SÁVIO PONTE (39 pts)

DAAFY (55 pts)

RICARDO TEIXEIRA (40 pts)

JOTA LAGO (40 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

RICARDO FIGUEIRA (33 pts)

EDUARDO PERROUD (52 pts)

RODRIGO AMARAL (56 pts)

SYDNEY GANHO (60 pts)

PEDRO CLAUDIO (50 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

DEN IVANOV (260 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Classe para facilitar o uso dos SharedObjects.

Eu tenho dois botões que controlam o volume do meu Filme ...

Preciso rodar um AVI no flash com controladores: PLAY, PAUSE, STOP.

Eu gostaria de que quando alguém desse um clique num link meu filme em flash abrisse em full screen, e um botão para fecha-lo.

Como faço para buscar de um FlashMovie notícias de um txt?

Como verificar atravéz do flashMX a resolução do monitor do usuário?

Tem como setar um level (nível) para um movieclip?

É possível trocar variáveis entre filmes abertos com load movie?

Como simular o "salvar imagem como" do botão direito do browser no Flash?

Como faço um objeto se movimentar pelo teclado? E esse objeto Key, como funciona?

Como fazer um formulário no FlashMX com ASP?

Como fazer um cronômetro regressivo, com botão pause, stop e play.

Como esconder o cursor (a mãozinha) quando ele passar por cima do botão?

Exemplo simples para entender o prototype.
Sistema de newsletter utilizando Flash + ASP

TV Scan Lines - Fireworks

Simulando 3D.

Separar mensagens das listas das pessoais, usando o Outlook

MC se movimenta ao contrario do mouse (velocidade, distância)

Create TextField.

Como eliminar vozes de um arquivo Wav.

Bate-papo com Dennis Baldwin - FlashCFM.com

Integração Flash + Fireworks

Animação no Flash

Objeto array - Arrays X Objetos

Quando usar vetor ou bitmap?
Abrir fundo

Preload com ampulheta

Relógioanalógico

Nudemask2

Worm

MX cria campo

Coordinate cube

Roll Image

Cursor

Texto matrix

Menu cortina

Move to point
HOME | TRUQUES E DICAS
Como separar os canais de cores no photoshop? As 4 cores (CMYK) e o branco.
por Ricardo


Bom, vai ser preciso você criar uma máscara para o branco, não uma máscara alpha, apenas mais uma chapa com o contorno preenchido da base branca. Ela pode tanto ter um formato irregular como também simplesmente o fundo retangular branco.

Modo menos fácil:
No Photoshop, no menu lateral da paleta ’Channels’, clique em ’New Spot Channel’. Escolha uma cor, que pode ser qualquer uma confortável para trabalhar, pois afinal o fotolito não tem cor. Crie uma seleção para o contorno da base branca, podendo ser o fundo retangular, dando um ’Select All’ e depois ’Fill’ com preenchimento ’Black’. Black porque para este canal significa 100% da cor que você escolheu.

Não esqueça de selecionar o canal spot na paleta Channels antes de preencher a seleção. Se o formato for irregular, faça a seleção com o contorno que quiser e depois preencha com o ’Fill’ e conteúdo ’Black’. Pronto, você já tem o quinto canal para o fotolito da base branca. Para gerar os fotolitos, você pode dar saída do próprio Photoshop, (que na minha opinião não é o mais eficiente) especificando separação de cores na janela Print (para saída Postscript, claro).

Se você for passar isto para algum programa mais eficiente para saída, no caso pode ser Corel Draw, salve o seu arquivo no Photoshop como Photoshop DCS, ASCII para PC, binário para Mac, sem compactação, gerando assim um arquivo EPS. Assim ele levará a informação dos cinco canais. E depois insira o arquivo em uma página de Corel e na saída em separação de cores já deve estar especificado o quinto canal com a cor spot.

Modo mais fácil:
Se você tiver uma ilustração de Corel Draw, deve criar um objeto com o contorno da base branca, especificando como preenchimento para este objeto uma cor spot, assim deste modo vai ser especificado automaticamente a quinta chapa de cor. Isto pode ser conferido na janela Print em separação de cores.

Nunca coloque nesta hora a especificação de transformar as cores spot em CMYK, pois assim você perderá a quinta chapa. Você pode fazer isto também para imagens bitmap colocando a imagem CMYK (TIFF, p.ex.), sem o quinto canal, numa página do Corel e criar a sua base branca como um objeto vetorial, seguindo os mesmos passos acima, bastando preencher com uma cor spot. Este talvez seja o modo mais fácil mesmo, ele pode ser usado também para criar a chapa para uma cobertura de verniz sobre uma área delimitada, como, por exemplo, sobre o recorte de uma imagem dentro de um layout impresso em Off Set.

São processos simples, mas requerem atenção nas especificações.
Não esqueça de avisar o bureau que há uma quinta chapa, senão eles transformarão esta de spot para CMYK. E se possível teste a saída em uma impressora postscript, ou dando saída pra o Adobe Distiller com separação de cores, assim você poderá comprovar este processo.

Será necessário também você especificar a chapa da cor spot como overprint (se não me engano, no Corel, em Advance Settings em Separations), senão ela sairá vazada pela informação das outras chapas, ou cobrirá todas.

Bom, é isso aí, talvez faltem detalhes, mas são do processo normal de saída para fotolito em separação de cores. Vale a pena conversar com alguém do bureau onde se dará a saída, eles podem lembrar de algum detalhe importante.

Ricardo

1 comentário


Comentário de Leónico Pereira Tavares
| 12/7/2010 - 12:24 |


primeiramente tenho uma impressora HP 5100, trabalho com o PHotoshop, quando mandei imprimir as 4 peliculas para a separação de cores uso sempre a resolução 1200dpi será que está resolução é melhor para a melhor qualidade da impressão? Porque a nossa máquina de impressão é GTO.