GUILHERME G.G. (137 pts)

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LUI FERNANDO (151 pts)

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Dá para fazer animações 3D no Flash?

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Flash MX 2004 - class e prototype

Action Script 2.0 (Primeira Parte)

Controlando MovieClip pelas teclas direcionais.

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Desenhando apenas com Actionscript.

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Dá para fazer animações 3D no Flash?
por Carlos Cardoso

Existe alguma confusão sobre 3D no Flash. Vamos tentar esclarecer:

1 - 3D Nativo
Não existe ainda uma boa aplicacao que faça 3D no Flash de forma nativa. A própria estrutura do programa não se aplica a esse tipo de ilustração. Uma aplicação que o fizesse teria que levar em contra transformação linear, conversao de coordenadas (x,y,z) para (x,y), etc. Existe um ou dois programas que fazem isso, mas não são práticos. Lembre-se que o número de tweens é limitado, muitas movimentações e o Flash se confunde. A solução acaba com um monte de layers, e uma penca de objetos. Muito pesado, e excessivamente dependente de processador.

2 - 3D exportado
Existem duas possibilidades: Exportação em vetor e exportação bitmap.

2.1 - exportação vetorial
Pode-se gerar o objeto em 3D em um programa como o 3D Max, e exportá-lo como vetor (o que gera um arquivo pequeno, mas o mapeamento das superfícies deve ser terminado no Flash). O lado negativo é que essa parte de mapear a superfície e achar os tons ideiais é trabalhosa. O lado bom é que como gráfico vetorial, ele é independente de escala. Pode ser ampliado ou reduzido impunemente. Funciona bem em gráficos estáticos, como um logotipo, ou um objeto de fundo. Gráficos ANIMADOS em forma vetorial costumam gerar arquivos bem grandes, como o próprio Vecta3D costuma fazer

2.2 exportação bitmap
Aqui consegue-se os melhores resultados. Consiste em produzir a imagem ou animação no programa 3D, renderizá-la em um formato próximo ao desejado, e exportar como uma sequência de imagens bitmap. Um conjunto de 15 quadros é suficiente para 1 segundo de animação, e pode-se conseguir um belo efeito de um logo girando, no canto de um filme, com menos de 30KB. A vantagem aqui é a velocidade. Processar bitmaps pequenos é bem mais fácil para o Flash do que processar vetores. O resultado gráfico também é superior. Não há como competir, aliás. Uma imagem em raytracing JANTA qualquer imagem vetorial. Recursos de iluminação, sombras, etc, que são trabalhosos ao extremo em Flash, são feijão-com-arroz nos 3D Studios da vida.

3 - 3D Simulado
Grande parte dos efeitos 3D podem ser simulados em Flash. Convém estudar as imagens 3D disponíveis na internet, e experimentar. Exemplo: Crie um filme com uma esfera (um círculo com um gradiente surgindo fora do centro) subindo e descendo no palco. Desenhe uma linha para servir de chão. No ponto onde a bola encontra o chão, desenhe uma elipse em preto. Faça um tween para que quando a bola esteja no alto, a elipse seja pequena, e vá crescendo à medida em que a bola se aproxima dela. Mostre a qualquer um e diga eu faço 3D no Flash. 90% vão achar você o máximo. Os outros 10% vão ler esta mensagem, e mandar você se catar, claro.

SIMULANDO 3D
Lembre-se: Não existe 3D em computador (só os com projetores holográficos). Sö vemos representações bidimensionais. O que a placa 3D mais avançada faz é calcular uma cena tridimensional, e mapeá-la em um espaço BIdimensional. Se uma VooDoo 3 pode fazer isso, pq você também não pode?

PROFUNDIDADE DE CAMPO
Quase toda movimentação 3D depende de dois conceitos: profundidade de campo, e paralaxe. Crie duas linhas diagonais, apontando para um mesmo ponto. Algo como: / coloque os pontos de origem inferiores no canto de seu filme. O ponto de destino das linhas deve estar mais ou menos na metade da altura do filme. Coloque uma esfera em primeiro plano (na parte inferior do palco e crie um tween para que ela suba e vá diminuindo de tamanho. O efeito 3D é quase impossível de NÃO ser percebido.

PARALAXE
Corpos mais próximos apresentam movimento aparente mais rápido que corpos distantes. Por isso aviões em grandes altitudes parecem parados. Crie um filme com um chão e um ponto de fuga mais ou menos na altura da metade do palco. Em primeiro plano crie uma esfera. Faça-a se movimentar da esquerda para a direita. Crie uma esfera menor, coloque-a do outro lado do palco, movimentando-se em sentido oposto. Faça com que a velocidade dela seja 1/2 da velocidade da esfera inicial. Repita o procedimento, criando uma terceira esfera, ainda menor, com movimento no mesmo sentido da primeira, mas com velocidade de 1/4 da original. Anime o filme, e veja se não é algo no estilo Hans Donner ;)

Carlos Cardoso


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