ZEBEDIAH (35 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

GÉRIO (93 pts)

JOÃO NETO (78 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

DEMIS BUCCI (50 pts)

ZECA BALA (45 pts)

RICARDO TAKAHASHI (180 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

MARCOS JOSÉ PINTO (44 pts)

EDUARDO WALMOTT (226 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Flash The Easter Egg.

Há uma propriedade para um campo de texto que impeça a digitação de caracteres repetidos?

Como faço para validar data de nascimento num formulário?

Quero fazer um objeto ficar ir alterando sua propriedade '_alpha' o tempo todo.

Como checar se o usuário escreveu um email válido certo no formulário?

Como fazer uma letra começar grande e ir diminuindo para dar a sensação de estar distanciando no Flash 5.

Como otimizar um filme no Flash?

Como é que faz para aparecer aquela animação de Carregando e a porcentagem?

Como se faz o efeito do mouse de http://www.kazsh.com/?

Qual é, em pixels, a altura e largura da área utilizável do browser para uma resolução de 800x600.

Como retardar (delay) o início de uma apresentação em Flash?

Como fazer uma validação para verificar se num campo de entrada foi digitado um número ou não?

Preciso mudar a direção de um movimento via actionscript.

Uso do método hitTest no Flash 5 para verificar colisão.
Utilização da class XMLConnector

GetMySQLData para Flash5 (segunda parte)

Compartilhando fontes

AttachSound.

Tornando movieclips arrastáveis (drag movieclip)

Componentes no Flash MX

Local Shared Objects primeira parte.

Roof e Marciowebmaster - Avaliação de sites

Fireworks, o patinho feio da Macromedia.

Usando XML com Fireworks MX.

Formulário interagindo Flash e PHP.

Escrevendo e lendo arquivos TXT com o FlashMX.
ICQ

Bola quicando

Menu popop de pastas

Alpha

Placar

Fract

Spring menu2

Waterfall

Mapa Mundi

Um por vez

Menu HitTest

Magicalcrystalball
HOME | TRUQUES E DICAS
Algumas dicas para otimizar seu arquivo.
por Nílton Bicalho

Eu tenho notado uma enorme diferença no tamanho de meus arquivos depois que passei a utilização botões invisível - isto é, crio apenas um retângulo - e as propriedades deixo apenas o HIT com o retângulo - deixando o restante vazio - dai você tem um botão invisível, mas visível enquanto estiver editando. Assim uso o mesmo botão sempre em cima de símbolos que quero ativo.

O Corel 9 em diante exporta em swf, com compressão de bitmaps e gradientes perfeitos, é uma grande ajuda para aqueles que preferem desenhar em outros programas gráficos - você pode exportar um layout em swf e importar no flash para apenas colocar as ações, pois as ferramentas de desenhos do flash ainda deixam a desejar dentro de seu estilo.

O bom desse plugin também é que você poder colocar uma imagem em powerclip no corel e exportar como swf e ele já manda recortado para o flash - www.corel.com.

Outra alternativa para quem não tem plugin é a Extensão .AI, mas deixa a desejar quanto a gradientes, mas as curvas saem perfeitas. Não esqueça de converter todas as cores para RGB antes de exportar, para não haver alteração de cores. Gradientes devem ser aplicados no flash - exporta imagens em power clip tb. E manda texto como texto editável.

Sempre comprima seus bitmaps no flash - no photoshop salve sempre com a qualidade máxima e no flash você edita cada um individualmente, basta ir na biblioteca (library) clicar com o botão direito do mouse sobre seu bitmap e ir em propriedades. Tem várias opções de compressão com preview de tamanho e qualidade em tempo real. Ah. Faça as mesma coisa com os sons tb - vc verá uma diferença bem grande no tamanho depois.

Para saber quando tempo o seu filme demorará para ser carregado estando na internet. Basta testar o seu filme com o CTRL + ENTER e depois CTRL + B para ter acesso as informações do filme - tipo: tempo de download, cenas mais pesadas, o padrão é 28,8 KB mas vc pode alterar de acordo com sua necessidade na barra de menu DEBUG.

Procure utilizar o mínimo de fontes possível, elas são responsável por 50% do tamanho dos filmes e algumas fontes decorativas até mais. Use fontes padrão e se precisar de alguma fonte decorativa para texto pequenos quebre ela com CTRL + B e depois transforme a em símbolos.

Falando em símbolos - esta é a maneira mais adequada de economizar KBs em seu filme, todo e qualquer objeto que criar transforme-o em símbolos gráfico padrão - mesmo que vá utilizar em movies clips mais tarde.

Você pode criar pasta na sua biblioteca para organizar seus gráficos em projetos muito extensos, crie uma pasta para cada tipo de gráfico: som, imagem, desenhos, botões, etc.

Você também pode limpar os itens que não estão sendo utilizados no filme e que ficam na sua biblioteca da seguinte forma: basta ir na biblioteca e clicar em OPTIONS e depois em select unused itens.

O Flash 5 possui agora linhas guias que auxiliam no alinhamento de objetos em frames diferente e até mesmo em scenes diferente. Você tb pode colocar dois layers ou mais sob uma máscara. Para isso crie uma máscara para uma layer e depois arraste outras entre elas. ;-)

Nilton


0 comentário