ÉMERSON ROCHA (85 pts)

MUZAK (45 pts)

FLASHGURU (155 pts)

ALEXANDRE PORTO (1281 pts)

MAURO ROCHA TAVARES (40 pts)

GÉRIO (93 pts)

ILVA RUDEV (90 pts)

IRAPUAN MARTINEZ (45 pts)

DANIELA PIRES (86 pts)

DENIS CARAVALHO (85 pts)

HELEN TRIOLO (444 pts)

ZEBEDIAH (35 pts)
Treinamento PontoFlash de Flash e ActionScript

Quero fazer alguns layouts diferentes para o mesmo site e cada vez que o usuário entrar veja um deles.

Gostaria que 180 imagens se alternassem no Flash de 4 em 4 segundos.

Como definir um loop num som tocado via actionscritp.

Como verificar um caracter numa variável e retira-lo?

Quero fazer um objeto ficar pulando no filme randomicamente sem sair do palco. Como o protetor de tela do WindowsXP.

Preciso integrar uma animação do Flash numa index criada no Fireworks.

Como pegar os valores de vários registros de um banco de dados e grava-las num Array no Flash?

Algumas dicas sobre fontes e tipografia

Qual seria o comando para parar uma música e o resto dos sons continuassem a tocar e outro comando para faze-la tocar novamente?

Como publicar um .SWF e fazer com que ele não mostre outra fonte?

Como fazer uma busca de palavras num arquivo do Flash?

Preciso de um script para ver quantos usuários estão online.

Porque no meu campo de hora aparece 1,2, 3 etc e não 01, 02, 03?

Como impedir que se desligue o fullscreen com a tecla ESC?
Máscara percorrendo um caminho.

Utilização da class XMLConnector

Variáveis de arquivos de texto.

Um contador Flash + PHP

Perspectiva 3D no Flash

Alterar a parência dos componentes do FlashMX.

Classe TransitionAnime e Painel TransitionAnimeEffect

Mascara animada no Flash MX

Flash MX 2004 - semelhanças com o modelo NET?

3D Wireframe - segunda parte

Jogo da Forca (terceira parte)

Jogo dos 7 erros.
Fill bitmap

Rotação

Eyes

Rotating puzzle

Micróbios

Static

Circle

Passagens

Arrasta e atrito

Photoframe

batatoso

Swirl
HOME | TRUQUES E DICAS
Como separar os canais de cores no photoshop? As 4 cores (CMYK) e o branco.
por Ricardo


Bom, vai ser preciso você criar uma máscara para o branco, não uma máscara alpha, apenas mais uma chapa com o contorno preenchido da base branca. Ela pode tanto ter um formato irregular como também simplesmente o fundo retangular branco.

Modo menos fácil:
No Photoshop, no menu lateral da paleta ’Channels’, clique em ’New Spot Channel’. Escolha uma cor, que pode ser qualquer uma confortável para trabalhar, pois afinal o fotolito não tem cor. Crie uma seleção para o contorno da base branca, podendo ser o fundo retangular, dando um ’Select All’ e depois ’Fill’ com preenchimento ’Black’. Black porque para este canal significa 100% da cor que você escolheu.

Não esqueça de selecionar o canal spot na paleta Channels antes de preencher a seleção. Se o formato for irregular, faça a seleção com o contorno que quiser e depois preencha com o ’Fill’ e conteúdo ’Black’. Pronto, você já tem o quinto canal para o fotolito da base branca. Para gerar os fotolitos, você pode dar saída do próprio Photoshop, (que na minha opinião não é o mais eficiente) especificando separação de cores na janela Print (para saída Postscript, claro).

Se você for passar isto para algum programa mais eficiente para saída, no caso pode ser Corel Draw, salve o seu arquivo no Photoshop como Photoshop DCS, ASCII para PC, binário para Mac, sem compactação, gerando assim um arquivo EPS. Assim ele levará a informação dos cinco canais. E depois insira o arquivo em uma página de Corel e na saída em separação de cores já deve estar especificado o quinto canal com a cor spot.

Modo mais fácil:
Se você tiver uma ilustração de Corel Draw, deve criar um objeto com o contorno da base branca, especificando como preenchimento para este objeto uma cor spot, assim deste modo vai ser especificado automaticamente a quinta chapa de cor. Isto pode ser conferido na janela Print em separação de cores.

Nunca coloque nesta hora a especificação de transformar as cores spot em CMYK, pois assim você perderá a quinta chapa. Você pode fazer isto também para imagens bitmap colocando a imagem CMYK (TIFF, p.ex.), sem o quinto canal, numa página do Corel e criar a sua base branca como um objeto vetorial, seguindo os mesmos passos acima, bastando preencher com uma cor spot. Este talvez seja o modo mais fácil mesmo, ele pode ser usado também para criar a chapa para uma cobertura de verniz sobre uma área delimitada, como, por exemplo, sobre o recorte de uma imagem dentro de um layout impresso em Off Set.

São processos simples, mas requerem atenção nas especificações.
Não esqueça de avisar o bureau que há uma quinta chapa, senão eles transformarão esta de spot para CMYK. E se possível teste a saída em uma impressora postscript, ou dando saída pra o Adobe Distiller com separação de cores, assim você poderá comprovar este processo.

Será necessário também você especificar a chapa da cor spot como overprint (se não me engano, no Corel, em Advance Settings em Separations), senão ela sairá vazada pela informação das outras chapas, ou cobrirá todas.

Bom, é isso aí, talvez faltem detalhes, mas são do processo normal de saída para fotolito em separação de cores. Vale a pena conversar com alguém do bureau onde se dará a saída, eles podem lembrar de algum detalhe importante.

Ricardo

1 comentário


Comentário de Leónico Pereira Tavares
| 12/7/2010 - 12:24 |


primeiramente tenho uma impressora HP 5100, trabalho com o PHotoshop, quando mandei imprimir as 4 peliculas para a separação de cores uso sempre a resolução 1200dpi será que está resolução é melhor para a melhor qualidade da impressão? Porque a nossa máquina de impressão é GTO.