Existe alguma
confusão sobre 3D no Flash. Vamos tentar esclarecer:
1 - 3D Nativo
Não existe ainda uma boa aplicacao que faça 3D no Flash de forma nativa.
A própria estrutura do programa não se aplica a esse tipo de ilustração.
Uma aplicação que o fizesse teria que levar em contra transformação linear,
conversao de coordenadas (x,y,z) para (x,y), etc. Existe um ou dois programas
que fazem isso, mas não são práticos. Lembre-se que o número de tweens
é limitado, muitas movimentações e o Flash se confunde. A solução acaba
com um monte de layers, e uma penca de objetos. Muito pesado, e excessivamente
dependente de processador.
2 - 3D exportado
Existem duas possibilidades: Exportação em vetor e exportação bitmap.
2.1 - exportação
vetorial
Pode-se gerar o objeto em 3D em um programa como o 3D Max, e exportá-lo
como vetor (o que gera um arquivo pequeno, mas o mapeamento das superfícies
deve ser terminado no Flash). O lado negativo é que essa parte de mapear
a superfície e achar os tons ideiais é trabalhosa. O lado bom é que como
gráfico vetorial, ele é independente de escala. Pode ser ampliado ou reduzido
impunemente. Funciona bem em gráficos estáticos, como um logotipo, ou
um objeto de fundo. Gráficos ANIMADOS em forma vetorial costumam gerar
arquivos bem grandes, como o próprio Vecta3D costuma fazer
2.2 exportação
bitmap
Aqui consegue-se os melhores resultados. Consiste em produzir a imagem
ou animação no programa 3D, renderizá-la em um formato próximo ao desejado,
e exportar como uma sequência de imagens bitmap. Um conjunto de 15 quadros
é suficiente para 1 segundo de animação, e pode-se conseguir um belo efeito
de um logo girando, no canto de um filme, com menos de 30KB. A vantagem
aqui é a velocidade. Processar bitmaps pequenos é bem mais fácil para
o Flash do que processar vetores. O resultado gráfico também é superior.
Não há como competir, aliás. Uma imagem em raytracing JANTA qualquer imagem
vetorial. Recursos de iluminação, sombras, etc, que são trabalhosos ao
extremo em Flash, são feijão-com-arroz nos 3D Studios da vida.
3 - 3D Simulado
Grande parte dos efeitos 3D podem ser simulados em Flash. Convém estudar
as imagens 3D disponíveis na internet, e experimentar. Exemplo: Crie um
filme com uma esfera (um círculo com um gradiente surgindo fora do centro)
subindo e descendo no palco. Desenhe uma linha para servir de chão. No
ponto onde a bola encontra o chão, desenhe uma elipse em preto. Faça um
tween para que quando a bola esteja no alto, a elipse seja pequena, e
vá crescendo à medida em que a bola se aproxima dela. Mostre a qualquer
um e diga eu faço 3D no Flash. 90% vão achar você o máximo. Os outros
10% vão ler esta mensagem, e mandar você se catar, claro.
SIMULANDO
3D
Lembre-se: Não existe 3D em computador (só os com projetores holográficos).
Sö vemos representações bidimensionais. O que a placa 3D mais avançada
faz é calcular uma cena tridimensional, e mapeá-la em um espaço BIdimensional.
Se uma VooDoo 3 pode fazer isso, pq você também não pode?
PROFUNDIDADE
DE CAMPO
Quase toda movimentação 3D depende de dois conceitos: profundidade de
campo, e paralaxe. Crie duas linhas diagonais, apontando para um mesmo
ponto. Algo como: / coloque os pontos de origem inferiores no canto
de seu filme. O ponto de destino das linhas deve estar mais ou menos na
metade da altura do filme. Coloque uma esfera em primeiro plano (na parte
inferior do palco e crie um tween para que ela suba e vá diminuindo
de tamanho. O efeito 3D é quase impossível de NÃO ser percebido.
PARALAXE
Corpos mais próximos apresentam movimento aparente mais rápido que corpos
distantes. Por isso aviões em grandes altitudes parecem parados. Crie
um filme com um chão e um ponto de fuga mais ou menos na altura da metade
do palco. Em primeiro plano crie uma esfera. Faça-a se movimentar da esquerda
para a direita. Crie uma esfera menor, coloque-a do outro lado do palco,
movimentando-se em sentido oposto. Faça com que a velocidade dela seja
1/2 da velocidade da esfera inicial. Repita o procedimento, criando uma
terceira esfera, ainda menor, com movimento no mesmo sentido da primeira,
mas com velocidade de 1/4 da original. Anime o filme, e veja se não é
algo no estilo Hans Donner ;)
Carlos Cardoso