Nesse caso o Flash 5 (no 4 tb existem essas opções depois de um Update) irá criar uma imagem modelo na pasta local. No caso do JPEG e do PNG será criada uma imagem baseada no primeiro quadro da sua animação (alguns parâmetros poderão ser definidos em suas respectivas Guias). Já no caso do GIF, vc tb terá uma Guia onde vc poderá definir se o GIF deverá ser estático ou animado.

Mas vale lembrar que o arquivo é gerado automaticamente, simplesmente para que a funcional;idade estabelecida no JavaScript/VBScript funcione imediatamente. Assim, você poderá editar essas imagens da maneira que melhor lhe convier. Basta manter seu nome e a extensão como foram definidas originalmente no Script. Aliás outra informação quanto a confecção de sites em Flash 5:

Como foi citado por você mesmo, no caso do IE (sem dúvida o mais utilizado hj) o Flash Player não é um plugin e sim um controle ActiveX (parte integrável do sistema). Sendo assim ele poderá tomar atitudes de execução de tarefas, de maneira automática. Pois é! A Macromedia aproveitou esta característica para fazer com que os controles da versão 4, sempre que forem inicializados para a exibição de um site, verifiquem junto ao site da Macromedia automaticamente por uma nova versão. Assim quem tiver IE instalado, muito provavelmente, já fez o Upgrade de maneira automática.

Vicente Jr.


0 comentário