LUIZ HERRERA (117 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

DAAFY (55 pts)

MANGOOST (80 pts)

SASHA GUDEY (235 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

JONAS GALVEZ (521 pts)

KEN AWAMURA (130 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

MARCELO SIQUEIRA (96 pts)

AUTOR DESCONHECIDO (100 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Tem como setar um level (nível) para um movieclip?

Como faço para concatenar o nome da variável, dependendo do valor de outra?

Como duplicar um movieclip em três posições diferentes determinadas?

Como fazer para que a cada "refresh" da página, apareça um banner diferente?

Como posso enviar e-mail através de um formulário feito no flash sem ser pelo formmail.pl?

Alguém saberia me explicar a sintaxe do While?

Queria fazer um sistema de busca.

Quero que quatro movie clips percorram o stage e parem um abaixo do outro.

Problemas com manter duas instâncias duplicadas na mesma cena.

Eu tenho uma variável na qual o usuario irá por o valor! Quando ele apertar calcular, o valor tem que ser de + 40% x 2! Algo do tipo: variavel+40%*2.

Há a possibilidade de puxar imagens por alguma variável?

Como eu faco pra chamar um movie clip diretamente da Biblioteca?

Vocês poderiam me explicar o conceito do código que abre uma janela popup?

Gostaria de fazer um sistema de login e senha no flash com ASP.
Gerando XLS a partir de ASP

Cadastro de usuários, com Flash+ASP

Interseções com objetos planos

Gradiente variável

Flash Studio Pro: Dando poderes ao Flash

Imagens transparentes usando PhotoShop, Fireworks e Flash.

Colisão (hitTest)

Integração Dreamweaver + Fireworks.

Máscaras no Fireworks MX, o mistério!

Relógio analógico

Uma enquete usando ASP e Flash.

Menu arrastável, estilo Windows.
Foto com balão

Calendário

Arrow

3d rotation1

Text lights 2

Controle deslizante de volume

ICQ

Friction

Widgets

Twang

Counter

News
HOME | TRUQUES E DICAS
Algumas dicas para otimizar seu arquivo.
por Nílton Bicalho

Eu tenho notado uma enorme diferença no tamanho de meus arquivos depois que passei a utilização botões invisível - isto é, crio apenas um retângulo - e as propriedades deixo apenas o HIT com o retângulo - deixando o restante vazio - dai você tem um botão invisível, mas visível enquanto estiver editando. Assim uso o mesmo botão sempre em cima de símbolos que quero ativo.

O Corel 9 em diante exporta em swf, com compressão de bitmaps e gradientes perfeitos, é uma grande ajuda para aqueles que preferem desenhar em outros programas gráficos - você pode exportar um layout em swf e importar no flash para apenas colocar as ações, pois as ferramentas de desenhos do flash ainda deixam a desejar dentro de seu estilo.

O bom desse plugin também é que você poder colocar uma imagem em powerclip no corel e exportar como swf e ele já manda recortado para o flash - www.corel.com.

Outra alternativa para quem não tem plugin é a Extensão .AI, mas deixa a desejar quanto a gradientes, mas as curvas saem perfeitas. Não esqueça de converter todas as cores para RGB antes de exportar, para não haver alteração de cores. Gradientes devem ser aplicados no flash - exporta imagens em power clip tb. E manda texto como texto editável.

Sempre comprima seus bitmaps no flash - no photoshop salve sempre com a qualidade máxima e no flash você edita cada um individualmente, basta ir na biblioteca (library) clicar com o botão direito do mouse sobre seu bitmap e ir em propriedades. Tem várias opções de compressão com preview de tamanho e qualidade em tempo real. Ah. Faça as mesma coisa com os sons tb - vc verá uma diferença bem grande no tamanho depois.

Para saber quando tempo o seu filme demorará para ser carregado estando na internet. Basta testar o seu filme com o CTRL + ENTER e depois CTRL + B para ter acesso as informações do filme - tipo: tempo de download, cenas mais pesadas, o padrão é 28,8 KB mas vc pode alterar de acordo com sua necessidade na barra de menu DEBUG.

Procure utilizar o mínimo de fontes possível, elas são responsável por 50% do tamanho dos filmes e algumas fontes decorativas até mais. Use fontes padrão e se precisar de alguma fonte decorativa para texto pequenos quebre ela com CTRL + B e depois transforme a em símbolos.

Falando em símbolos - esta é a maneira mais adequada de economizar KBs em seu filme, todo e qualquer objeto que criar transforme-o em símbolos gráfico padrão - mesmo que vá utilizar em movies clips mais tarde.

Você pode criar pasta na sua biblioteca para organizar seus gráficos em projetos muito extensos, crie uma pasta para cada tipo de gráfico: som, imagem, desenhos, botões, etc.

Você também pode limpar os itens que não estão sendo utilizados no filme e que ficam na sua biblioteca da seguinte forma: basta ir na biblioteca e clicar em OPTIONS e depois em select unused itens.

O Flash 5 possui agora linhas guias que auxiliam no alinhamento de objetos em frames diferente e até mesmo em scenes diferente. Você tb pode colocar dois layers ou mais sob uma máscara. Para isso crie uma máscara para uma layer e depois arraste outras entre elas. ;-)

Nilton


0 comentário