DAUTON JANOTA (255 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

NILTON BICALHO (61 pts)

MARLOS ALVES CARMO (90 pts)

LEANDRO AMANO (83 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

RÔMULO NUNES (32 pts)

EDUARDO CARREGA (150 pts)

FLASHGURU (155 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Algumas dicas para otimizar seu arquivo.

Problemas com variáveis importadas de um txt.

Como poderia pegar as coordenadas de _x e _y do mouse?

Plugin do Flash Player

Como verificar se dois campos receberam o mesmo valor e disparar uma ação?

Como faço para trocar imagens bitmaps sem ter que abrir o FLA?

Como posso arrastar um movieclip de forma que ele mude a sua instância conforme a área de target em que cair?

Aumento da velocidade de loops.

Alguém saberia me explicar a sintaxe do While?

É possível carregar um filme (loadmovie) numa cena determinada?

Dicas de um designer.

Porque as fotos de meu site ficam horríveis quando abertas em fullscreen?

Como fazer um nextFrame e prevFrame com o teclado? Dicas do uso de Listeners (ouvintes).

Como abro uma página diferente para cada a resolução do monitor?
Rayoflight.

Desenho de letras - construindo fontes .TTF. no Corel Draw.

Clica nuaicon - Photoshop 6

Janelas com abas.

GetMySQLData para Flash5 (primeira parte)

Menu dinâmico a partir de um xml.

Macromedia Flash - Tendências

Flash MX 2004 Updater

Curiosidades.

Uma enquete usando ASP e Flash.

Variáveis do servidor ASP em ambiente flash

Code Animation - Parte 1
Dynamic menu

Type 1

Menu orbita

MC menu

Bola reflexo

Preload com ampulheta

Dardos

MX cria campo

Drag hittest

Gravidade

Txt com preloader

Dottextsimple
HOME | TRUQUES E DICAS
Algumas dicas para otimizar seu arquivo.
por Nílton Bicalho

Eu tenho notado uma enorme diferença no tamanho de meus arquivos depois que passei a utilização botões invisível - isto é, crio apenas um retângulo - e as propriedades deixo apenas o HIT com o retângulo - deixando o restante vazio - dai você tem um botão invisível, mas visível enquanto estiver editando. Assim uso o mesmo botão sempre em cima de símbolos que quero ativo.

O Corel 9 em diante exporta em swf, com compressão de bitmaps e gradientes perfeitos, é uma grande ajuda para aqueles que preferem desenhar em outros programas gráficos - você pode exportar um layout em swf e importar no flash para apenas colocar as ações, pois as ferramentas de desenhos do flash ainda deixam a desejar dentro de seu estilo.

O bom desse plugin também é que você poder colocar uma imagem em powerclip no corel e exportar como swf e ele já manda recortado para o flash - www.corel.com.

Outra alternativa para quem não tem plugin é a Extensão .AI, mas deixa a desejar quanto a gradientes, mas as curvas saem perfeitas. Não esqueça de converter todas as cores para RGB antes de exportar, para não haver alteração de cores. Gradientes devem ser aplicados no flash - exporta imagens em power clip tb. E manda texto como texto editável.

Sempre comprima seus bitmaps no flash - no photoshop salve sempre com a qualidade máxima e no flash você edita cada um individualmente, basta ir na biblioteca (library) clicar com o botão direito do mouse sobre seu bitmap e ir em propriedades. Tem várias opções de compressão com preview de tamanho e qualidade em tempo real. Ah. Faça as mesma coisa com os sons tb - vc verá uma diferença bem grande no tamanho depois.

Para saber quando tempo o seu filme demorará para ser carregado estando na internet. Basta testar o seu filme com o CTRL + ENTER e depois CTRL + B para ter acesso as informações do filme - tipo: tempo de download, cenas mais pesadas, o padrão é 28,8 KB mas vc pode alterar de acordo com sua necessidade na barra de menu DEBUG.

Procure utilizar o mínimo de fontes possível, elas são responsável por 50% do tamanho dos filmes e algumas fontes decorativas até mais. Use fontes padrão e se precisar de alguma fonte decorativa para texto pequenos quebre ela com CTRL + B e depois transforme a em símbolos.

Falando em símbolos - esta é a maneira mais adequada de economizar KBs em seu filme, todo e qualquer objeto que criar transforme-o em símbolos gráfico padrão - mesmo que vá utilizar em movies clips mais tarde.

Você pode criar pasta na sua biblioteca para organizar seus gráficos em projetos muito extensos, crie uma pasta para cada tipo de gráfico: som, imagem, desenhos, botões, etc.

Você também pode limpar os itens que não estão sendo utilizados no filme e que ficam na sua biblioteca da seguinte forma: basta ir na biblioteca e clicar em OPTIONS e depois em select unused itens.

O Flash 5 possui agora linhas guias que auxiliam no alinhamento de objetos em frames diferente e até mesmo em scenes diferente. Você tb pode colocar dois layers ou mais sob uma máscara. Para isso crie uma máscara para uma layer e depois arraste outras entre elas. ;-)

Nilton


0 comentário